Um jornal carioca, nas eleições de 1982, serviu-se de um episódio onde o então candidato de Chagas Freitas à sua sucessão no Governo do Estado, Miro Teixeira, fora vaiado num ato de 1° de Maio, para publicar a manchete, em tipos garrafais:
Miro é vaiado
Exatamente isso, podem perguntar ao próprio Miro, que há de se lembrar com a raiva transformada hoje numa risada.
Não preciso dizer ao esperto leitor e à esperta leitora como isso era lido no primeiro impacto de leitura da folha de papel dependurada na banca.
Ao menos, embora muito grosseiro e falso, havia um certo espírito do chiste do jornal popular, da era dos famosos “Cachorro (quente) fez mal à moça” ou o “Violada no auditório” com que se mancheteou a revolta de Sérgio Ricardo num festival de música.
O que a Folha fez, hoje, é só e apenas sordidez.
Prefeito sabia de tudo , sua manchete, foi escolhida propositalmente para que a grande massa que “lê” a Folha, aquela “gente diferenciada” que não a compra, receba a sugestão de que é o Prefeito Fernando Haddad quem sabia de tudo e não o ex-prefeito Gilberto Kassab.
Tanto é assim que o Estadão, tão reacionário mas com melhor qualidade profissional, publica a mesma manchete, com o nome de Kassab, o ex-prefeito que é acusado de saber de tudo.
O jornal reduziu-se a ideia de que é um cartazete exposto para curiosos, sem nenhum compromisso com a clareza da informação.
E totalmente comprometido com o efeito da desinformação.
Perto do que é capaz a editoria da Folha, aquele ao qual chamam de rotweiller é só uma miniatura pinscher.
PS. Agradeço à coleguinha Cynara Menezes, que me chamou a atenção para a manchete.
View Comments (23)
A Folha de São Paulo, na mão desta equipe de editores e diretores de redação, caminha célere para o buraco. Ser um jornal vazio e estúpido parece não envergonha-los. E pelo jeito, ser desonesto também não! Poderiam ter adiantado o expediente, colocando já a "bronca" da ombudsman nessa mesma edição. Êta jornalzinho vagabundo, sô!
O cara falou OS PREFEITOS e não o prefeito.
A Folha escondeu o Serra.
Divulgue essa.
http://blogdomello.blogspot.com.br/2013/11/fiscal-diz-Serra-Kassab-sabiam-corrupcao.html
Folha, imprestável. Não serve nem pra embrulhar peixe! Eu li isso, mas como conheço a reputação da "Foia" li as letrinhas miúdas, e lá fazia-se referências a Kassab. Kassab, pra "Foia", ainda é Prefeito.
Impressionante também é como a Organização "Grobo" que protege o Governador e o Prefeito do Rio de Janeiro. Vi no G1 o Secretário de Transportes (?) do Município Rio de Janeiro "orientando" (ridiculamente) o trânsito (ou seria o caos) perto da Rodoviária. Aliás, na última vez que fui ao Rio de Janeiro esse cidadão era entrevistado - e ficou a disposição da reportagem - durante todo o Bom (?) dia Rio. A "Grobo" está a lançar ele como candidato à algo no RJ?
Que se pode esperar de um jornal que durante a ditadura militar emprestava carros para que ilegais pudessem sequestrar, torturar e matar cidadãos e cidadãs? Convoco todas as pessoas de boa vontade a SEMPRE que se referirem à Folha de São Paulo acrescentarem a informação: "um jornal que durante a ditadura militar emprestava carros para que ilegais pudessem sequestrar, torturar e matar cidadãos e cidadãs". Há anos que venho fazendo isso. Tem de virar moda.
Estão se tornando a cada dia, motivo de chacota. Qual o imbecil que pode ler alguma coisa nesta m.... e acredite. Não tem noção do ridículo. Fazem a linha da globo, acham que o leitor é um idiota! Só sobrevivem com governos tucanos.
Eis um episódio semelhante ocorrido na gestão da Maria Luiza, de Fortaleza, primeira prefeita de uma capital, do PT, eleita pelo voto popular, depois da ditadura. Até hoje, tem gente que pensa que Maria Luiza foi ou ainda é proprietária de um motel na região da serra de Ibiapaba (divisa do Ceará com Piauí), porque, na época em que foi prefeita, 1986-1989, uma pessoa apontou para um motel daquela serra, dizendo que pertencia à prefeita, no caso uma prefeita de um município da região. Foi um prato cheio para o PIG da época, para divulgar a notícia, dentre tantas outras difamatórias, associando ao fato de Maria Luiza ser proprietária de uma casa vista como antro do pecado e da perdição. Em qualquer época ou lugar, a essência do PIG é a mesma: pulha, canalha, vil e sórdida.
Brito, o Tijolaço não tem mail para contato?
Vi algo que vale até comentar.
Sabe como teorias de conspiração, bastante mirabolantes e detalhadas muitas vezes caem por uma pequena falha lógica, um detalhe frequentemente besta e óbvio? Então, também sabe que o Reinaldo Azevedo gosta de teorias de conspiração não é?
Sinceramente, tenho a impressão de que ele tem uma imaginação tão fértil e poderosa que ele acaba caindo vítima dela e não vendo aquele detalhe tão óbvio desmontando a história toda.
Leia esse texto dele - http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/acusacao-contra-kassab-precisa-ser-vista-com-muito-cuidado/
A teoria é que, os homens do Serra e do Kassab, sabiam que estavam sendo gravados no telefone, e encenaram conversas para incriminar os dois. É um golpe onde os agentes armaram para incriminar seus próprios padrinhos e a culpa toda é do Haddad.
...
Nem sei o que comentar.
obrigado por resumir, já estava tendo ânsia de vômito por cogitar a clicar no link.
Publicado em 08/11/2013
HADDAD PEITA O
PIG DE SÃO PAULO
Haddad avisa ao Otavinho que o eleito em São Paulo foi ele
COMPARTILHE Vote: Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+10) | Imprimir Imprimir
Finalmente, um líder do PT se dá conta de que ou ele governa ou governa o PIG (*)
Saiu na Rede Brasil Atual:
HADDAD DIZ QUE NÃO VAI TOLERAR ‘TERRORISMO’ DE ‘MONOPÓLIO DA COMUNICAÇÃO’
Prefeito afirma que ‘império’ tenta difundir desinformação e avalia que oposição a reajuste do IPTU chegou até a quem terá isenção. ‘Não podemos ter uma sociedade monolítica em que só alguns falam’
São paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), criticou o que ele chamou de “monopólio da comunicação no país” hoje (8), ao defender seu governo e, especialmente, o projeto de revisão da Planta Genérica de Valores, que reajusta o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).
Segundo Haddad, graças a “desinformação” e“terrorismo” até pessoas que serão beneficiadas pela mudança na cobrança do imposto se sentiram injustiçadas – pelo projeto aprovado na Câmara, 33% ficarão isentos de pagar IPTU e 8% terão redução no tributo.
Com as mudanças, os imóveis na região central terão os maiores reajustes médios, enquanto distritos na periferia terão aumento menor e redução do imposto. Aposentados que ganham até três salários mínimo, terão isenção total de IPTU.
Diante de uma plateia que se autodenominou “aqueles que o elegeram”, durante cerimônia de sanção da lei que amplia o Programa VAI – voltado à promoção cultural para jovens da periferia –, o prefeito disse que falta liberdade de expressão no país. “Nós não podemos ter uma sociedade monolítica em que só alguns falam. E esses alguns têm o pensamento único e só o pensamento deles que vale. Tudo que difere do que eles pensam está errado”, disse. “É o império da comunicação, querendo ditar a política pública em São Paulo. Mas comigo isso não vai funcionar.”
(…)
Clique aqui para ler “De quem é o rosto que a Folha não mostra ?”
E aqui para ver “Garotinho rasga o Globo, imprensa marrom’”
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.
O que dizer de um diário como este? Que é ingênuo, que não percebeu a dubiedade, que não tentou proteger a figura do 'apontado' criando uma 'seta' desorientada? Não. Apenas diremos que é a folha. Basta.
Pelo menos estou "vacinado" dessa manipulação.
Não leio jornais. No máximo faço uma brincadeira.
Leio uma manchete negativa e depois conto quantas vezes aparece "PT", "Dilma", "Lula".
Depois leio uma manchete positiva ... "Peraí" ! Nunca tem manchete positiva !?!?