O que está acontecendo no Supremo Tribunal Federal torna uma piada de mau gosto aquela frase tão repetida: “as instituições estão funcionando”.
E não é ainda o pior, segundo o relato da repórter Carolina Brígido, na Época sobre a guerra de decisões em torno da entrevista a Lula:
(…)o sangue de Lewandowski subiu. Com o rosto vermelho, disse a Toffoli que, se o caso fosse levado ao plenário, ele denunciaria o desvio de poder que tomou conta do STF. Lewandowski recomendou ao colega que “pensasse bem” antes de levar o processo a julgamento, porque ele não ficaria calado. E, depois de falar bastante, deixaria o plenário sem participar da votação.
Como Toffoli é, tal como Carmem Lúcia era, “dono da pauta” do plenário, é improvável que o caso tenha decisão amanhã.
O que não impedirá que o “barraco” prossiga, já hoje, na sessão das duas turmas do Tribunal.
O que está em jogo, dirá Lewandowski, é a substituição de todo e qualquer ministro do Supremo por um único: o presidente da corte, mesmo que este o seja quem está ali, por poucas horas, por vezes até em arranjos do tipo, “vou ali e já volto, você assume e mata essa no peito”.
Pois ficou claro que este foi o arranjo patrocinado por Dias Toffoli, a fim de que Luiz Fux fizesse o serviço sujo de abolir a liberdade de imprensa.
Pode-se gostar ou não do ex-presidente Lula; pode-se até pretender que ele permaneça preso, segundo as novas e ferozes regras do Judiciário. Mas não se pode, de um lado, tirar da imprensa a liberdade de ouvir quem ela quiser e, de outro, impedir alguém que, por não haver trânsito em julgado de sua condenação já duvidosa, de ter seu direito fundamental à livre expressão.
Não, as instituições não estão funcionando, estão se esgarçando em público (daqui e de fora), diante dos olhos espantados de quem se acostumou a um Judiciário, que mesmo conservador, sabia se portar com um decoro que foi se perdendo desde os confrontos entre Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa.
A diferença é que saiu do campo dos diálogos grosseiros e, agora, desceu ai antes intocável campo do respeito às decisões processuais.
A Justiça passou a ter “obrigações policiais” e a ser “julgada” pela mídia e pelo coro fascista que ela criou apenas pelo quanto faz contra seus desafetos.
E, neste processo, nada foi mais deletério do que termos passado a viver a Era Moro, onde a Justiça é o que a mídia e o mercado querem.
PS: Na charge do Aroeira, sempre genial, repare o calçado de Dias Toffoli…
View Comments (60)
Pegando a pior situação,Lula condenado por fartas provas documentais ,sem direito nem a um pío sobre injustiça ,ainda assim nada impediria de ser entrevistado
O porqué ??????????,simples,existe histórico de entrevistas da grande mídia a :assassinos seriais ,casal Nardoni,a Ritchtofen,o goleiro Bruno ,o cabo Bruno a lista é longa ,quase interminável .
O QUE PARECE CLARO QUE OS FARDADOS (SEMPRE ESTIVERAM NAS SOMBRAS) DO EXÉRCITO DE OCUPAÇÃO APERTARAM O COVARDE CHAMADO TOFFOLI,QUE NÃO VALE O QUE DEFECA E PRONTO.
Quem é o "assesor" fardado desse FROUXO???
O Toffoli cagou . Disse que não teve golpe de 64.
Hã?
Se eu fosse Lewandowski, pensaria 2 vezes antes de entrar num jatinho. Só viajaria em aviões comerciais. Mesmo assim, continuaria pensando 2 vezes. Também pensaria duas vezes antes de viajar pela Via Dutra num Opala...
Pois é. Todos acovardados, exceto o artilheiro polonês, que está atrapalhando os planos dos hipócritas de não encarar questões, digamos, "complexas". Parafraseando Pimentel, pode falar o nome dele porra: não encarar LULA !!!
Mas é um pouco tarde para essas medidas do polonês. No impeachment bem que ele gostou da brincadeira. Agora está colhendo os resultados. Brinca de roda, brinca....
Pensei nisso, Carlos, depois dessa dura em cima do toffoli.
A insistência do Ministro Ricardo Lewandowski obrigou os militares a aparecerem. Foram obrigados a aparecer para impedir uma mísera entrevista com o Lula. Para estes radicais, Lula tem que ser isolado e tem que permanecer calado, porque se ele falar o mundo do autoritarismo desabará. Depois da última decisão de Lewandowski em favor da entrevista de Lula pelo jornalista Florestan Fernandes Jr., o Ministro da Defesa, segundo Florestan, entrou no centro da cena política para publicar uma mensagem na qual diz que a entrevista seria considerada inconveniente neste momento eleitoral. A publicização desta velada ameaça vinda do cerne da área militar, de certo modo, explica as ações inconstitucionais de Toffoli. Seriam fruto de incontornável pressão militar. A mensagem militar que vem através da Defesa é, de certo modo, uma confissão pública de que o Supremo Tribunal está diretamente pressionado por um grupo de militares radicais.
Perfeito!
Quem matou a Vereadora do Rio de Janeiro?
De de helicóptero também,
É COMO A PIADA DO PAPAGAIO;CONFUSÃO NA ZONA,FODERAM E NÃO PAGARAM.
TRISTE FIM DE UM PAÍS!
Uma coisa é certa: o Moro manda em todos eles. É o recruta Zero mandando no general... desMOROlizou.
Não tem mais jeito de disfarçar.
Foi a isso que nos levou dar um golpe temerário e colocar no poder um governo temeroso.
Grampeou todos eles.
O canalha &$ 'psicoPATA' 'mor(T)o' não passa de um verme, mais uma barata que a CIA espana nas províncias colonizadas.
De modo mais próximo, este estropício é STFede/Globo-dependente!
Não fosse esta máfia, o delinquente contumaz não passaria de uma Comarca de piso de Maringá!
Não obedecem a Moro, mas ao que ele representa. É a quem ele responde que todos "temem".
Correto, não obedecem moro, mas a quem moro obedece. Moro no máximo é estafeta de seus senhores junto aos tribunais e trombadinha a fazder o jogo sujo encomendado na vara em que atua.
"Doutrina do choque", documentário baseado em livro, não me sai da cabeça. Tem versão legendada no yiutube.
De Naomi Klein, jornalista canadense. Li o livro. É imperdível!
VAMOS MANTER O NÍVEL DO DEBATE......CAFAJESTES (Leonel M Brizola
A degradação do STF começou lá atrás com mensalão do PT que já era naquela época o objetivo sangrar o Lula , segundo o FHC.
Até um puteiro tem mais dignidade!
Desde o mentirão o STF vem destruindo a CF.
Agora Levandóvisqui?
Não estavas na sessão do Senado que cassou Dilma? Estava!
Você e os demais são traidores!
E cada família que passou dificuldade depois do golpe pode culpá-lo, sim!
Eles não! Eles nunca mais!
Porquê Toffoli é controlado pelos golpistas/Globo:
https://caviaresquerda.blogspot.com/2018/10/em-questao-de-dias-toffoli-demonstra.html