A queima de livros do nazismo já dá sinais de fumaça aqui

Bücherverbrennung é o “palavrão” em alemão para designar os vários festivais de queima de livros durante o período nazista.

Ainda não chegamos lá, mas a escalada é apavorante.

Um general da turma de Jair Bolsonaro quer eliminar – sim, é este o verbo que usou – livros “que não tragam a verdade sobre 64”. É, por ironia, o responsável pelas políticas de educação, ciência e tecnologia.

Depois, um colégio da Zona Sul carioca tirou das leituras dos seus alunos o livro “Meninos Sem Pátria”, sobre a vida de crianças que tiveram de sair do país com os pais exilados pelo regime militar.

A seguir, dois energúmenos arrancam uma placa de homenagem à memória da assassinada Marielle Franco e o próprio filho do candidato justifica o vandalismo dizendo que restauraram apenas o “Marechal Floriano” que dá nome à praça.

Agora, são livros sobre o tema “Direitos Humanos” que são rasgados na Universidade de Brasília.

É o caso de perguntar aos militares onde anda aquela frase que se usava nas propagandas da Biblioteca Central do Exército: “um país se faz com homens e livros”.

Serão só os que sobrarem de ir para a fogueira, do  Bücherverbrennung?

E quando forem seres humanos que forem queimados em praça pública?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

60 respostas

  1. A imbecilização só traz frutos à seita da besta humana, recuso-me a pronunciar seu nome. Não é à toa que vem da própria Alemanha, por várias publicações e analistas, o maior receio do renascimento na prática e no controle do governo de um sistema bem similar ao NAZISMO, que tanta tragédia trouxe ao povo alemão. Hoje, o ensino do que foi aquela tragédia é dado desde os primeiros anos escolares.

    1. Sempre digo aos meus filhos ,estamos pasando isto porque lamentávelmente os pts não fizeram a revolução necessária na educação.Qual?? ensino de pensamento político(todas as correntes) desde o 1° grau,tô me lixando pro fato de um estudante ser ruim em matemáticas,provavelmente Picasso também era,mas ele não pode desconhecer a política ,é ela a que nos relaciona como indivíduos numa sociedade CIVILIZADA.Agreguemos a isso,acabar com a decoreba,raciocínio,aplicação da lógica,história para entender o caminho feito,fomentar o questionamento.
      Simples ,muito simples,por que não foi feito????.

      1. Infelizmente, não é simples. O Brasil possui “diretrizes curriculares nacionais” até interessantes, que apoiam a diversidade, o pensamento crítico… Entretanto, as salas de aula, as escolas, os familiares dos estudantes, parecem em outras sintonias. Tudo é burocrático, sem debates, sem estímulo. Há uma parcela super conservadora no magistério e nos gestores locais.

      2. Porque o 1º grau é responsabilidade da Prefeitura; o 2º grau é da alçada do Estado; o 3º grau do Governo Federal. À União cabe o repasse das verbas para os Entes Federados.

        1. Galvão vc só me falou de burocracia,eu falei de algo maior que burocracia nenhuma atrapalharía.

      3. Para fazer a revolução que você propõe é preciso professores com formação revolucionária.
        Como em uma democracia, governos não têm ingerência ideológica em empresas privadas, a formação desses professores seria restrita às universidades públicas, no caso, como se trata da administração federal, as universidades federais.

        Então, digamos assim: no mínimo 4 anos para a formação de professores do ensino básico, admitindo-se que nesse tempo se pudesse revolucionar completamente o pensamento de todos os alunos nos cursos de licenciaturas.
        Considerando que o ensino básico corresponde a 12 anos (Fundamental I e II e Médio) e, admitindo-se também que esse tempo fosse suficiente para minar todas as influências externas (família, igreja, as mídias) que pudessem ser obstáculos à revolução escolar pretendida, necessitaríamos de, no mínimo, 16 anos para obter quaisquer resultados.
        Me parece que o PT governou o país durante 12 anos, não?

        Sou professora de Ensino Médio, na rede particular, há mais de 40 anos. Nenhum dos meus alunos, ao longo de todo esse tempo, pode dizer que desconhece a “Declaração Universal dos Direitos do Homem”: eu os faço esmiuçar cada artigo dela. Se lhes for perguntado fora da escola, parte deles vai dizer que os direitos humanos só servem para proteger bandidos. Meus concorrentes são poderosos: Papai, Mamãe, TV, internet, revistas, jornais, etc……………

  2. Quero ver o que minha cunhada, uma mulher de formação humanista que tinha gosto literário muito refinado, e que inexplicavelmente ficou hipnotizada pelo Bolsonaro, o que ela vai dizer quando assistir os livros de seus queridos autores virando fumaça sob aplausos de fanáticos .

    1. Alecs,tua cunhada sempre foi isso que é hoje.Aquilo que ela mostrava era falso,não existe chance de vc ter se maravilhado com David Guilmour tocando e hoje achar que funk é música,Depois que vc avançou ,já não se volta atrás.

  3. Meu pai foi um militar nacionalista. Ele sentiria vergonha desses generais ignorantes e traidores.

    Haddad 13, para vivermos num país mais civilizado!

  4. A situação é delicadíssima, tenho visto pessoas extremamente cultas aderirem a Bolsonaro. Não há mais como negar que o fenômeno é semelhante ao da Alemanha nazista. O Brasil precisa sair desse transe.

    1. Provavelmente o erro cometido na Alemaha pré-nazista e no Brasil de hoje é considerar racionais ,aqueles que devoram livros,mas na verdade,não os entendem.

    2. Tal como na Alemanha, o estouro de boiada tende a ser incontrolável . As classes abastadas e o séquito que lhes acompanha, já mostraram que vão beber este cálice amargo até o fim ….

  5. Jessé Souza afirma que “estamos passando por uma regressão moral e cognitiva”. Não tenho mais dúvida!

    1. Criei meus filhos,com essa opinião ,do sobe e desce.A humanidade já esteve lá encima ,hoje ela desceu a parte baixa da onda ,voltará a subir.Ficar lá encima dependerá do que as geraçãoes futuras façam,nós não fizemos o correto.

      1. Em 1998, quando começou a abrir a Internet, eu pensei: agora sim a humanidade deslancha! Foi precipitação.

  6. Eu não posso crer que o Colegio Sto Agostinho tenha proibido esse livro…isso só pode ser Fakenews.

    1. Parece que é verdade. Há mobilização de estudantes para reinserção do livro na lista do colégio.

      1. É agora imagina esse imbecil eleito…. os padres vão começar a bater em aluno com vara de marmelo. Nunca imaginei o Sto Agostinho tão retrógrado apesar de conservador, mas negar a história para mim seria o mesmo que eles negarem a Deus. O país está muito estranho e no final começo a concordar com um amigo que sempre disso que o brasileiro não é nem nunca foi bonzinho que na verdade sempre disfarçou sua maldade, não mais.

  7. “Supremo crime hediondo I”:
    permitir que uma Concessionária Pública dos Meios de Comunicações privilegie um candidato em detrimento aos demais;
    “Supremo crime hediondo II”:
    permitir ou mesmo induzir a que o troglodita nazista e corrupto atente contra a honra do Partido dos Trabalhadores e seus eleitores, numa nítida afronta à paridade das armas (sic) em uma disputa eleitoral!
    Ou seja, se o PT solicitar o direito de resposta, os(as) facínoras “supreminhos(as)” de merda do STF &$ do TSE negarão “de plano”!
    Justi$$$a criminosa, vagabunda, contumaz blindadora de bandidos!
    O vigarista da fé alheia “Bispo do Diabo Edir Macedo” que o diga!

    Enfim, nós estamos subsistindo em uma ‘republiqueta do CU(nha) do mundo’!
    Classe dominante que expressa a barbárie em seu sentido mais primitivo!
    Sim, a pré-Idade Média é aqui, casa grande tosca e desavergonhada!

