A linha explosiva da epidemia

No seu depoimento ao Senado, ainda em curso quando escrevo, o cidadão que ocupa o Ministério da Saúde, Nélson Teich, só uma vez vi ser veemente: quando tratou de rebater as previsões do Imperial College of Medicine, de Londres, que previu, na melhor das hipóteses, 44 mil mortes aqui por conta do novo coronavírus.

É claro que, quando foi feita – há mais de um mês – se tratava da aplicação de um modelo matemático. Agora, mesmo com a precariedade dos números, a escassez notória de testes e de demora absurda na conclusão de seus resultados, já há números suficientemente expressivos para que se analise – com as devidas ressalvas de que pode ser bem pior – a trajetória da epidemia aqui.

Usei os números oficiais do Ministério da Saúde e, em lugar de comparar casos diários, usei o mesmo método dos epidemiologistas, que é agrupar por semanas, para minimizar razoavelmente as variações diárias.

O resultado é apavorante.

Do dia 16 de abril, quinta-feira, até quarta, 22 de abril, a média diária de casos novos foi de 2.491 por dia, Na semana seguinte, de 23 de abril até hoje, 29, esta média de novas confirmações de infecção pelo Covid-19 subiu para 4.629. Média, não considerando que o número hoje passa de 6.200.

Comparadas apenas as médias, o aumento de semana para semana é de 86%, o que leva – se não houver ampliação nos testes miseramente aplicados hoje – a um acréscimo médio de 8.602 casos diários de amanhã até o dia 6 de maio. O que dá, em números redondos, 60 mil novos casos até aquele dia. Repita-se, se a velocidade de expansão não aumentar, como vem acontecendo.

No total, portanto, somando aos casos existentes hoje, teremos 140 mil infectados e, com a taxa de mortalidade de 7% que temos agora, isso significa 10 mil mortos.

40 Brumadinhos. 53 aviões comerciais como aquele que se incendiou em Congonhas.

Isso, infelizmente, é uma suposição onírica, que desconsidera o esgotamento dos recursos médicos e o próprio caráter exponencial da expansão da pandemia e declarações como a do secretário de Saúde do Rio de Janeiro, dizendo que a epidemia entrou em “explosão descontrolada”.

Não é nenhum exagero achar que, daqui a uma semana, chegue perto de 20 mil o número de mortes e, infelizmente, um processo de expansão que poderá durar ainda por diversas semanas.

A referência mais próxima que temos – e muito menos grave, graças ao intenso respeito ao isolamento social e à relativa abundância de meios de suporte à vida que aqui nos faltam, são os Estados Unidos, que chegaram a 61 mil mortes, que continuam avançando à razão de duas mil por dia.

Não se trata de terrorismo; o terror corre por conta da realidade que está presente diante dos olhos de todos os que quiserem ver.

Duas semanas atrás alguém diria que passaríamos a China em número de mortos?

Pois podemos, em uma mera semana, passarmos do nono para o sexto lugar em quantidade de óbitos e, talvez, até o fim de maio, o segundo, logo após o nosso “grande irmão do norte”.

Mas, “e daí?”…

 

Fernando Brito:

View Comments (18)

  • Lembrando que, nesta corrida para a morte, são considerados os dados oficiais, onde os números se referem aos casos confirmados, testados.
    Considerando que, no Brasil, a testagem continua pífia, e a população é 1/6 da chinesa, a disputa é barbada.

  • Permita-me substituir o "e daí" por: adianta alguma coisa nós diariamente refazermos cálculos, projeções, estatísticas, para imaginarmos se morrerão 10 mil, 40 mil, 500 mil ou 5 milhões ?
    Lutar contra esse governo alucinado é uma coisa, entregar-se a esse exercício mórbido não acrescenta nada. Já não nos bastam as notícias de amigos e conhecidos, acometidos dessa doença imprevisível ?
    Se há uma coisa que os brasileiros jamais poderão se queixar, é de terem sido levados a essa situação contra a própria vontade.
    A hora é de coragem para enfrentar o que vier porque, de nossa parte, tenho convicção de que TUDO foi e está sendo feito há mais de dez anos, para que o Brasil tivesse um destino melhor.

  • O maior desalento é verificar que o genocida-mor, com todos os seus desatinos, ainda conta com aprovação de cerca de 1/3 da população. Como explicar tal cegueira?

  • Acho importante que tenhamos consciência da realidade que vivemos .
    Em uma situação de oposição política DE VERDADE,serviría para talvez ,torcer o rumo demente da liberação da atividade económica,para exigir uma mudança na política de enfrentamento ,ou a pressão para pedir a saída de algumas autoridades em face a seu comportamento e/ou competência em descompasso com a realidade.
    .
    Alguns preferem a negação da realidade ,apelando a seu desconhecimento .Eu prefiro ser o mais ciente possível da situação que me toca enfrentar.
    Parece, olhando essas previsões e visto a insuficiência de meios de combate,por razões históricas ou pior por incompetência destes delinquentes na preparação da estrutura ,que não temos uma outra ferramenta além do isolamento radical,para freiar o estouro da boiada.
    É NISSO QUE É NECESSÁRIO QUE AQUELES QUE TEM VISIBILIDADE , INSISTAM
    .
    EM TEMPOS DE REDES SOCIAIS TÃO INFLUENTES COMO AS GLOBO,BAND,SBT,RECORD DA VIDA -------NÃO EXISTEM DESCULPAS PARA NÃO PRESSIONAR ESTES GENOCIDAS A MUDAR SUA POLÍTICA-------
    TWITER,FACEBOOK,YOUTUBE ESTÃO AÍ.

    A TRABALHAR !!!!!!,A SE EXPÕR "ESQUERDISTAS" !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Quando a morte trazida pelo corona vírus bater à porta de cada lar neste país, será o momento onde a insensatez e o descaso cessarão. As cobranças se farão na mesma proporção da dor, pela perda de um ente querido que se foi.

    • Carlos, infelizmente, nem pela dor esse povo vai mudar. O trabalho de lavagem cerebral foi muito bem feito. Conseguiram substituir os bons sentimentos por ódio, apenas. Outro dia ouvir um senhor, que se considera inteligente, dizer: "o País tem 220 milhões de habitantes; se morrer 20 milhões, ainda sobra gente pra caramba"

      • Cá pra nós, se eu ouço uma pessoa fazer tal afirmação e esta pessoa estiver no mesmo ambiente que eu, vai escutar tudo que têm direito, eu escracho o sujeito ,com argumentos. Todo patife, pois esta foi uma declaração de patife, são covardes, cansei de desafiar idiotas como este em supermercados, bancos e lojas, raramente eles ousam partir pro confronto.

  • Brito, um dado para corroborar o que está pra vir. Hoje (29/4) o Brasil é o 2o país com casos críticos ativos atrás apenas dos EUA.
    Pelo Worldmeter (1-EUA: 18.671, 2-Brasil: 8.318, 3-Espanha:7.764)
    Preparem-se e Cuidem-se

  • O artigo é interessante mas os números reais da China muito maiores

  • Mas não ponha na conta desse pseud-presidente, junto dele tem muita gente para pagar por esse crime contra o povo, sozinho ele já teria caído por seus jádifundidos crimes portanto porque não caiu? Respondam é acharão os verdadeiros culpados, mas acredito que anistia nunca mais.

    • Um dos maiores culpados e que é agente da CIA é um MARRECO, conhecido como JUIZ LADRÃO... trabalha para a rede de golpes e viajou muito para os isteites, custeados pelos contribuintes ... Diz que recuperou 2 bilhões de reais, mas no fim e ao cabo, acabou com pelo menos 2 trilhões do país na forma de empregos, riquezas, soberania, orgulho, humanidade, decência... e chegamos onde chegamos ... com um esclarecedor "E DAÍ ?"

    • Um dos maiores culpados e que é agente da CIA é um MARRECO, conhecido como JUIZ LADRÃO... trabalha para a rede de golpes e viajou muito para os isteites, custeados pelos contribuintes ... Diz que recuperou 2 bilhões de reais, mas no fim e ao cabo, acabou com pelo menos 2 trilhões do país na forma de empregos, riquezas, soberania, orgulho, humanidade, decência... e chegamos onde chegamos ... com um esclarecedor "E DAÍ ?"

  • Pois o SABUJO BÓSTA-NARO,foi eleito,pela maioria do eleitor.E ele,continua com altos índices de aprovação.Muito maior que as afirmações da IMPRENSA SABUJA Esse e o TRUMP,foram os que trouxeram a PESTE.E os dois,continuam com altos índices de aprovação.E que os RICOS BURGUESES,lhes orientaram,para ofato que,QUANTO MAIS MORTES,menos comida e mais lucros,vendendo quinquilharias.Ambos,com altos índices,de aprovação.Quem afirma,é a IMPRENSA,onde militam,essas inutilidades sociais,que deram o nome de JORNALISTAS.

Related Post