A retórica vazia dos idiotas

O senhor Gustavo Bebianno, cuja contribuição à vida pública, ao que se sabe, aos 55 anos de idade, limitou-se a oferecer seus serviços à campanha de Jair Bolsonaro, tomou posse como ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República fazendo de tudo para expor a sabujice às ignorâncias do chefe.

Disse, em seu discurso de posse, que tudo fará para que “o amor à nossa Pátria seja resgatado, amplificado [sic] da mentalidade bolivariana que insiste em ameaçar democracias na América do Sul”.

Bebianno o que sabe melhor sobre  Simon Bolívar é que é nome de rua em Copacabana.

Não deve saber que ele – que morreu em 1830, quando Karl Marx tinha apenas 12 aninhos – de comunista nada tinha.

Não deve saber, também, que foi o responsável pela independência de muitos países  do continente: Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e o Panamá, agora América Central.

Em todos eles é um herói nacional.

No centenário de sua morte a Time, em 1930, o chamou de “George Washington da América do Sul”. Até selo em sua homenagem os Estados Unidos lançaram.

Ideologicamente, Bolívar é apenas símbolo de uma mentalidade anticolonial, como foi a dos “pais fundadores” dos EUA, tão admirados pelos bolsonaristas.

E um ardente adversário do fracionamento das nações, como aconteceu na América Espanhola e não aqui, em grande parte pela ação do Exército (sr. Bebiano, leia sobre Caxias, o Duque, que não é só uma cidade da Baixada).

“Mentalidade bolivariana” quer dizer o quê? Defender a identidade latinoamericana? A independência nacional?

Mas Bebianno, cuja turma de jiu-jítsu já frequentou muito Copacabana, de Bolívar, sabe que fica entre Barão de Ipanema e Xavier da Silveira e vai da Avenida Atlântica e a Pompeu Loureiro.

Por enquanto, porque são capazes de mudar o nome da rua, que sabe para Olavo de Carvalho?

Fernando Brito:

View Comments (42)

  • É burrice demais. Coitados dos jornalistas que tiveram, em nome da profissão, que assistir àquele show dos horrores na praça dos 3 poderes. Tem que ter estômago de avestruz!

    • Não sei se eu tenho pena, Luís Carlos. Alguns jornalistas estrangeiros tiveram a dignidade de se recusar às condições do confinamento. Já os brasileiros, com medo dos patrões (chamados por eles de "colegas", como Mino Carta alerta há anos), se submetem...

      • Os jornalistas brasileiro sabujos mereciam cada um ficar com um pinico para cagar e mijar , e trancava o banheiro do palácio.

        • Eu queria ver a Cristiana Globo e A Andreia Sadi om o pinico na mão e sorrindo.. E dizer o Bozo pensou na gente. ...

    • Coitados?
      Foram os principais responsáveis por essa porcaria, por esse fundo de poço a que o Brasil chegou.
      Coitados?

    • Putzgrilo!!! Concordo em gênero, número e grau com o que foi dito pelos comentaristas abaixo. Não há que ter dó, não. Eles fizeram a cama e deitaram nela. Bem feito. Espero que estes jornalistas venham ainda a sofrer muitas e muitas outras humilhações; porque merecem.

  • ontem alguém disse que os discursos foram feitos para os eleitores ignorantes de bolsnaro, aqueles que não conseguem compreender nada mais elaborado...

  • Depois de ter sido maltratada na posse do ex-capitão, como nunca antes havia ocorrido numa posse presidencial, será que a velha mídia fará sua autocrítica pelo papel fundamental que teve para entronizar um neofascista no governo federal?

    #LulaLivre

    • BOnner bateu continência e apresentou um sorriso amarelo....vão nada...SÃO SEM VERGONHAS....

    • Quem são humilhados são os empregados (jornalistas). A empresa acaba se acertando com o governo. E os empregados sabujos, tipo Bonner, tratam de se adaptar à nova onda.

  • No Central Park, em Nova York, tem uma estátua do Bolívar.

    Presente da Venezuela. Semelhante à que existe próxima ao Shopping Rio Sul, aqui no Rio.

    • A Damares sabe disto ? o negócio dela é goiabeira.sem goiaba.

      • Acho que o negócio dela é um "pé de abacaxi" (abacaxizeiro), ou então uma batateira, que dá batatas em cachos igual à manga.

    • Em Paris há um monumento a Simon Bolivar, à margem do Sena, junto à ponte Alexander III. Foi doado à cidade em 1930, por Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Panamá. Portanto, antes de Lula, Chávez, Morales. Esses ignorantes que ontem tomaram posse têm razões para odiar Bolivar, pois têm visão e atuação opostas à luta da vida desse grande herói, que foi pela independência dos países e libertação dos povos colonizados da América.

  • O governo Bozo é um avião lotado de estúpidos e sem piloto . |Nem começou e vai cair .

  • E o Lula que era ignorante, analfabeto sem dedo,e cabeça de nordestino de bater bife. O) Lula é mais inteligente que estes bocós do governo Bozo.

    • Para começo de conversa, Lula não fazia discurso lendo no papel. Imagine o vexame que será a abertura da próxima Assembléia Geral da ONU...?????????????????????????????????

      • Já estive pensando nisso.
        Será que não há risco de tirarem do Brasil essa deferência?

        • Pior, Adelmo: risco de o próprio recém-empossado recusar o encargo e arrumar uma explicação "mirabolante" para suas bases. Aí Oswaldo Aranha soca a tampa do caixão!!! ????????????

  • Tô nem aí para quem votou no traste que acanalhou Brasília ontem....por
    mim devem sofrer mais....muito mais...a dor talvez cure a indigência
    mental...

  • Coitado, Fernando Brito. Não manda o Bebiano ler sobre Caxias em "As veias abertas da América Latina" do Galeano. Se ele conseguir entender alguma coisa vai ficar confuso e vai ter que se aconselhar com algum dos filhos do Bolsonaro. Sugira a ele algum almanaque do exército...

    • Melhor mesmo seria Almanaque do Tio Patinhas. A coisa tem que ser gradativa ou desestimula o aprendizado.

Related Post