A “inflação do verão” e a “fria” dos pessimistas

praia

O Globo, naqueles seus fantásticos malabarismo para cumprir, todo dia, a dura missão de dizer que o Brasil está se acabando, apela hoje para uma supercriativa “inflação de verão”, um mix de cerveja, refrigerantes, academias de ginástica, sorvete e vinho (?), entre outros produtos que têm a procura aumentada nos primeiros dias de verão e nas festas.

Sugiro já ir preparando, também, a “inflação do Carnaval”, a da Semana Santa e a da Copa.

Isso é tão científico quando medir os preços do varejo na rodoviária do Tietê, em São Paulo, onde acabo de pagar R$ 12,40 por uma esfirra e um refresco de laranja, é obvio.

Mas a matéria de O Globo traz um dado interessantíssimo.

Diz que há falta de aparelhos de ar condicionados, ventiladores e circuladores de ar nas lojas.

As fábricas têm pouco ou nenhum estoque para atender a demanda e muitas, como deram férias coletivas, nem mesmo têm como correr para fabricá-los.

A razão?

O varejo não fez pedido.

Há muita mentira nisso aí, embora de fato tenha gente de pé atrás.

Diz o jornal que as vendas explodiram em janeiro, num “calor atrasado” que não veio em dezembro.

Conversa fiada: se não tivessem vendido em dezembro estariam estocadas para vender na primeira semana de janeiro, é evidente.

E, depois, duvido que alguém estivesse prevendo um clima glacial para janeiro ou fevereiro.

O que havia, mesmo, era pessimismo com as vendas.

Afinal,os jornais e os “especialistas” estão dizendo todo santo dia que as vendas cairão, os preços subirão e o poder de compra da população está frito.

Existe – e é claro que as altas temperaturas do verão o catalizaram – um processo de recuperação do consumo.

E não apenas o consumo leve, de ocasião, como o de sorvetes, bebidas e ventiladores menores como o de bens de valor mais alto, como os aparelhos de ar condicionado, que têm valor suficiente – além da complexidade de instalação, que o encarece ainda mais – para uma decisão de compra mais ponderada.

O que está acontecendo – é cedo ainda para dizer – é semelhante ao que se passou em 2009, quando os jornais anunciavam que o Brasil estava em recessão na mesma edição em que falavam que faltavam lavadoras e fogões nas lojas, com o crescimento da demanda provocado pela redução do IPI.

O setor estava ciente deste crescimento.

Em setembro, na abertura da feira do setor de ventilação e climatização, os dirigentes do setor já estivavam um crescimento de 8% em 2013 e atribuíam isso à ” alta da construção civil, as políticas de incentivo e ao aumento de renda da população”, como você pode ler aqui.

Se falta produto é sinal de qua as vendas não estão altas por causa do calor – de resto, nenhuma novidade nesta época – mas porque estão, por causa do calor, excepcionalmente altas.

Quem for na conversa catastrofista dos jornais vai perder dinheiro.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

    1. Micro empresários, talvez se iluda. Os grandes sabem que ali, no PIG, o foco é causar/noticiar/prever desastre no Governo Trabalhista, independente dos fatos. As soluções sempre passam por remunerar mais e mais o capital (conter inflação), e menos e menos o trabalho (custo Brasil).

  1. Tem que ser muito parvo mesmo para guiar suas ações “empresariais” pelos artigos de jornal. Falta muito conteúdo à turma que se diz “empreendedora” no Brasil. Vamos estudar um pouquinho, pessoal! Tem tantos cursos de especialização por aí, vamos fazer uma forcinha! Chega de tanta preguiça, de ficar terceirizando as consciências. Mãos à obra!

  2. Esta todo mundo inflacionando o Mercado!
    Eu também quero entrar nesta…
    O preço da massagista aumentou de 30 para 40 reais.
    Vou lá hoje.
    Depois vou fazer umas aulas de natação…
    Que coisa maravilhosa, que verão é este gente….
    Final de semana para Guaratuba…a gurizada já esta lá..

  3. Os cientistas economicos da mídia entreguista estão a um passo de descobrirem a importante lei da oferta e procura.

  4. comprei meu primeiro aparelho de ar-condicionado neste último sábado, irei pagar em 10x sem juros. quase não encontro pronta entrega em loja alguma.

    passei calor a vida inteira, mas agora finalmente posso.

  5. Fernando, pedindo notar que, conforme o economista Amir Khair, o peso do item Alimentos-Bebidas no IPCA é de 25%. Dai a gritaria desta epoca e dai a sazonalidade.

  6. Se vendem virá inflação, se não vendem recessão.
    Quem ainda lê essas porcarias sugiro cancelar assinatura e não comprar em banca, vamos economizar dinheiro, cérebro e levar o mau caratismo a falência.