    1. Estas pesquisas estão manipuladas desde o início, vão servir para a fraude maior, a fraude das urnas. A fraude nas urnas começa na construção dela, na sede da empresa Smartmatic.
      Por Papepipopu
      em
      https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/371201/Pesquisa-do-mercado-segundo-turno-tem-empate-entre-Haddad-e-Bolsonaro.htm

      ‘BORA’, MATUTO VELHO À BEIRA DE UM ATAQUE FULMINANTE!

      Todo o universo (sic) “está Careca do (S)erra de saber” [Risos] que a empresa de Informática do [nazigolpista] TSE tem treta com o esposo [quase]norte-americano e eminência parda da procuradora geral do golpe vagabundíssimo no escurinho do Jaburu do vampirão mafiosão mimiSHELL!
      Não à toa, o troglodita BOSTAnossauros e o “jumento de carga” que o acompanha já disseram que “irão aceitar os resultados das urnas”!
      ‘Capiche’ como as máfias atuam?
      A fraude anunciada faz parte do script do golpe! GloboCIA Produções!
      Sim, nós caímos no conto da lisura das eleições sob o manto da obscuridade de um quase estado de sítio no contexto de um golpe vagabundíssimo pró genocida capital vadio transnacional!
      Com o STFede &$ tudo dentro!
      Portanto, como o TSE ficaria de fora da “suprema patifaria”?
      Ou seja, somos ou não somos um “rebanho” de otários?
      Plim plim!
      E com eco!

      1. Esta é uma eleição marcada para ser fraudada [*inclusive nas urnas, por óbvio]!
        *inclusive ou sobretudo?
        O DataFRAUDE do I-Golpe e vice-versa estão pavimentando as fraudes anunciadas nas urnas do TSE nazigolpista!
        Sim, caímos no golpe da lisura das eleições sob a égide de um golpe vagabundíssimo!

  8. Onde vamos parar com essa “onda” facista que vem assolando o país. Temos que ter perseverança e não desisitirmos, o momento é delicado, complicado, mas não podemos perder a esperança de termos pelo menos o segundo turno

  9. Em relação ao fato de um sujeito militar ser responsável pela área de educaçaõ ,ciência e tecnologia é um indicativo do nível da candidatura do asno.
    Ele é militar,seu vice é militar,o cara que cuida da área do conhecimento é militar ,,A FORMAÇÃO MILITAR SÓ CRIA PRIMATAS, ELES SÃO UMA REGRESÃO DA ESPECIE HUMANA.
    LOGO ELES PRETENDEM APOIADOS POR UMA MASSA DE ZUMBIS ADMINISTRAR O BRASIL.
    POBRE BRASIL (NÓS)

    1. O que esperar de um segmento social que é preparado para destruir, matar, tirar de combate o seu semelhante?

  10. Uma vez ouvi falar de um caso de uma pessoa comum, que na década de 70 que foi detida com um manual de datilografia.

    Para os mais jovens, explico: é a técnica de escrever rapidamente no teclado das máquinas de escrever (embora eu use até hoje com excelente proveito em computadores), e seus exercícios são repetições consecutivas de “asdfg” e também “hjklç”, e por aí vai.

    Não é que o cara foi acusado de estar com material subversivo, que supostamente seria uma escrita em código?

  11. Foi a contribuição que o INFAME presidente do STF deu, “64, foi um movimento”, terás barbárie maior?

  12. Capitão coragem, ophs errei…
    #Capitão covarde, eu troco o meu nome se o senhor for eleito presidente do meu país.

  13. Por enquanto são livros mas depois correrá o risco de colocar pessoas na fogueira e todos eles com o braço esticado aos berros führer bozo.

  14. Na mesma Universidade de Brasília, no período da ditadura militar, um estudante de arquitetura foi preso por carregar um livro sobre Cubismo. Acharam que cubismo estava relacionado com Cuba. Foi enquadrado como comunista, depois voltaram atrás. Tempos tenebrosos no horizonte.

    1. Ih, Marina, são tantas histórias. Revolução dos Bichos e Revolução na Agricultura, por exemplo ameaçados de ser proibidos. E a censura tem efeitos curiosos na gente. Naquela época, fui executar uma tarefa em Montevidéu. Estava num ônibus, quando sentou-se a meu lado um cidadão de seus 25 anos que abriu um livro de Lênin. Eu fiquei assustado, olhava de um lado para outro preocupado até me dar conta que estava em outro país. Esta talvez seja uma das razões que fazem a arte quase sumir nos períodos ditatoriais. A Espanha, por exemplo, na época do Franco, praticamente só traduzia, produzindo muito pouco. Para os que não viveram esse tempo e pedem a volta dos militares, posso afirmar, eles não tem ideia do que é viver numa ditadura

  15. Indo para o segundo turno, Haddad tem que centralizar sua campanha nas regiões Norte para neutralizar o bolsonarismo no Centro oeste, Nordeste para neutralizar São Paulo e em Minas/Rio para neutralizar o Sul.

  16. (Bertold Brecht)
    Primeiro levaram os negros
    Mas não me importei com isso
    Eu não era negro

    Em seguida levaram alguns operários
    Mas não me importei com isso
    Eu também não era operário

    Depois prenderam os miseráveis
    Mas não me importei com isso
    Porque eu não sou miserável

    Depois agarraram uns desempregados
    Mas como tenho meu emprego
    Também não me importei

    Agora estão me levando
    Mas já é tarde.
    Como eu não me importei com ninguém
    Ninguém se importa comigo.

    http://miltonribeiro.sul21.com.br/tag/bertold-brecht/

  17. Os políticos de esquerda precisam explicar o que fizeram para evitar o crescimento exponencial da direita nas suas regiões (centro oeste, sudeste e sul). A esquerda ficou nanica e tem relação também com erros na organização política.

    1. Miolo do Brasil tá parecendo um faroeste. Até dá pra entender fazendeiros e agroboys defendendo ideias conservadoras. Mas a nova classe média, que não tem terras nem imóveis (no máximo um apartamento financiado a juros “lulistas – da época do PT”), ficarem com medo de uma invasão comunista é difícil de compreender…

      1. Paranoia, amigo. Ideias delirantes são características do fascismo. O Brasil vai virar uma venezuela, cuba…

  18. PERSEGUIÇÃO ÀS MINORIAS ENDOSSADA POR UM LÍDER CONIVENTE

    (Silvia Bellintani, em seu Facebook)
    “eu poderia dizer q estou sem palavras pra descrever o q testemunhei hj no meu consultório.

    mas tive o dever de encontrá-las pra não deixar q algo assim, gravíssimo, fique sem registro.

    foram duas situações, ambas na tarde de hj.

    dois pacientes meus: um menino e uma menina.

    ele, gay, 19 anos.
    ela, hetero, feminista, 17.

    começo por ele, q entra sem dizer uma palavra e logo começa a chorar.

    pergunto o q aconteceu e ele me diz, assustado, q foi abordado por um cara da faculdade com as seguintes palavras:

    — “e aí, seu viadinho de merda, já viu as pesquisas? vai aproveitando até o dia 28 pra andar de mãozinha dada, pq qd o mito assumir acabou essa putaria e vc vai levar porrada até virar homem.”

    e depois a menina, q já entra chorando e me diz:

    — Sil, me ajuda… não sei o q fazer… vc não vai acreditar no q aconteceu comigo hj… eu tava na escola e fui pegar um livro no meu armário… tinha uma folha de papel (e aí ela me mostra uma foto no celular, pq entregou a tal folha na diretoria) com esta msg aqui:

    “achou mesmo que era só sair gritando #elenão pra parar o bolsomito, feminazi??? perdeu, escrota!! e daqui a pouco você vai ter motivo pra gritar de verdade!!!”

    perceber o pavor desses dois adolescentes me virou do avesso e despertou uma indignação difícil de descrever; escutei os relatos com a visão nublada pela fúria q senti, seguida por um desejo quase incontrolável de proteger os dois.

    o cenário das eleições sequer foi definido, mas já encoraja o sadismo e promete ser palco do terror.

    fico imaginando o q vem pela frente.

    a homofobia e a misoginia presentes nas ameaças sofridas por esses dois adolescentes são apenas duas amostras dentre tantas outras atrocidades q BOLSONARO, ESSE CRIMINOSO NAZIFASCISTA, incentiva e legitima.

    e se vc vota nele, é CORRESPONSÁVEL: não apenas por essas, mas por todas as outras ameaças q ainda estão por vir.

    NÃO HÁ JUSTIFICATIVA PARA UM VOTO NO BOLSONARO.

    a menos q vc seja fascista como ele — e aí ok, seu voto é compreensível, uma vez q vc já é digno de abandono como projeto humano.

    agora, se esse não é o caso e vc for apenas mais um previsível e enfadonho liberal ou conservador, TOME VERGONHA NESSA SUA CARA e escolha outro candidato.

    ainda dá tempo de preservar alguma dignidade.

    há várias opções interessantes q prometem a defesa do seu patrimônio sem contrapartidas humanas.

    um garoto de 19 e uma garota de 17.
    assustados, angustiados, ameaçados em sua integridade física e emocional.

    e vc, louvável cidadão de bem, subitamente politizado e q quer ver o brasil “mudar de verdade”, será CÚMPLICE DO FASCISMO e de suas históricas atrocidades físicas e emocionais.

    hj foram MEUS PACIENTES.
    amanhã poderão ser SEUS FILHOS.”

    ou os filhos de parentes, os filhos de amigos ou amigos de seus filhos.

    e tudo lindamente avalizado por vcs, honrados cidadãos de bem, heróicos defensores da pátria”

  19. Afinal, o debate do segundo turno vai ser na Record? A Globo tem contrato com o TSE para ter a primazia de realizar o debate?

  20. Sabe Fernando, eu penso que pior que Bolsonaro é quem esta na presidência do STF. Toffoli covardemente está sendo dominado pelo assessor que ele colocou lá no STF. Eu não confio no STF e não estou confiando em Toffoli. Acredito que algo está sendo armado e é uma coisa muito feia. Se Haddad não ganhar essa eleição todos nós estaremos fritos inclusive o Brasil que correrá o risco de virar o pior país do mundo.

  21. Hoje em Natal, Professor Euclides de história de uma escola particular tradicional (CEI) foi ameaçado pelo pai de um aluno e mais três colegas de levar balar na cabeça por supostamente elogiar lula e falar mal do inominável, fato q os outros alunos desmentiram. O relato do professor está rodando o wa e, segundo ele, já abriu um BO contra o pai.
    Que situação terrível estamos vivendo.
    Impressionante.

  22. É o caso de perguntar aos militares se eles têm pátria, ou estão apenas a serviço do Império do norte.

    1. Eles são a força de ocupação porque o país é muito grande e o Império do Norte não teria gente suficiente para ocupá-lo por completo.

  23. Eu quero estar errado. Mas conclui que os golpistas farão segundo golpe fraudando as eleições para o FASCISTA ganhar no primeiro turno.
    Ele não sobrevive a um segundo turno, por isso tem que ser nesse primeiro turno. Espero estar errado!

  24. Caso o Bozo venha a ser eleito, em um primeiro momento, temo pelas pessoas que vivem nas ruas sem nenhum amparo social. Além desses, é bem provável, que os que ganham a vida também nas ruas, como os camelôs, devam ser objeto de perseguição e/ou eliminação. E, em ambos os casos, não serão removidos de maneira amigável, o serão de maneira violenta, bem ao estilo dos apoiadores do Bozo, quer sejam funcionários públicos ou seguidores independentes em geral. É lógico que depois ele irá escolher quais entidades ou sociedades civis ele irá perseguir. A perseguição será, fatalmente, institucionalizada. Vamos aguardar e, por enquanto, só podemos torcer para que “o coiso” não seja eleito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.