A estranha noção de liberdade das elites

verounaover

 

Quando surgiu o factóide do “Rei dos Camarotes”, a não ser na blogosfera, não foi tratado como escandaloso o fato de termos uma classe média e uma mídia babacas ao ponto de elegerem este pateta como um “agregador de valor”.

E não foram raros os que saíram dizendo que, como o dinheiro era dele – embora uma parte fosse devida aos impostos que não pagou à cidade de São Paulo – ele era livre para ser idiota o quanto quisesse.

E, afinal, ele só estava ali para ““zoar, pegar as meninas e dar um rolé”.

Não sou destes que quer fazer uma sociologia primária, de ver os “rolezinhos” como movimento libertário, revolucionário ou o escambau, como diziam no meu tempo.

A garotada está nessa apenas, também, para ““zoar, pegar as meninas e dar um rolé”.

Normal, desde que o mundo é mundo e enquanto os jovens são jovens.

Mas quando a direita se digna a olhar para a pobreza, podem crer, não é em favor dos pobres.

Quer capturar não apenas o medo dos pobres que as elites sempre tiveram.

Mas também transformar sua erupção na vida social em uma cortina de fumaça para seus interesses políticos.

Servir-se de sua despolitização para levá-la como água ao moinho de seus interesses.

E de uns tolos que não entendem que transformar em efemérides barulhentas o direito dos jovens  pobres de “zoar, pegar as meninas e dar um rolé” é criar as condições para que estes jovens voltem a um tempo onde não podiam isso e também não podiam estudar, trabalhar, entrar na universidade pelo sistema de cotas e, sequer, andar na rua sem serem abordados, humilhados e agredidos pela polícia.

A sabedoria política nos exige mais.

Exige mostrar e ajudar a entender que o idiota dos camarotes é isso, um idiota.

E que a garotada da periferia, se não quiser gramar mais séculos de opressão, não pode ser idiota feito ele.

E isso, para lembrar o que disse há algum dias atrás o Saul Leblon, nos requer mais do que atas do Copom.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. MERCADANTE sempre foi muito ligado a midia escravocrata chamava o dono do jornal ponta de esgoto de seu FRIAS, ALEM de ter uma grande consideracao pelos CIVITAS VIDE licitacao sem concorrencia. As imundicies embutidas nesse livro comprado sao sub liminares e defendem as ideias escravocratas do quatrocentao SAO PAULO

  2. Concordo plenamente. Perfeita análise. A direita quer utilizar esta ” massa de manobra ” para seus interesse de poder. Aí rapaziada, vamos pensar antes de ajudar os seus próprios opressores, ” tá ligado “!

  3. Caro Fernando:
    A corporatocracia nacional é velha cliente das corporações internacionais da área de segurança e inteligência, que são de fato tercerizações da famigerada companhia. A fabricação de factoides e false flags é a especialidade maior dessas agências. Fabricar um rolezinho ou uma rebelião em presídios, com direito a queimas de ônibus cá fora, é moleza pra essa turma. Em geral esses eventos têm o propósito de desviar a atenção do povo enquanto se processam “tenebrosas transações”. Em agosto de 2000 houve um movimento de rolezinhos nos centros comerciais do Rio que virou o documentário Hiato, disponível no Youtube. Naquela mesma época estava se dando o desfecho das privatizações na área de petróleo comandada pela a ANP do ex-genro do príncipe. Veja como soam tolas as declarações de sérios intelectuais que aparecem naquele documentário, quando nos damos conta que tudo poderia não passar de um factoide pra acobertar o que a corporatocracia não queria o povo soubesse. Outro exemplo foram as rebeliões do PCC em São Paulo em 2006, que ocorreram num ano eleitoral como este, com fortes marcas deixadas pela histeria midiática do ano anterior em torno do que a mídia corporativa rotulou de mensalão. Naquele mesmo instante estava rolando um escândalo relacionado às investigações sobre vários ilícitos praticados durante e como consequência das privatizações na área das teles. A esse respeito recomendo a leitura do breve artigo de Sérgio Lírio escrito na época na Carta Capital https://www.dropbox.com/s/cdrb3jp4ferdgs4/Dantas-31-05-06.pdf

