A pior cegueira é a em que não te deixam ver

rendafamiliar

Se alguém quer uma tradução cotidiana do Mito das Cavernas, parábola de Platão sobre o diálogo entre Sócrates e seu discípulo Glauco, encontre-a no Brasil de hoje.

Para quem  não a conhece, é uma especulação sobre o que se percebe como realidade ao ver apenas as sombras que dela se projetam.

A reportagem-manchete da Folha, neste domingo, é retrato dessa similitude.

“Em 13 anos de PT no poder, o Brasil distribuiu sua renda como em nenhum outro período da história registrada pelo IBGE. Todos ganharam. Quanto mais pobre, melhor a evolução. Foram 129% de aumento real (acima da inflação) na renda dos 10% mais pobres. No decil (o décimo) mais rico, 32%.

No entanto, só 31% acham que suas vidas melhoraram.

A projeção sufocante de um país fracassado, falido, corrupto até a medula, impregnou toda a sociedade, quase.

Não apenas a elite, que sempre pensou isso do país que ela própria conformou tal como é.

Nem na classe média, farta e burra, que julga ser elite também (embora seu Paris seja Miami) e para pensar que é tem de desprezar a “ralé”, parda e nordestina, que é a saúva do Brasil, comendo em Bolsa-Família seus ricos impostinhos.

Mas a classe média, a nova e baixa classe média que há poucos anos era o florão do petismo, inserida no consumo, como aliás tem o direito de ser.

O povão, o povo trabalhador, em parte por medo do petismo em se ver como “neopopulista”, herdeiro renegado daquele autoritário Vargas, do “desprezível trabalhismo” – embora a realidade tenha banhado Lula neste caldo histórico que a USP sempre repugnou -não conseguiu ver a si mesmo, como um todo, nessa caminhada.

Os defeitos do petismo, porém, não são a explicação para a deformidade de visão que, ao fato, percebe apenas a versão.

Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo, escreve hoje em seu ótimo artigo, que a imprensa  brasileira ” joga sombras até onde existe luz.”

Pior, Paulo, cria um ambiente social semelhante ao que Sócrates diz que enfrentaria o que tivesse saído da caverna e para lá voltasse, para convencer a outros que o mundo real não era o que as sombras projetavam:

“E se tiver de entrar de novo em competição com os prisioneiros que não se libertaram de suas correntes, para julgar essas sombras, estando ainda sua vista confusa e antes que seus olhos se tenham recomposto, pois habituar-se à escuridão exigirá um tempo bastante longo, não fará que os outros se riam à sua custa e digam que, tendo ido lá acima, voltou com a vista estragada, pelo que não vale a pena tentar subir até lá? E se alguém tentar libertar e conduzir para o alto, esse alguém não o mataria, se pudesse fazê-lo?

Assim estamos: os fatos registrados de forma tão luminosa nas pesquisas do IBGE sobre a renda das pessoas só  são percebidos como a desgraça geral em que se projeta o Brasil e a realidade, sim, é uma fantasmagoria que precisa ser exorcizada.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO
    …….. QUARTA-FEIRA, DIA 16 DE DEZEMBRO ……..
    Convocação para mobilização nacional no dia 16/12, quarta-feira
    Em São Paulo, 17 horas no MASP, na Avenida Paulista
    NÃO VAI TER GOLPE!
    CONTRA O IMPEACHMENT!
    EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
    FORA CUNHA!

    CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO
    …….. QUARTA-FEIRA, DIA 16 DE DEZEMBRO ……..
    Convocação para mobilização nacional no dia 16/12, quarta-feira
    Em São Paulo, 17 horas no MASP, na Avenida Paulista
    NÃO VAI TER GOLPE!
    CONTRA O IMPEACHMENT!
    EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
    FORA CUNHA!

  2. Muito interessante neste gráfico é ver o ponto de partida, onde TODOS perdiam rendimentos. Se continuássemos naquele ritmo, o Brasil teria 40 milhões da classe média migrando para a linha da pobreza.

  3. A Fôlha retoma o tema que é o pesadelo do FHC. No qual o PSDB jamais confronta nos debates eleitorais, porque a matemática não se corrompe, somente a Folha, seu diário oficial, ao tentar dar manipular, como é o seu costume, os metem em uma “FRIAS”.

  4. Vejo Jovens de 25 ou 28 anos de idade, vindos de origem pobre, bem desinformados, embora as vezes já concursados (servidores público Federal), se mostrando contra a atual conjuntura, não percebendo as armadilhas da grande mídia. Então me pergunto? Não será porque a 13 anos atrás eles tinham 12 ou 15 anos de idade, e não conheceram o que era a miséria que se vivia até 2002. Quando nem concurso público se fazia. Entre 1994 a 2002, os servidores público não tiveram aumento.

  5. Ué, onde estão os representantes do “somos todos CÚnha”, do retardados online e do movimento dos babacas livres? Sumiram?

  6. Fernando, é preciso apurar essa informação para saber se é verdade (já que a fonte é a revista do esgoto). Mas caso seja, é caso de demissão sumária do Zé “banana” Cardoso e desses delegados pilantras. Abaixo, um trecho da matéria (fecal) extraída da revista do esgoto:
    “Delegados da Polícia Federal também discursaram no trio elétrico do Vem pra Rua. “A Lava Jato é um patrimônio do povo brasileiro”, gritou um deles. Os manifestantes, por sua vez, exibiam cartazes e camisetas de apoio ao juiz federal Sérgio Moro, que conduz a Lava Jato na primeira instância. “Somos do PSM – Partido Sérgio Moro”, dizia uma das cartolinas. Outros participantes do ato vestiam a máscara do agente Newton Ishii, conhecido como o “japonês da PF”.”

  7. Amigos, O PIG é a máquina da desinformação, a máquina da mentira, ele não nos deixa ver a realidade!
    Mas o povo não é burro, sente que houve melhora nos governos petistas!
    Corrupção, esqueçam, vivemos no capitalismo!

    1. “Um país capitalista se faz com homens corruptos e livros caixas rasurados”.

      Estas frase, atribuída a Alfred E Neuman, eu li num exemplar da revista Mad lá dos anos 1980, se não me engano.

      Ela sintetiza o que é o mundo capitalista e corrobora com a tua afirmação, Joel.

  8. Recém li,postado por um internauta,que A CANALHA COXINHA DA LAVA A JATO,estava fazendo manifestação em Curitiba,a favor do GOLPE.Acho que convém difundir.

  9. Eu não consegui acessar a folha, mas eu acho que a pergunta não foi simplesmente: ‘você teve melhora na sua vida financeira na última década?’

    Olhando o gráfico, pelo menos 30% da população dobrou sua renda (teve aumento acumulado maior que 100%, descontada a inflação do período), ainda tem outro decil ali colado no 100. Quem menos ganhou teve aumento acima de 30%, parece pouco, mas seria pouco pra ganha 1, 2 SM, pra quem já tem uma renda alta (o decil mais rico da pirâmide), 30% representa muita grana.
    Aí eu pergunto, quem pode achar que não melhorou de vida, tendo dobrado a renda?
    Lembro de um amigo de infância, que na época era de família tão pobre quanto a minha (mas não éramos tão pobres). EM 2002, ele andava de fusca, frequentava só os butecões da vida e viajava pra PG (quem é de SP sabe…rs) e Serra Negra. Hoje tem uma SUV e viaja pra Las Vegas. Ele diz que não melhorou de vida…Aí quando confronto com esse exemplos, ele diz que melhorou de vida APESAR do PT…
    Nem vou entrar na questão desse ‘argumento’, mas a pessoa sabe que melhorou de vida, só não quer dizer isto pra não dar a possibilidade de alguém dizer que ‘é mérito do PT’

    Então, a pergunta do datafolha deve ter sido algo como: “você melhorou de vida no governo do PT?’

  10. Caro Fernando este post é EXATAMENTE a medida do que venho falando sobre o fator humano de ingratidão que faz que nem todos que são ajudados pelas políticas populares e de esquerda retribuem eleitoralmente a ajuda que receberam dos governos populares.
    Esta pesquisa dá um dado alarmante e além do meu maior pessimismo 31 % reconhece que foram beneficiadas diretamente nestes 13 anos.
    Conheço (e todos conhecemos) cidadãos pobres que muito foram ajudados pelas políticas do período Lulilma e que hoje agem como nunca terem sidos “pobres” na sua percepção pessoal e que são “elite” na sua percepção pessoal e o são por méritos próprios e não tem nada a ver com a “corja do PT”…
    Isto não é fenômeno brasileiro, faz parte do ser humano, recentemente foi este efeito que resultou na apertadíssima vitória de Dilma no Brasil e a apertadíssima derrota que levou Macri a presidência da Argentina.
    A DIFERENÇA aqui é que conversei com argentinos sobre a derrota lá e ACHO que a taxa de ingratidão é muito maior entre os Hermanos que aqui no Brasil uma vez que historicamente a população argentina viveu com menos pobreza que o Brasil e o seu TOMBO social foi relativamente MAIOR e a recuperação da era Kirchnerista recuperou uma quantidade muito maior de ex-elitistas caídos o que resultou na diferença das eleições onde as forças populares resistiram no Brasil e na Argentina NÃO.
    A oposição brasileira pode até estar sonhando com a volta do Efeito ORLOFF tradicional, onde a Argentina de 2015 de Macri seria o amanhã do Brasil de 2018 de alguém que não o Lula e o PT…

    Mas eu acho que o caso da Argentina de 2015 é na verdade um diferente Efeito ORLOFF, à LESTE, onde é o Chile de 2011 de Piñera foi REFLEXO ANTECIPADO desta Argentina de 2015 de Macri …
    Se valer o Efeito ORLOFF à LESTE, é o Chile de 2014 de Michelle Bachelet que será o amanhã da Argentina de 2019 com Cristina Kirchner de volta…

    Que a Argentina TENTE agora voltar para a direita como fez a quatro anos atrás com o Chile de Piñera, dê com os burros n’água, e volte atrás…
    O que se sucedeu com o Chile tem mais similitude com o que aconteceu com a Argentina e suas populações tem mais proximidade sócio-econômica que a população Brasileira.
    Mas mesmo assim escapamos por um triz e o Pré-sal tem de VIRAR o jogo para ajudar a volta de Lula em 2018…
    Deu um nó temporal nos dois neurônios esta… KKKKK

    1. Onde se lê Efeito Orloff LESTE, leia-se Efeito Orloff OESTE.
      O Efeito reflexo da Argentina se relativo ao Chile que fica a Oeste…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *