A escola de samba de Jair Bolsonaro atravessa o samba precocemente

Fosse uma escola de samba, a esta altura já se poderia dizer que, desde o início do desfile, o governo Jair Bolsonaro vem mostrando que atravessa o seu samba passadista.

Não é de todo imprópria a comparação, porque, afinal, todos percebem que este governo está composto de alas bem diferentes entre si.

Tem de tudo, desde a comissão de frente do bolsonarismo neanderthal, o abre-alas do fundamentalismo religioso – onde Damares Alves é o destaque no alto do carro alegórico em formato de goiabeir- , os personagens da escolinha do Professor Olavo e o Cérbero familiar  – onde uma cabeça dá “mordidas”, outra rosna e a terceira baba ódios

Tem também a ala do “Bandido bom é bandido morto”e  a da “A Justiça sou Eu”, que pretendia poder evoluir sob a batura de Sérgio Moro, mas deu chabu e está murcha e temerosa, até porque pode ser dissolvida por um cabo e um soldado, com ou sem jipe. A imensa ala militar, que é a que ocupa mais espaço, anda desanimada, embora o seu porta-bandeira Hamílton Mourão receba muita atenção.

Mas, ao contrário do que se esperava, o cortejo não foi capaz de levantar a platéia com seu espetáculo chinfrim.

Não conseguiu a adesão do decisivo bloco parlamentar, onde Rodrigo Maia puxa o coro do “venham a nós”.  O cordão da mídia, quase em uníssono, canta o samba “Assim não, capitão”, chocada com a heterodoxia da diretoria. Até a banda do mercado, que vai com qualquer um que lhe faça dengos, começa a desconfiar que não vai ser tão animado assim o desfile.

Quando terminar o Carnaval, este pessoal todo volta ao asfalto.

E há poucas esperanças que ganhem pontos nos quesitos harmonia e evolução, já que no enredo e nas fantasias irremediavelmente desfilam para trás.

Fernando Brito:

View Comments (15)

  • Olha aí Brito e galera de guerreiros, o nosso CARA, o Lulão homenageado de maneira magistral nesse carnaval. Desde ontem só deu emoção e choro com o Lula e o Arthur. Obrigado LULA GIGANTE por nos REPRESENTAR. VOCÊ É O BRASILEIRO MAIS AMADO DE TODOS OS TEMPOS.
    https://youtu.be/BuVF-HPmTS4

  • Brito, só discordo em comparar esta caterva com os neanderthais. Eles eram muito mais evoluídos. Eles são sapiens em estado de involução.

  • Não percam no próximo ano o lançamento do filme "Matou o país e foi para o STF", gênero drama e um clássico do judiciário marginal.
    Estrelado pelo ex juiz federal Sérgio Moro e como atores coadjuvantes os ministros Carmen Lúcia, Edson Fachin, Fux, Rosa Weber, Barroso e Alexandre de Moraes , os desembargadores Pedro Gebran, Victor Laus e Leandro Paulsen, as juízas Lebbos e Hardt e os procuradores Rodrigo Janot, Raquel Dodge, Deltan Dallagnol e Carlos Fernando. Direção Irmãos Marinho. Assistente de Direção Silvio Santos, João Saad e Edir Macedo. Roteiro Merval Pereira, Ricardo Noblat, Diogo Mainardi, Fausto Macedo, Miriam Leitão e Eliane Cantanhede. Trilha Sonora Fagner e Lobão. Produção Fiesp, Shell e Exército. Imperdível.

  • A escola se divide em duas, a primeira acredita piamente que fórmulas neoliberais serão capazes rapidamente levar o país ao primeiro mundo. Não acreditam que o mundo é uma selva onde interesses carniceiros se entrechocam. A segunda parte da escola sabe que, por culpa da falta de tino da primeira, toda a escola é vítima fácil de chantagistas, exploradores e vigaristas.

  • Quando esse pesadelo irá acabar? Ele não morre na quarta de cinzas. Será que março e abril serão os meses da virada para a esquerda, com o julgamento de Lula ou da 2 instância e o julgamento da ONU.? E o caso de Marielle? Vão revelar a verdade? Fico pensando o quanto um governo de esquerda não pode errar, pois são todas as forças poderosas e privilegiadas que têm muito a perder. A 'festa' da Copa do Mundo, a falta de visão ao problema dos grandes centros urbanos foram no meu ver o ponto fraco do governo, sem contar as relações sim perigosas com o setor empresarial, mamatas e isenções. Não me convence muito o "eu não vi, eu não sabia de nada". Mas incriminar sem provas vai uma distância longa. Esses três pontos estão intimamente envolvidos e caíram no colo da Dilma. Não sou bobo, mas diante do que vemos hoje, o PT 'deu mole'.

    • É muito difícil conseguir governar com um programa de esquerda um Estado no qual forças oligárquicas e todas as suas práticas corporativistas e excludentes estão fortemente estabelecidas há séculos.

  • Essa "homenagem" é um tanto quanto meio capciosa e não está à altura do digníssimo maior e melhor brasileiro de todos os tempos, Lula.

  • Faltou a aula do agro-negocio, que não compareceu pois está procurando compradores para os frangos, carne e soja que foram para Jerusalém.

Related Post