“Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma.”
Carta Testamento de Getúlio Vargas, 24/08/1954
Há uma semana que o amigo leitor e a cara leitora não leem nada nas manchetes dos jornais que não seja a tal compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras.
Opiniões, valores, declarações, suspeitas…
E quais são as suspeitas, afinal?
Até agora, tudo o que que o negócio que, no máximo, teria sido desvantajoso para a empresa diante das mudanças no mercado de petróleo – como pode ocorrer em qualquer grande empresa num ramo de risco.
Aliás, o valor de uma refinaria, ligado à margem de lucro que ela produz ao refinar petróleo, é a gangorra que você vê aí no gráfico da Reuters, de 2011, mostrando que o ganho por barril refinado variou “apenas” entre mais de US$ 20 e US$ 5. Quatro vezes, “só”.
É óbvio que os estudos que embasaram a compra da refinaria, que se aprofundaram depois de uma carta de intenções de setembro de 2005, levaram em conta as margens de lucro médias vigentes no período, sempre muito altas, exceto no final de 2006, logo após sua compra quando houve – registra o Washington Post, “um colapso no lucro margens de refinarias de petróleo e uma queda de US $ 17 o barril nos preços do petróleo desde agosto”.
Como você vê no gráfico foi, como se previa, uma baixa pouco duradoura, numa expansão que continuou até a crise de 2008, quando, aí sim, as margens de lucro caíram de forma duradoura.
Portanto, foi, à época, um negócio dentro dos parâmetros de mercado.
É bom lembrar que, mesmo antes do pré-sal, época em que foi efetuada a compra, o Brasil tinha (e ainda tem) um enorme déficit em sua capacidade de refino.
Não se fazia nenhuma nova refinaria no país desde o início dos anos 80, exceto a pequena Clara Camarão, no Rio Grande do Norte. Isso não era fruto de uma incapacidade técnica ou financeira da Petrobras em fazer novas plantas, mas uma determinação do governo Fernando Henrique para forçar a entrada do capital estrangeiro no setor de refino.
Basta ler este parágrafo da revista Petroequímica, especializada no setor, de agosto de 2011.
“A Petrobras tem firmado com a Agência Nacional do Petróleo uma capacidade máxima de refino — 1,8 milhão de barris/dia até 2005, quando o consumo deverá estar girando em torno de 2,3 milhões de barris diários. Assim, a ANP quer abrir espaço para a concorrência – a rigor, hoje a Petrobras detém 98% desse mercado no país. “
Então, nos primeiros anos do Governo Lula, além de avançar nos projetos de novas refinarias, a Petrobras precisava de refino rápido, urgentemente. E comprar refinarias, na ocasião e hoje, ainda é mais barato que construí-las, mesmo que exigissem altos investimentos em sua modernização. Aliás, muito mais barato.
O que dá dinheiro, mesmo, no petróleo, é extrair e vender, tanto que as grandes empresas caíram fora do setor de refino faz tempo.
A Petrobras o amplia porque tem compromisso com o abastecimento interno e entende que a atividade de refino é um forte motor da atividade econômica interna e porque as descobertas do pré-sal vão mudar o perfil majoritário do petróleo brasileiro de pesado para leve,
Toda essa informação é para que o leitor saiba que, fora de um clima de histeria e politicagem, a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras – teve todas as justificativas técnicas e financeiras para ser feita e a forma e valor de aquisição foi aprovado apenas depois de estudos e pareceres internos e externos que a alicerçassem.
O assunto não é novo e sequer tem peso na politica de investimentos da companhia: menos de 1% do que empresa investiu, seja no ano da primeira compra seja assumindo, por determinação de corte arbitral, sua segunda metade.
A discussão técnico-econômica pode ser muita mais aprofundada, mas sempre vai refletir estes aspectos essenciais.
A questão virou, porém, político eleitoral.
Toma esse vulto, apenas, porque a Petrobras é, no fundo, o centro de nossa campanha eleitoral.
Ela tornou-se ainda mais a coluna vertebral do processo de desenvolvimento nacional soberano, com o pré-sal.
Os mesmos compromissos e interesses que levaram José Serra a prometer a Chevron que desfaria o modelo de partilha e a hegemonia da Petrobras – como antes, fizeram FHC vender parte do capital da empresa na Bolsa de Nova York – continuam existindo.
Mas é preciso fantasia-los de “defesa da moralidade” e da “eficiência da empresa”.
Como aquela conversa de dizer a uma mãe pobre que, entregando seu filho, ele será mais bem tratado e terá do bom e do melhor, querem que entreguemos nosso petróleo, agora abundante.
O dever de transparência que se tem nos negócios públicos não pode significar o abandono do que é essencial neste caso: a luta política pelo controle do maior patrimônio material de riqueza deste país, o petróleo.
Essa luta não nos dá o direito de sermos ingênuos ou primários.
Porque ela envolve um valor sagrado: a autonomia e o progresso do Brasil e de seu povo.
21 respostas
O que me indigna é o governo encher essa mídia de dinheiro com publicidade oficial e depois ser metralhado impiedosamente por essa corja de entreguistas! Eles não dão uma notícia de qualquer realização desse governo, que por sinal tem uma comunicação(se é que tem) que é uma m….Me desculpe D. Dilma, mas nesse quesito a Sra não é boa gestora. A Sra. dá arma, digo, dinheiro aos inimigos e os estragos são grandes….
Sempre que se discute um problema, nos blogs de esquerda, surgem manifestações com críticas severas e não construtivas. Os inimigos deitam e rolam!
Cobram atitudes da Presidente, como se ela tivesse poderes ilimitados. É preciso ver o Congresso Nacional que a cerca, o Ministério Público e Supremo Tribunal Federal.
Agora, voltam as ruas as manifestações fascistas pedindo o golpe militar, da mesma forma que em 1964.
Esse País se repete e retrocede.
Nós, o Povo somos a única esperança de suporte à liderança de nacionalistas como Lula e Dilma. Temos que lutar nos blogs, mas, também nas ruas.
Já perdemos muito tempo…
“Já perdemos muito tempo”, assino embaixo.
Citando o leitor Carlos B., queria dizer que pior do que entregar $ pra propaganda é o governo não cobrar o que estes crápulas devem de impostos. A Rede Globo deve milhões em impostos, já passou da hora de cobrar. Dilma neles!
Como é uma reunião da Secom?
http://edisilva64.blogspot.com.br/2014/03/executivos-da-secom-em-reuniao.html
As defesas estao muito bem argumentadas por analises e pesquisas mas o ponto central a nota da dilma dizendo que havia clausulas que nao foram explicitas no contrato, ai caro fernando mora o problema, coisa que ate figuroes do conselho da petro nao entendem.
Governo Ano Valor Petrobrás ($US)
FHC 1994 8,96
FHC 1998 10,88
Lula 2002 54,54
Lula 2006 228,40
Dilma 2010 380,28
Dilma 2014 179,01
A Folha estampa que a Petrobrás vale “apenas” 50% do que valia em 2010. É bom ressaltar que também vale 1645% mais que valia quando do governo dos tucanos……
Brito, essa nuvem multiuso da mídia tradicional em apoio a seus braços políticos, PSB e PSDB, visa ofuscar os escândalos do racionamento de água e do cartel do metrô, em São Paulo. E, de quebra, como você e Miguel, contempla interesses de mais longo prazo quanto à Petrobras.
Caro Fernando,
Você toca num ponto importante quando informa que a Petrobrás detém cerca de 98% do refino de petróleo no Brasil e que comprar refinarias é muito mais barato do que construir.
O monopólio da Petrobrás foi quebrado em 1995. De lá para cá praticamente todas as grandes petroleiras do mundo estão extraindo petróleo em nossos campos, mas, salvo engano de minha parte, nenhuma delas construiu refinarias no Brasil. Os tucanos diziam que a quebra do monopólio traria novos investimentos, mas não conheço nenhuma grande refinaria da Shell, da Chevron, da BP ou de qualquer outra petroleira. Pelo contrário, como no caso da energia, se não fossem as estatais federais, não haveria investimento em setores estratégicos. Como acontece com qualquer outro minério, elas levam o petróleo (matéria-prima) e nos vendem a gasolina.
Observar que houve um erro de digitação no texto: a citação correta seria “Petroequímica… 2001”
Prezado Fernando, não sou economista mas acredito que a aparente perda de valor alegada deve ser a diferença entre aquele valor de mercado (2.010), menos as dívidas por investimento feitas até o momento (2.014) que, fatalmente, serão reconvertidas em mais patrimônio nos próximos anos, reabilitando o valor inicial e até mais. É isso? Se não for isso, favor explicar com sua habitual facilidade técnica!
