A hora dos covardes.

O sr. Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, aceitou denúncia do Ministério Público e tornou os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff réus por “por suposta organização criminosa envolvendo integrantes da cúpula do Partido dos Trabalhadores”.

Os fundamentos, claro, são apenas as “delações premiadas” de políticos e empresários que negociaram suas próprias impunidades.

Provas, ao que se saiba, nenhuma.

Mas a honra alheia não tem valor e, no clima que vivemos desde o golpe, é fácil ser “valente” sobre os derrotados e assim vai o valente Vallisney, em busca do Olimpo que não atinge em seu site de “poesias”, beneficiando-se do fato de que o assassínio da língua portuguesa não lhe pode ser imputável.

E mais ainda agora que o perseguidor-mor está instalado na antessala do governo e em posição de “empurrar” nomes para os Tribunais Regionais Federais, para o STJ e…bem, não para o STF, que a vaga a vir no Supremo é do “capo”, se o “capo” sentir que não é segura a chance de ganhar cadeira maior.

Virão, como essa, outras vilanias. Que, afinal, só serão mesmo reparadas pelo tribunal de História, quando se escrever a crônica destes tempos abjetos.

É a hora dos covardes, dos que vão tripudiar, sem qualquer pudor de decência ou laivo de isenção judicial, sobre aqueles que não adianta se defenderem, como não adianta a quem enfrenta o julgamento do lobo.

Covardia, aliás, muito útil, porque com ela se encontram os “culpados” para os fiascos do presente, a nulidade dos projetos e a inexistência de esperanças.

Tão largo é o circo como curto seja o pão.

Fernando Brito:

View Comments (46)

  • E o que dizer-se,do POVO,que compactua com isso?Lembra-se o senhor,da DITADURA DE 64,quando uma quantidade enorme de pessoas do povo,saudavam os GOLPISTAS DE ENTÃO?Sr.Brito,OS CANALHAS,não estão sós.

    • Digo mais: em tempo e lugar algum alguém consegue ser canalha sozinho.

    • Exatamente, Marco. A depender desse povo, Lula vai mofar atrás das grades e o PT vai ter o seu registro cassado!
      Esse tão decantado povo não tem tem sangue nas veias e muito menos vergonha na cara! Povo à toa, que cuspiu sem dó
      no prato que comeu. Eu não canso de falar: o povão nunca foi para rua, nunca! Quem sempre foi e vai e se manifesta é a classe média, para o bem e para o mal. Ela fez a revolução de 30, derrubou Getúlio, derrubou Jango, apoiou a ditadura, fez as Diretas, elegeu Collor, elegeu Lula e Dilma e a derrubou, e agora elege Bolsonaro. E o "povo" só espiando ou com a cara na tv assistindo ao Silvio Santos, ao Faustão ou à novela. Simples assim!
      Esse "povo" foi e vai a reboque dos seus patrões, a dita classe média.
      Não ia ter golpe, teve. Lula não seria preso, foi. Fascistas não passariam, passaram.
      Revolução e manifestações gigantescas só teremos se Lula for libertado: a classe média vai invadir as avenidas em protesto e vai quebrar tudo! Experimentem só p'ra ver. E a justiça sabe disso, sabe que o povo não vai defender Lula - a exceção da minoria de sempre: MTST, MST, CUT, esses que estão no acampamento lá em Curitiba - sabe que os coxinhas vão virar esses país de ponta a cabeça se soltam Lula.
      Moro fez um teste com a condução coercitiva do ex-presidente: não deu nada - exceção daquela meia dúzia. E aí viu que poderia sem problemas mandar prendê-lo. E o fez sem qualquer trauma, sem quaisquer manifestações, sem crise alguma (que diziam que haveria).
      Crise vai haver, repito, com a liberdade dele: a classe média vai em peso às ruas protestar.
      E o povo vai continuar com a sua vidinha: sendo diariamente humilhados e explorados, os direitos sendo-lhes retirados, o país sendo entregue aos piratas do capitalismo internacional, sem esboçar reação qualquer.
      Quando esses caras que nos venceram pisarem nos calos da classe média aí sim a coisa vai degringolar p'ro lado deles.
      A elite sabe bem disso, e procura paparicar essa classe, não confrontá-la, ainda que usando-a como seu capitão-do-mato.
      Como sempre fez.
      Esse povo brasileiro não merece mais do que lhe cabe nos próximos 4 anos.

      • Porra, Mauricio, mas tu leste tudo o que o Jessé Souza escreveu, depois do exaustivo trabalho sociológico de campo e de pesquisa sobre a real formação das classes sociais do Brasil. Quebrou os paradigmas do patrimonialismo português como influência e da mística do povo cordial, anteriormente aceitas pela academia. Acabou com o erro grosseiro de se separar as classes apenas pelo caráter meramente econômico. Acho que foste colaborador do Jessé, pelo menos no penúltimo livro "A elite do atraso". Resumindo os dois (tu e o Jessé): a elite (sócia menor do capital internacional) faz a classe média de imbecil para que, com o prestígio dessa última (midia, professores universitários, médicos, juízes, promotores, economistas, etc.) a classe operária ou a ralé aceitem ser subjugadas.

  • Esta é a hora dos pulhas e dos lambões tentarem se apresentar na primeira fila, não importa que o espetáculo seja fascista. Depois, todos eles serão passados pelo fio da espada do ultra-radicalismo.

  • Trama recorrente em westerns: a justiça e os homens da lei são submissos aos ricos e poderosos; além disso, seus membros aproveitam-se da situação para também obterem vantagens sobre o povo acovardado. A solução é sempre a mesma: algum forasteiro não se deixa intimidar, enfrenta os vilões e seus capangas. Em alguns casos, o povo se encoraja pelo exemplo e também entra na luta mas em outros, infelizmente, fica apenas torcendo pelo mocinho sem tomar atitude porque continua acovardado. Por isso eu gosto do final de Matar ou morrer: o Gary Cooper resolve tudo sozinho porque o povo se acovardou, mas dá uma banana para este povinho que vem puxar seu saco quando a parada já está resolvida. Fico contente com a melhora em sua saúde.

  • O poder judiciário é golpista. O STF apoiou o golpe contra a Dilma.

  • O poder judiciário é golpista. O STF apoiou o golpe contra a Dilma.

  • Se o Stf não se manifestar vão querer fechar o partido dos trabalhadores.

    • A criminalização das esquerdas, e não apenas do PT, é objetivo primário e declarado há muito tempo pelos articulistas ideológicos do golpe. Inclusive já existe um projeto de lei, de autoria do filho do boçal ignaro, que solicita a equivalência do termo "comunista" ao termo "nazista", de forma a justificar o banimento de todas as legendas às quais seja atribuída ligação com o termo e o subsequente cancelamento do registro partidário, para viabilizar a prisão dos seus partícipes ou simpatizantes como "membros de organização criminosa proscrita". E não vai ser o STF dos acoelhados que impedirá tal descalabro, provavelmente até vai aplaudir de maneira pusilânime tal arbítrio. Afinal, os pratos da balança que a Justiça brasileira carrega não têm o mesmo tamanho há tempos. Tempos sombrios se avizinham...

  • O grande cronista voltou!
    Melhoras, meu caro, sempre!
    Sim, esse país está sendo destroçado por seu sistema judicial imundo.
    Ou é queda da bastilha ou é o fogo da desolação.

  • O Vallisney será irmão daquele condenado Pauderney do DEM, que teve que devolver 5 milhões,por meter a mão no aluguel de escolas do Amazonas? Só não foi preso porque os Vallisneys do novo governo Talibã Tropical ,dizem que Caim foi filiado ao PT, e isso faz o PT ser culpado por....."TUDO".

Related Post