    1. Pode, desde que você pague a indenização no processo por mim e ajude o … a fazer uma noitada às nossas custas

  4. Gostaria de saber pra que o idiota do camarote vai “pegar” mulheres.
    Está na cara que ele não sabe o que fazer com elas…

  5. Fernando, só faltou um pouco de visão psicológica na sua análise:
    A garotada não está nessa apenas para ““zoar, pegar as meninas e dar um rolé”. Este é também um movimento revolucionário, sim, onde a periferia exige ser reconhecida e reivindica ter os mesmo direitos da classe média. Não é à toa que fazem tanta barulheira, estão querendo dizer “Olha, nós também estamos aqui!” Só que isso tudo é simplesmente inconsciente. Se conseguir tomar consciência do que tudo isso significa e se organizar, o movimento poderá realizar algumas mudanças nesta nossa sociedade tão desigual e preconceituosa.

  6. Todas as pessoas idependente de classe social possuem o direito de ir onde bem entendem. Não sou de cidade grande, sou do interior de Santa Catarina, Tubarão. Aqui nosso humilde shopping está localizado próximo de uma area menos favorecida. Sendo este shopping o único da cidade, todos, idependente de classe social o frequentam. É perceptivel a massa de pessoas das classes mais baixas comprando, dando “rolé”, fazendo lanche etc.. em grupos de amigos. Isso é ótimo execelente, que bom que todos hoje em dia podem fazer isso. Mas se reunir em grupos exageradamente grande para ir um shopping cantar sei la o que, aglomerar atrapalhando o fluxo e querendo ou não atraindo pessoas com más intenções, ja é de mais. Não sei se quem esta lendo este meu comentario, entende o quea idéia que quis passar. Mas pra resumir, tem de haver um senso do que é toleravel e aceitavel em cada ambiente.

    E Fernando, leio o seu blog independente de lado político, concordo com umas colocações e outras não, normal, só gostaria de dizer que o “Rei do camarote”, foi intensamente zoado pelo público, nunca houve apoio algum para ele, dizem até que sumiu das baladas por não aguentar a zoação. Então acredito que não é correto afirmar que o “Rei do camarote” foi defendido pela opnião publica por se tratar de um Playboy (sem noção, na minha humilde e irrelevante opnião e que a turma do rolézinho foi marginalizada por serem pessoas humildes.
    Se eu interpretei de forma errada seu texto, me desculpe, mas qualquer forma minha opnião esta expressa.

    Abraços

    1. Não disse que foi defendido pela “opinião pública”, mas pelos cidadãos que “fazem” a opinião pública. E se expresse sempre, discordando ou concordando. É muito melhor para todos.

  7. Se a questão for mudar o foco das ações para atingir o Governo de São Paulo ainda com o PSDB, é político, mas não muito honesto. Talvez interesse ao provável candidato Aécio para forçar fileiras com o candiado de seu partido. Não é democrático invadir um espaço privado para fazer passeatas, manifestações. Os proprietário tem o dever e o direito de se defenderem, solicitar forças policiais para impedir esses atos. As eleições se aproximam e o desespero bate. Nem a oposição legal, mais à direita (PSDB, DEM/PFL, PPS e PSOL)conseguiram um candidato, nem muito menos uma bandeira alternativa (seria o vamos conversar ou podemos fazer melhor?), tudo num ridículo só. E a oposição que quer fazer revolução com meia dúzia de militantes, completamente desligado do povo, sustentados do Fundo Partidário, bem utilizado por várias dessas legendas, revolução num dos maiores países capitalistas do mundo em várias dimensões, com a economia que só com muita má vontades se dirá que não esteja bem, como faz a maioria aliada da oposição, com Forças Armadas, cujo preparo para enfrentamento de guerrilhas ficou notório durante a ditadura. Esses caras parecem até aqueles religiosos que ficam nas cidades pregando a volta de Cristo, aos berros falando para ninguém. Agora, vem a mesmíssima questão de 2013, os mesmos legalistas e defensores de então, aquando atuavam os black blocs. Eram manifestações que alardeavam como pacíficas, mas que todas, repito todas terminaram em depredação, vandalismos. Como em 2013, é claro que não se pode fazer manifestação com grupos que não se conheçam. Convocados apenas pela Internet. Não é prudente e é perigoso. Além do mais há custos. É óbvio que há lideranças e essas lideranças dão as diretrizes, ligam os diversos grupos.Duas coisas dá para desconfiar: está sendo São Paulo, onde se iniciam essas manifestação tão ao gosto da oposição e sua linha auxiliar e, quem sabe, financiador, o Instituto Milênio. Resumindo diria, que não tem nada de atrabiliário e antidemocrático, os donos dos Centro de Compra procurarem defender suas propriedades, seus locatários,seus pertences e seus clientes. Desde quando é legal invadir um local privado para fazer manifestações? Dá para aceitar que grupos que se contam centenas entre nos centros de compra, porque querem direito ao lazer. Ora façam-me o favor. Os defensores que vão lamber sabão. Tratam-se de atos políticos, manipulados, com objetivo de atingir o Governo. Hoje, 16/01/2014 vi na TV uma dessas manifestações serem impedidas de entrar num Centro de Compras em São Paulo, dizendo-se impedidos nos direitos de ir e vir. Seus defensores de sempre, com terno impecáveis, vociferando a defesa da Constituição, das Leis e dos regulamento, tudo que aí,sim, seria violado, se esses ativistas conseguissem seus intentos. O mais interessante, e que dá o tom do que acontece, faixas acusavam o prefeito Fernando Hadad, que não se envolve em questões de segurança

  8. Quando um cara destes gasta 50 mil…eu digo Uau!!!
    Depois que ele vai embora…
    Uma parte vai para o Garçon.
    Outra para a Prostituta.
    Outra para o segurança.
    Outra para o porteiro.
    outra para o musico.
    Outra para o amigo.
    Outra para a amante, que paga o amigo.
    Outra para a policia, que não para o carro.
    Outra para o mendigo, como esmola.
    outra como gorjeta…
    Outra para o fabricante de bebida.
    Outra para os pasteizinhos???
    Enfim este cara é melhor que o Bolsa Família.
    Um grande dispersor de dinheiro para a sociedade!!!
    De qualquer forma este dinheiro chega nas mãos dos
    6000 rapazes e moças que vão ao shopping, e fazem o
    dinheiro voltar para o camarote!!!

    1. Caro RENATO, poderia, por obsequio, de forma idem, relatar o que ocorre quando:

      A GLOBO sonega Bilhões de reais em impostos;

      O Joaquim Barbosa recebe diárias de quase 15 Mil mesmo em férias;

      A QUADRILHA dos TRILHOS – o falecido COVAS, JOSÉ SERRA e o GOVERNADOR e CANDIDATO A re-eleição (com o apoio da Imprense”livre” e Ética) GERALDO ALKIMIN desviou cifras na casa dos 40 Bilhões;

      O STF superfatura os valores do Plano Médico em mais de 8 Milhões;

      Se aquele terreno invadido pela Globo, e posteriormente doado pelo SERRA-PSDB, tivesse sido leiloado e aplicado na compra do terreno do Pinheirinho;

      Se os quase 5 Milhões desviados da Saúde no Governo do Aécio em Minas tivesse sido recuperados;

      Se o Helipóptero dos Parrellas, com os quase 500 quilos de pasta base de cocaína tivessem sidos leiloados nos EUA, como foi o caso do Rinoceronte Negro, para a verba arrecadada, so nesse caso, fosse utilizada para auxiliar no combate ao trafico aéreo de coca;

      Na moral, o que poderia melhorar na vida dos Brasileiros, sem contar a possibilidade de uma real meritocracia na administração dos fornecimentos das quentinhas nos Presidios, especificamente em Minas Gerais.

      Fico na expectativa.

      1. E.T. –
        Como gasto é uma coisa.
        Como ganho é outra!!
        Mas a discussão foi boa, porque oportuniza
        a apresentação dos maus feitos com nosso
        dinheiro. E o nosso dinheiro é sagrado, vem
        de nosso suor.
        Por isto, Policia Federal, no encalço deles!!!

  9. Não posso caro Antomio Mota.
    Porque o dinheiro que eles desviam, vai para o exterior
    e alimenta os Gringos…
    Que podem voltar ao Brasil e gastar com a Copa ou não.
    Mas se forem gastar aqui, o caminho é quase o mesmo…
    E que em forma de imposto chega até o INSS, que paga meu
    salario de aposentado.
    Daí sim, o que você faz com o dinheiro como pessoa é que
    conta, porque na realidade eu não sei por onde passou o
    meu dinheiro…
    Quem sabe saiu de um caixa eletrônico explodido.
    De um assalto.
    De ama doação.
    De uma saídinha rápida.
    De uma compra de um papelote.
    Do bolso de meu pai, ou carteira da minha mãe.
    Para comprar remédio ou fazer compras para as crianças.
    Os atos com o mesmo instrumento é que conta.
    Mas quando falamos dos 50 mil do referido, temos que dar
    um fim fim a ele. Yomara que traga benefícios.
    Por exemplo a quantia que foi para Genuíno.. é uma boa
    aplicação, quem sabe de onde veio..???

    1. É RENATO, é isso mesmo. Enquanto isso vamos nos organizar para mais uma “edição do CRIANÇA ESPERANÇA, essa iniciativa das Organizações GLOBO, com o apoio da ONU, que só apoia iniciativas de Empresas que não esteja envolvida em falcatruas, principalmente Sonegações de Impostos e filiais em Paraísos Fiscais, corrupção que lesam os cofres públicos Brasileiros em cifras superiores a 500 Bilhões/ano. A ONU é muito radical nesses casos.

    2. Em tempo, RENATO.
      Eu também participei de uma vaquinha, aqui no Bairro da ABOLIÇÃO, doei 100 Reais, proveniente da venda de dois VINIL do meu acervo. Um dos TITÂNS, onde consta a consagrada – Policia para quem precisa de Policia – e outro do JOÃO DO VALE, onde consta a também consagrada – CARCARÁ. Um amigo meu disse que seria idiotice, eu apenas lhe expus que: o Governo de São Paulo e o de Minas Gerais, pagam a Empresa Stillus, dos familiares dos PARRELLAS, os donos do tal Helicóptero do Pó, cerca de 20 reais por cada quentinha fornecida para os detentos. O Governo Federal doa cerca de 80 Reais para cada familia no Projeto Bolsa Familia. No caso da AÇÃO PENAL 470, as provas não foram exibidas como exije a LEI, houve uma suposição, dedução – TEORIA DOS DOMINIOS DO FATO – onde segundo um dos maiores JURISTAS do MUNDO disse que o Julgamento vai ser facilmente desqualificado, foi injusto. E você pode constatar nos comportamento de quem o finalizou. Independentemente do quadro altamente politico e midiático. Renato, eu aposto na inocência do GENOÍNO, embora me sinta altamente tentado pela Imprensa “livre”, muito embora jamais permitiria que ela subestimasse minha inteligência. Eu observo muito bem o que ela, essa Imprensa “livre” fez com a maioria dos PAULISTAS durante os últimos 23 anos, quando viabilizou a QUADRILHA DOS TRILHOS, no famoso caso do TRENSALÃO, que inclusive tem estado engavetado, e com amplo apoio dela pela re-eleição do Geraldo Alkimin-PSDB. SÃO PAULO acordou RENATO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *