A queima de livros do nazismo já dá sinais de fumaça aqui

Bücherverbrennung é o “palavrão” em alemão para designar os vários festivais de queima de livros durante o período nazista.

Ainda não chegamos lá, mas a escalada é apavorante.

Um general da turma de Jair Bolsonaro quer eliminar – sim, é este o verbo que usou – livros “que não tragam a verdade sobre 64”. É, por ironia, o responsável pelas políticas de educação, ciência e tecnologia.

Depois, um colégio da Zona Sul carioca tirou das leituras dos seus alunos o livro “Meninos Sem Pátria”, sobre a vida de crianças que tiveram de sair do país com os pais exilados pelo regime militar.

A seguir, dois energúmenos arrancam uma placa de homenagem à memória da assassinada Marielle Franco e o próprio filho do candidato justifica o vandalismo dizendo que restauraram apenas o “Marechal Floriano” que dá nome à praça.

Agora, são livros sobre o tema “Direitos Humanos” que são rasgados na Universidade de Brasília.

É o caso de perguntar aos militares onde anda aquela frase que se usava nas propagandas da Biblioteca Central do Exército: “um país se faz com homens e livros”.

Serão só os que sobrarem de ir para a fogueira, do  Bücherverbrennung?

E quando forem seres humanos que forem queimados em praça pública?

Fernando Brito:

View Comments (60)

  • A imbecilização só traz frutos à seita da besta humana, recuso-me a pronunciar seu nome. Não é à toa que vem da própria Alemanha, por várias publicações e analistas, o maior receio do renascimento na prática e no controle do governo de um sistema bem similar ao NAZISMO, que tanta tragédia trouxe ao povo alemão. Hoje, o ensino do que foi aquela tragédia é dado desde os primeiros anos escolares.

    • Sempre digo aos meus filhos ,estamos pasando isto porque lamentávelmente os pts não fizeram a revolução necessária na educação.Qual?? ensino de pensamento político(todas as correntes) desde o 1° grau,tô me lixando pro fato de um estudante ser ruim em matemáticas,provavelmente Picasso também era,mas ele não pode desconhecer a política ,é ela a que nos relaciona como indivíduos numa sociedade CIVILIZADA.Agreguemos a isso,acabar com a decoreba,raciocínio,aplicação da lógica,história para entender o caminho feito,fomentar o questionamento.
      Simples ,muito simples,por que não foi feito????.

      • Infelizmente, não é simples. O Brasil possui "diretrizes curriculares nacionais" até interessantes, que apoiam a diversidade, o pensamento crítico... Entretanto, as salas de aula, as escolas, os familiares dos estudantes, parecem em outras sintonias. Tudo é burocrático, sem debates, sem estímulo. Há uma parcela super conservadora no magistério e nos gestores locais.

      • Porque o 1º grau é responsabilidade da Prefeitura; o 2º grau é da alçada do Estado; o 3º grau do Governo Federal. À União cabe o repasse das verbas para os Entes Federados.

        • Galvão vc só me falou de burocracia,eu falei de algo maior que burocracia nenhuma atrapalharía.

      • Para fazer a revolução que você propõe é preciso professores com formação revolucionária.
        Como em uma democracia, governos não têm ingerência ideológica em empresas privadas, a formação desses professores seria restrita às universidades públicas, no caso, como se trata da administração federal, as universidades federais.

        Então, digamos assim: no mínimo 4 anos para a formação de professores do ensino básico, admitindo-se que nesse tempo se pudesse revolucionar completamente o pensamento de todos os alunos nos cursos de licenciaturas.
        Considerando que o ensino básico corresponde a 12 anos (Fundamental I e II e Médio) e, admitindo-se também que esse tempo fosse suficiente para minar todas as influências externas (família, igreja, as mídias) que pudessem ser obstáculos à revolução escolar pretendida, necessitaríamos de, no mínimo, 16 anos para obter quaisquer resultados.
        Me parece que o PT governou o país durante 12 anos, não?

        Sou professora de Ensino Médio, na rede particular, há mais de 40 anos. Nenhum dos meus alunos, ao longo de todo esse tempo, pode dizer que desconhece a "Declaração Universal dos Direitos do Homem": eu os faço esmiuçar cada artigo dela. Se lhes for perguntado fora da escola, parte deles vai dizer que os direitos humanos só servem para proteger bandidos. Meus concorrentes são poderosos: Papai, Mamãe, TV, internet, revistas, jornais, etc...............

  • Quero ver o que minha cunhada, uma mulher de formação humanista que tinha gosto literário muito refinado, e que inexplicavelmente ficou hipnotizada pelo Bolsonaro, o que ela vai dizer quando assistir os livros de seus queridos autores virando fumaça sob aplausos de fanáticos .

    • Alecs,tua cunhada sempre foi isso que é hoje.Aquilo que ela mostrava era falso,não existe chance de vc ter se maravilhado com David Guilmour tocando e hoje achar que funk é música,Depois que vc avançou ,já não se volta atrás.

  • Meu pai foi um militar nacionalista. Ele sentiria vergonha desses generais ignorantes e traidores.

    Haddad 13, para vivermos num país mais civilizado!

  • A situação é delicadíssima, tenho visto pessoas extremamente cultas aderirem a Bolsonaro. Não há mais como negar que o fenômeno é semelhante ao da Alemanha nazista. O Brasil precisa sair desse transe.

    • Provavelmente o erro cometido na Alemaha pré-nazista e no Brasil de hoje é considerar racionais ,aqueles que devoram livros,mas na verdade,não os entendem.

      • O conhecimento, para atingir a sabedoria, deve começar pelo autoconhecimento.

    • Tal como na Alemanha, o estouro de boiada tende a ser incontrolável . As classes abastadas e o séquito que lhes acompanha, já mostraram que vão beber este cálice amargo até o fim ....

  • Jessé Souza afirma que "estamos passando por uma regressão moral e cognitiva". Não tenho mais dúvida!

    • Criei meus filhos,com essa opinião ,do sobe e desce.A humanidade já esteve lá encima ,hoje ela desceu a parte baixa da onda ,voltará a subir.Ficar lá encima dependerá do que as geraçãoes futuras façam,nós não fizemos o correto.

      • Em 1998, quando começou a abrir a Internet, eu pensei: agora sim a humanidade deslancha! Foi precipitação.

  • O mundo vai ter criar outro prêmio para o Lula . O Nobel da paz e pouco pra ele.

  • Eu não posso crer que o Colegio Sto Agostinho tenha proibido esse livro...isso só pode ser Fakenews.

    • Parece que é verdade. Há mobilização de estudantes para reinserção do livro na lista do colégio.

      • É agora imagina esse imbecil eleito.... os padres vão começar a bater em aluno com vara de marmelo. Nunca imaginei o Sto Agostinho tão retrógrado apesar de conservador, mas negar a história para mim seria o mesmo que eles negarem a Deus. O país está muito estranho e no final começo a concordar com um amigo que sempre disso que o brasileiro não é nem nunca foi bonzinho que na verdade sempre disfarçou sua maldade, não mais.

  • "Supremo crime hediondo I":
    permitir que uma Concessionária Pública dos Meios de Comunicações privilegie um candidato em detrimento aos demais;
    "Supremo crime hediondo II":
    permitir ou mesmo induzir a que o troglodita nazista e corrupto atente contra a honra do Partido dos Trabalhadores e seus eleitores, numa nítida afronta à paridade das armas (sic) em uma disputa eleitoral!
    Ou seja, se o PT solicitar o direito de resposta, os(as) facínoras "supreminhos(as)" de merda do STF &$ do TSE negarão "de plano"!
    Justi$$$a criminosa, vagabunda, contumaz blindadora de bandidos!
    O vigarista da fé alheia "Bispo do Diabo Edir Macedo" que o diga!

    Enfim, nós estamos subsistindo em uma 'republiqueta do CU(nha) do mundo'!
    Classe dominante que expressa a barbárie em seu sentido mais primitivo!
    Sim, a pré-Idade Média é aqui, casa grande tosca e desavergonhada!

    • Estas pesquisas estão manipuladas desde o início, vão servir para a fraude maior, a fraude das urnas. A fraude nas urnas começa na construção dela, na sede da empresa Smartmatic.
      Por Papepipopu
      em
      https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/371201/Pesquisa-do-mercado-segundo-turno-tem-empate-entre-Haddad-e-Bolsonaro.htm

      'BORA', MATUTO VELHO À BEIRA DE UM ATAQUE FULMINANTE!

      Todo o universo (sic) "está Careca do (S)erra de saber" [Risos] que a empresa de Informática do [nazigolpista] TSE tem treta com o esposo [quase]norte-americano e eminência parda da procuradora geral do golpe vagabundíssimo no escurinho do Jaburu do vampirão mafiosão mimiSHELL!
      Não à toa, o troglodita BOSTAnossauros e o "jumento de carga" que o acompanha já disseram que "irão aceitar os resultados das urnas"!
      'Capiche' como as máfias atuam?
      A fraude anunciada faz parte do script do golpe! GloboCIA Produções!
      Sim, nós caímos no conto da lisura das eleições sob o manto da obscuridade de um quase estado de sítio no contexto de um golpe vagabundíssimo pró genocida capital vadio transnacional!
      Com o STFede &$ tudo dentro!
      Portanto, como o TSE ficaria de fora da "suprema patifaria"?
      Ou seja, somos ou não somos um "rebanho" de otários?
      Plim plim!
      E com eco!

      • Esta é uma eleição marcada para ser fraudada [*inclusive nas urnas, por óbvio]!
        *inclusive ou sobretudo?
        O DataFRAUDE do I-Golpe e vice-versa estão pavimentando as fraudes anunciadas nas urnas do TSE nazigolpista!
        Sim, caímos no golpe da lisura das eleições sob a égide de um golpe vagabundíssimo!

        • Quem confia nas urnas do TSE do golpe confia em qualquer coisa!

Related Post