A serenidade de Dilma versus o desespero de Cunha

cms-image-000443793

A nota do blog do Planalto, que reproduzo abaixo, é de dois dias atrás, mas ainda vale compartilhar, porque representa o que poderíamos chamar de contraponto da serenidade e responsabilidade da mulher, contra a truculência e desespero do homem.

Os leitores sabem que tenho feito inúmeras críticas à Dilma, sobretudo à apatia política de seu governo. É o governo mais silencioso e mais apático da história da república. Nenhum ministro fala nada. Nenhum ministro tem um mísero blog, ninguém participa do debate público, defendendo as posições do governo.

A presidente quase não dá entrevistas. Quando o faz, é para a Globo, às três horas da manhã. Não tem porta-voz. O novo secretário de imprensa, Nelson Breve, é um mudo que, segundo as más línguas, odeia blogs, imprensa alternativa e morre de amores por Reinaldo Azevedo.

Depois de uma campanha centrada na ideia de mudança, o blog do Planalto não teve a iniciativa nem de mudar sequer suas cores, aprimorar o design, energizar a linha editorial. Nada. Ficou na mesma. Um blog pasmacento cujos posts tem nível de compartilhamento absolutamente medíocre.

Entretanto, não podemos negar uma virtude fundamental da presidenta Dilma: a serenidade.

Diante dos ataques de fúria e histeria do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ao governo, aprovando CPIs por pura vingança (vingança de quê, não sabemos, porque só mesmo um parvo para acreditar que o governo Dilma tenha qualquer ingerência na Lava Jato), o contraste entre a serenidade e o desespero ficou muito claro.

Na verdade, Cunha decepcionou quem o considerava um pouco mais sofisticado. O seu pronunciamento no dia 17 foi incrivelmente tosco. Parecia um vídeo de um candidato à prefeito de terceira categoria, tipo Eymael.

A sua reação à denúncia do delator contra sua pessoa também se revelou tosca.

Ao correr para abrir CPIs contra o governo, ele esvaziou, de antemão, as próprias CPIs, marcando-as não com o interesse republicano de investigar irregularidades e crimes, mas somente com o sentimento egoísta do ódio, da vingança, sem nenhum senso de responsabilidade em relação à estabilidade econômica e política do país, condição necessária para nosso desenvolvimento.

Trincou-se a blindagem midiática à Eduardo Cunha. Agora pudemos ver com mais clareza quem ele é: um monstrengo político, uma figura com zero responsabilidade em relação ao país, ou seja, totalmente despreparado para ocupar o cargo de presidente da câmara.

A grande pergunta que se faz agora é: a Globo protegerá seu queridinho Cunha, a esperança do impeachment?

Merval Pereira, principal colunista político da Globo, continua berrando, aos quatro ventos, que é hora do golpe, que não se pode perder tempo, etc.

Voltando à Dilma, a nota do Planalto, comentando as manifestações histéricas de Cunha, correspondem a um sopro de serenidade sobre o chauvinismo vulgar, o descontrole, do presidente da câmara.

Com todo o respeito a quem gosta de tomar sua cervejinha tranquilamente, a reação de Cunha – abrindo CPIs, jurando vingança, babando ódio – parece a de um destes bêbados violentos que chegam em casa de madrugada e batem na mulher e nas filhas.

***

No Blog do Planalto

Sexta-feira, 17 de julho de 2015 às 14:57
Governo emite nota sobre declarações do presidente da Câmara dos Deputados

Nota Oficial

Veja, abaixo, nota à imprensa publicada nesta sexta-feira (17) sobre as declarações do presidente da Câmara dos Deputados:

“1) Desde o governo do presidente Lula e durante o governo da presidente Dilma Rousseff, o PMDB vem integrando as forças políticas que dão sustentação a esse projeto que vem transformando o País. Tanto o vice-presidente da República como os ministros e parlamentares do PMDB tiveram e continuam tendo um papel importante no governo.

2) O presidente da Câmara anunciou uma posição de cunho estritamente pessoal. O governo espera que esta posição não se reflita nas decisões e nas ações da Presidência da Câmara que devem ser pautados pela imparcialidade e pela impessoalidade. O Brasil tem uma institucionalidade forte. Os Poderes devem conviver com harmonia, na conformidade do que estabelecem os princípios do Estado de Direito. E neste momento em que importantes desafios devem ser enfrentados pelo País, os Poderes devem agir com comedimento, razoabilidade e equilíbrio na formulação das leis e das políticas públicas.

3) O governo sempre teve e tem atuado com total isenção em relação às investigações realizadas pelas autoridades competentes, só intervindo quando há indícios de abuso ou desvio de poder praticados por agentes que atuam no campo das suas atribuições. A própria Receita Federal esclarece que integra a força-tarefa que participa das investigações da operação “Lava-Jato”, atuando no âmbito das suas competências legais, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal seguindo determinações dos órgãos responsáveis pelas investigações.

Secretaria de Comunicação da Presidência da República. “

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. O que incomoda muita gente é o comportamento da Dilma. Íntegra, Incorruptível, Patriota. Tais atributos se chocam com a visão de muitos parlamentares que se comportam como “Justo Veríssimo” (personagem do Chico Anísio- “importante é meu bolso). Criaram o partido da “Curruptocracia”, odeiam pobres, porque esses tem a mania de ser honesto. Parlamentares brasileiro em grande parte não está por um ideal de pátria, mas para enriquecer a si e seus descendentes a custa dessa nação. Como podem gastar em campanha muito mais do que vão receber como parlamentares? São como disse Dilma “Patrimonilista” ou seja querem chegar ao parlamento p/ transferir a riqueza do país p/ si. Partilham desse mesmo ponto de vista a Mídia e figuras do judiciário. O Brasil é um país que ainda está por ser construído mas não por esses personagens herdeiros da escravatura.

  2. Bom dia,

    referente ao artigo acima, ele se encontra em perfeita sintonia do que não esta acontecendo no governo de Dilma, infelizmente. Ela que disse não ter medo de perder o cargo deveria então parti para cima desse bando de abutres que rouba o Brasil e impõem ao povo a mazela da pobreza e do descaso. Já passou de hora de Dilma por um freio e começar a falar a verdade ao povo com um direcionamento, seja ele via a força ou democrática. O restante de tudo é balela!!!

  3. A Secretaria da Comunicação tem Edinho Silva como responsável, alguém que finalmente sabe que pouco pode ser mais, e que a imprensa adora supervalorizar deslizes verbais do governo (por isso a apatia, para não dar munição ao inimigo). Mas algo vem mudando, o governo vem estando mais presente nas redes sociais, com informações sobre avanços nas políticas de governo, e sempre se colocando fora de qualquer hipótese de pressão às instituições.
    Há muitos sinais sutis e fortes de um reposicionamento do governo, Dilma falando que não irá arredar pé, os governadores do Nordeste posicionando-se, as viagens internacionais mantidas e valorizadas, Temer valorizado, Levy valorizado, as bombas relógio do Congresso (como mudança na previdência) abertas e expostas… o governo está se mexendo na direção certa, mas com calma e certa leveza, até porque deve saber que a economia está chegando em seu ponto de inflexão.
    Eduardo Cunha na oposição perde o que de mais valioso tem… o de ser o maior lobista perante o governo, não tem mais voz! Há muitos querendo ocupar seu lugar! E muitos mais querendo apagar os rastros da grana de campanha que dele ganharam… é dinheiro marcado!

  4. O PT não dá sorte com os Cunhas. O primeiro, João Paulo Cunha petista ex-presidente da Câmara condenado que foi no MENSALÃO. Agora, o aliado Eduardo Cunha, também presidente da Câmara, vai condenar a imaculada Dilma ao impeachment.
    Acho engraçado inferir estado emocional a partir de Nota para Imprensa.
    Com certeza Dilminha está serena, muito serena, sereníssima.
    Delatada diariamente como beneficiária da rapinagem nas estatais, além da Petro brás, está surgindo a Eletrobrás e logo logo o BNDES e os Fundo de Pensão; prestes a ter as contas rejeitadas pelo TCU, não pode fazer um pronunciamento na TV que vem o Panelaço que traduz a antipatia de 90% da população, respondendo por crime eleitoral, por compra de Refinaria fraudulenta, fulminada pelos trabalhadores por roubar os seus direitos, perdendo todas no congresso, com os ministros mais beócios….etc…etc…
    Se o Lula e Dirceu não dormem como medo de serem presos, a Dilma não dorme na espera do Impeachment.
    Dilma, se aconselha com Color que já passou por impeachment.
    Que, por ironia do destino, o PT era a favor.
    E o seu PDT também.

    1. Ai está o Clovis!!! Viu gente como mudou o seu linguajar?!! Ele está aprendendo política com a gente. No começo só nos xingava. Lembram? Nos chamava de PTtralhas etc. E agora está com um linguajar mais próximo dos nossos. Acho que deixou de ler os sites da oposição onde não existe sinal de inteligência. Meus parabéns Clovis. Para dar continuidade ao seu aprendizado, gostaria que vc comentasse a respeito da seguinte notícia:
      “A paralisação por três anos de uma ação penal contra o deputado estadual Barros de Munhoz (PSDB), no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), está sob a investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão quer saber por que o desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo segurou a ação até que os crimes apontados contra Munhoz prescrevessem”.
      E aí Clovis, vamos comentar a respeito disto?? Vc diria que isto é coisa de Tucanalha?? Obviamente que não diria isto, pois já passou desta fase.
      Um grande abraço!!!!!!

      1. Julgo louvável a sua crença na evolução humana, mas não acredito que o Cloves tenha se regenerado. Vou aguardar sentado a resposta do dito cujo à sua indagação a respeito do impoluto tucano.

        1. Não sei por que dão tanto cartaz a esse Cloves. Para mim ele falar e cachorro latir atrás do muro é a mesma coisa. Não merece resposta.

  5. A atitude do Cunha escancara a linha de oposição ao governo e o incômodo da elite de direita brasileira que nunca havia experimentado ser investigada e exposta a operações criminais. Aquele famoso “você sabe com quem está falando?”. Estes bravateiros moralistas estão atolados até o pescoço em corrupção e com a Lava Jato, que foi carimbada pela mídia no colo do PT com a dissimulação dos políticos de outras legendas como se não tivessem nada a haver com isso, está retirando as black faces e o que está efetivamente sendo desnudado são muitos demotucanos tradicionais que tem urgências em destituir do cargo o governo que permite efetivamente, não demagogicamente, o combate à corrupção.

  6. Está cada vez mais provado que quem ataca é para se defender. E quem se defende com truculência desmedida, demonstra que a sua defesa é proporcional aos seus
    delitos. Quem não deve não teme é o velho chavão de quem realmente não deve.
    Ter serenidade é a arma mais contundente, contra quem não consegue ser honesto
    e consequentemente canalha e mal caráter.

    1. Perdoe-me, mas discordo quando diz que, quem não deve não teme. Neste país, onde um MP e Judiciário investigam quem eles querem, manipulam provas, acusam sem provas (ao sabor da literatura jurídica). Processos são escondidos pela maior autoridade jurídica do país. A polícia quebra sigilos e invade a sua casa sem mandado. Sentam em cima de pedidos de investigação e de processos até prescreverem. Ou enviam o acusado (seus protegidos) para varas sem juízes até a prescrição da sentença. Não dá para confiar. Então, basta ser acusado neste país para se temer e muito. Se vc não tiver dinheiro (não estou falando de pouco dinheiro) para bancar um “bom advogado” (significa pagar bem para um advogado realmente se debruçar na sua causa, pois não existe mal advogado, existe advogado mal pago). Assim, estas ocorrências abrem espaço para o presidente da câmara acusar o MP de parcialidade, pois, infelizmente eles agem com parcialidade. Apesar de não ser este o caso neste momento.

  7. Posição serena e firme. Na minha opinião um pouco mais de ação seria bom mas entendo que o governo tem suas informações e está agindo com cautela que pertence aos bons e serenos. os cães ladram e a caravana passa. O que eles temem é que não ficará pedra sobre pedra.
    Faltam alguns senadores tucanos delatados na lava jato. A PGR deve chegar até eles.

  8. Serenidade rima com honestidade. Quem não deve não teme. Desespero é conduta de quem deve e bastante. Durante o curto período como presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, fez inúmeras esculhambações, ameaças, chantagens. etc, e atacou Dilma da mesma forma. Agora, a casa caiu para o lado dele. Nada como um dia depois do outro, com uma noite no meio.

  9. A reação de Cunha é praticamente uma confissão escancarada de seus crimes. Só eu vejo isso tão claro?

  10. 4 qualidades que percebo na nossa Presidenta Dilma é que me encantam:
    CORAGEM, SERENIDADE, SABEDORIA E HONESTIDADE.
    É uma mulher de respeito.

  11. O depoente disse que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tinha afirmado ter o apoio de 260 deputados federais. Depois do dia 16 de julho, os apologistas do golpe devem iniciar a contagem para saber quantos ficaram com o deputado Cunha. Acho que a contagem final será depois do recesso parlamentar, vamos aguardar.

  12. Os babacas impicheiros estão azarados mesmo. Toda a vez que eles vêm chegando perto, de mansinho, arredando uma coisa aqui e outra ali etc, de repente cai um enorme vaso em suas cabeças,rácha-lhes o crânio e os manda para o hospital por 8 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *