Como já se antecipara aqui, segue o clima de perseguição a Lula com acusações sem pé nem cabeça, mas com promotores dispostos a colocá-las nas primeiras páginas de jornais e de juízes prontos a aceitá-las, pela oportunidade de brilhar no mesmo palco de Sérgio Moro.
Agora, trata-se de um suposto “tráfico de influência” que Lula teria praticado ao fazer de um empresário portador de uma carta ao presidente da Guiné Equatorial. Lula já havia deixado há tempos de ser presidente e não ocupava nenhum cargo público, e não menciona nenhum negócio, exceto que Rodolfo Geo, era diretor da ARG, Rodolfo dirige “empresa que já desde 2007 se familiarizou com a Guiné Equatorial, destacando-se na construção de estradas”.
Nem uma vírgula a mais no que, no máximo, poderia ser uma “carta de recomendação”.
Como o crime prescreveu, arranja-se um jeito e de denunciar Lula por “lavagem de dinheiro”, uma vez que a ARG, como dezenas de empresas, fez uma doação de R$ 1 milhão ao Instituto Lula, devidamente registrada, declarada e tributada.
Se fosse para dissimular, como alega o MP, qualquer palestra serviria para encobrir a finalidade e, sabendo como Lula gosta de falar, problema algum seria.
Sem entrar no mérito dos fatos, até porque nem há qualquer prova além da carta de apresentação, a denúncia é absurda.
Não há o menor indicio de que Lula tenha interferido nas decisões de um governo estrangeiro e, muito menos, de que tenha sido uma interferência ilegítima.
Mas, contra Lula, não será de se espantar de que venha a ser aceita.
Afinal, algo tão “claro” como se apresenta, com cartas, e-mails e recibos, ficou dormitando no Ministério Público por dois anos e meio por que razão?
Evidente, esperando chegar a hora dos covardes.
View Comments (57)
Essa banda podre da Justísçia é a ORCRIM mais perigosa do Brasil.
Com certeza esperou 2,5 anos porque agora encontrou um juizeco para "julgar" de acordo com suas convicções...
Diante do desastre iminente do bolsonarissmo, só resta aos golpistas tentar fazer seus eleitores acreditarem que não tinham outra opção além de votar pela monstruosidade. Para isso, vão jogar muita lenha na fogueira da demonização do PT, para que os coxinhas ainda falem por aí de boca cheia da mitológica "roubalheira do PT". Vão queimar todas as árvores da floresta amazônica e mesmo assim não vão conseguir manter acesa esta fogueira da mentira por muito tempo.
Aqueles que acreditavam que Lula seria solto depois das eleições, estão queimando a língua. Cada vez fica mais claro que o correto teria sido o asilo político, para que a luta prosseguisse do exterior com todo o prestígio de que desfruta Lula.
A esta altura do campeonato, melhor seria Lula ser chamado de "fujão" ou "comunista dos infernos" - caso procurasse uma embaixada da China ou Rússia.
Qual narrativa restou, afinal? A de que ele foi um bandido que teve um fim que mereceu - apodrecer na cadeia. E para piorar as coisas, essa narrativa não está apenas em posse do PIG, mas da fábrica de mentiras "internéticas" do Boçal Nato - o único "setor industrial" que prosperou nos últimos meses.
A questão do asilo político volta à tona com força. Lula,muito provavelmente por ser otimista e acreditar nas " instituições", quis defender sua honra e de sua família pois não há uma vírgula de prova contra ele em nenhum dos inquéritos abertos para silenciá-lo. O que resta provado disso tudo é que temos mesmo a pior elite da face da terra, as instituições mais volúveis, um povo ingênuo e passivo, uma mídia insana e totalmente dominada por interesses financeiros contrários ao país, enfim uma somatória de " qualidades" que nos leva a lamentar o futuro de nosso país. Estamos condenados a ser párias universais por longo tempo, talvez para sempre? De qualquer forma hoje está claro que teria sido mais produtivo se Lula estivesse no exílio com liberdade de denunciar os descumprimentos à Constituição que aqui acontecem. Mas devemos ser como ex- presidente: pensar para a frente e ter otimismo, mesmo nesse cenário catastrófico de hoje. Nossa resposta deve ser apoiá-lo, reforçar o combate às injustiças e defender a Democracia.
Também sempre defendi que o Presidente Lula pedisse asilo político a um país democrático (o Uruguai, por exemplo, pela proximidade) mas respeitei sua decisão considerando que com sua larga experiência política ele estava tomando a decisão correta. Mas, historicamente, os sistemas judiciais são os primeiros a apoiar as ditaduras e o nosso é particularmente covarde em relação aos de outros países e os que venceram fraudulentamente só pensam em vingança e pretendem que Lula cumpra prisão perpétua só porquê o nosso grande líder provou que é possível bem governar dentro da democracia. Isto é imperdoável para os ultraneoliberais e extremistas de direita que sempre pregaram receitas totalmente diversas das que foram implementadas nos governos petistas e por isso pretendem mudar a narrativa histórica e apagar a imagem de Lula da memória dos brasileiros.
#LulaLivre
Ora, o “crime” foi o ex-presidente ter feito o que TODO presidente de países de dimensões territoriais e econômicas como o nosso, com razoável pretensão de projeção internacional fazem:
Introduzir suas empresas no mercado de outras nações, em pé de competitividade com as concorrentes estrangeiras.
Especialmente no setor de serviços de maior valor agregado, onde nosso balanço de pagamentos mais sofre com déficits.
Com acordos de preferências comerciais e de cooperação (transferência de tecnologia, contra-partida em investimentos em áreas estratégicas e etc).
Como se isso fosse “influenciar” em decisões.
Ou seja, transformam política de Estado em tráfico de influência pessoal, só para manter viva a narrativa de Lula como um criminoso, em todos os sentidos.
Detalhe que, no período alegado pelo Ministério Público, Lula já era ex-presidente!
Mas, enfim, esse é o novo normal do MPF: Acusação a qualquer custo.
Francamente, acho extremamente úteis essas denúncias -- quanto mais estapafúrdias melhor, tendo em vista o processo no Comitê de Direitos Humanos da ONU e a consolidação das análises (já muito favoráveis a Lula) expressadas pelos juristas internacionais. Que os defensores jurídicos e políticos façam bom uso dessa produção tão prolífica quanto reveladora.
Ainda que fosse verdade, qual o crime de um particular utilizar seu prestígio pessoal para promover outrem, mesmo que remunerado?
A desfaçatez, o descaramento disso já passou de todos os limites....será que não sobrou nada do judiciário que cumpra, e que faça cumprir as leis ? Sem dúvida alguma , LULA foi disparadamente o MELHOR PRESIDENTE que os brasileiros já tiveram.... Foi uma verdadeira Benção para os mais pobres, que passaram a ter voz e vez, num Brasil que sempre massacrou os mais frágeis.... Tanto que se levantam por todo o mundo pessoas que declaram que LULA é sim, um preso político ! Querem castiga-lo porque ousou distribuir renda ? Porque ousou conceder aos humildes o direito de comer, de beber, de se vestir e de ter onde morar, de poder frequentar os shoppings... Os restaurantes, os aeroportos ? As praias dos Sinhozinhos? Que se levantem aqueles que tem autoridade, e que foram constituídos para cumprir e fazer cumprir a Constituição, e que ainda não se dobraram a esse sistema que se instalou por meio de mentiras, em que se prende os inimigos mesmo sem ter nenhuma prova.... Parece que em nossa justiça o ônus da prova cabe aos acusadores...
LULA É INOCENTE, até que os seus acusadores/julgadores mostrem efetivamente as PROVAS .
#LulaLivre! ; .#SeQuerCondenarTemQueProvar!!!!
O que certos operadores do direito fazem é uma vergonha!!!
Elegeu 4 governadores,45 milhões de votos ,não conseguiram acabar o PT,vamos tentar mais tem um cara que me disse que o PT perseguia o povo de Deus