  7. Li isso no Globo. Mas está dito também que as indústrias tranquilizaram os legistas declarando que não fixarão sem produto e que a produção garante. As compras foram aceleradas pelo calor mas também pelo aumento do poder aquisitivo. O Globo faz pior. Nesta mesma edição a foto da capa e um pranchista em plena espuma. Dizem que é fenômeno sazonal e fruto da decomposição de algas. Dizem que um biólogo afirmou que o fato foi possivelmente potencializado pela poluição. Só l´[a dentro, dizem que o INEA afirmou que não constituem perigo a saúde, o que foi confirmado pelo mesmo biólogo. É essa t técnica foto impactante e fatos parciais na 1 a, pg, e tíbias explicações lá dentro.

  8. Feliz ano novo(2014)! A entrada deste ano está se fazendo numa inusitada elevação de temperatura levando milhões de brasileiros para as praias, brasileiros em média favorecidos por mais empregos e melhores salários, obtidos em 2013. Um fim de ano alentador para redução de custos de energia e expectativa de boa safra agrícola em função de período chuvoso intenso cobrindo enorme parcela do território brasileiro. Certamente com aumento de consumo de petróleo e derivados. Entretanto diferente de 2013 agora a expansão da nossa produção está garantida por 9 plataformas concluídas , estabelecemos novo recorde este setor. O aumento da producao interna deverá superar o aumento de consumo. Os fatos acima motivaram estranho comportamento do PiG,que passou atirar em todas direções com suas loucas metralhadoras giratórias . Este são os nervosinhos citados por Mantega. Teremos 2014 melhor que 2013 quando nenhuma das pragas dos urubus se concretizou. Como dizia meu finado pai “praga de urubu não mata cavalo gordo “.

  9. Pois é! Em comparação com 2012 a CADERNETA DE POUPANÇA em 2013 cresceu 40%. Que horror, meu Deus, aonde vamos parar!

  10. Por acaso ouvi duas notícias do Jornal Nacional hoje (argh). A primeira sobre o crescimento de 9,9% na produção de veículos (o melhor ano para as montadoras). Falou, logico, na queda das vendas mas com uma pequena retomada das exportações. A segunda sobre a poupança.. novo recorde! O maior saldo desde os anos noventa, quando este cálculo começou a ser feito. Aí vem as explicações para tornar o fato negativo – incerteza, cautela ao consumir! Mesmo que queiram as notícias boas vão acontecendo contra a vontade do PIG! Aqui na Bahia, um filhote do PIG (A TARDE) tb não teve como não transformar em notícias os bilhões de investimentos industriais na Bahia nos próximos anos e, inclusive, a interiorização do processo de industrialização. Mas a guerra está só começando… o pessimismo dos urubólogos continuará crescendo, com certeza!

  11. EXTRA EXTRA – A GLOBO informa hoje, através do RESPEITADO JORNALISTA APRESENTADOR WILLIAM BONNER, no Jornal Nacional que está analisando a possibilidade de cancelar o CRIANÇA ESPERANÇA desse e dos próximos anos. Alega a Emissora que o PLENO SUCESSO desse Programa Social só pode ser alcançado se houver uma contra partida do Governo Federal atuar com maior rigor no combate a SONEGAÇÃO FISCAL, que no Brasil chega a cifras superiores a 500 Bilhões de reais/ano, alega ainda ser vergonhoso o comportamento de Empresários Brasileiros, uns verdadeiros “QUADRILHEIROS”, que se utilizam de recursos mais degradantes moralmente como por exemplo, se utilizar de Paraísos Fiscais para driblar a Receita Federal, que tem sido vitima de quadrilhas especializadas, que agora não só sonegam como a exemplo dos assaltantes de Bancos, invadem Estabelecimentos da Receita Federal para subtraírem os Processos, e assim dificultar a ação da Policia Federal. A GLOBO apresentou ainda o simbolo que seria usado neste ano – trata-se de uma especie de um “formulário do DARF”, com os seguintes dizeres “SE VOCÊ NÃO DEVE, NÃO TEMA. MOSTRE O DARF”.
    Esse comunicado provavelmente estará estampado também na primeira pagina do Jornal “O GLOBO”, do Rio de Janeiro.

  12. Vocês estão todos enganados. O Brasil realmente passa no momento por uma enorme crise: a crise de credibilidade da Globo!

  13. Meu Deus a coisa ta uma merda , esses dias de calor estava eu e a patroa indo de carro para um churrasco e ela reclamou que nosso carro não tinha ar condicionado , pois bem disse que colocaria um no veiculo pois é um carro novo.
    Não deu tempo , a minha esposa se adiantou aos fatos e comprou um carro novo ja com o maldito ar condicionado , fiquei P da vida.
    Agora vou fazer aquele esforço de tomar minhas cervejas e esquecer que o meu carro não tem ar condicionado e o dela tem.
    Ó vida cruel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *