A ironia do “não temos prova, mas temos convicção”

É curioso como, tantas vezes, o feitiço se volta contra o feiticeiro.

Sérgio Moro justificou a divulgação dos grampos ilegais de conversas entre Dilma Rousseff e Lula dizendo que era mais importante discutir o conteúdo dos áudio que a forma pela qual foi obtido, já que se tratava de assuntos da administração pública e, portanto, de interesse público..

Deltan Dallagnol e outros promotores da Lava Jato, no dia da apresentação do malsinado powerpoint acusatório, disseram diversas frases que viraram o famoso “não temos provas, mas temos a convicção”.

As duas situações viraram-se, ironicamente, contra eles.

Tem pouca importância, neste momento, se as cópias de mensagens de texto, áudio ou vídeo contidas no dossiê que o The Intercept começou a divulgar ontem serão, no futuro, aceitas num tribunal.

Com sua veracidade reconhecida pelos protagonistas, elas passam a enquadrar-se nas ideias defendidas publicamente pelo ex-juiz e pelo promotor:  tratam de um processo judicial contra um ex-presidente, de claro interesse público, e ainda que declaradas como obtidas de forma ilícita, formam a plena convicção da parcialidade e dos desvios de conduta do juiz que o condenou.

Está – e vai ficar ainda mais – caracterizada a promiscuidade com que o caso foi conduzido e aquilo que à luz do Código de Processo Penal (art. 264, IV, e 564) conduz à nulidade do processo, a qualquer tempo.

Moro e dallagnol eram, ambos, e a um só tempo, acusador e julgador, o que vicia um valor supremo: o de um julgamento justo.

Geraldo Vandré, nos anos 60, escreveu sobre “a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar”.

Trocadilhos à parte, o Aroeira chargista mostra que, afinal, a “organização criminosa” era outra.

Fernando Brito:

View Comments (16)

  • Provas ilícitas obtidas por jornalista não existe, inclusive é garantido o direito de preservar a fonte. Prova ilícita se aplica apenas às adquiridas por agentes do estado. Quantas reportagens acabaram em denúncias e processos pelo mundo e no próprio Brasil? E essa conversa de hacker é lorota. Eles ficaram sabendo da bomba prestes a estourar e vieram com essa conversa.

    • Bravo, interpretação perfeita. Inclusive os criminosos correram a dizer que os conteúdos são fidedignos.

      Sempre é bom lembrar que esses canalhas tentaram emparedar e ameaçaram grandes caciques do Congresso.....e agora ?? Com uma CPI pela frente moro ??

  • Segundo Eugênio Aragão, a obtenção das provas não foi ilícita porque os celulares eram de trabalho e os procuradores e os ex-juiz eram funcionários públicos e suas conversas eram e são, então de interesse... público, ora!

  • Excelente quadro... uma ratoeira que pegou dois ratos da ORCRIM do çupremo e tudo !!!
    Muitos ratos virão presos juntos na mesma ratoeira !

  • Uma farsa montada é mais ou menos como aquelas casas que se constroem na beira do rio, cujos donos se esquecem de prever que a enchente um dia vem, inexoravelmente.
    A soberba desse juizeco e seus lacaios (ou parceiros de crime) do mpf, cegou-os quanto a capacidade de investigação da imprensa, tomando como base a globo e demais órgãos da mídia venal que os bajulavam. O Intercept estava fora do radar e, com a surpreendente abundância de provas sobre suas irregularidades, o ataque foi devastador.
    E é só o começo, segundo o Glenn Greenwald. Um pesadelo para a república de Curitiba.
    Uma CPI dessa tal de lava jato, anulação de sentenças associadas e Lula livre agora é obrigação.
    Sempre tivemos certeza dessa ação criminosa, só não poderíamos prever que as provas eram tantas e tão contundentes.
    Aguardamos a faxina moral, sob pena de extinção do estado de direito nessa colônia.
    PS.: A charge do Aroeira é sensacional!
    #LulaLivre
    #MoronaCadeia

  • Dois crimes foram revelados, Perseguição Judicial Implacável e Ocultação de Métodos Criminosos com o objetivo de condenar um inocente sem provas. Equivalente a um homicídio com ocultação de cadáver. Na frieza da lei, chefe e comparsas togados na cadeia.

  • Alguém aqui lembra do Protógenes? Foi exonerado teve cassado os direitos políticos no tempo do caso Daniel Dantas...

  • A VERDADE E QUE O PAPO DALLAGNOL MORO......FOI FEITO DEIXOU RASTROS!!!!PRESIDENTE LULA DISSE NA ENTREVISTA: MORO.DALLAGNOL SAO MENTIROSOS.......!!!! QUE FARO POLITICO!!!!!!!!

Related Post