Para mim, os maiores pecados são aqueles que vão na estrada da mentira, e são três: a desinformação, a calúnia e a difamação”, declarou Francisco sobre a midia
Bom dia Fernando.
Esquecendo essa estória da compra duvidosa ou não, das refinarias (EUA e Japão) gostaria de ver uma análise sua sobre o valor da Petrobras.
Salvo engano nos últimos 5 anos seu valor caiu muito.
Obrigado.
Bom dia,
vamos relembrar um caso que é o seguinte: quando a Inglaterra devolveu as ilhas de HONG KONG a China todo o mundo falou que ela, a China iria destruir sua galinha dos ovos de ouro, mas muito pelo contrario esta lá intacta ao contrario de nós aqui que a qualquer preço ou a uma eleição queremos destruir a PETROBRAS. E essas pessoas se dizem brasileiros e amarem aqui, será mesmo ou é só o cargo que almejam. Eles tem que entender que o Brasil é maior que FHC ( e seus desejos de vingança), Maior que LuLa ( que colocou esse país em outro lugar de destaque), Maior que Dilma ( no continuísmo de Lula), maior que o esse insignificante do aercio neves ( minúsculo), pois o mesmo é assim e maior que os partidos. O Brasil é o povo, suas riquezas e que não podem ser vendidas ou penhoradas a nenhum outro país estrangeiro sem nossa permissão em um plebiscito. O Brasil é dos brasileiros e não de meia dúzia de partidos que acham que ganham uma eleição ou que manda no Brasil!!! BRASIL PARA OS BRASILEIROS…
[VÍDEO
AGORA, FHC
QUER A CPI
Ainda levam ele a sério.
Por jornalista Paulo Henrique Amorim
23/03/2014
FONTE: http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2014/03/23/agora-fhc-quer-a-cpi/%5D
##################
LÁ VEM O MATUTO LEMBRANDO DA PETROBRAX!
“… É dos gagás que elas gostam mais!..”
… E prossegue o samba da oPÓsição doida! E [sendo] varrida (sic)…
República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
… A tal refinaria está em pleno funcionamento, gerando dividendos, e continuando a ser patrimônio da Petrobras!… Agora ‘CAGADAS-primas’ (sic) “cheirosas” [e das boas!] estão simbolizadas pelo darf de 01 BILHÃO DE REAIS “ainda não quitado” pela escrota rede globo soNEGAdora de impostos – e das verdades!; pelos 500 MILHÕES dos ISS “dos fiscais do (S)erra/Kassab” impune; PELOS BILHÕES DO TRENSALÃO TUCANO; pelos MILHÕES do MENSALÃO DO PSDB mineiro, ali, sim, dinheiro público surrupiado [Bemge, Cemig, Copasa e as porras!]; pelos milhões do dinheiro público roubados para pagar deputados [picaretas!] – R$200.000,00 por cabeça(!) – no episódio da compra de votos para a reeleição do ‘Príncipe da Privataria DEMoTUCANA’!… Fiquemos por aqui!… R$ 90.000,00 do dinheiro pública para custear a reforma INDECOROSA do sanitário do “supremo” ‘fumaça do golpe jurídico-midiático ora em curso’: e a DIREITONA apontando o dedo “cheiroso” para [supostas] cagadas alheias aos seus interesses sórdidos e, portanto, inconfessáveis!…
É A IMPUNIDADE, ESTÚPIDO!
República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
Papa Francisco critica ‘pecados’ da imprensa
Postado em 23 de March de 2014 às 6:49 pm
O papa Francisco fez neste sábado um duro discurso voltado à mídia, a quem acusou de promover desinformação, calúnia e difamação. Em uma audiência para as rádios e televisões católicas da rede Corallo, Francisco pediu para a imprensa fugir desses “pecados” e dar mais importância a “temas importantes” para a vida das pessoas, da família e da sociedade.
“Hoje o clima midiático tem suas formas de envenenamento. As pessoas sabem, percebem, mas infelizmente se acostumam a respirar da rádio e da televisão um ar sujo, que não faz bem. É preciso fazer circular um ar mais limpo. Para mim, os maiores pecados são aqueles que vão na estrada da mentira, e são três: a desinformação, a calúnia e a difamação”, declarou Francisco.
Para o papa, o primeiro é o mais perigoso de todos, por fazer com que os meios de comunicação não passem as informações completas para a sociedade. “A desinformação é dizer as coisas pela metade, aquilo que é mais conveniente. Assim, aquele que vê televisão ou ouve rádio não pode ter uma opinião porque não possui os elementos necessários.”
Saiba mais: jb
FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/papa-francisco-critica-pecados-da-imprensa/
Lembremos que fhc foi buscar gas na Bolivia….nao prospectou nada deste produto no Brasil….onde hoje jazidas sao exploradas e canalizadas. AO TEMPO DE FHC…. OS DERIVADOS DE PETROLEO SUBIAM A CADA 03 MESES!!! EU ME LEMBRO INCLUSO O GAS DE COZINHA!! E O PRO ALCOOL QUE IGNORARAM….somente com LULA VIERAM OS CARROS FLEX!! cade o trensAlao tucano? a crise de agua em sampa? o PROCESSO DO AZEREDO PELO STF? DIRCEU EM REGIME SEMI ABERTO? A PETROBRAS É NOSSA!!!ESTA REFINARIA QUE DIZEM COM FATOS REQUENTADOS ESTA DANDO LUCRO!!!!!!!!!!!!!!!!!*
A matéria de hoje “Petrobrás abriu mão de cobrar ‘calote’ da Venezuela em obras de refinaria” do velho Estadão é “requentada” e “vencida”. A manchete é “marota”, para não dizer “MENTIROSA”. Essa informação já é “velha” e é do ano passado. A PETROBRAS já havia desistido de contar com a participação da Estatal Venezuelana PDVSA e isso já havia sido amplamente divulgado na imprensa. Em outubro de 2013 esgotou-se o prazo formal para que a mesma fizesse o depósito e a PETROBRAS assumiu, de fato, e como esperado, todos custos de construção da refinaria que já se aproximavam de U$ 18 bilhões e se tornou a ÚNICA proprietária da uma refinaria que poderá produzir até 230 barris por dia! A PETROBRAS NÃO ASSUMIU DÍVIDA ALGUMA DA VENEZUELA PORQUE ESSA DÍVIDA FORMALMENTE NUNCA EXISTIU. O 9º Balanço do PAC2 divulgado em fevereiro de 2014 diz “O projeto consiste na construção de uma re?naria no Porto de Suape, em Pernambuco, com capacidade para processamento de 230 mil barris/dia de petróleo pesado, tendo como produtos principais GLP, nafta, diesel e coque. Em 31/12/2013 estavam concluídas 84% das obras. E se prevê chegar a 89% em 30/04/2014. Com início de OPERAÇÃO em 30/11/2014. Este ano, portanto! Com data de conclusão definitiva em 31/05/2015. E tem mais! A Refinaria Abreu e Lima, se alguns não se deram conta ainda, é TODA construída em SOLO BRASILEIRO, com o emprego empresas e tecnologias brasileiras! Gerando milhares de empregos para brasileiros (e estrangeiros) que escolheram viver neste país! Além de divisas para o país, reduzirá também nossa dependência na importação de derivados, melhorando nosso Balanço de Pagamentos. Quantas e quais refinarias foram construídas pelos tucanos do PSDB durante o “reinado” de oito anos do Príncipe da Privataria FHC? Respondam aí! Se puderem. Hehehe! Na boa! Lembrem-se em vez de “obscurantismo e trevas”, trago aqui “luz, sabedoria (menos! nem tanto assim, né?) e informação de qualidade”. Hehehe! Abs, Onda! Veja na página 29 em http://www.pac.gov.br/pub/up/pac/9/6-PAC_9_eixo_energia.pdf. A campanha política está apenas começando e já se anuncia num baixíssimo nível…Uma pena!
Petróleo e sangue andam de mãos dadas na história da humanidade desde a 2ª Revolução Industrial, quando o petróleo entrou na competição com o carvão.
Por que no Brasil teria que ser diferente?
Publicado em 21/02/2013
LIMA DESMONTA
CRÍTICOS DA PETROBRAS
O principal problema da Petrobras foi cambial.
COMPARTILHE Vote: Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+42) | Imprimir Imprimir
O Conversa Afiada publica informações da Petrobras que recebeu por e-mail: