A misteriosa “planilha” de Ricardo Pessoa

globo-golpe

Curioso.

O vazamento sobre a “delação” de Ricardo Pessoa, da UTC, um dos empreiteiros que Moro manteve preso por mais de sete meses, com objetivo explícito de torturá-lo, aconteceu horas depois do empresário entregar uma “planilha”, às autoridades, contendo supostas doações para vários políticos.

O vazamento se deu seletivamente para os veículos do golpe: Veja, Estadão, Folha e Globo.

A primeira reportagem no Estadão sobre o caso traz um parágrafo intrigante:

“A defesa de Pessoa informou que não vai comentar as informações porque a delação é sigilosa. Também informou que não confirma a autenticidade da planilha.

Todas as novas informações, que explodiram na imprensa nesta sexta-feira, estão concentradas nesta misteriosa planilha, que deveria estar sob segredo de justiça, mas vazou imediatamente após ser divulgada pelo empreiteiro.

A defesa, repare bem, ainda não confirma a autenticidade do documento.

E mesmo que confirmasse, contudo. Repare só: é uma “planilha”.

Planilha?

É sério isso? Não há um comprovante de depósito? Uma fotografia, um vídeo, um áudio?

Querem derrubar a República, num país com 200 milhões de habitantes, sétima economia do mundo, por causa de uma planilha?

Ora, qualquer um pode fazer uma planilha, misturando fatos verdadeiros, falsos, doações legais e ilegais, ao gosto do freguês.

Eu poderia divulgar uma “planilha”, por exemplo, trazendo dados “explosivos” sobre  elementos da oposição. O que isso prova?

Abaixo, uma “planilha” fictícia, que rabisquei agora:

ScreenHunter_5936 Jun. 27 10.16

A maneira como essa “planilha” vaza, para onde vaza, exatamente numa sexta-feira, apenas revela o seu objetivo político.

Outra coisa curiosa. A reportagem do Estadão citada removeu, em seguida, o parágrafo que eu menciono, o parágrafo em que a defesa de Pessoa enfatiza o sigilo de sua delação e não confirma a “autenticidade” da planilha.

Por sorte, como a reportagem foi reproduzida no site da revista Época, encontrei o parágrafo por lá.

Os robozinhos do Google também guardaram o parágrafo:

ScreenHunter_5934 Jun. 27 10.05

O caso Ricardo Pessoa é tratado com ansiedade especial pelos procuradores golpistas. Suas delações foram “vazadas” à imprensa antes mesmo do empreiteiro ter aceito oficialmente que estaria disposto a fazer a delação.

E agora tudo se concentra numa “planilha”. O Globo e todos os jornalões que compõe a rede golpista da imprensa nacional já falam em impeachment.

Ué, e o vídeo em que Youssef confirma a propina de US$ 120 mil dólares pagas mensalmente a Aécio Neves? Em oito anos, isso daria quase 3 milhões de dólares, ou 9 milhões de reais. E falamos de uma propina paga a 1 pessoa, não de uma campanha presidencial, que movimenta bilhões de reais.

A delação de Youssef sobre Aécio vale menos que uma “planilha”?

Trata-se de uma tremenda palhaçada golpista. A imprensa faz um jogo de verdade ou mentira de acordo com seus interesses. Não há nenhum compromisso com o fato, tratado como um ser desprezível, um elemento constrangedor.

Uma pena que a economia do Brasil, em momento delicado, ainda tenha de enfrentar esse tipo de mau caratismo midiático e judicial.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. Acompanhando esse blog, fico curioso em uma questão.
    Vocês, Fernando, Miguel e demais colunistas, acreditam que houve desvio na Petrobrás em algum nível?
    Seja no nível da própria estatal, das empreiteiras ou no chamado núcleo político?
    Eu não consigo acreditar que existem pessoas aparentemente bem instruídas que vivam em um mundo tão surreal assim. Vendo esse blog, me lembro das campanhas presidenciais da presidente Dilma. Hoje, qualquer pessoa em condições normais de sanidade, consegue identificar as divergências entre a campanha e a realidade.
    Eu, assim como vocês, também não confio na chamada delação premiada. Mas não deixa de ser importante para dar um direcionamento à investigação.
    Vocês, como a ideologia política que possuem, deveriam confiar mais na estrutura dos órgãos que estão apurando e que irão julgar qualquer ilegalidade deste caso, pois sabem muito bem, que as “indicações/nomeações” foram feitas por aqueles que tanto defendem.
    Eu não sei em que nível, mas acredito que houve sim desvio na petrobrás, o qual envolveu a própria estatal, as empreiteiras e o núcleo político. Espero muito que as devidas responsabilidades sejam apuradas e apenadas. Vocês deveriam fazer o mesmo. Sendo racional, é melhor acreditar em um juiz togado e nas diversas garantias processuais do ordenamento jurídico brasileiro (inclusive 2º grau de jurisdição) do que em teorias de conspiração partidárias.

    1. Ué, claro que eu acredito que houve desvios. Que tem de ser apurados com tranquilidade, sem transformar isso num golpe de Estado.

      1. Não foi a Veja,Globo, Folha, Estadão e Época que armaram a rapinagem da Petrobrás. Imprensa publica FATOS e até hoje nem um órgão desses foi sequer acionado judicialmente pelas reportagens sobre o Petrolão. Chamar Imprensa de ‘golpista’quando contrariado é frase feita da safadeza nacional.
        O trabalho de Sergio Moro e Procuradores e Policiais envolvidos na Operação Lava-Jato há mais de um ano nunca sofreu qualquer advertência de seus órgãos controladores, ao contrário, vem sendo referendado cada vez mais.
        E para terminar, quem investiga políticos com mandato é o STF, cabe ao ministro Teori conduzir as investigações contra Aécio Neves no caso e não ao juiz de primeira instância.
        Agora, a petralha é vezeira em lambança, trapaça e empulhação; tentam perturbar de todas as formas os personagens que estão desbaratando essa quadrilha de infesta a Petrobrás.
        Dizer que uma delação, homologada pelo ministro Teori, é baseada em fictícia ‘planilha’ é escarnecer da inteligência dos tijoleiros.

        1. É, Cloves, só não esqueça que ninguém sabe o que há na delação homologada pelo Teori. Quem garante que a delação foi homologada por conta desta planilha? Se desse pra confiar na imprensa brasileira e na justiça… A justiça vaza seletivamente. Quando alguém do PSDB é denunciado, não investigam. Prova não há nenhuma em meses de devassa. Para fazerem de conta que iriam investigar o trensalão do PSDB precisou um procurador suíço gritar. E já pararam de novo de investigar. Quando o Yousseff denunciou o Aécio por receber propina, ninguém dá bola. Agora quando denunciam doações legais e registradas no TSE, aí é crime. Por que então os empreiteiros doavam pro PSDB, se o PT que estava associado com eles? Mentiras sem pé nem cabeça. Processar os jornais e a Globo porque eles publicaram vazamentos seletivos? E por acaso é crime dizer “honestamente” que Yousseff disse, que Paulo Roberto disse, que Fulano teria dito, que Beltrano recebeu dinheiro? É bom abrir os olhos, depois que o pré-sal tiver sido entregue de bandeja pros EUA pelo Sr. Eduardo Cunha, Aécio, Serra e cia, não adianta chorar.

          1. Prezado, boa noite.
            Ao que parece, a lógica de vocês é que “porque fulano não é investigado”, “ciclano deve ser inocentado”. Nessa esteira, vocês deveriam pressionar para que, aqueles que não estão sendo devidamente investigados e processados, fossem levados às vias da justiça. Entretanto, o discurso deste blog e da maioria dos que aqui comentam é de que, já que aqueles não estão sendo responsabilizados, a justiça não é legítima para responsabilizar os que, hoje, são acusados. Se os senhores possuem meios de comprovar ou pressionar aqueles que os tenham, serei o primeiro a apoiá-los. Mas vejo como desespero, tentar tirar a legitimidade de um juiz togado e mais ainda de um Ministro do STF.
            Em relação à posição do senhor e de seus co-partidários quanto ao Pré-Sal, percebo duas coisas interessantes:
            1) Sempre colocam os EUA à frente de um possível interesse no Brasil, seja no pré-sal, seja na Amazônia, seja na nossa estação aeroespacial. Por outro lado, idolatram a aproximação dos chineses cheios de fome da “carne” sul americana. Quem acompanha minimamente a geopolítica mundial, tem a ciência das grandes investidas chinesas na América do Sul, Central e costa africana. Será mesmo que é com os temíveis norte americanos que devemos nos preocupar?
            2) Não vejo menção no âmbito do PT em relação à necessidade da atenção que nossas forças armadas precisam. Simplesmente não há interesse. Carregam a bandeira da proteção ao pré-sal, mas mais prejudicam do que beneficiam nossos meios de defesa. Será que nossa presidente conseguirá acabar com o FX2? Parece que tentativas não estão faltando, vide as notícias dessa semana.

            Por fim, obrigado por manterem o nível da discussão sem todo aquele discurso melodramático de “coxinha”, “golpista” etc.

  2. A “grande” MÍDIA GOLPISTA assassina o jornalismo!

    Ontem “já tarde da noite” a página principal do portal uol/folha apresentava a denúncia do MENSALÃO da quadrilha incrustada no TCU, segundo o delator Ricardo Pessoa da UTC.
    Era o sub-tópico do rodapé da manchete espalhafatosa acerca da delação do empreiteiro!
    Amanheceu o dia e, pasme, o sub-tópico simplesmente desapareceu!
    Ou seja, a rigor, o teor da delação do Ricardo Pessoa já era conhecido, praticamente.
    Ou seja, a UTC doou recursos para as campanhas do PT, do PSDB, do PSB…
    Enfim, conforme o estabelecido na Lei Eleitoral vigente no Brasil!
    De novidade, aí sim, merecedora de “carnaval midiático”, é a revelação de que o filho do presidente do TCU atuava como mensaleiro de uma quadrilha incrustada no
    referido órgão de fiscalização!
    Pasme, [órgão] de fiscalização!
    Digno de merecedor “carnaval midiático” também a estrondosa denúncia do delator de que pagou um milhão de reais de propina ao TCU em troca de parecer favorável no contexto de um conflito envolvendo a empresa UTC e a construção da Usina Angra III…

    Mas, não…

    RESCALDO: [pseudo-]jornalismo fascigolpista e criminoso!
    Sonegador das verdades!
    E produtor de factoides delinquentes!

    1. Amanheceu o dia e, pasme, o *sub-tópico simplesmente desapareceu!

      *acerca do Mensalão e da QUADRILHA do TCU, segundo o delator Ricardo Pessoa
      Portal uol/folha de São Paulo

      Jornalismo que assassina [seletiva e impiedosamente] as reputações alheias!
      Jornalismo adepto ao Direito Penal do Inimigo!
      Jornalismo, portanto, que representa um atentado à Segurança Nacional!
      Jornalismo antinacionalista, terrorista e fascigolpista que expressa um acinte à cidadania!
      Jornalismo canalha que coloca – permanentemente – em risco iminente a nossa (sub)democracia de bananas!
      E que desnuda o nosso republicanismo de araque!
      Jornalismo (ir)responsável pela barbárie instalada em nossas plagas do subdesenvolvimento!
      E que consolida a nossa contemporânea pré-Idade Média!
      Verdadeiro escárnio ao honesto, impávido e sapiente povo trabalhador brasileiro!

      República Dessa Imprensa Salafrária, Criminosa e Corrupta de Bananas
      Bahia, Feira de Santana, Bahia
      Messias Franca de Macedo

    2. … Sob as circunstâncias inquisitórias dadas – atestadas até mesmo pela OAB – o delator é tão confiável que será processado pelo advogado Tiago Cedraz, filho do carlista histórico Aroldo Cedraz – e, pasme, presidente do Tribunal de Contas da União, órgão sob suspeita de praticar “[mega]pedaladas” criminosas.
      O Tiago Cedraz acusado pelo delator Pessoa de ser um MENSALEIRO – R$ 50.000 [por mês, desculpe o pleonasmo!].
      Mensaleiro de uma quadrilha incrustada no TCÚÚÚÚÚÚ acusada de receber um milhão de reais “de uma só cacetada” em troca de parecer favorável à UTC!

      RESCALDO: as coisas já estiveram [muito] melhor para os [eternos] fascigolpistas/terroristas e corruptos da oPÓsição ao brasil e ao honesto povo trabalhador brasileiro!

      1. (…)
        Em nota, o escritório Cedraz Advogados, de Tiago [filho de Aroldo Cedraz presidente do Tribunal de Contas da União (TCU)] , informou que “nunca patrocinou nenhum caso do Grupo UTC perante o Tribunal de Contas da União” e que “processará o sr. Ricardo Pessoa, civil e criminalmente, pelas mentiras lançadas no bojo de uma delação premiada forjada para atenuar ilícitos confessados”.
        (…)

        Em
        ‘Delator da UTC relata pagamentos a filho do presidente do TCU’

        Segundo Ricardo Pessoa, advogado Tiago Cedraz, filho do ministro Aroldo Cedraz, recebia R$ 50 mil mensais para repassar à empreiteira informações do Tribunal de Contas

        Por jornalistas Fábio Fabrini, Fausto Macedo e Andreza Matais

        26 Junho 2015 | 21:58

        FONTE, pasme: http://politica.estadao.com.br

      2. DA SÉRIE ‘DE QUEM E DO QUE O DELATOR PESSOA NÃO PODE ESQUECER’! I

        ##############

        DELATOR DE *ANASTASIA JÁ É CONSIDERADO FORAGIDO

        *[DEMoTucano cria do ‘Aécio Furnas Forever’! Adendo nosso!]

        Réu na Operação Lava Jato, o policial federal afastado Jayme Alves de Oliveira Filho, o “Careca”, que revelou em delação ter repassado R$ 1 milhão ao ex-governador de Minas Antonio Anastasia (PSDB) segue desaparecido; o juiz Sérgio Moro mandou soltá-lo e agora ele é considerado fugitivo; a PF estuda colocá-lo na lista da Interpol; a investigação do caso foi prejudicada porque depende do depoimento da testemunha

        30 DE ABRIL DE 2015 ÀS 06:33

        (…)

        FONTE: http://www.brasil247.com/pt/24

  3. (…)
    Em seu primeiro depoimento, em novembro de 2014, Jayme Careca afirmou ter entregue R$ 1 milhão ao senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a pedido de Youssef. O agente contou ainda ter entregue dinheiro em uma casa, no Rio, que como destinatário o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
    (…)

    FONTE, pasme: http://politica.estadao.com.br

  4. Eu já perdi a esperança de que o Brasil vá se livrar desta nobreza sem título que se acha mais brasileira que o resto dos brasileiros pela vias insitucionais. O estado está todo aparelhado pela nobreza que também domina os grandes veículos de comunicação, tal como as antigas monarquias em sua época o faziam em benefício de sua própria classe. E já não se trata apenas de defender a própria classe, mas sim uma parte dela, haja visto que até milionários estão sendo levados às masmorras para que a parcela entreguista da nobreza mantenha seu poder e decida o futuro do país. Não vai acabar bem.

  5. … e Deus disse: “Faça-se a sexta-feira. Guardareis este dia para vazamentos especiais, necessários aos debates nos barzinhos e nos happy hour, onde perguntareis a vossos amigos: – Cês viram a merda que tá rolando? Deu hoje na Globo…”

    1. … e Deus continuou: “Lembrai-vos de fazer isto antes do fechamento da Veja, pois que tenho encarregado Satanás de pessoalmente fazer a distribuição nas bancas e não quero que ele perca a viagem…”

  6. [MAIS UM] CRIME ESCANDALOSO PERPETRADO PELO ATUAL “juiz do ‘braZ$il’” &$ o ‘microSTÉRIO’ Público
    No contexto do ‘golpe jurídico-mediático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!

    No depoimento do *Jayme Alves de Oliveira Filho – vulgo ‘Careca’ – à Justiça Federal, “o juiz do ‘braZ$il’”, pasme, não formulou sequer um questionamento acerca do Antonio Anastasia – cria do ‘Aécio Furnas Forever’.
    Nem tampouco mencionou o nome do [Eduardo] ‘Cunha’ do mesmo ‘Aécio Furnas Forever’.
    O mesmo comportamento [suspeitíssimo e deveras revelador] foi adotado pelos demais ‘procuradores/inquisitores seletivos’ do ‘microSTÉRIO’ Público “do ‘Rodrigo Brindeiro Gurgel'” (sic)…

    ######################

    *DELATOR DE *ANASTASIA JÁ É CONSIDERADO FORAGIDO

    30 DE ABRIL DE 2015 ÀS 06:33
    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/179052/Delator-de-Anastasia-j%C3%A1-%C3%A9-considerado-foragido.htm

    1. (…)
      Em seu primeiro depoimento, em novembro de 2014, Jayme Careca afirmou ter entregue R$ 1 milhão ao senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a pedido de Youssef. O agente contou ainda ter entregue dinheiro em uma casa, no Rio, que como destinatário o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
      (…)

      FONTE, pasme: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/jayme-careca-diz-que-doleiro-lhe-passou-nomes-para-falar-em-depoimento/

      #############

      Assim, a nossa [nossa?!] República de fachada cai!
      Indubitavelmente!

      República de ‘Nois’ Bananas
      Bahia, Feira de Santana
      Messias Franca de Macedo

  7. Moro pode ser responsabilizado por excessos na Lava Jato, diz Bandeira de Mello

    SEX, 26/06/2015 – 17:20

    por jornalista Cíntia Alves

    Para o jurista Celso Antonio Bandeira de Mello, órgãos superiores da magistratura podem condenar o uso de prisões preventivas para obter delações premiadas na Lava Jato
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/moro-pode-ser-responsabilizado-por-excessos-na-lava-jato-diz-bandeira-de-mello

  8. DA SÉRIE ‘DE QUEM E DO QUE O DELATOR PESSOA NÃO PODE ESQUECER’! II

    ###############

    Petrobrás surgiu no final dos anos 90, diz empreiteira da Lava Jato

    Por jornalistas Ricardo Brandt, enviado especial a Curitiba, Julia Affonso e Fausto Macedo

    20 Março 2015 | 17:31

    Executivos da Setal Óleo e Gás que fecharam acordo de leniência com CADE, revelam encontros de empresários em um hotel na Alameda Campinas, em
    São Paulo, ‘provavelmente em 2001 ou 2002?

    A Setal Óleo e Gás – hoje Setal Engenharia e Construções – e seus executivos, que firmaram acordo de leniência com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), relataram que “os contatos e acordos entre concorrentes (no âmbito do cartel da Petrobrás) se iniciaram de forma preliminar no final dos anos 90/início dos anos 2000 – período descrito pelos lenientes relacionado ao governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB)
    (…)

    FONTE, pasme: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/embriao-do-cartel-da-petrobras-surgiu-no-comeco-dos-anos-2000-diz-empreiteira-da-lava-jato

  9. TESE PRÓ-IMPEACHMENT DA OPOSIÇÃO NÃO FICA DE PÉ

    Por conspícuo e impávido jornalista Paulo Moreira Leite

    “Ao envolver tucanos e socialistas no recebimento de recursos da UTC, empreiteiro mostra – mais uma vez – a presença de todos partidos do universo cinzento das campanhas financeiras”, diz Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília, ao comentar a delação premiada de Ricardo Pessoa, dono da UTC, que envolveu personagens como o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e o deputado Júlio Delgado (PSB-MG); “A dificuldade política da oposição consiste numa questão essencial: manter o discurso da moralidade, que implica em rejeitar como mentira toda explicação apresentada pelos adversários e, ao mesmo tempo, tentar nos convencer que, no caso de seus aliados, a história é outra, ainda que os argumentos sejam os mesmos e a situação real seja igual”; ele diz ainda que, no Brasil de hoje, o bom combate é lutar contra o financiamento empresarial de campanhas

    27 DE JUNHO DE 2015 ÀS 11:50

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://paulomoreiraleite.com/2015/06/27/delacao-de-pessoa-pode-mudar-o-jogo/

  10. O grande problema do Brasil de Sergio Fernando Moro, um juiz mau-caráter que não tem vergonha de se apresentar como tal…não passa de um mau-caráter, torturador – um verdadeiro “Torquemadas fascista-e vendilhão da república.

  11. A mídia golpista faz a cabeça do brasileiro no sentido de que o dinheiro sujo foi parar nas contas do PT e o dinheiro limpo nas contas do PSDB.
    Odebrecht, OAS, UTC, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa financiaram indistintamente a Marina o PT e o PSDB……precisa desenhar?

  12. Pois é como estamos vendo na prática o PT está absolutamente perdido com o PIG e seu “servo” Moro e “nossa injustiça”, pois todos eles seguem firme e forte na operação: “Detona PT e Lula” c/ ações 101% seletivas contra o partido, Dilma e Lula. E os petistas , Lula, etc que acharam que, talvez, o PIG & Cia não atacariam o PT Dilma e Lula com tanta força e de forma tão explicita e descarada , feroz como agora estão fazendo , pois agora estão vendo e “sentindo na pele” o que foi brincar e dar literalmente “as costas” p/ o PIG sem ter feito quaisquer regulamentações devidas em nossa , democratizando-a enquanto podiam e era tempo. Agora o PIG e seus servos” e aliados de plantão como “Moros da vida” atacarão Lula com tudo….E, infelizmente, o PT , que se mostra uma vergonha para nós de tanta covardia perante o PIG e a justiça. Um vexame total.O preço será altíssimo.
    Assim sendo PIG e sua justiça reinam soberanos,por não encontrarem quem com verdadeira coragem os detenham,em sua ditadura.E assim sendo, então o PT segue desabando e se entregando em sua própria covardia.

  13. O problema que esse é o sitema de informação da maioria dos incautos brasileiros…
    A verdade é que o Lula resiste e luta muito diariamente, mas o PT está na lona, acomodado com seus ministros Mercadante e Cardozo, prá não dizer acovardados.
    Aliás, dois sujeitos ex-politicos, um acabou de perder uma eleição pro senado, o outro nem candidato de nada é.
    E a Dilma também passiva a tudo, com seu plano tucano Levi’ano de arrocho da economia.

  14. Estou pasma com os novos trolls que caem de paraquedas neste blog. O Brito, não seria tolerância demais ? Tem um tal de ClovEs, e agora um Felipe, que, meu Deus, dai-me paciência….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *