A incrível omissão do governo no caso da Ford

É inacreditável a inércia do governo brasileiro no caso do anunciado fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo.

Para entender a importância disso basta imaginar o inverso: a festa que os governantes estariam fazendo se a montadora, em lugar de fechar, estivesse abrindo uma fábrica.

Mas não temos Ministro do Trabalho  para defender os 3 mil trabalhadores que, de boa-fé, fizeram um acordo em maio do ano passado para ter, entre outras vantagens, estabilidade no emprego.

Também não temos ministro da Indústria e Comércio, que pressione a empresa pelos benefícios tributários que recebeu a fim de funcionar e crescer.

Sequer temos um presidente disponível para falar com a alta direção da empresa, aqui e lá na matriz americana para reverter essa decisão que, noticia-se está ligada à intenção do CEO da empresa,  Jim Hackett  de reduzir ao máximo a empresa, acabando com os prejuízos e investindo onde há perspectiva de lucro.

O presidente está ocupado, tuitando.

Vrdade que o governador de São Paulo se mexeu, mas com uma história estranhíssima de vender a planta a outra montadora, diz-se que à GM, outra que anunciou  o fechamento de fábrica no Brasil, não faz muito, em janeiro.

Montadora de automóvel, quando diz que vai fechar, o faz por duas coisas: quer vantagens fiscais ou não acredita na expansão dos negócios e acha que faz melhor com uma estrutura menor.

Coisa estranha para quem diz que estamos senão em plena, às portas de uma retomada que, asim que os velhinhos estiverem com sua miséria garantida, vai despejar dólares e dólares sobre o Brasil.

Fernando Brito:

View Comments (47)

  • Quando o governo existe só para desgraçar a vida dos brasileiros, é este mesmo governo que não existe para defender os brasileiros. Governo que tira dos pobres para dar para os ricos. Este é o governo do miliciano Bozo.

    • Quando se dizia que o Golpe de 2016 e a Lava Jato haviam destruído um terço do Brasil, os efeitos desta destruição não viriam imediatamente. Eles vêm assim, aos poucos. Grandes e tradicionais empresas fecham suas portas. Vão embora do país. A indústria nacional vai acabar. Com o tempo, a miséria se alastrará, e não haverá mais qualquer razão para construir um metro sequer de infraestrutura. E o que foi construído se irá transformando em ruínas. O agronegócio vai se arrebentar sozinho, sem a ajuda do Estado, e será engolido pelas multinacionais, que levarão embora não apenas os grãos, mas também os lucros e o orgulho nacional. Sentimos muitíssimo, General Mourão, mas os mascates do neoliberalismo que vendiam um mundo dourado não querem que o Brasil se desenvolva. Só com a ajuda poderosa, inteligente e firme do Estado uma nação subdesenvolvida poderá sair do subdesenvolvimento.

    • O anúncio do fechamento da fábrica da Ford hoje, deverá(ia) ser um sinal do que está por acontecer aqui. Anos de estagnação econômica, seguidos por medidas governamentais patéticas, que fragilizaram o trabalho a aumentaram sua precarização, tendem a ferir de morte muitos negócios destinados às classes média / alta ainda que, de início, isso pudesse parecer bom para esses mesmos segmentos da indústria e do comércio.
      Agora, temos um governo novo cujo único projeto de estado, de nação , conhecido é reformar a previdência. É muito pouco para um país.
      Se comparado a um navio, o Brasil está atravessando mares revoltos, em meio à grande tempestade, sem que tenhamos na ponte de comando alguém com qualquer experiência, mesmo que pequena. Agora, fomos atingidos por um iceberg que rasgou o casco. Será que tem jeito? Será que há alternativa para o navio, seus passageiros? Está feia coisa.

  • ontem o Paulo Ghiradelli fez um vídeo aterrador
    ele desenhou o que signifca fechar essa fábrica - é uma reação em cadeia de decadência em larga escala de dificil recuperação

    • Paulista adora atacar o nordeste por conta do bolsa-família.
      Comeram corda da classe média reacionária paulista.
      Não tenho pena.

    • Sim, os vídeos do Guilardelli no youtube são ótimos. Vários por dia, sempre atualizados e ele mata a cobra e mostra o porrete. Prova com muito embasamento tudo o que diz.

  • Nós não temos um governo, temos uma QUADRILHA DE VAGABUNDOS desgovernados na presidência.
    PQP !

  • Está prestes a fechar também o que restou da fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora que montava o modelo "Classe A". Pelo que se sabe ela vem se dedicando apenas à pintura de caminhões montados em outra planta fora de MG.

  • Estranho, como de repente o Leandro Demori, do TheIntercept, que gastou um dia inteiro só com tweeters sobre a Venezula, agora sumiu com o assunto de sua página. Ele e a Lúcia Guimarães, que também adorava contar como favas contadas a derrubada do presidente venezuelano.

  • Quantos trabalhadores da Ford votaram no Bostanauro? Esses devem comemorar pois é o q pediram para o Mico. Não foi não?

    • Pelo que fiquei SABENDO, aí nesta empresa o REACIONARISMO é tão alto, que nem deixaram HADDAD e Manuela D'avila discursar na empresa na campanha política do ano passado, ficavam debochando com gritos de MITO,MITO.Agora é só fazerem dedinho de arminhas que passa.

      • Exato, hora de embalar o MICO com o rabo no meio das pernas... rsrsrs

  • PARA CADA EMPREGO NA FORD MAIS NOVE SÃO GERADOS INDIRETAMENTE,SERÃO 30 MIL DESEMPREGADOS. ESSA É A RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA? NA VERDADE TUDO É FEITO EM BENEFÍCIO DO PARASITA SOCIAL AGRONEGÓCIO E COMO TENHO DITO O BRASIL VAI SE TORNAR IMENSA FAZENDA DE SOJA E MILHO PELOS INTERESSES INTERNACIONAIS,PESQUISAS JÁ FORAM CORTADAS,TECNOLOGIA NEM PENSAR,ASSIM QUER OS ESTADOS UNIDOS,ROUBAM TODAS AS RIQUEZAS E EXIGEM QUE PRODUZIMOS O QUE PRECISAM. TEMOS DE DERRUBAR ESSES MILICOS,JULGA-LOS E CONDENA-LOS POR TRAIÇÃO E ATENTADO CONTRA A SOBERANIA NACIONAL,ESSES FATOS SÃO PASSÍVEIS DE PENA DE MORTE NO BRASIL.

    • A BAND para ajudar Temer mente desde 2016 falando em recuperação da economia.

    • -Para agilizar,
      FORA militar!!

      -Chega de destruição,
      queremos eleição!!

      -Tudo está claro,
      FORA bolsonaro!!!

    • Só que essa imensidão de soja, milho, arroz, será banhada com tanto agrotóxico que passarão a ser rejeitados pelos compradores internacionais... E vamos afundando...

  • Graças á postura de apoio a partir de 2013, de muitos trabalhadores da Ford, da GM..., ao mito, milhões ficaram desempregados.
    Pois é.
    Agora é a vez deles.
    Phodam-se. Usem as mesmas garras para melhorar o pais.
    Já que o jogaram no lixo.

  • Na verdade o governo que aí está não sabe o que fazer. Eles acreditam que as forças do mercado vão resolver tudo. E os trabalhadores que se danem! Lastimável!!

Related Post