A fuga de Bolsonaro aos debates deixa a dúvida: incapaz ou covarde?

A anunciada ausência de Jair Bolsonaro dos próximos debates entre candidatos a presidência não deriva apenas de uma estratégia, comum entre candidatos que lideram as pesquisas, de evitar confrontações desgastantes com adversários que farão de tudo para abatê-lo.

É quase uma confissão – e ao que tudo indica, verdadeira – de que ele não tem preparo ou capacidade para articular pensamentos e para administrar fala e gestos quando confrontado.

E olhe que a ironia e presença de espírito, entre os que participam daquele clube amável, onde todos querem ser “o mais simpático”, são artigos em falta, se comparado a disputas mais antigas.

Até porque a “marquetagem” os tornou algo semelhante a atores, e atores limitados, onde são raros os “cacos” e improvisos, todos acorrentados pelo tempo ridículo, sempre em torno de um minuto, no qual só se pode fingir que se interpretam os problemas nacionais.

Bolsonaro, numa palavra, percebeu que lhe saem asneiras da boca que só não são mais usadas contra ele por falta de informação e verve de seus competidores.

Por exemplo: no último debate, o da Rede TV, sugeriu colocar um militar para dirigir cada escola.

E ninguém lhe disse que ele era um imbecil, porque presidente da República não “coloca” diretores de escolas municipais e estaduais – que são 99% do total – e ainda que colocasse, não haveria milagre da multiplicação dos quepes que desse conta de colocar um oficial (supondo que não se  vá por cabos e recrutas em tais funções pedagógicas) à testa de cada estabelecimento escolar, pois eles são 33 mil e as escolas, em número de 145 mil.

Se confirmada, claro que a decisão o preserva destes  riscos, mas o expõe a outro: a de ser visto como covarde, o inverso da imagem que pretende projetar.

A ver se o ex-capitão bate mesmo em retirada.

Fernando Brito:

View Comments (56)

  • O Bravo e Mitológico Capitão Garganta fugiu do campo de batalha. #QueMitoEEsse

  • Chegou "machão" nos debates: MANDOU RETIRAR O PÚLPITO DO LULA... E agora retira o próprio púlpito.

    SE NÃO CONSEGUE DEBATER COM OS PRESIDENCIÁVEIS BRASILEIROS:

    1-VAI CONSEGUIR PARTICIPAR DE REUNIÕES COM PRESIDENTES DO MUNDO TODO???

    2-VAI CONSEGUIR CONVERSAR SOBRE COMÉRCIO EXTERIOR COM MULHERES PRESIDENTES DE OUTROS PAÍSES???

    3-VAI CONSEGUIR PARTICIPAR DE REUNIÕES DO BRICS???

    4-VAI VISITAR A ÁFRICA E FALAR QUE LÁ SÓ TEM "AFRODESCENDENTE PESANDO 0,5 ARROBA"???

    5-VAI CONSEGUIR DISCURSAR NA ONU E HOMENAGEAR TORTURADORES PARA O MUNDO TODO VER???

    6-VAI ARRUMAR CONFUSÃO COM A RÚSSIA PORQUE VIU UM VÍDEO DE OLAVO DE CARVALHO NO YOUTUBE???

    O "mito" parece mais um lambari tentando nadar com os tubarões.

    • Ele se esquece que - caso um congresso tão venal quanto o de hoje seja eleito - o tal "Posto Ipiranga" vai ter que passar antes no banco.

    • Sem ajuda ele não consegue sequer achar a porta do banheiro no próprio gabinete... não seja ambicioso com essas metas! rsrs

    • Pois é, capitão raso! Enquanto LULA preso e os golpistas o impedem de participar dos debates, o jumento aí está a fugir deles!

  • Penso cá com os meus botões que é sinal dos dois. Pois incapacidade e covardia não se excluem mutuamente.

    • Concordo, incapaz e covarde.
      E duvido que ele próprio tenha se dado conta que as asneiras que diz são um tiro no pé. Muito provavelmente sua assessoria o convenceu a não participar.

  • [IRONIC MODE ON]

    O mito de Boçal Nato se fortalece com a fuga dos debates. Ele é apenas isso...um "mito".

    [IRONIC MODE OFF]

  • Essa criatura da suprema ignorância não tem como participar de um debate. E olhem que, como diz o articulista, os atuais participantes dessas rodinhas idiotizadas na tevê não tem nem o cheiro da inteligência política, articulação, verve e ironia que vimos até algum tempo atrás. Entre os atuais, qualquer dos tradicionais caciques da política destruiria verbalmente esse idiota em 2 minutos. Para não falar de Lula, aí seria um massacre. Uma pena que os debatedores são uns tontos que procuram ser elegantes.

    • Veja bem como o PIG é pusilânime.

      Fernando Henrique Cardoso nunca participou de debate nenhum, seja na primeira ou na segunda vez em que foi eleito. Silêncio total do PIG.

      Quando Lula não participou do debate em sua segunda eleição (pelo motivo estratégico mostrado pelo Brito - liderança nas pesquisas e evitar desgastes improdutivos - coisa que FHC também fez anteriormente, pois tinha capitalizado o sucesso do Plano Real), a Globo só de sacanagem botou uma cadeira vazia e dedicou o "tempo de silêncio" ao tempo em que Lula teria direito, caso tivesse comparecido ao debate.

      Agora, porém, as televisões do PIG voltam atrás e não convidam o Haddad para o debate, com o argumento fajuto de que Lula é que é o candidato e não pôde comparecer por estar preso. A cadeira simplesmente não foi posta lá.

      Essa é mais uma história para contar nos mais de 30 anos de sabotagem contra o PT - como comentamos em outro tópico.

      Não duvido que para sacanear Boçal Nato e favorecer Alckmin, as redes de TV do PIG voltem atrás MAIS UMA VEZ e botem uma cadeira vazia, com o tal "tempo de silêncio".

  • a verdade e que os militares estão meio que divididos em apoiar o bolsonaro na eleição. So procurar no youtube pra ver isso

  • Quem viu Bolsonaro de frente pra Marina, olhando a mão pra ler o que deveria falar, como um desmemoriado que sequer consegue guardar na mente três simples palavras, como não entender a fuga dele aos debates? O cara ficou mal demais. Ele não conseguia nem ouvir direito mais nada, de tão nervoso. Titubeou nas respostas. Ora, quem, em sã consciência, pode achar que Bolzo tem condições de peitar Marina, Boulos, ou qualquer um num debate? A essas alturas, acho que até Tiririca pode ganhar nesse nazista.

  • É melhor #Jairarregando. É melhor #Jairamarelando É melhor #Jairfugindo

Related Post