Lembro de quem me contou – o coleguinha Sílvio Paixão, já falecido – e do personagem – o editor Flávio Brito – mas não recordo se foi na Última Hora ou em O Dia – para quem não conhece, um jornal popular do Rio de Janeiro.
Silvio me disse que, antes de mandar “descer” – ir para a oficina gráfica – a manchete, Brito a submetia a um “tribunal” dos contínuos da redação. Se não fosse entendida de imediato, ia para o lixo.
Lembrei-me agora cedo disso, ao ler a coluna de Ricardo Mello, na Folha – cujo trecho inicial, sobre a delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa – deixo para comentar em outro post.
Ao falar das críticas de Lula ao comportamento de muitos petistas, toca num ponto essencial: “baboseiras como governabilidade, superavit primário e obsessão inflacionária são tão convincentes e inteligíveis quanto um alemão de bolso cheio discursando para gregos em petição de miséria”.
Obvio que Mello não acha nenhuma das três “baboserias” , baboseira no sentido macroeconômico. Mas, sim, que soam como “baboseiras” para quem tem de enfrentar aumentos impiedosos a cada ida ao supermercado, ora recusando os oito reais do tomate – ou dois reais, depende do dia da “loteria” aquisitiva – os seis da cebola, os quatro ou cinco da batata.
Ou que só recebe notícias da ação do governo quando se trata de cortar ou não conceder benefícios, sejam trabalhistas, sejam previdenciários, seja dos programas de financiamento público da educação (Fies, Pronatec, etc…), enquanto “o Mercado” recebe juros mais altos pelo capital e vamos queimando nossos saldos pagando-os em velocidade muito maior do que aquela em que se cortam despesas.
É absolutamente pertinente a pergunta atribuída a Lula: “há quanto tempo não damos uma notícia boa?”.
Ora, se não se mostram razões ou soluções para os problemas que a população enfrenta no seu cotidiano – algo que se rejeita em nome do horror elitista que o PT absorveu em relação ao “populismo” – a que pretendem que as pessoas simples compreendam que eles derivem de algo que não seja “a roubalheira” que a mídia esfrega diariamente no rosto, fazendo com que os milhões surrupiados por Paulo Roberto Costa sejam muito, muito maiores que os bilhões que nos surrupia o mercado financeiro?
Reproduzo o que disse, muito bem, Ricardo Mello:
“Na última semana, Lula soltou o verbo. Lamentou que seu partido parecesse mais interessado em salvar a pele e segurar cargos do que em defender um projeto.
Esse é o ponto. Qual o projeto do PT hoje? Será possível mobilizar a militância para defender cortes em educação, habitação, saúde, em direitos trabalhistas, nas aposentadorias? Lula pode ser –e é– um excelente orador. Mas sem a “mistura”, como se diz na casa de gente de carne e osso, o arroz com feijão perde o encanto.
O problema do PT não é a idade dos militantes –embora o afastamento da juventude seja sintomático. Vale a pena citar o professor Paul Singer: “O que acontece é luta de classes. Trabalhadores assalariados e patrões capitalistas têm interesses opostos.” Singer tem 83 anos, mas preserva intacta a juventude de raciocínio. Em outras palavras, falta um programa coerente ao partido. O que temos para hoje é uma antítese da pregação original. Uma salada de projetos de longuíssimo prazo condimentada com sacrifícios de curtíssimo prazo para a maioria.
Cabe ao PT mudar a receita se quiser enfrentar uma luta política cada vez mais agressiva. Bem entendido, isso não é garantia de nada após tantas derrapadas. Mas ao menos manteria a legenda dentro do jogo com um discurso definido.
Baboseiras como governabilidade, superavit primário e obsessão inflacionária são tão convincentes e inteligíveis quanto um alemão de bolso cheio discursando para gregos em petição de miséria.”
8 respostas
Sr.Britto.Embora não pertinentes ao artigo acima,no qual o senhor tem toda razão,cabe ressaltar que o entendimento do professor Singer,de que se trata da velha e mal falada LUTA DE CLASSES,coisa que o PT não traz em suas predicas programáticas,já que sendo um partido com conteúdo ideológico pequeno-burguês,que eles alegam serem de Classe Media,e por consequência,um partido sem viés estratégico,ao ponto de confundirem Governo com Poder,e nenhum deles,pelo menos ao que se saiba,sabem diferenciar Sistema de Regime e que por isso mesmo,como todos os partidos com esse viés,nasceram PARA SENTIR MEDO.Para mudar,somente sem medos e com propostas táticas e estratégicas.O medo é o pior conselheiro,para as classes miseráveis,porquanto nascem,vivem e morrem,sem horizontes e somente lhes resta sonhar que serão finalmente consolados,após sua morte.Sei que á fácil expressar-se tal assertiva,mas não esta muito longe da realidade.Luta de classes se concretiza,com a tomada do poder,que nos nossos dias,esta com a burguesia.Todo o resto,são TERGIVERSAÇÕES,com o propósito de fugir da realidade.
MARIETA SEGUE A BOIADA
Infelizmente raras são as pessoas que escapam hoje da manipulação da imprensa. A grande maioria, inclusive jornalistas, segue como boi de boiada às manchetes ardilosamente elaborada e estampadas em capas de revistas e jornais.
A cada dia fica mais claro que membros da grande maioria dos partidos políticos estão envolvidos nos casos da operação lavo jato, inclusive gente do Tribunal de Contas da União – TCU. Mas a imprensa conservadora (com muita gente também suja) age seletivamente e escolhe e condena o PT. Ela é dada a generalização.
Os donos dessa imprensa conservadora, muitos sonegadores, sabem, como todos nós sabemos, que no Partido dos Trabalhadores, assim como nos demais, existem pessoas honestas e de bem. Mas eles preferem a generalização com viés fascista para atirar pela janela o PT que vem promovendo inclusão social nunca antes visto no Brasil da Casa Grande.
Existem também os tolos pobres que migraram para a classe média, graças às condições favoráveis criadas pelos governos do PT, mas que agora arrotando ‘riqueza’, e seguindo na boiada comandada pela elite, querem ver o PT e o seu governo pelas costas.
Não se preocupem, amigo, o tempo passa e os governos trabalhistas passarão e aí a faixa de presidente será passada para outros políticos de outros partidos. Espero que não seja passada para os donos da Casa Grande, porque aí, pobres tolos, a vocês só sobrarão as migalhas.
Na verdade, há muito a elite brasileira vinha procurando se livrar do fardo da corrupção que o arrastava desde a implantação da Casa Grande nestas terras. Infelizmente alguém do PT cometeu a sandice de bebe da água deles aí, agora, eles tentam jogar todo o fado sobre os ombros surrados do PT e dos seus governos. É bom não nos encantarmos com o canto da sereia. Isso poderá nos custar muito caro. Vamos fugir dessa boiada, antes que eles nos levem ao abatedouro.
Inelizmente há certo tempo o PT, e o Governo Dilma aceita com passividade, a necessidade de combater a inflação e manter a economia nos eixos, dando mais e mais dinheiro para os banqueiros e produzindo desempregos e mais desempregos no Brasil.
Depois o Governo Dilma não entende porque pessoas do povo simples esteja desacreditado com o Governo Dilma. Que ainda por cima continua dando força para o PIG (através da Bolsa PIG) descer a lenha no Governo e mentir descaradamente sobre o país.
Sem maioria no Congresso e lutando contra o domínio das ZELITES ZELOTES SONEGADORAS e INIMPUTÁVEIS OFFSHORE, o PT fez o que pode: Internet em lugar de LEI DE MIDIAS e alguma redução dos juros, que continuam muito altos. Vai chegar uma hora em que não vai dar mais para comer pelas beiradas…
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
Quanto à questão da inflação, quer pontuar algo que considero importante.
Vivo em São Paulo e desde Janeiro que passei a tomar meu café da manhã em uma padaria CHIC, perto de casa. De manhã gosto de comer um kibe com muita pimenta e um café preto. EM janeiro pagava R$ 3,00 pelo Kibe, hoje pago R$ 4,25, ou seja, quase 50% de aumento num período em que a inflação real é de 3 a 4%.
A ganancia e a usura dos empresários, sobretudo os de São Paulo, estado campeão da SONEGAÇÂO, CORRUPÇÃO e LAVAGEM DE DINEHEIRO é que faz a locomotiva andar para trás e funciona como BOLA DE FERRO agrilhoada ao calcanhar do País.
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
Pergunte a um coxinha o que é superávit primário, parlamentarismo ou qualquer outra coisa um pouquinho só mais complexa e se divirta com as respostas!
nao é nada de perseguiçao a esse degoverno desse poste de pres. tanto nao é que eu votei nesse poste duas vezes e sinto no meu direito de nao concordar mais com esse desgoverno enquanto estiver ajoelhado para o pig , judiciario , senado e congresso. porque esse poste desgoverno nos acha com cara de idiota, sobe no palanque usa a classe trabalhadora e os movimentos sociais prometendo isso e acula. jurou de que nao mexeria com a classe trabalhadora nem que a vaca tossisse. se dependesse desse poste traidor , a vaca morreria engasgada de tando tossir. em resumo , depois de eleita fez exatamente o contrario , o que ela falou no palanque fez o contrario depois de eleita. nao teve e nao tem peito para enfrentar os banqueiros , o pig , o judiciairo , senado , congresso. nao tem ta provado que nao tem , tanto que nao tem que eles nadam de braçada e ta mandando no braail hoje. essa turma hoje governa o brasil , so tem um poste la de fachada.
O aumento da taxa Selic para, supostamente, combater a inflação me soa cada vez mais como uma daquelas regras que a manada cumpre sem se dar ao trabalho de pensar porque o estão fazendo.
Observo que a quase totalidade das grandes e médias empresas no Brasil estão embolsando imensos ganhos com os juros ao consumidor embutidos em seus preços.
Quem ainda não percebeu que hoje você é praticamente obrigado a comprar em 10 vezes “sem juros”?
Se perguntar pelo desconto para compra à vista, a resposta geralmente é ZERO. No máximo 5% de desconto. Resultado: se pagar à vista, estará dando de graça ao empresário uma gorda parcela de juros que ele escondeu no preço do bem ou serviço. Então, você é obrigado a parcelar, mesmo que tenha o dinheiro no bolso para pagar à vista.
Ora! mas se eu aumento a Selic (juro básico), como é que eu vou esperar que os preços caiam se OS JUROS ESTÃO EMBUTIDOS NOS PREÇOS direta ou indiretamente?
E se eu quero cortar os gastos públicos, como é que eu vou explicar o aumento de tantos BILHÕES de despesa com a dívida pública a cada ponto percentual de aumento da Selic?
São esses mistérios que só os adeptos do Deus Mercado conhecem e que nós, pobres mortais, só temos o direito de dizer amém e pagar a conta. Para se consolar, só assistindo os “oráculos-especialistas” da GoebbelsNews, dizendo que o diabo da inflação vai devorar tua alma se não subirem os juros e baixarem o teu salário.
Midiotas do Brasil, ORAI!