A incrível “mutação dos votos” que fez Dilma não subir no Datafolha

 

datafolha

Já que o controle – serei chamado de ditador por falar em controle? – da Justiça Eleitoral sobre as pesquisas de opinião, que se constituem hoje  no mais poderoso instrumento de propaganda eleitoral limita-se exclusivamente ao um burocrático registro, e a comunidade estatística nacional parece não existir, faço eu, de leigo, algumas indagações sobre o comportamento dos números do último Datafolha.

Vejam que interessante:

Na faixa com renda até dois salários mínimos, Dilma Rousseff havia subido dois pontos  em uma semana (variação entre as pesquisas  de 17/18 e 25/26 de setembro), passando de 44 para 46 pontos e, agora, com nova pesquisa quatro dias depois, 49 pontos.

Um crescimento bem forte, de quase um ponto diário.

Parou por aí.

No resto da sociedade brasileira, o Datafolha, que mostrava um crescimento de Dilma, em quatro dias, assegura que ela caiu, e caiu fortemente. Em padrões, vocês me perdoem, de comoção social…

Na faixa de 2 a 5 salários mínimos, Dilma havia crescido 3 pontos e e em quatro dias caiu 2.

No segmento com renda de 5 a 10 salários mínimos, a Presidenta havia subido 6 pontos e em quatro dias caiu 3!

E no grupo de mais de 10 salários-mínimos de renda, onde havia subido 6 pontos na semana anterior, no final de semana passado caiu seis pontos, ou quase dois pontos por dia!

Espetacular!

Aécio cresceu sete pontos em quatro dias entre os mais ricos (se é que se pode chamar de rico quem tem renda familiar de 7.500 reais!). Capaz de ter feito uma panfletagem na madruga no Baixo Leblon, só pode!

E não foi às custas da Marina, que também cresceu 4 pontos (um por dia) numa arrancada puxada, talvez, pela Associação de Lojistas dos Jardins!

Curioso é que Dilma sobe em todos os Estados, em todas as faixas etárias (curiosamente, no Datafolha, ela cai em uma única, 2% na de 45 a  59 anos, justamente naquela mais semelhante (de 45 a 54 anos) onde o Ibope registra o  maior crescimento  ( 7%) da  petista!

É bom o Marcos Paulino e o Carlos Augusto Montenegro se entenderem melhor, porque assim a coisa fica feia. Como se já não bastasse a diferença de 100 no número de nulos/brancos e indecisos que a gente mostrou ontem aqui.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

37 respostas

  1. O Paulino e o Montenegro acham divertido abrir o Excel e ficar lá brincando com dados, números e margens de erro. É o videogame deles.

  2. Também acho que tem treta aí, aécio não chega a 20 e marina deve ficar com o que ela teve 21 ou 22%. Calculo que dilma terá 48% e nos votos válidos acima de 50 liquidando em primeiro turno.

  3. Engraçado a brincadeirinha que eles fazem com os cálculos é na nossa testa está escrito troxa?
    Realmente chega a ser ridículo.

  4. Enquanto isso , onde está o intimorato TSE ? E o zé cardoso ?
    Mudando de assunto, por que o Suplicy não abre nunca o verbo contra o Serra ?
    E o “combativo” PSOL , por que não aciona o TSE em relação ao caso do jatinho fantasma ? E o PT do Falcão ?

    1. Iskra o Suplícyo, depois desta última tentativa ao Senado, que perderá pra o Padim e sua bolinha de papel…vai ser o novo Vovô Vocalista da Banda do Supla. Pelo menos espero que com os compromissos de “shows” pelo mundo do Rock, ele desocupe a moita para jovens que queiram participar da política e arejar o Sarcófago Petista de SP e de outros Estados também. Ou o PT também se transformará num partido da Elite Coxinha e abandonará as bases…ai estamos fodidos…a vaca além de tossir…vai pro brejo!

  5. Já que todas as sujeiras e mentiras da oposição foram neutralizadas, só lhe restou mesmo manipular pesquisas, como se o eleitorado se baseasse nelas pra votar. As últimas eleições mostraram justamente o contrário.

    O critério que uso é o seguinte: quando estou em dúvida sobre algum candidato, dou uma olhada no PiG e voto em quem eles estão malhando.

  6. Alguém consegue os microdados destas pesquisas? São os dados brutos (as respostas obtidas). Deveria haver uma lei autorizando o acesso dos partidos a esses dados, obviamente, sem a identificação de quem respondeu.

    1. Mas a lei eleitoral que rege as pesquisas preve isso, Cleo.
      Basta um partido entrar com uma representação/pedido no TSE. O isntituo é obrigado a mostrar os questionários respondidos (com rastreabilidade).

  7. essas mágicas com os números fazem lembrar do Malba Tahan… mas parece que ele nem existia com esse nome, sei lá.

  8. MG – Em troca de votos, deputados do PSDB e PPS prometem efetivação em cargos sem concurso
    Deputados de Minas Gerais que disputam as eleições acenam para milhares de eleitores com a possibilidade de tentar efetivar designados para cargos no Executivo sem concurso público. Mesmo atropelando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a demissão dos funcionários que atuam sem terem sido aprovados em concurso, o projeto é anunciado em sites de campanha de parlamentares inclusive como uma forma de “garantir aos contratados o direito que todo cidadão tem”.

    A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 69/2014 estava prevista para ser votada em primeiro turno nesta terça-feira (30), mas não houve quórum. O texto, assinado por 27 deputados da base do governo mineiro, efetiva todos os funcionários admitidos no Estado sem concurso público até 5 de novembro de 2007. Este foi o objetivo da Lei 100/2007, promulgada na data prevista na PEC pelo então governador de Minas e hoje presidenciável pelo PSDB, senador Aécio Neves (MG), que efetivou cerca de 98 mil funcionários designados.

    Em março, o Supremo determinou ao Estado que promova concursos para o preenchimento das vagas até 1º de abril de 2015, data em que devem ser demitidos todos os funcionários que atuam sem processo de seleção, a maioria vinculada à Secretaria de Estado da Educação (SEE). Por meio de nota, o Executivo informou que “foram retomadas em setembro” as nomeações de candidatos aprovados em concursos públicos realizados em 2012 e no ano passado – incluindo trabalhadores atingidos pela decisão do STF. “Já para cumprir a decisão do STF em relação aos cargos para os quais não houve concurso público, estão sendo realizados os preparativos para o lançamento de novos editais”, afirma. Segundo o governo, cinco concursos têm editais previstos para serem publicados até novembro.

    Mesmo com a decisão do STF e as medidas adotadas pelo Estado para cumpri-la, deputados apresentaram a nova PEC com pompa, com direito a entrevista coletiva e audiências públicas com centenas de funcionários atingidos pela medida, anunciada também nas páginas dos parlamentares. Uma delas é a do deputado estadual Lafayette de Andrada (PSDB), que disputa a reeleição e foi o primeiro a assinar o projeto. “Lafayette Andrada reforça a importância da PEC 69/2014, para garantir aos contratados o direito que todo cidadão tem. Os deputados se esforçam para que a votação da PEC na Assembleia aconteça até outubro deste ano, antecedendo o prazo para exoneração dos servidores da Lei 100?, diz texto no site do candidato.

    Na justificativa, os parlamentares alegam que o projeto servirá para “resguardar um universo definido de servidores que estabeleceram vínculos jurídicos com o Estado”, além de garantir “valores constitucionais de elevada estrutura como a dignidade da pessoa humana, a vida (subsistência) e os efeitos previdenciários”. Todos os 27 signatários do projeto são candidatos na atual eleição. Carlos Mosconi (PSDB) e Luzia Ferreira (PPS) agora disputam vagas na Câmara dos Deputados, sendo que os demais tentam novo mandato no Legislativo mineiro.

    A reportagem tentou falar com Lafayette Andrada e Sebastião Costa (PPS), que presidiu a comissão especial que aprovou o projeto, mas, segundo suas assessorias, não havia como contatar os parlamentares no plenário ontem e nenhum retornou as ligações. Também por meio de sua assessoria, o Executivo afirmou que “não cabe ao governo” se pronunciar sobre o projeto porque trata-se de “uma iniciativa do Legislativo”.

    Federal

    Antes de a PEC 69 ser apresentada na Assembleia Legislativa de Minas, o deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG) já havia proposto projeto semelhante na Câmara dos Deputados, mas beneficiando todos os funcionários contratados sem concurso no governo federal, nos Estados, no Distrito Federal e em todos os municípios do País. Mas a PEC 422/14 foi apensada à PEC 54/99, que já tratava da mesma questão e teve parecer pela rejeição. Castro não atendeu as ligações da reportagem. (Estadão)
    – See more at: http://pocos10.com.br/?p=14010#sthash.Nh1NWbaA.dpuf

    1. Esta é uma promessa impossível de ser realizada. Equivaleria a dinamitar a Constituição, para tentar legitimar medidas administrativas irresponsáveis que chegaram a este extremo de fraude contra o princípio do concurso público, basilar da Democracia contemporânea, e ao sabor de ambições eleitoreiras.

  9. Esses dois VIGARISTAS,deveriam se entender,como companheiros de cela,quem fica com o beliche de baixo.O resto é esperar MILAGRES.Vigaristas ha anos gozando, do instituto da impunibilidade

  10. urna eletrônica tão furada quanto um queijo suíço; ‘visitinha’ aos ‘isteitis’ da blablarina semana passada … onde foi mesmo?
    olha a ‘proconsult’ aí gente!

  11. E por falar em manipulações…

    É certo que Gilmar Mendes mais uma vez decidirá contra o PT, negando o direito de resposta na revista Veja, concedido pelo colegiado do TSE. Faz parte da biografia de Mendes, marcada por fortes e diversificadas ligações com os tucanos e afins. Infelizmente os tribunais continuam controlados, na sua maioria, pela direita golpista, apesar de haver brilhantes exceções, inclusive no STF.

    Chama-nos a atenção este sorteio que caiu justamente no colo de Gilmar Mendes. Que sorteiozinho mais providencial para a editora Abril.

    Mudando um pouco de assunto, mas nem tanto: a cobertura do JN hoje, quarta-feira, manteve o teor anti-petista e anti-governo federal. Novas acusações, desta vez na Bahia, além do requentado caso do ex-diretor da Petrobras e de denúncias de um suposto uso dos Correios em Minas – quando se tratava de uma reunião de militantes petistas que são servidores dos Correios. Ou seja, a Globo deu três notícias contra o PT e nem uma sequer contra os demais candidatos. Sepultaram definitivamente os dois aeroportos de Aécio Neves, sem que tivessem realizado qualquer investigação; o jato de Marina e Eduardo Campos desapareceu de vez, bem como as denúncias contra o trensalão em SP, entre outras. Se houvesse a menor isonomia nas denuncias por parte da mídia, Dilma venceria as eleições com mais de 60% dos votos. No primeiro turno.

    1. O mais interessante e que os escândalos requentados da mídia esta saindo tudo pelo ladrão,nada esta surtindo mais efeito contra nossa presidente, ou seja,Dilma e limpa cristalina, como eles não conseguem atingi-la eles ficam atirando ao seu redor, pra ver se acertam.o ultimo cartucho deles agora e tentar alguma coisa no famigerado debate do partido golpista Globo mente, que alias ela não precisaria comparecer se quisesse,porque este debate não lhe renderia nenhum voto a mais, alem dos que ela já tem.

  12. VOTO EM DILMA

    Colunista do 247, Paulo Moreira Leite diz que seu voto “tem origem na convicção fundamental de que o dever principal do Estado e dos governantes é defender os humildes e os desprotegidos, os que não tiveram oportunidade”; jornalista lembra que “nunca os mais pobres conseguiram vencer tantos enganos, tantas ilusões” e diz que pensa em Dilma quando vê, na TV, um candidato sem conseguir – apesar do treinamento – disfarçar sua conversa vazia; “Nunca foi tão necessário derrotar o preconceito, a ideologia nefasta dos senhores de sempre, o pensamento conservador do eterno obscurantismo — marcas daquilo que muitos anos atrás nosso maior poeta do século XX chamou de mundo caduco”, defende PML

    1 DE OUTUBRO DE 2014 ÀS 16:44

    FONTE: http://paulomoreiraleite.com/2014/10/01/voto-em-dilma/

  13. Sinto que o eleitor está decidido, ansioso para dar um basta nessas ‘pesquisas’. Dia 5 ele vai com tudo para liquidar a fatura no primeiro turno. Não queremos mais adiar a vitória: é 13, DILMA!

  14. Dilma logo no primeiro e definitivo turno ! ! ! !

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  15. É que eles só combinaram os números finais. Agora, Fernando Brito, vc está dando mais trabalho para eles: vão ter que “acertar” por dentro da planilha também, rsrs. É engraçado como as diferenças são tão grandes entre os dados das 2 pesquisas, quando se as vê “por dentro”, como vc fez, mas, por incrível “acaso”, os números finais das duas pesquisas são quase idênticos. Legal! Qual a probabilidade de algo assim ocorrer ao acaso? Taí uma boa pergunta para os estatísticos responderem. Parabéns e obrigado, Fernando, mais uma vez! Abraços e SAÙDE!

  16. Infelizmente em São Paulo o PT, os blogueiros progressistas e todo o povo partidário de remover os Tunganos da direção, acreditaram nas pesquisas e ao dar como certa a reeleição do Alkimim no primeiro turno abandonaram a campanha do Padilha. (pesquisa fajuta que chegou a dar 5% para um candidato do PT, surripiando até o voto do Lula!)
    Segundo o PIG engordado pelos institutos de pesquisa, temos Alkimim1 chuchu em primeiro e Alkimim2 escafe (são a mesma coisa!)em segundo.
    Paulista desinformado diariamente pelo PIG, agora é preservacionista: luta pela não extinção da tucanalha.
    Falta água? Que comam chuchu! (Maria Antonieta)

    1. Boa sugestão…bem pensado. Segundo especialistas da Nutrição Global o chuchu é rico em água, taí o porque dos Paulistanos reelegerem o Pinóquio. Se São Pedro não ajuda, São Chuchu quebra o galho!

  17. Eu vi isso tudo no relatório do Datafolha e achei estranho. A presidente subiu 4 pontos no centro oeste, 3 no sul, 2 no nordeste e 2 no norte.

    Caiu 1 no sudeste, região com maior número de eleitores.

    Mas mesmo assim, era de se esperar, que no cômputo geral subisse pelo menos 1 ou no máximo 2 pontos e não ficasse estagnada.

    1. Realmente este ponto é mais estranho do que a grande variação por faixa salarial.
      Pra Dilam ter caído só 1 ponto no Sudeste tendo crescido em todas as outras regiões, o sudeste precisaria ter mais de 60% do eleitorado

  18. Brito, a sua argumentação desnuda aquilo que está a acontecer com a direita: desespero total… O mais estarrecedor é que a direita acredita, piamente, que está a lidar com um país de imbecis.

    Você via a última? A camarilha do PSDB (com o apoio ideológico pigal) quer impugnar a candidatura de Dilma porque, de acordo com os bandidos, a potencial vitória petista em Minas se deve à Empresa Brasileira de Correios que não entregou os “santinhos” do Aécio, mas somente os do PT… Dá pra acreditar? Só no Brasil…

  19. Ihhh Brito… é difícil hein? Estatístico só tem 5 conselhos regionais, não tem sindicato nem um conselho federal.
    As discussões acerca das pesqusias eleitorais são poucas.

    Eu, como estatísitico, acho que nãpo podemos nos apegar aos números absolutos das pesquisas e sim nas tendências (e ao longo do tempo não no intervalo de 1 semana)
    Tem um site bem legal sobre isto: polligdata.com.br
    Em pouco mais de 15 dias, a prob. de vitória da Dilma mais que dobrou. Tem também uma seção com gráfico de todas as pesquisas divulgadas (dá pra notar a enorme quantidade de pesquisas neste mês e a gigantesca virada de Dilma sobre Maria no segundo turno)

  20. TODO o PIG, Aécio e Marina, vão jogar pesado no debate dos presidenciáveis. O PIG já tem preparado motes, um é o correio. Acho a Dilma muito nas cordas que a própria mídia levou de que ela só ataca, não ataca. Seria prudente ela fazer hoje o horário eleitoral de questionamentos aos adversários, visto ser a única que trouxe propostas para o país, e a mídia não questiona Aécio (aeroporto) e Marina (avião)… Dilma mostra muita passividade, não é bom para os seus eleitores na última hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *