Eu já escrevi antes sobre isso, no sábado, antes mesmo de saber dos conflitos que ocorreram no final da noite, quando os grupos “black blocs”, a Polícia de São Paulo e os espectadores dos shows de aniversário da cidade se envolveram em episódios de violência.
E, infelizmente, tudo o que aconteceu está em linha com o que eu dissera, o que sinceramente gostaria de que não acontecesse.
O fato é que, as imagens – tanto da depredação promovida pelos blocs, quanto da ação da PM na invasão de um hotel atirando balas de borracha sobre pessoas dominadas e as do espancamento de um suposto bloc por espectadores de um show de música – são assustadoras, ainda mais além que os ferimentos em pessoas e os quebra-quebras.
Mostram que estamos chegando a um ponto de comprometer a liberdade de manifestação que tantos nos custou conquistar mas que, agora, serve para que se ouça, como gritou o grupelho que desfilou pela orla do Rio, que “não vai ter copa nem eleição“.
A foto de capa (já retirada, mas que pode ser vista aqui) do facebook dos black bloc paulistas não esconde o que pretendem.
Quem está apostando na desordem, no conflito e no forjar de uma crise?
Uma aposta que se expressa tanto na preparação do confronto, criminosa e violenta – e diante da qual Polícia e Justiça permanecem inertes – quanto na sua execução, que frequentemente começa na reação da Polícia às provocações e agressões com xingamentos e pedradas.
E que, da polícia paulista, recebe todo o combustível para causar o que se pretende: medo e comoção sociais.
As manifestações anticopa, que a democracia pode absorver, são raquíticas e restritas.
A única importância política que têm é fornecer, para policiais e black blocs, o cenário para sua selvageria.
Cuja exibição, nauseante, está fazendo com que se propague para todos aqueles que estão na rua, em principio pacificamente, seja para participar daqueles atos ou, simplesmente, para o lazer e as atividades nos espaços públicos.
Se existem medidas enérgicas a serem tomadas, estas não são subir o grau de repressão física a estes grupos.
Está claro que existem núcleos de incitação à violência organizados e está claro que há, sobretudo na polícia paulista, um ânimo à tratar com a mesma brutalidade a repressão às ações destes provocadores.
Já temos feridos, mutilados e, agora, um homem em estado de coma.
O Ministério Público e a Justiça, porém, não parecem ter nenhum tipo de ação orgânica contra estes grupos, que partiram e vão partir para atos mais violentos ainda, se e quando – e não há dúvidas de que haverá – existir qualquer manifestação, e até mesmo shows e outras reuniões pacíficas.
O episódio do espancamento do suposto black bloc no show mostra como tudo está tornando fácil a brutalidade como forma de expressão.
Manifestação virou sinônimo de confrontos e agressões.
Que a polícia e a mídia , pressurosamente, se encarregarão de transformar em conflitos generalizados.
Responsabilizar judicialmente os que planejam e executam estas ações, longe de ser um ato antidemocrático é a única forma de preservar para a sociedade o que tanto lhe custou recuperar: o direito de se manifestar nas ruas, contra ou a favor.
Mas a direita preserva estes grupos e tanto é assim que as manifestações coxinhas os acolhem fraternalmente em suas manifestações “pacíficas”, mesmo sabendo que, dali a alguns quarteirões, eles partirão para os atos violentos.
A oposição, há um ano, transformou a Copa em disputa eleitoral. Seu fracasso ou, no mínimo, os confrontos de rua generalizados durante sua preparação e realização são sua única esperança eleitoral.
Não é preciso entender mais que isso para saber quem vem cuidando de providenciar gasolina para os coquetéis molotov dos black blocs.
34 respostas
Não existe almoço grátis. Esses caras tem alguma fonte de financiamento. Identificado o grupo é buscar a fonte de financiamento.
E aí, atrapalhar o recebimento desse dinheiro amparado por ações por dano decorrente da violência e depredações. Identificado os indivíduos que se comportaram mal, deve-se buscar interditar preventivamente, via judicial, a participação futura deles em quaisquer manifestações.
Deve-se agir. Mas isso dá trabalho ao Ministro Cardoso.
Deve-se entender que é prioridade absoluta obrigar essas “entidades” a ressarcir e bloquear qualquer fonte de financiamento com o fim de cobrir essas reparações. Essas pessoas podem ser identificadas, estão na internet, na rua. As filmagens estão à disposição deles.
Uma breve observação: a competência da “puliça” de Sumpaulo é digna do padrão do Governo do Estado de Sumpaulo. Eles se merecem.
Enfim, fazem um belo trabalho para colocar o Governo Federal “nas cordas”. Se depender do Governo de Sumpaulo, vale o quanto pior, melhor.
Pra eles o meia – dúzia do “não vai ter Copa”, que na verdade é “não votamos no PT”, virará uma balbúrdia de milhares como “temos o direito de nos manifestar, contra tudo e contra todos”.
Será que o Governo Federal não aprendeu? Estou passando a achar que não, pois o começo foi como esperado – uma pequena porção de manisfestantes – e o final foi como não deveria ter acontecido, a despeito de ser esperado – ou seja, mais do mesmo – duas centenas de “black blocs” quebrando geral.
tem toda a razão a ABIN tem que entrar em campo!!!
Sim, a ABIN já deveria ter mapeado os black bloc. Acontece que eles são de direita, se fossem de esquerda a ABIN já teria todos os dados na mão. Deveriam proibir as máscaras, liberdade de expressão mas mostrando o rosto como qualquer manifestante.
A ABIN está repleta de coxinhas. Aliás, MP, Juízes, Policiais Federais, Procuradores e todos os que ganham mais de dez mil reais fazem parte da oposição.
Esquenta não. A CIA já entrou em campo desde que a embaixadora Liliana Ayalde chegou ao Brasil. Não que a cia estivesse ausente, mas madame Ayalde esteve por trás e à frente do golpe que derrubou Fernando Lugo no Paraguai e aqui chegou com as instruções de hussein obama. Ela sabe o que fazer e conta com os bléqui-blóquis e sua turma.
Nessa tchurma estão o PSOL, o pstu e ….. o psb de marina, a ararinha tísica e dudu, o neto e filho da mãe no TCU.
O que dizem: “THERE is such confidence between Federico Franco, the coup President now installed in Paraguay, and the United States embassy in the country, that Franco was there discussing the overthrow of President Fernando Lugo as early as 2009. This was revealed in a Wikileaks document in which an intelligence official refers to a conversation with Franco, then the Vice President.”
Teoria conspiratória?
Já vimos esse filme dezenas de vezes.
Fernando, reproduzo abaixo trecho de comentário (*):
‘O governo deveria se preocupar com os “bastidores”. Uma das questões é essa associação de Black Blocs com a Mídia Ninja, (leia-se REDE), que “surpresa geral” voltou a transmitir justamente no Sábado. Todas as inúmeras manifestaçôes sociais que ocorreram no país nos últimos 6 meses, em nenhuma delas havia os “ninjas”. Voltaram agora com os Back Blocs. E, curiosamente, nenhuma das ações de popuilares contra BBs foi exibida por eles. Por incrível que pareça foi a velha, tradicional e conservadora mídia da TV Estadão que nos mostrou essas cenas. Também foi a TV Estadão que flagou os acontecimentos na cracolândia.’
(*) Trecho de comentário de Marco St. no blog do Nassif, em http://jornalggn.com.br/noticia/manifestante-e-agredido-por-multidao-na-praca-da-republica
Será que todos foram contratados pelo falido Estadão? Para mim, a ação mais eficaz é primeiro identificar os caras. Presos primários pagam fiança e fazem trabalho comunitário por 6 meses como fazem nos EUA (olha só que ironia). Presos duas vezes são autuados e processados sem fiança. Identificadas as ligações com qualquer grupo político ou empresarial, enquadrar os mandantes e financiadores. Processar mesmo. Se políticos, ficam inelegíveis por 10 anos. Assim teremos uma democracia legal, sem violência nem aparatos pirotécnicos de políciais que ganharão mais para manter a ordem, segundo o governo paulista. A que preço, senhor Alckmin?
Pra que serve a Lei de Seguranca Nacional? Protestar e uma coisa, sabotar e outra bem diferente. Aplique-se a Lei.
LSN é coisa da ditatura. Nem existe mais. Está desatualizado, caro leitor….
Pelo que me consta a Lei 7170 de 1983 continua em vigor. Se o amigo tiver a data de sua revogacao, solicito informar-nos. Grato.
Recomendo aos ativistas anti-copa, a se informar sobre as Leis em vigor no Pais, sob pena de verem seus atos enquadrados em uma delas, por pura ignorancia.
Dando nome aos bois pois direita e muito genérico. Alckmin sabe que para vencer precisa fazer o que esta fazendo… PM dar porrada a torto para criar a instabilidade institucional unica forma da oposicao tentar vencer pois sabe que o povo nao e mais bobo para votar com rede GLOBO… Vide planejamento do golpe de 64 pelos generais e empresários o método e o mesmo
Como dizia o GARGANTA PROFUNDA e so seguir o dinheiro
“Avante juventude combativa”. Combativo é o adjetivo marca registrada do PSDB. Eles enchem o peito quando dizem que alguém é combativo. Essa organização terrorista pertence à JPSDB.
Saudades do Maluf.
Se fosse o governador do Estado, o Maluf já teria colocado a ROTA
na rua e a bandidada na cadeia.
Como dizia Maluf: Bandido bom é bandido morto.
O Maluf já tinha acabado com essas bagunças e as famílias com seus filhos passeando pelas ruas de São Paulo tranquilamente.
Tenho uma opinião controversa. Acredito que o caminho é a polícia, logicamente, prender quem cometer crime, a inteligência identificar os financiadores desse movimento (?) e, principalmente, o povo dizer claramente que é contra esses instrumentos do caos. Há dois precedentes interessantes que demonstram que eles não foram treinados para um confronto com o povo: “bateram pino”, “arregaram”, ficaram com medo da torcida do Atlético Paranaense e da Gaviões da Fiel, que prometeu esperá-los se viessem destruir os respectivos estádios. Não defendo a violência contra essa gente, mas a violência em potência, frise-se, vinda de populares já se mostrou eficaz para inibir os sabotadores.
Enquanto o Ministro da Justiça e a PF ficarem inertes, essa selvageria continuará.
A PM finge que reprime e o Polícia Civil se faz de morta e não investiga quem está por trás de tudo isso (claro que eles sabem…).
Essa trupe do PSDB é maquiavélica demais.
Só não entendo a inercia do Ministro da Justiça e da PF…
Caro Fernando:
A combinação entre formas pacíficas de desestabilização de regimes com o lado obscuro de ações terroristas, como as dos malsinados black blocs, é a fórmula que a Companhia da Indias Angloamericanas tem adotado com grande sucesso nos tempos pós Guerra Fria, desde que logrou o desmantelamento da antiga Iugoslávia. Ela está descrita no livro/manual escrito por Gene Sharp, “Da ditadura à democracia”, amplamente difundido pela internet. Claramente, os mesmos clãs da corporatocracia nacional que financiaram a OBAN, durante a ditadura, agora financiam esses movimentos “pacíficos” Gene Sharp-treinados, em articulação com ONG’s nacionais e internacionais. É preciso começar a investigar o financiamento desses movimentos. Acho que seria importante criar uma CPI sob controle de parlamentares do bloco progressista para centralizar a investigação sobre a possibilidade de esses movimentos desestabilizadores estarem sendo financiados por grupos poderosos com fortes ligações internacionais interessados no torpedeamento de nossa democracia. Vejam por exemplo o que está ocorrendo neste momento na Ucrânia
http://emdefesadademocracia.blogspot.com.br/2014/01/know-how-de-desestabilizacao-em-pratica.html
Vcs que entendem de Facebook, Twitter, etc, por favor convoquem um “Vai ter Copa , Sim” para o próximo fim de semana, em respeito ás pessoas que são favoráveis à Copa no Brasil!!
TEM DIREITA MISTURADA..POR QUE ELES SÃO LIBERADOS LOGO SEM IDENTIFICAÇÃO
O MAIS IMPRESSIONANTE NISSO TUDO, É QUE ESTES MANIFESTANTES NÃO FICAM DETIDOS 24H, POIS NO OUTRO DIA, OU NO MESMO DIA, JÁ ESTÃO NAS RUAS.
UMA ORQUESTRAÇÃO SISTEMATIZADA, COM INICIO, MEIO E FIM.A QUEM BENEFICIA ESTES ATOS DE VANDALISMO? POR QUAL MOTIVO A JUSTIÇA ESTADUAL DOS ESTADOS AFETADOS PERMANECE INERTE? E O GOVERNO FEDERAL? QUAL A RESPONSABILIDADE QUE LHE CABE? VAI ESPERAR QUE SE TOME CORPO ESSES ATOS DE VANDALISMO PARA DEPOIS TOMAR ATITUDES? COM A PALAVRA, QUE NESTE CASO ESTÁ MUDO, O MPE E O MPF.
Black bostas ,MPL são movimentos facistas financiados pelos perdedores que sabe muito bem que nada disso vai adiantar , o povão de verdade não tem tempo muito menos motivos para praticar terrorismo mafiomidiatico.
Espancar um black bosta é dever da população , quem sabe assim eles vão entender que são maus vistos pela população , lugar de filhinho de papai é em Maiami ou em baixo da cama como sempre , não em manifestaçõies, pois se o pau comer de verdade igual na ditadura que eles tanto querem vão se dar mau , pois ai as balas não serão de borracha.
De mais a mais deixem a gestapo paulista se entender com sua cria , toda porrada nessa turmunha é pouco.
Fernando, não tem a ver com este, porem leia p.favor, em http://www.globalresearch.ca/link:washington drives world to war/ bypaul craig roberts. Ver o ultimo parágrafo, coisa q nunca tinha pensado mas é meridianamente simples.
A realidade é;
Que o próprio ser humano está se destruindo
A se e os outros fala dos políticos e governants más se cada um de nós colocasse a mão no arado de forma diferente…
Com sujestoes, boa vontade própria e, ñ agido com impocrisia, tal vezes encontraria uma maneira mais eficaz.
Porém é ao contrário.Um grupo faz protesto para que o governo colabore na copa, outro grupo faz para que ñ tem ação governametal nos estádios, outro grupo sai quebrando bancos, estabelecimentos ETC, outros queimam ônibus e destroem os objetos e transportes que benefeciam eles mesmos.
Afinal quem está ajindo mal nessas histórias?
E as concequencias quem sofre?
Os grupos e a população! !!!!
Não temos que culpar governo, presidente,
Porque muito pior ja esteve.
Parabéns a henrrique de oliveira eu também acho a mesma coisa que ele
Se o brasil ñ está bom.. os icomodados que se retiram,
Vai para Miami, Califórnia, paris ou para o nordeste!!!!!
Essa molecada “blak-merda” deve ser demovida de aceitar a grana que lhes estão dando (não interessa muito quem dá, mas intuímos que não vem do Sul) quando alguém, nem precisa ser polícia, começar a atirar pra valer, com munição de verdade. Se isso não for feito logo, esses covardes que se “manifestam” escondidos atrás de máscaras vão barbarizar cada vez mais a vida de nossas maiores cidades. Já que o poder público não pode “apagar” esses malditos vendidos da vida nacional, alguém que viva aí no sudeste e ame asse país comece logo o trabalho.
porque usam mascara, porque são um bando de covardes financiados por
uma mídia também covarde
Cadê a PF?
Será que está esperando algum blogueiro pesquisar nas redes para chegar aos seus criadores?
Caramba, discordar da tática Black Block, tudo bem, até eu discordo, porém o que estou percebendo de simplificações nas análises, realmente tá complicado. Afirmar que são de direita não cabe, apesar de alguns grupelhos quererem se apropriar das manifestações. Existem comunistas, anarquistas, e uma molecada por volta dos seus 15 anos que está tendo sua iniciação política.
Também está faltando a dita esquerda governista reconhecer o quanto se afastou das bandeiras as quais lutamos por décadas, tais como saúde, educação, reforma agrária (cadê ?), etc.
E por último, a gota d’água foi ver o PT aliado ao Cabral/Paes mandando a polícia para cima dos professores. E se não fosse essa molecada Black Block a proteger os professores, o estrago teria sido maior.
nUM pAÍS ” dEMOCRATA”, quem esta pagando esta conta é o POVO.
Bals de borracha, polvora, hora extra de policias, granadas, vidros, carros, de pessoas inocentes, vidas, uso do SUS para ferimentos, SAMU, tiros, advogados, promotores, juizes, instalações particulares, lixeiros, garis, patrimonios que são os Policiais, patrimonios do estádo, estupros, roubos, tapa na cara de cidadães, enfim completem..
Está merda tem que acabar não há honra nesta luta.
—Presos filmados, vandalizando devem pagar tudo isto, não podem sair da cadeia antes de pagar!! Se não tiverem dinheiro ágam os pais ou avos.
— Ou liberem o uso de armas para nos defender..
Amanha estarão em nossas casas.
—- Adoro o BRASIL, principalmente a ORDEM E PROGRESSO.
—- Se tivermos uma luta com Gloria, com honradez, lutaremos, mais este tipo de luta normalmente cobra vidas e sangue e muito..
O que não é o caso…
Eu quero assistir a Copa, já estou economizando para gastar o meu dinheiro, que vai dar emprego a muitos..
Com todo o respeito, não estaria na hora de dar um tempinho com a porradaria em cima da polícia que, apesar de todos os pesares que conhecemos, é hoje MUITO melhor do que no tempo da ditadura ? Afinal de contas, sejamos sinceros, a polícia no primeiro mundo, quando tem que baixar a porrada, baixa com todo o desembaraço e truculência, como tantas vezes assistimos na TV.
O problema do momento NÃO é a polícia, é um movimento estúpido, antidemocrático, com todo o perfil de TERRORISMO, que só não tomou proporções muito piores, porque estamos no Brasil, com suas peculiaridades.
Não estaria na hora de ESMIUÇAR de onde vem e ONDE pretende chegar este movimento imbecil ?
Vídeo mostra reação contra os baderneiros de São Paulo: http://youtu.be/InVfaw_vz4A
Alguém confirma?
Black Bloc é espancado por multidão na Praça da República.
http://youtu.be/InVfaw_vz4A
Numa coisa a sociedade esta muito consciente, esses baderneiros não são Petistas.
Esses baderneiros não estão sendo incentivados por Cuba, Russia, Venezuela nem China, muito menos pelas FARCS.
A quem interessa a mudança de Governo.
A GLOBO, a VEJA, a FOLHA e o ESTADÃO, como tem se manifestado.
A Copa é um evento Internacional, logo, Exercito, Marinha e Aeronáutica fora dos Quarteis.
Se não é proibido esconder o rosto em ações rebeldes, e em grupos, então por q