No governo Fernando Henrique – e em todos os governos conservadores, exceto o de Collor, que serviu para barrar a esquerda, iniciar a privatização e, em seguida, foi defenestrado – o controle da política se fez não por uma amordaçamento direto da mídia, mas pela política do próprio sistema de comunicação, assim como fazia o Procurador-Geral Geraldo Brindeiro, “engavetar”, logo depois que estouravam, os escândalos políticos.
Sivam, Pasta Rosa, negociatas na privatização, compra de votos para a reeleição e uma montoeira de outras “bombas atômicas” foram, em prazo mais ou menos curto, desarmadas e relegadas ao armário dos guardados, depois de uma, outra ou meia-dúzia de matérias, muitas delas boas reportagens, admita-se.
Mas num governo do campo popular (e por isso um inimigo para a mídia e para boa parte da elite judicial e parajudicial – ou alguém duvida que estes segmentos, privilegiados em meio à nossa pobreza, tendam ao conservadorismo?) tudo é diferente.
Vêem-se eles, pois, numa encruzilhada: para agir de forma “republicana” e honrada, muitas vezes partem a expor suas próprias entranhas – e alguém já falou sobre política e a fabricação de salsichas – fornecem elas próprias a matéria prima para as explorações e campanhas midiáticas, que amplificam os atos criminosos (ou mesmo outros, simplesmente equivocados) de dirigentes públicos no “mar de lama” que fizeram contra Getúlio Vargas.
A honestidade da Presidenta Dilma Rousseff e de Graça Foster, da Petrobras, além de não ser objetivamente atingida por nada que se tenha apurado só podem ser ratificada por suas decisões, sobretudo a de afastar da empresa, desde 2012, Paulo Roberto Costa, o ladrão confesso.
Mas incorrem em amadorismos políticos que só agravam a “onda” de que seus adversários políticos fazem, não apenas por objetivos políticos mas, também, contra a nossa maior empresa, alavanca do desenvolvimento brasileiro e marco de nossa soberania.
A produção de um relatório de diferenças contábeis na avaliação de ativos totalmente “troncho”, onde se misturam, além dos sobrepreços oriundos da roubalheira de Costa, fatos tão díspares quanto variações cambiais, de preço do petróleo, de ajustes de projetos, de especificações errôneas em projetos foi um destes.
Produziu-se um número gigantesco e fantasioso: R$ 88 bilhões.
Um número que, sabe qualquer um que entenda um mínimo de contabilidade empresarial, não serve para nada, ainda mais com ativos que não têm “valor de mercado”. Não se compra e vende uma refinaria como quem vende um Golzinho, em bom estado, tinindo de novo….
Não reflete coisa alguma, nem do ponto de vista do valor contábil de um ativo nem de seu valor econômico para o país, porque este também é critério de mensuração numa empresa que tem compromisso com o desenvolvimento nacional: muitas vezes é melhor fazer algo aqui, mesmo por 5 ou 10% mais caro, do que importar: é o caso de navios, equipamentos de conteúdo nacional, instalações industriais, etc…
E ainda tem a questão de saber com que preço do petróleo e derivados se faz o cálculo: o da época, mais ou menos o mesmo de há alguns meses, ou o atual, metade disso? E se amanhã for o dobro?
Essa conta terá de ser feita a partir de cada negócio escuso: quanto custaria sem falcatruas e quanto custou, de fato.
Mas a direção da Petrobras, na ânsia de se mostrar confiável e honrada, produziu este número que, afinal, ela própria reconhece imprestável, como de fato é.
E entregou carne às hienas.
31 respostas
Ainda continuo sem entender porque o governo, logo que é tão difícil enfrentar o monopólio e o poder da velha mídia devido a boa parte dos deputados, senadores, políticos em geral, serem detentores de rádios, jornais, concessões de tvs, ou serem comprometidos com ela, não ter criado um grande conglomerado de comunicação. Esse conglomerado reuniria rede de tv, rádios, portais de internet, mídia impressa e seria tão forte, e tão atrativo ao público quanto globos, vejas, jornais, uols e rádios da vida (que também atacam e ridicularizam o governo sem dó, até em programas esportivos.). Contrata os melhores jornalistas, artistas (produzindo até novelas, se for o caso), sem a tentação de transformar, de um lado numa globo/sbt que alienam, e do outro, numa tv brasil ou típica tv estatal que não atrai nem gato na frente do aparelho. Que seja muito atrativo, de enorme audiência, mas com qualidade e que escancare a verdade, sem ser “republicano” em excesso.
Esse comentário, Vieira, coincide em número, gênero e grau com minha opinião.
O Governo DILMA acabou quando manteve o Ministro da Justiça, Você não ouve nada do ministro. Um Juiz não esta acima do bem e do mal e nem o procurador. A lei de segurança Nacional será usada, não há mais tempo de espera, pois estão fechando empresas e punindo trabalhadores. Isso não é justiça nem aqui e em nenhum lugar do mundo, é notório que o comando dessa por dizer “sacanagem” judicial vem de fora, o BRASIL esta sendo atacado economicamente e os Juízes estão perdidos na CELEBRIZAÇÃO DE SUAS AÇÕES. Cadê os sindicatos tão caros e mornos feito gatos de hotel. Acordem, o BRASIL esta sendo atacado. A GLOBO precisa ser investigada, passou do limite da responsabilidade, pois na ânsia de acabar com o PT, esta tentando tomar a PETROBRAS e destruir o BRASIL e ainda por cima recebe bilhões para isso pagos com dinheiro dos nossos impostos para suas fantasias novelísticas e programas de péssima qualidade. O GOVERNO esta enriquecendo seus donos e os transformando em REIS DO BRASIL. Hoje sem nenhuma sombra de dúvida os MARINHOS é que governa de fato, o resto é só fantoches arrotadores de crises. Nota Zero, agente o vota e “cambada” destroem o nosso voto por medo.
Alguém, algum ministro, sei lá, o Papa, para dizer que o estardalhaço que este Morozo está fazendo com a Lava jato está dando muito mais prejuízo ao Brasil do que o que foi tirado da Petrobras ???? Quais os interesses dos que deveriam parar essa sandice para permanecerem inativos ??? Quanto ganham para isso ??? Quem orquestrou tudo isso e financia ??? $$$$$$$ EUAcho que vcs sabem…
Quer dizer que a Petrobrax que era pra ser vendida por 15 bilhões, que com o trabalho do governo PT hoje vale mais de 100 bilhões e continua se chamando Petrobras, empresa essa que descobriu mais de 1 trilhão no pré-sal que será investido na educação e saúde, quer dizer que essa empresa pode ser DESTRUÍDA por que FOI ROUBADA em cerca de 500 milhões???? Onde está o interesse nacional acima de tudo??? Onde está o MPF, PGR, STF, STJ para defender os interesses nacionais??? Percebam : O caos provém de onde deveria vir a segurança. Ideais democráticos, republicanos ??!!! Não se importam com isso na prática do bem comum. Só usam esse mantra da MORALIDADE e sabujamente varrem para baixo do tapete e da lama os interesses maiores da nação…
Importante ressaltar que o maior erro foi de Dilma em manter Graça Foster à frente da Petrobrás. Tal “teimosia” ou “ignorância” política está “queimando” de forma exponencial a gestora Graça Foster e ela mesma.
Dilma deveria, logo que anunciou os ministros, ter nomeado Graça Foster para o BNDES e na Petrobrás um nome de “peso” gerencial como Henrique Meirelles ou Luiz Fernando Furlan. Nomes que equilibrariam o bombardeio à Petrobrás e dariam esperança ao “mercado”, bem como daria a Graça Foster oxigênio para respirar mais livre (sem queimá-la na fogueira pública).
Corremos sério risco de um apagão econômico no Brasil. Levy e sua lógica neoliberal está pronto para limitar o consumo do brasileiro e retornar o país aos tempos de FHC. O que seria uma derrota substancial aos progressistas. Nesse momento o país precisa de consumo interno para continuar seu desenvolvimento. Frear agora é entregar nosso país às multinacionais que estão esperando o momento certo para Dilma assinar o Tratado do Pacífico.
O Brasil precisa de um político na presidência e não de um gerente com estilo do século 19 (EU MANDO E ACABOU).
Sr. Edson, vamos com calma. A Dilma está certa. Contra Graças Fortes não há nada provado. Pelo contrário foi na gestão dela que estes ladrões Paulo Roberto e Cerveró foram demitidos. Se Dilma manda Graça Forte embora aí que a imprensa golpista cai matando. Confio em Dilma e o tempo irá se encarregar de mostrar quem está certo ou errado. O Preço do barril de petróleo está lá embaixo. 45,00 imagina quando atingir 100,00. A Petrobras é nossa e não dos americanos.
Eu concordei em manter a Graça em um primeiro momento, mas acho que ela não está lidando bem com a situação, não questiono a honestidade dela, mas questiono a capacidade de lidar com as situações que estão se apresentando com a maturidade necessária, e me parece que ela não está preparada para isso, não nesse momento pelo menos, apesar de não concordar com tudo o Edson falou, não acho que é mais momento de se preocupar em dar esperança ao mercado, que são a elite financeira, e predadora, de sempre.
reflexão importante.
informo que ao abrir o site aparece uma janela de propaganda de um site de compras. não sei se o problema é no site ou no meu computador, então, aviso, para que não fiquem parasitando o tijolaço.
espero que seja de propaganda paga.
Quem mantém um ZÉ mané como ministro,ainda mais na mesma pasta onde ele nada fez,e nomeia mais um m inistro da SECOM que não vai pra cima dessa máfia travestida de “meios de comunicação”só quer mesmo é levar traulitada de tudo quanto é lado.Ontem conversando com um grande amigo,que como eu,estremeceu algumas amizades defendendo a Dilma,se disse cansado de ver a famigerada globo e o resto do PIG batendo no Governo e esse alimentando com verbas publicitárias a HYDRA.
Pior que alimentar a máfia com $ é dar respostas apressadas, sempre querendo agradar a casa grande, pensando que vamos entrar na festa. Colocar essa corja no devido lugar, chamar de golpistas e entreguistas e como disse o companheiro Santhiago: de onde vem o dinheiro pra essa campanha sórdida e tão intensa?
Só um motivo explica o fato de Dilma estar calada e seu início de novo mandato estar sem rumo: a expectativa pela eleição dos presidentes da Câmara e do Senado.
A composição com forças tão poderosas, contraditórias e oportunistas do ‘breZeew’ rentista e seus lacaios do Mercado, não é tarefa fácil, às vezes penso mesmo se é possível, pacificamente … ?! TEMER é raposa velha e vai exigir muito para barrar o ‘CU-nha’… O que a mais a DILMA poderia dar ao PMDB, que já não deu, a Presidência !?! Deu a PETROBRAS e olha o resultado … Tinha que dar uma BICA NOS FUNDILHOS desses f … AAAAAAAAAARGHHHHHHHHHHHHHH … Que a ‘FORÇA’ esteja contigo, DILMA !!
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
Já falei e repito:
1) criação de um comissariado com 200 membros, a maioria do PT e aliados.
2) Delay em todas as informações que chegam ao Brasil, a informação qq que seja seria somente liberada após o OK do Comissariado.
3) O comissariado funcionaria 24 hrs em sistema de turnos para que TODA a informação fosse filtrada
4) Implantação de rigoroso filtro na internet sob comando do Comissariado
5) Criação de Pelotões da Verdades, voluntários que fiscalizariam TODAS as mídas e submeteriam os danos, por ventura causados, pela divulgação de informações contrárias ao interesse do BRASIL-PT, ao Comissariado que iniciaria os procedimentos judiciais cabíveis, inciando-se com o fechamento do órgão de comunicação / individuo infrator.
Falei e disse.
VIVA LULA, VIVA DILMA, VIVA o BRASIL, VIVA CUBA, VIVA A COREIA DO NORTE.
Eulálio
Ai…ai..ai..
Desse jeito a Dilma cai mesmo é em queda livre.
A lava jato derruba a Dilma, o Cunha senta na cadeira, a petrobras vira petrobrax, o Moro vira cavaleiro da justiça no stf, a globo se enaltece como guardia da informaçao honesta e o povo vai direto pro saco!
Enquanto o paulistano já bebe lodo e vai tomar água de esgoto, em breve. só 2 vezes por semana, ainda tem mais essa – desempregado, nabado pelas maos do psdb e agora pelo pt também.
Haja fiofó para aguentar tamanha violencia.
Senhores, estamos quebrando em doses homeopáticas. É só uma questao de tempo.
Dilma, enterraram um sapo debaixo da tua cama, só pode ser isso !!
E tudo isso porque o ‘deus mercado’, que já tem tudo, quer sempre, também e ainda, mais, mais, mais e mais … O resto é ‘populismo’. Com se o objetivo maior do Estado, que é preservar a liberdade e o bem estar de seus cidadãos fosse CRIME. É o cúmulo da CARA-DE-PAU !! Isn’t it !?!
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
A Operação LAVA-JATO é uma operação ARRASA QUARTEIRÃO (ou apenas parte escolhidas a dedo do quarteirão, capice!?).
O objetivo final é destruir a economia brasileira, para provar ao mundo que políticas anti-cíclicas não funcionam, capice !? O bom é seguir a receita de austeridade do ‘mercado’. Essa é a real intenção.
O BRASIL não pode ser um precedente de ‘auto-gestão’ que deu certo, sobretudo na América Latina, sempre submissa, isso seria um ROMBO muito grande na ‘Nave Mãe Neolibe-le-lé’ que mantém o mundo eternamente à deriva com sua $acro$anta Cruzada da austeridade
RESUMO DA ÓPERA: Ou seja, eles – a PRIVADA – agem como uma esponja e se apoderam de todo o dinheiro do mundo, e mantém a todos na rédea curta, mesmo estados, governos, povos muito pobres, que precisam de tudo, para ontem … mas que precisam esperar pelo bom humor do ‘deus mercado’, capice ?! Não incomodem o ‘deus mercado’… Capice ?!?
Como a Espanha de EL CID, o Herói da Corte de Aragão e Castela, o BRASIL precisa expulsar os MOROS !!
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
eu so sei de uma coisa , esses vermes malditos vao acabar com a petrobras. e o pior de tudo que esse governo é covarde mesmo e nunca vai enfrentar o pig elitizado. de todo jeito que pensamos e repensamos acaba em uma coisa so, o governo é bundao covarde e nao enfrenta o pig. tudo indica para isso e sem falar no maior espiao do governo , o ze desgraça que faz de tudo para ferrar esse desgoverno e o mesmo nao faz nada contra esse b………………… uma hora cansa e o povo vira contra esse governo.
Este momento é muito difícil. Dilma e Graça não estão sabendo passar por ele. Acho errado pensar que somente “técnicos” podem gerir um país e uma empresa do porte da Petrobras, tem que saber fazer política também, mas deve-se achar o meio termo. Também não acho que Dilma ou Graça sejam ladras, mas Graça deveria se antecipar a tudo isso. No caso de Pasadina, o assunto já vinha rolando desde 2011/2012, dava tempo de montar uma estratégia. No caso das empreiteiras, deveria ter feito uma auditoria gigantesca para saber o que estava acontecendo.
Estão pagando pela inocência.
Por isso acho que Graça e a diretoria deveria se demitida.
concordo plenamente, nao é ser competente em gerenciar , tem que ser bom em fazer politica. tem quer ser bom na hora de gerenciar e tambem tem quer bom na hora de fazer politica. uma coisa nao fica sem a outra. para governar as duas coisas tem que andar juntas , porque se acontece o que esta acontencendo.
Após ler este texto brilhante do Fernando Brito,
“me deu uma saudade doida dele,
do [Leonel] Brizola!
Do Leonel de Moura Brizola!
Talvez nunca na história desse país, a Petrobrás necessitou tanto da alma, do discernimento e da bravura desse companheiro eterno!
O festival de asneiras em torno dos 88 bilhões de reais da Petrobras
Postado em 28 jan 2015
Jornalista Paulo Nogueira
(…)
FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-festival-de-asneiras-em-torno-dos-88-bilhoes-de-reais-da-petrobras/
O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA DESTRUIDORA DE NOSSO POVO, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS E POLÍTICOS VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS? E ATÉ QUANDO A MÍDIA ENTREGUISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???
Eu penso que uma boa estratégia de comunicação é a chave nesses casos. Tudo pode ser revelado, mas com uma boa estratégia de comunicação. Por exemplo: a Dilma conseguiu mostrar à população que ela estava agindo certo enfrentando a corrupção, quando muitos queriam culpá-la, e virou o jogo, bastou explicar as coisas ao povo. Em uma boa estratégia de comunicação tem de mostrar qua a Petrobras é vítima de criminosos, não a culpada, e pela grande mídia é mostrada como ré. Quem condenaria um empresário que sofresse um assalto? Quem não sabe que em qualquer empresa há pessoas de todos os tipos, inclusive mau caráter? O que a grande mídia faz? Transforma a vítima em réu, como um bom e mau caráter advogado faz para livrar a cara de seu cliente criminoso – nesse caso o Youssef e as empresas privadas que espoliaram desavergonhadamente a Petrobras; o governo deve fazer o contrário. Política envolve também argumentação, não só execução.
Fernando Brito, faça um texto aconselhando a Dilma a convidar o José Dirceu para fazer parte da arrumação da casa. Faça uma análise política sobre a conveniência ou não de Dilma fazer o convite. Não é hora de manter as divergências, o país não pode esperar. Ele é do PT e sabe como lidar com a direita, casa grande, PIG, coxinhas e demais enfeites. Seja o porta voz Brito.
É como já disse anteriormente. Sou um eleitor ardoroso da Presidenta Dilma, mas em termos de Petrobras, politicamente falando, a dupla Lula-Gabrielli dá de cem a zero na dupla Dilma-Graça. É como diz o post, elas adoram alimentar o PIG: seja a Dilma dizendo que o contrato de Pasadena foi mal feito, seja a Graça dizendo que Pasadena foi um mau negócio. E por aí vai. E tudo que o PIG quer.
Muitas vezes se olha para esse problema como se fosse um problema localizado, que se refere apenas a essa questão envolvendo a Petrobras e outras empresas. Mas o que se revela com este episódio é a forma como boa parte dos negócios funcionam no Brasil. Em todo o mundo se enfrenta problemas relacionados à corrupção, mas no Brasil existe uma escolha em busca da facilidade. São vários os exemplos ofertados tanto envolvendo empresas nacionais como estrangeiras, de casos envolvendo vícios de várias naturezas que deturpam o processo em que as coisas deveriam ocorrer. Grande parte daquilo que afeta a competitividade da economia brasileira decorre da escolha por essas facilidades. São prejuízos que se acumulam, para toda a sociedade, ao longo do tempo. Quão menos atrasado seria o País não fossem essas práticas ? Como seriam do ponto de vista competitivo, nossas empresas caso optassem menos por esse caminho. Quantos escândalos já apareceram e viraram notícia e depois investigação, sem que nada fosse feito para mudar as práticas. Quantos desses casos terminou com a punição servindo como um desestímulo a quem viesse a cometer outros casos de ações indevidas. Criou-se quase que um estímulo a que se pratiquem as coisas indevidamente, o certo virou quase uma exceção.
Tanto nesse caso como em relação à Petrobras, poderiam ser feitas mensurações das perdas causadas num ou noutro caso de acordo com vários critérios a ser usados de acordo com o desejo de cada um. Qualquer um poderia dizer que ao perder 10 reais e deixado de jogar na loteria, perdeu a chance de ficar rico. Poderia ganhar ou perder. Calcular as perdas da Petrobras levando em consideração fatores imponderáveis do que “seria caso”, não acrescenta nada. Situações desse tipo devem ser analisadas objetivamente, quanto menos se fantasiar maior será a contribuição para a recuperação da empresa. Nesse momento se evidencia a falta de seriedade com que geralmente as coisas são tratadas no País.
Lembrando que por essa metodologia “troncha” O rombo foi de 61 bilhões pois houve 27 bilhões de ativos sub-avaliados , o PIG por má fé não divulga isso.
Eu não entendo uma coisa. Quando você fala em Governo Popular de esquerda (Lula/Dilma/PT) fico em dúvida de quão popular (não populista) e de esquerda ele é. Lula na época da campanha do seu primeiro mandato escreveu a Carta aos brasileiros negando 20 anos de teses e discursos do PT. Convidou Meireles para equipe econômica e manteve a mesma politica de seu antecessor FHC. Lembremos também que os Bancos nunca lucraram tanto nesse período. Depois nomeou alguns setores da industria e abriu a caixa de bondades. Teve como base o incentivo ao consumismo exacerbado. O brasileiro não poupa e vive endividado. Agora lança um pacote de maldades que faria inveja a Aécio Neves. Esquerda Popular???