A anunciada saída do Ministro Joaquim Barbosa pode ser um alívio, mas não é uma alegria para quem deseja que o Judiciário brasileiro evolua para a plenitude institucional de uma Corte a quem cabe, sobretudo, guardar o respeito à Constituição.
Não é uma alegria porque a sua presença no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal poderia ser, enfim, a afirmação da diversidade étnica deste país tão marcado pelo preconceito e pelas injustiças com nossos irmãos negros.
Não é uma alegria porque Joaquim Barbosa, por todas as dificuldades que lhe deu sua origem humilde, poderia também mostrar que as oportunidades da educação podem transformar em iguais aqueles que vêm de famílias pobres, trabalhadoras e sacrificadas em nome do desejo de educar seus filhos.
Não é uma alegria, sobretudo, porque sua cátedra no STF, em lugar de ser o júbilo geral por alguém que carregava em si o látego que se abateu – e que se abate, figurativamente – sobre negros e pobres deste país demonstrasse a grandeza de ser firme com suavidade, diferente sem teatralidades, humano e generoso sem fraqueza, tornou-se, essencialmente, um retrato do ódio e da intolerância.
A magistratura exige – e a mais alta magistratura, sempre e muito mais – exige discrição, exige tolerância, exige ponderação e quantas vezes isso faltou ao Dr. Joaquim.
Não se quer dele ou de qualquer outro a infalibilidade, a perfeição, uma condição sobre-humana.
Ao contrário, foi ele quem sempre procurou mostrar-se assim, agradado de comparações com a figura de um “Batman”, vingador, justiceiro.
Joaquim Barbosa virou, sim, herói.
Herói dos homens pequenos, cuja ideia de Justiça é a da imposição de sua vontade e de humilhação do diferente, do divergente, em lugar de, ainda assim, respeitar a sua honra, o seu direito, a sua condição de humano e, por isso, igual.
O Dr. Barbosa não hesitava, inclusive, em tentar desmoralizar publicamente todo aquele com quem concordava.
E o furor de construir-se assim, o deus dos intolerantes, afinal, acabou por levá-lo ao melancólico isolamento com que se encerra sua carreira na Suprema Corte.
Mesmo os que lhe aplaudem, por conveniência política, em voz baixa o tem na conta de um homem sem equilíbrio.
Ou do homem mau, como disse dele o jurista Celso Bandeira de Mello.
Sai, assim, sem deixar alegrias, mas provocando alívio.
Porque restaura um mínimo de equilíbrio na Corte Suprema brasileira, a quem ele publicamente desonrou ao, derrotado, atribuir-lhe uma intenção subalterna de uma “sanha reformadora” de uma “maioria de ocasião”.
Barbosa não percebeu que a toga deve ter o condão e reduzir o homem e ampliar a alma de quem a enverga.
82 respostas
Não fico aliviado, gostaria que fosse punido pelos crimes que cometeu.
É isso, Pedro eu também não fico nem alegre, nem aliviada , ele cometeu crimes e agora sai ileso, é só mais um caso de impunidade no nosso país, lamentavelmente. E, ainda por cima, continuará sendo ouvido e elogiado pela nossa mídiazinha partidária e subalterna.
Que crime ele cometeu? O de ter enfiado na cadeia petralhas é?
o crime, não foi ter posto petistas na cadeia, foi não ter posto na cadeia tambem TUCANOS, com provas reais dos crimes cometidos.
Pois eu gostaria que ele fosse atropelado por uma motoniveladora…
E além de ficar impune, livre e solto, ainda vai se aposentar com salário de marajá, pago com o suor do povo brasileiro.
E além de tudo, com um filhote trabalhando na Globo. Ele, certamente já foi convocado pelos “Metralhas Marinho” para ser concelheiro jurídico no caso da SONEGAÇÃO de 1,5 bilhões ; vai advogar para a “casa grande” ou os 15 mais ricos do Brasil. Tomar uns drinks nas Maiami e os negros no Brasil só não são mais discriminados, graças aos esforços do Governo Petista que vem lutando para diminuir o racismo no Brasil. Mas o Capitão do Mato continuará sua saga de “justiceiro”, agora ganhando dos dois lados: do povo (salário gordo) e os 20% de coima pra defender a casa grande. E Dirceu não pode trabalhar e o Genoino pode morrer na prisão. Bela justiça esta!!!!
Pedro!
Ele é um coitado, um idiota, um Capataz da Casa Grande.
Desde q/ deixou a UFRJ continua recebendo salário sem trabalhar, já percebeu mais de R$ 750.000,00
Comprou apartamento subsidiado nos EUA usando empresa falsa com endereço da sua empresa em apartamento funcional no Brasil.
Movido seis processos contra agressão à esposa, processos não andam, lei Maria da Penha não funciona contra ele.
Filho do Joaquim foi agraciado com emprego de R$ 18.000,00 na Rede Globo, matriz do nazifacismo no Brasil.
Muito bom! Falou e disse de modo equilibrado o que está entalado na garganta de milhões de brasileiros que querem justiça. Mas tenho dúvidas quanto ao equilíbrio supostamente alcançado, pois lá e em qualquer outro tribunal de justiça não deve ter juiz que mata no peito e muito menos que condena dizendo não ter provas. De todo modo o julgamento da AP 470 revelou aos brasileiros o que é o STF e, penso, foi tudo muito triste.
Espero que a Dilma indique alguem a esquerda de verdade e não esses lixos direitistas.
Fabio, não existe juiz de “esquerda”. Joaquim é, de carreira, PROMOTOR, do tipo DEMOstenes e Pedro Taques. Juízes mesmo são todos filinhos de papai e assim, “direitistas de nascença”. DILMA terá muito poucas opções. Façamos figa!
Assino em baixo seu comentário!…..Teremos promotores melhores e juizes melhores..que preocupam com o Povo…quando estes que agora estao entrando na faculdade graças as inclusoes sociais, quer de raça quer de renda.
Não sinto nem alegria nem tristeza.
Sinto uma mistura de decepção com impotência.
Este homem deveria responder por seus atos.
Mas, infelizmente, o que parece é que houve mais um acerto de bastidores.
Viva o Brasil!
Concordo.
Espero que Dilma indique alguém de caráter, e que nunca tenha advogado para os poderosos, um juíz! E não um lacaio dos ricos, representados pela imprensa!
Enfim nós nos aposentamos de Barbosa. Agora esperemos o novo Enéas da política brasileira.
Leva com ele a sombra da intolerância e da vaidade excessiva. Deixa um rastro de autoritarismo e “comprometimento”. Registra na história a justiça perneta, sem equilíbrio, desprovida da imparcialidade!!! Que oportunidade este cidadão perdeu!!! Chegar tão longe e fazer tão pouco…
Leva com ele a sombra da intolerância e da vaidade excessiva. Deixa um rastro de autoritarismo e “comprometimento”. Registra na história a justiça perneta, sem equilíbrio, desprovida da imparcialidade!!! Que oportunidade este cidadão perdeu!!! Chegar tão longe e fazer tão pouco…
Fernando, estou esperando um post sobre os 10% do PIB para educação… Abraços :)
Nasceu pra ser pequeno.
E eu tenho a ligeira impressão que o netinho de Genoino, daqui a uns 10, 15 anos se tornará um racista.
Você está completamente equivocado, Augusto! Genoíno e sua família têm a grandeza como princípio e nunca incutirão num descendente um sentimento tão vil como o racismo. Até porque caráter não tem cor, nem raça, nem etnia, nem religião, só tem ética e mais nada.
Caráter não se erda ele é formado no decorrer da vida si o individuo assim o quer não é genético. O joaquim ele é ruim porque cultivou ser ruim. Se ele fosse amarelo, galeguim do zoi azul seria ruim e mau do jeito que demostrou, recomendou a nação que os réus do mensalão mereciam o ostracismo, Quem vai pro ostracismo bem antes dos mensaleiros é o mesmo.
Perfeito!
Os institutos Millenium e Innovare o aguardam anciosos. Ele fez por merecer.
Agora está nas mãos da Dilma indicar alguém ligado mais a pensamentos de esquerda ou jogar novamente um direitista golpista para tentar ferrar o PT.
Acorda Dilma.
Que o diabo o carregue.
O diabo manda avisar que nao quer!!!!!srsrrs nem o diabo das taquaras!!!!
Só blaguezinha, maria maria.
Mas que duro trabalho eles terão!
Enfim, estaremos livres das barboseiras de Joaquim Barbosa. Interessante que João Pedro Stédile tinha marcado para hoje, 29/05, manifestação de movimentos sociais contra Joaquim Barbosa.
Menos, nada de velas para mal defunto! O cara foi um clamoroso equivoco que não se sabe se será sanado algum dia. sua saída só nos garante que sua sanha destrutiva será interrompida. Só temos que lamentar sua existência
Boa tarde,
Joaquim Barbosa já vai tarde, não contribuiu em nada para o pais, só colocou em xeque. Um exemplo e a provável processo que Jose Dirceu poderá fazer contra o Brasil e contra JB, caso Dirceu ganhei eu entrarei na justiça contra JB para ressarcir os cofre públicos.
Minha gente,Brasileiros, o estrago que este sujeito fez, a mando da mídia, não tem dimensões,ele tentou aniquilar governos progressistas,mas o povo felizmente está bem mais esclarecido.
E agora, Quinca, vais trabalhar no escritório do Gilmar?
Ou vais para teu apartamento em Miami?
A Casa Grande já usou você,nós da senzala não queremos você, e agora Quinca,lembre-se da música do Gil, e agora José……
Na entrada e na saída. Vamos ver qual é a da saída.
joaquim barbosa perdeu a oportunidade de demonstrar o quanto o Brasil precisa avançar nas questões étnicas e sociais. Ao assumir a Presidência do STF, transformou a suprema corte num tribunal da Inquisição. Revelou o seu lado mais abjeto e acabou influenciando alguns colegas, que deixaram a justiça de lado para se vingarem de pessoas das quais têm diferenças ideológicas.
Sob a batuta de barbosa, o supremo ficou muito menor.
só um adendo, fernando:
e o prejuízo que ele causou aos que estão ainda em prisão, mas com direito ao regime semi-aberto? como fica isso?
o auto denominado “vingador” vai tranquilamente pra casa ou pra miami curtir uma bela aposentadoria e tudo fica por isso mesmo? é dose, viu?
e aqueles seus colegas que o acompanhou em suas diabruras? não são cúmplices? ou foram covardes? eita, sinuca de bico que esse sujeito meteu o stf … égua!
A globo levou quarenta anos para reconhecer o erro por ter apoiado o golpe militar….quantas décadas levará para fazer o mesmo em apoiar este justiceiro?…
vade retro que seja feliz em MIAMI
É uma mistura de alegria, contentamento e ao mesmo tempo uma tristeza grande: FOI NECESSÁRIO A SAÍDA DE JB PARA A GENTE ACREDITAR QUE A SUPREMA CORTE AGORA SERÁ SUPREMA!
Afinal quem diabos é este maluco que virou de cabeça pra baixo todas as normas e os princípios constitucionais vistos? Vai sair na boa? E os crimes que ele cometeu? Como fica?
Para mim, sai o JB para entrar o réu Joaquim.
Ele disse que sai no final de junho. Preparem-se que ele vai aprontar. Até lá ele vai tirar mais coisas do saco de maldades. Dá tempo…
O Presidente Lula,lhe deu a oportunidade de Ele, dar um exemplo para o
Brasil,mas infelizmente deu no que deu.Lamentável.
Fernando Brito voce como sempre ponderado, Dr. Joaquim Barbosa trouxe inseguranca a justica nao exitou em rasgar a constituicao, e declarou o seu arbitrio em alto e bom tom no tribunal, espero que este senhor DrJoaquim Barbosa nao traga mais disabores aos brasileiros porem, nao acredito pois o mesmo carrega muito odio e soberba e contrrolador que nao e proprio de um juiz principalmente de um presidente do Supremo que e o maestro dos tribunais de um paiz ,chegou ao ponto de desrreipeitar o regime aberto dos reus da acao 470 nao respeitando o colegiado vamos aguardar com cuidado pois ja foi muito estrago aos reus, espero que facao reparos neste julgamento em beneficio nao so dos reus mas do supremo para que nao percamos a confianca no poder que era o mais respeitado.
Vai para o ostracismo .
Alguém sabe informar quando sairá o Gilma mendes dantas ???
O juiz que, por minutos de fama, rasgou a Constituição Brasileira.
ue??? aposentadoria com 59 anos??? pode??? quero tambem
Realmente, e o que chamamos no meio juridico de erro grosseiro a primus ictus oculi = ja estava preparando um HCpara DIRCEU e o ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO POIS ESTE ESTAVA SENDO ESTUPRADO DE FORMA SINISTRA
Perfeito, Brito! Nada mais a comentar.
…,LUGAR DE DÉSPOTA/TIRANO,É NA CADEIA…,REFORMA DO JUDICIÁRIO(?),JÁ!!!ACORDA BRASIL!!!
Certa vez quase quebrei a tv ao ver o JB ENQUADRANDO o GILMAR DANTAS:Disse até que em fim o LULA fez valer, um negro na mais alta corte.Era engano,tornou uma caricatura de magistrado,insolente, raivoso,vingativo e puxa saco da GROBOSTA.Concordo, muitas opiniões aqui deixada,ele deveria ser punido pelas barbaridades contra o ZÉ DIRCEU e GENOINO e outros ptistas.ADEUS JB.
E o “Rei dos Coxinhas” se vai…pela porta dos fundos! Isolado política e juridicamente na própria corte que preside. Tristes tempos esses! Provavelmente, e mais cedo do que muitos imaginam, as sentenças da AP470 serão radicalmente alteras pelo próprio STF. Isto se o julgamento como um todo não for anulado pelas Cortes Internacionais a que o país está submetido. E tem mais! Tal como ocorreu e ocorre até hoje com aqueles que recebem enormes indenizações do Estado por conta das atrocidades cometidas pela Ditadura, os condenados do Mensalão (ou seus parente e herdeiros) muito provavelmente terão de ser indenizados pelos danos sofridos e toda a sociedade pagará a conta desta insanidade perpetrada em pleno período democrático onde o Supremo produziu um Julgamento de Exceção. Entretanto, ainda vai se levar algum tempo para que a Comunidade Jurídica e a parcela mais lúcida da sociedade volte a confiar nas decisões do STF. Fato! Apesar de você, amanhã há de ser outro dia…(Chico Buarque).
Realmente não é uma alegria a saída do primeiro negro a chegar na nossa Suprema Corte. É um momento triste. Triste saber o quão medíocre foi esta figura patética de JB.
Ao contrario de Thurgood Marshall, o primeiro negro da Suprema Corte americana (http://jornalggn.com.br/noticia/thurgood-marshall-o-primeiro-negro-da-suprema-corte-americana)
JB perdeu a oportunidade de representar com honradez os negros desse Brasil. Lamentável.
Qual candidato que faz oposição ao PT, que ainda não tem um vice?
Taí o que os coxinhas queriam.
A aposentadoria do Batman é a melhor notícia de 2014, até agora.
Vice????? cuidado , dai o Aécim ganha!!!!
Esta aparente fuga me parece que foi estrategicamente planejada para conseguir votos anti-PT. Com uma vitória certa no plenário do STF permitindo o trabalho a Dirceu, o Barbosa se afasta. Ele não vai levar nada ao plenário deixando o seu sucessor na presidência com a batata quente nas mãos. Depois é só esperar os coxinhas no facebook culpando o PT por tirar da cadeia o Dirceu. Tem uma orquestra inteira trabalhando pra tirar a Dilma.
Felicíssima a imagem escolhida por Fernando Brito para esta postagem. PEQUENEZ é a marca registrada deste indivíduo medíocre, ignorante, truculento e vingativo.
O Brasil todo deve comemorar com um foguetório (incluindo a frente do stf) a saída deste antidemocrata, o que significará o retorno do país ao Estado Democrático de Direito e por isso deve merece uma grande manifestação de gáudio.
ele vai,
fugido da assombração que deixa no armário.
uma tal de 2474.
Onde então os 15% de eleitores de Joaquim Barbosa teve para presidente dado pelo PIG durante o julgamento do tal mensalão? Que não faz uma manifestação pedindo que ele fique? Na atual pesquisa do IBOPE eu não viu seu nome, alguém viu?
Dilma, por favor, desta vez indica o LUIZ MOREIRA. Com certeza uma pessoa imparcial, como deve ser um JUIZ(maiúscula mesmo).A partir do momento que o gurgel não o queria nos quadros do mpf, nada mais indicativo de que sua presença se faz necessária.
Será que vai mesmo? Só vou comemorar quando for publicado no Diário Oficial.
Desperta curiosidade a formação intelectual do ministro Barbosa. Alguns o dizem homem culto, mas é difícil acreditar-se nisso. O estudo do direito permite que se vá às máximas alturas de carreiras jurídicas sem que se possua uma cultura vasta e fecunda. Um traço importante de sua idiossincrasia vem do fato de se trata de um americanófilo confesso. Mas é um americanófilo apaixonado pela visão de superfície de seu objeto de culto, não é com certeza um estudioso da sociedade e da história profunda dos Estados Unidos. Assim como Fernando Henrique que, segundo recente entrevista, encara o fato de ter nascido no Brasil, e não em algum país desenvolvido, como um castigo divino que ele tinha de suportar, assim mesmo Barbosa se acharia no direito de menosprezar tudo o que fosse brasileiro, tendo como paradigma a imagem ideal que traz do país que é objeto de seu culto. A audácia americana originária de Hollywood, que frequente mostra os que se acham pessoalmente iluminados pela razão a passarem por cima dos aborrecidos caminhos da Lei, esta audácia Barbosa teve, revelada até em sua confissão pública de que forçou situações inusitadas para atingir objetivos de sua própria concepção de justiça. Não surpreende que quem mais lucrou politicamente com suas atitudes tenha rejeitado dar-lhe plataforma eleitoral. Foi julgado por eles mesmos como imprevisível o que significa não confiável. Barbosa foi um fenômeno que ainda vai merecer alentados estudos.
Essa assombração já vai tarde. Que D. Dilma saiba fazer melhor escolha do que Lula foi capaz.
Escuto que ele cometeu crimes!
Mas por quem será ele julgado!
Ninguem tem “c…….agem” de
fazer isto!
Amigos combatentes, nossa página tá bombando!!! Vamos continuar combatendo as mentiras e manipulações do PIG e da oposição! Espalhem nosso link nas páginas e grupos dos quais vocês fazem parte! A luta contra a mentira é dura, mas vamos vencer mais essa! Muito obrigado! Curtam e compartilhem: https://www.facebook.com/Brasilantipig
Para mim ele vai sair de vice na chapa do Aecio Never ou vai ser anunciado ministro da justiça num possivel ministerio dele. Os dois ficaram muito amiguinhos no camarote do espertalhão Luciano Huck na copa das Confederações
É uma pena que ele esteja saindo… sozinho. Deveria levar mais uns quatro com ele, principalmente aqueles que há mais de três décadas ocupam cadeiras que deveria ser de verdadeiros juízes. Ficamos revoltados com as injustiças praticadas pelo STF, mais recentemente, mas na verdade são centenas de anos de inoperância, com milhares de brasileiros que morreram à espera de justiça e centenas de servidores públicos vão morrer daqui prá frente sem receber seus direitos porque os processos continuam engavetados e nenhum destes ministros e ministras vão mover um dedo em favor destes postulantes.
O Joaquim do Mentirão, é a prova de que, nos meios de comunicação e, na Justiça desse país , ” tá quase tudo comprado, quase tudo manipulado!!!” A própria CNBB já reconheceu publicamente algumas das arbitrariedades de um julgamento montado como um circo mediático, tratando os réus como vilões tenebrosos…Um julgamento baseado em indícios, não em provas!!! E, na verdade, a sociedade também pratica o famoso caixa 2!!! Isso é hipocrisia ou é o quê? Foi propagado que esse foi o maior caso de corrupção da história brasileira!!! Bem, os políticos saem da própria sociedade, a mesma que elege o Congresso, um dos mais corruptos do mundo!!! Ah, isso é assunto para outro debate… Entendo que, o nosso maior caso de corrupção da história moderna brasileira foi o processo que envolveu a compra de políticos para impor a ditadura. Depois, o processo que permitiu que o dogma neoliberal se instalasse no Brasil com as bençãos do sr. FHC!! Por último, o esquema tenebroso de empresas que , por exemplo,se beneficiam de leilões ilícitos ou compram políticos que privilegiam acionistas, em vez do eleitor bebedor de água! Vejamos no nosso Congresso ¬; há muitos políticos comprados por grandes interesses e, se um congressista, mais ou menos honesto, quer aprovar alguma lei, ele tem poucos caminhos. O partido pode prometer favores, cargos ou entrar em algum esquema já montado como o mensalão, se é que houve, mensalão tucano e outros. O político que não participar disso, não consegue ou demora para aprovar leis como O Marco Civil, que contou com o apoio de vários segmentos da sociedade e não teve o apoio da mídia.! Eu fico imaginando o que a pouca gente honesta no Congresso tem que fazer para conseguir aprovar leis que permitam, por exemplo, cuidar de milhões de excluídos, reflexo ainda da nossa ditadura. Ditadura patrocinada pela Rede Globo, que se esqueceu de dizer no seu “mea culpa”, de que ela nasceu com o dinheiro americano, grupo Time Life ,e, que foi construída para apoiar a ditadura!!! Poucos sabem que os gringos enviaram navios “destroyers” para derrubar o Jango- eleito pelo povo para aprovar a Reforma Agrária, Tributária, Educacional, Política… Mas, não foi preciso usar o exército americano, Jango não quis o banho de sangue e se exilou.Também contribuíram, os milhões de dólares que os americanos usaram para comprar centenas de políticos em vários estados brasileiros, para que evitassem que as reformas básicas fossem feitas. Alguém ainda tem dúvida de que esse foi o nosso maior escândalo moderno?? E, até hoje, muita gente da “imprensa séria” , juízes comprados e congressistas corruptos tem a coragem de dizer que tivemos uma ditabranda ou até, que seria pior sem a ditadura porque teríamos um monte de comunista terrorista papador de criancinha por aí!!! Esses caras, são os que não permitem que sejam realizadas as tais reformas necessárias. A Dilma já falou na Reforma Política, o Lula na regulamentação dos meios de comunicação e a mídia, é claro, não fala!!! Temos que exigir o fim do patrocínio dos grandes interesses nacionais e internacionais nas campanhas , diminuir o número de partidos, facilitar a candidatura de gente nova e inteligente, democratizar a mídia, senão, essa grande nação, progride não!! Estamos vivenciando algo parecido ao que aconteceu antes da ditadura, estão denegrindo a imagem de quem está tentando fazer algo!. E, se eles conseguirem, vamos virar escravos das multinacionais, das altas taxas de juros dos bancos nacionais e internacionais e, das máfias locais. Isso tudo me fez lembrar um desabafo de alguém, mais ou menos honesto, porque honesto 100% quem é ,não é mesmo?? O desabafo- “Nesse país, para se fazer política, você tem que por a mão na merda!!!” Deixar o PSDB ganhar,o protegidinho da mídia, é entregar de vez o nosso país, a nossa soberania!!!
Tocante o comentário do Fernando Brito. Joaquim Barbosa teve tudo para se notabilizar como um negro que honrou a sua raça, convivendo pacificamente com os brancos e a todos fazendo evoluir. Foi assim o legado de Martin Lutter King e Mandela. Esses dois últimos se inspiraram no amor entre os seres humanos das mais diversas etnias, Joaquim Barbosa cultivou o ódio entre as pessoas de qualquer etnia. Os dois primeiros form bons caráter Joaquim Barbosa foi um péssimo caráter. Acrescente-se a tudo isso o fato de Joaquim Barbosa ter sido um ministro essencialmente desonesto. Ele vergou-se diante do poder da imprensa desonesta que comanda as comunicações no Brasil. Não foi um homem suficientemente preparado pra se fazer respeitar. Ele participou ativamente de uma “farsa” pra agradar a mídia e condenar membros de um partido político, mesmo que inocentes. Ele está indo, graças a Deus, mas sua performance ficará no judiciário brasileiro como a experiência mais amarga pela qual passou a nossa Suprema Corte. Ele desonrou a justiça, envergonhou os juristas e maculou o Supremo Tribunal Federal
Pois é , não é questão de cor, não é questão de raça… como diz a musica da periferia de SP. Já foi tarde! e não vai deixar saudades, apenas será considerado mais o kakareco que aprendeu a ler é escrever, que serviu aos exploradores.
Ainda não é possível traçar a história vergonhosa do JB e deste poder corrupto e inepto que é o judiciário brasileiro. Será preciso acompanhar este crápula para ver o que ele vai fazer agora, que prêmios a ele serão concedidos, a quem ele vai se filiar e que pagamentos serão feitos e por quem.
É lamentável historicamente para os negros e para todo o esforço que o país faz para se livrar deste ranço do preconceito que este malfadado episódio tenha ocorrido, esta existência de um JB na vida política do brasileiro. Foi um enorme retrocesso. Os negros ainda vão ter que se depurarem desta mácula na sua imagem.
Os comentários lembram, com razão, que a gente ainda tem muito por fazer para o judiciário merecer nosso respeito. Isso vai além do Joaquim Barbosa.
A aposentadoria precoce de Joaquim Barbosa trouxe alegria a todos aqueles que prezam o direito contra o arbítrio, porém uma dúvida me ocorreu, ele não pode mais lançar-se a candidato a presidência da república porque o prazo já expirou, mas a vice, pode? Vejamos, a Dilma vem de Temer, Marina já oficializou sua candidatura de vice de Campos, só o Aecio e que não tem vice, o que impede ele de convidar um juiz aposentado para ser esse candidato. Essa e a pergunta que não quer calar, por favor me tire essa dúvida?
Fico a pensar,será que o Capitão do Capitâo não aguentou a pressão das redes;isto é, do exército ptista?
Lendo seu artigo, fica claro que nossa Democracia não existe, ela é frágil, vulneravel e cínica! Nossas instituições não estam tão consolidadas como se propaga no mundo! A presença deste Sr, foi um alerta (FOI UMA SINALIZACAO) e vale profunda reflexão, principalmente dos nossos legisladores!
É muito provável que a “saída” do Sr. Joaquim, o do do STF, seja transmitida simultaneamente pelas “organizações” Globo, já que não lhe reservaram merecida pompa, quando no ensejo de sua “chegada”.
BOMBA! O vídeo que DERRUBA Joaquim Barbosa! Prestem atenção nesse vídeo:
VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=B1olh0VKbSw
Prestem atenção nesse vídeo. Nele, Joaquim Barbosa fala inúmeras inverdades, além de seus ataques de praxe aos direitos dos réus. É uma votação de 12 de maio de 2011. Julga-se exatamente se o STF deve liberar ou não os autos do Inquérito 2474 a alguns réus da Ação Penal 470. Barbosa vinha mantendo o Inquérito 2474 em sigilo desde que o recebeu, em março de 2007. No início de 2011, vazou uma pequena parte à imprensa, e vários réus da Ação Penal 470 solicitam ao STF para terem acesso à íntegra do inquérito, que tem 78 volumes. Barbosa, então relator da Ação Penal 470, recusa, e o caso vai a votação.
(…)
Por jornalista Miguel do Rosário – on 30/01/2014
FONTE: http://www.ocafezinho.com/2014/01/30/bomba-o-video-que-pode-derrubar-joaquim-barbosa/#sthash.jTfxijDs.dpuf
Infelizmente , ele tentou fazer justiça, se tivesse sido bonzinho com os corruptos desse pais, também teria sido, sensurado, no Brasil só vai para cadeia, negro e pobre, porque quem rouba milhões tem advogados da melhor qualidade para defendê-los, e se transforma em coitadinhos e injusticados.
Esta aposentadoria do Barbosa é apenas mais um golpe midiático. Seu propósito, às vésperas das eleições, é demonstrar que é impossível viver num país governado pelo PT. O globo já deu o tom da ladainha: Barbosa não aguentava mais as ameaças de morte que os partidários dos condenados do “mensalão” faziam a ele e sua família. É puro jogo para tentar derrotar Dilma nas eleições.
Não acho que o Barbosa tomou a decisão de se aposentar. Ele é pau-mandado da mídia e a mídia é mais suja do que poleiro de galinha. Foi a mídia que o mandou aposentar-se, já que no STF ele estava se desmoralizando e acabaria servindo por abalar a força que a mídia tem entre grupos de direita sujeitos a certas dúvidas. Não é sem razão que o Globo deu a tônica nas ameaças que Barbosa estaria sofrendo. O herói da mídia já virou vilão. E vilão ameaçado ou morto pode virar anjo.
Não vamos cair nessa armação da mídia. Não podemos esquecer o papel de liderança que essa mídia teve no golpe de 64.
Faço duas observações ao texto para torná-lo, talvez, a imagem correta daquilo que o autor quis nos transmitir!
O Dr. Barbosa não hesitava, inclusive, em tentar desmoralizar publicamente todo aquele com quem discordava (e não, “concordava”, como está escrito).
Barbosa não percebeu que a toga deve ter o condão de (e não, “e”) reduzir o homem e ampliar a alma de quem a enverga”.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Só me resta rir desses comentários.
Se estava sendo ameaçado, por que não pediu segurança 24 horas como faz o juiz que até dorme no gabinete? Por que não investigar com quebras de sigilo telefônico?
A única ameaça é a internet que não fazia o mesmo papel do PIG ao só elegiá-lo, e agora nem tanto mais o faz. Nas outras mídias “golpistas” ele era o dono da verdade e dignidade, nas demais era o que realmente é.
Do que realmente ele tem medo? Das assinaturas com o pedidos de impitimam que cresce a cada dia, do Genuíno morrer na cadeia, das gavetas de outros “mensalões” serem abertas e as verdades aparecerem, CADH, OEA… Realamente está muito sem explicação convincente a atitude dele, principalmente por ser antes de deixar o cargo de presidente.
Fiquei triste ao escutar a conversa de dois homens que caminhavam atrás de mim na rua sobre a decisão dele. Não sei o que eram, mas imaginei, pelo teor da conversa, serem advogados, e por estarem de ternos e pastas nas mãos, o que não é muito comum para outros profissionais na minha cidade interiorana. O que mais me entristeceu foi quando um deles usou um ditado popular idiota e racista que diz que (?)quando não faz na chagada, faz na saída. Coloquei interrogação por pensar que não importa a cor, educação, cultura, classe social etc. Independente dos adjetivos relacionados, qualquer um está sujeito a erros, acertos ou até mesmo ser maldoso, vingativo, tendencioso ou vulnerável. O mais importante se chama consciência.
Vamos aguardar o final da história.
Agora falta o Gilmar Mendes, o Fux, o Marco Aurélio e o Celso de Mello….