A era da estupidez

A terra ficou plana, Jesus esqueceu o Monte das Oliveiras e preferiu as goiabeiras, nossa diplomacia fala grego, tupi e latim e, em todas línguas do mundo, só asneiras.

Nossos peixes, inteligentes que só, desviam do óleo, nossos irmãos negros deviam dar graças pela escravidão, nossos estudantes plantam maconha e sintetizam anfetaminas nos laboratórios de química, para garantir a produção de balbúrdia sem depender de importação e vamos permitir que todos andem armados, pois assim, com o excludente de ilicitude, poderão ser baleados sem o incômodo de um processo.

Ah, sim, o presidente da República e a polícia dizem que são os ambientalistas que ateiam fogo à floresta e um ministro insinua que também lançam óleo ao mar. Fritar hambúrguer passou a ser currículo para representar o país nos EUA e o Twitter passou a ser a Voz do Brasil, diário extraoficial, mas não muito, do Governo.

Tem mais, claro: golden shower, faz-se ofensas à mulher do Presidente da França, invoca-se o AI-5 para proteger a democracia, o porteiro comete crime contra a segurança nacional e protege-se o Queiroz como essencial à segurança nacional e um desbocado charlatão vira Guru da República.

Falta alguma coisa?

Pois eu digo que não falta nada que mais falta faça que Sérgio Porto, o Stanislau Ponte Preta que recolha, com humor esta tragédia.

Só isso, pois até o dedo-duro, personagem principal entre os imbecis pró-ditadura voltaram, agora sob o nome pomposo de delatores premiados.

Fernando Brito:

View Comments (33)

  • Ainda temos 33 dias de 2019 pela frente. Há tempo para promoverem muitas cretinices.

  • E o Uruguai vai ser o assunto mais importante da midia piguenta nesses proximos dias
    Ate o povo sair as ruas pela recessao brutal e baixar o cacete. E os donos de ovelha nao terem p quem vender seu queijo

  • E o senhor extranha tais fenômenos?Pois todos eles,são SUBSTÂNCIA DA DEMOCRACIA,essa FRAUDE,que os IMBECIS BRANDEM HÁ SECULOS.E que até agora,nos nossos dias,não trouxe,NENHUM GANHO PARA A HUMANIDADE.Ah! Ia me esquecendo.Concedeu o DIREITO DE VOTAR,sempre nos mesmos.Com raríssimas interrupções.

    • Caro amigo, concordo com dua conclusão...
      O que não quer calar: qual seria o método a adotar?

    • Você vai me disculpar Marco, não me leve a mal mas discordo totalmente de suas afirmações sobre a Democracia. Não acredito que a Democracia seja uma fraude, não me sinto imbecil e não penso que outros que a defendem, são imbecis. Ao contrário, acredito que temos todas as razões para defende-la: razões históricas, razões políticas, razões lógicas e razões éticas. Não vou falar da humanidade e nem de uma democracia idealizada que são coisas muito grandes e abstratas, vou falar apenas de nossa "experiência democrática" ou da longa luta pela conquista da democracia política em nosso país, luta que como vemos, está ainda longe do seu fim e que já custou muito, tanto em esforços como em vidas.
      Primeiro, as razões históricas. Nunca é demais lembrar que o Brasil só veio a conhecer de fato uma democracia política ampla, geral e irrestrita a partir de 1989 quando uma nova Constituição colocou fim a longos e sombrios 25 anos de ditadura. Isto quer dizer que foram necessários nada mais nada menos que 167 anos, se tomamos a independência como a "data de nascimento" do Brasil, para que esse direito fosse garantido pela primeira vez. Ou seja, dos 192 anos como nação independente, tivemos apenas 25 anos de democracia (13%), contra 172 anos de oligarquia, ditadura ou democracia restritiva ou parcial (87%), considerando os 322 anos que fomos colonia, a democracia política - essa gritante ausência histórica - não chegaria nem a 5% de nosso tempo histórico como civilização brasileira.
      Segundo, mas não é justamente essa nossa Democracia, franzina e Severina, que vem sendo golpeada desde de 2014. Não foi ela que foi interditada, interrompida, sequestrada e agora vem sendo ameaçada. Não foram nossas vitória eleitorais e democráticas que motivaram e levaram ao desespero e a loucura e, finalmente, ao Golpe de Estado. Como podemos dizer que a Democracia é o problema? Só se pensarmos como nossos adversários como os golpistas contra aqueles que realmente tem motivos para não gostar da Democracia. Portanto, somos nós e mais ninguém nesse país que temos todos os motivos para defende-la. Aqueles que levaram o país a essa situação dramática é que odeiam a Democracia. São eles que desejam uma outra forma de governo que democrática certamente não pode ser.
      Terceiro e por último, defender a democracia é defender a paz (não a paz dos cemitérios, mas a paz em uma sociedade marcada pelo conflito social aberto), defender a democracia é defender os direitos humanos escrito nas Declaração dos Direitos dos Homens, os valores e os ideais que aí sim uma verdadeira revolução faz 230 anos botou em movimento: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Defender a democracia é defender a ideia de um novo modelo econômico, social e um novo modelo de produção e distribuição da riqueza que não destrua a natureza, a natureza humana e o planeta, que mantém a vida de todos. A democracia representativa para um mundo com bilhões e milhões de cidadãos é ainda e até agora a única forma de governo capaz de manter todos esses ideais e promessas. O dia que desenvolvermos ou criarmos algum instrumento melhor e mais eficaz sou o primeiro a me apresentar para a "mudança" enquanto não, continuo um defensor da democracia representativa.

      • Policarpo, concordo com quase tudo o que afirma, menos que a partir de 1989 a Constituição acabou com a ditadura. Alguém já afirmou acertadamente que temos duas constituições, uma, escrita, para "inglês ver" e outra, não escrita, que é a que realmente vale, à qual recorrem as elites quando querem fazer valer seus direitos construídos ao longo de nossa triste história. Foi o que vimos acontecer com o golpe no governo Dilma. Se em 1989 fizéssemos valer a ideia de que tortura é crime e os torturadores condenados, talvez pudéssemos dizer que conquistáramos a democracia. Porém, uma vez mais ela nos foi concedida e condicionada a uma anistia "ampla, geral e irrestrita" que igualou terroristas e torturadores a gente que lutava legitimamente pela liberdade.

    • Resumindo: você é a favor da ditadura? Do povo sem direitos? De governar no canetaço? De bater ou matar quem protesta para ter direitos?

    • A democracia não é uma fraude, ela é difícil, é de aplicação trabalhosa e contínua para pessoas evoluídas e que têm princípios elevados.

  • Acho que esqueceu que basta um cabo e um soldado para fechar a Suprema Corte.

  • Asistam o filme IDIOCRACY de 2006. É extatamente o Brasil de hoje, como retratado em 2505, após a civilização ficar mais burra século após século a partir da virada do milênio, só que o Brasil se adiantou 500 anos e chegou à burrice total agora mesmo em 2019, graças a um analfabeto delinquente que chegou à presidência com os votos de 57 mihões de retardados mentais.

  • Asistam o filme IDIOCRACY de 2006. É extatamente o Brasil de hoje, como retratado em 2505, após a civilização ficar mais burra século após século a partir da virada do milênio, só que o Brasil se adiantou 500 anos e chegou à burrice total agora mesmo em 2019, graças a um analfabeto delinquente que chegou à presidência com os votos de 57 mihões de retardados mentais.

    • Por aqui, vai é ter briga para o posto de beef supreme. O que não falta é gente com vocação pra carrasco...

  • O presidente Lula precisa urgentemente escrever um artigo que contra ataque ferozmente o Financial Times. Esse jornal representa um grupo ligado a Trump que está fazendo de tudo para restabelecer ditaduras na América Latina. É preciso denunciar que não é a toa que Gedes pediu AI 5 logo depois do artigo do FT. Um artigo em inglês, publicado em um jornal progressista como o NYT expondo esse editorial do FT. O título poderia ser "Financial Times editorial supports anti-democratical politics to improve their own profit"

  • Não lembro se no Febeapá 2 ou 3, vinha um "diploma do febeapá" em branco, para que o leitor entregasse ao cabeça-de-bagre de suas relações, com a citação da asneira proferida. Posso estar confundido, mas acho que era enunciada como "menção desonrosa".
    Fosse hoje precisaria de um anexo com vários destes diplomas em branco. A estupidez adquiriu escala industrial.
    O grande Sérgio Porto, com sua criatura Stanislaw Ponte Preta perdeu o melhor da festa.

  • Prestar continência a Donald Trump e à bandeira americana, agora, é ser nacionalista.
    O maior sonho da coxinhada é virar cucaracha em Miami.

Related Post