A “tadinha” da floresta, onde vive a direita selvagem

Marina Silva é uma mulher com inegáveis méritos.

Saiu das profundezas da pobreza para o primeiro plano da vida nacional e não faria isso se não tivesse qualidades, persistência e capacidades.

Ninguém,  não ser a elite  que a bajula agora, jamais  a desqualificou por isso.

A mesma elite que desqualifica Lula – “o molusco”, como o chamam – por ser um operário que chegou a Presidente e a líder nacional.

Não a vejo, e tenho certeza de que todos reagiríamos, ser criticada por ter sido pobre ou empregada doméstica.

Eu, pelo menos, que devo o que sou a um pintor de paredes, seria o primeiro a fazê-lo.

O que se critica, ao contrário, é seu trânsito para os salões desta elite que se acostumou a chamar o povo com um estalar de dedos.

E que a fazem desfilar, como um exotismo bem-comportado, que não contesta o sistema que massacra milhões de antigas marinas, sob seus candelabros.

Ninguém a perseguiu, D. Marina.

O PT, partido pelo qual construiu sua carreira, deu-lhe cargos: o de vereadora, o de deputada estadual, o de senadora e o de Ministra.

Não foi ele quem a expulsou de nenhum deles, foi a senhora que se afastou deles.

Saiu de seu partido, e filiou-se a outro para ser candidata imediatamente, não para ser uma militante. Tanto que saiu do PT poucos dias antes do prazo limite para registrar candidaturas.

Do PV também não foi expulsa,  saiu para ter um partido só seu, depois de não ter conseguido que este fosse assim.

O que a senhora fez hoje, no Ceará, é deprimente.

Dizer que “oferece a outra face”, como Cristo, apenas porque foi criticada politicamente, é de uma hipocrisia sem tamanho.

Dizer que chorou ao ser criticada por Lula, a quem a senhora abandonou depois de seis anos em que ele a manteve como ministra é deprimente.

A senhora se considera legítima para criticar, contestar, acusar, ofender.

Mas não aceita que lhe tratem senão como uma figura angelical.

A “fadinha”.

E, quando lhe criticam idéias e atitude, se transmuda.

É a “tadinha”.

O “coitadismo de marketing” , D. Marina, é uma abjeção, porque é hipócrita, é falso e é perverso, porque se trata de um estelionato contra os bons sentimentos coletivos,  de uma fraude à compaixão de nossos semelhantes.

Podemos e devemos chorar. De dor, de tristeza, por solidariedade.

Jamais por sermos criticados na política.

Porque o povo brasileiro não quer chorar, nem se ajoelhar, nem suplicar.

Essa nação não é “tadinha”, nem precisa de um “tadinho”.

Precisa de líderes, de gente altiva, que levanta a cabeça como o Brasil secularmente genuflexo precisa levantar.

O povo brasileiro, que precisa se por de pé, não precisa de alguém que não sabe sequer defender nem a si mesma.

Precisa de quem possa defendê-lo e não de quem, lubrificado pelas lágrimas de crocodilo,  ajude fazê-lo ser engolido, outra vez, pelas elites.

Que, no fundo, D. Marina, também a desprezam. Mas a usam

Papel ao qual, com inegável prazer, a senhora se entrega.

Fernando Brito:

View Comments (91)

  • Mas o mais triste ainda é ver o papel sujo que vêm desempenhando Luíza Erundina e Amaral nesse tragicomédia. Luíza Erundina e Amaram tornaram-se sócios do Clube Militar, da Rede Globo, dos banqueiros. Nenhum pudor, nenhuma vergonha. Isso é requinte de crueldade. Que triste fim para essa gente que outrora admirávamos, mesmo quando delas discordávamos por razões políticas. Agora, o que nos separa dessa gente são questões éticas e morais.

    • Eu já escrevi ao gabinete da deputada Erundina informando-a que estou procurando outro candidato a deputado federal por São Paulo.
      Infelizmente, e digo com tristeza, que deixei de apoiar a Sra. Erundina que nunca mais terá meu voto para nada.
      Por sua história de vida e das suas lutas jamais poderia ter embarcado na aventura Marina. Se não por ela por quem está por trás dela.
      Marina, além do perigo de fazer este país retroceder doze anos e perdermos nosso passaporte para o futuro carrega consigo um perigo a mais no meu modo de ver.
      Sua nova política tenta desconstruir o estado e as instituições tratando a tudo e a todos como corruptos.
      Seu programa de governo repudia os partidos que por pior que sejam representam a população e diz que governará como os homens de bem.
      A luz do que serão escolhidos os homens de bem?
      Quem fará as escolhas ou vai definir o que é "ser do bem"?
      Marina é hipócrita e vingativa.
      Sua ânsia de derrotar Dilma vem do fato de ter sido preterida pelo presidente Lula em uma disputa por usinas elétricas.
      Ela não aceita o contraditório tanto é assim que queria e quer um partido para chamar de seu.
      Não esqueço seu sorriso sarcástico na abertura das Olimpíadas.
      Graças ao dono da Natura, riquíssimo mesmo para os padrões londrinos, consegui ser incluída no desfile de abertura sem que fosse comunicado ao cerimonial pois a presidente estava presente no ato.
      Vingativa que se acha acima do bem e do mal.
      Hipócrita porque tem como vice um político bancando pela indústria de armas defensor dos transgênicos e mora no apartamento de um latifundiário.

      • "Marina, além do perigo de fazer este país retroceder doze anos e perdermos nosso passaporte para o futuro carrega consigo um perigo a mais no meu modo de ver..."
        Perigo de fazer este país retroceder doze anos? Põe doze anos vezes três, nisto. O Collor levou o Brasil ao Sarney e ao FHC. O país regrediu até antes de 1964. Somando as peças, com neoliberalismo e a privataria tucana o país retrocedeu uns quarenta anos. Com a Collor de saias, voltaremos à Idade Média. Com fundamentalismo religioso e o Itau a tomar conta do cofre da nação. O petróleo então nem se fala, as 7 Irmãs vão sugar o pré - sal de canudinho, direto pros States. Cruz + Credo!

        • Não elogiou Collor, Sarney, Maluf... é tucano disfarçado de petista. São esses que estão esculambando Marina na net para que essa pense ser Lula quem mandou

      • Também escrevi ao gabinete três vezes, nada de resposta ! Agora compreendo os motivos da expulsão do PT.

        • Também enviei um e-mail ao gabinete da Sra Erundina, mais pra constar, sem nenhuma pretensão de obter resposta.
          Ela não precisa de nós, miseráveis 3 ou 4 votinhos.. Está bem, instalada em Brasília, na próxima eleição seu papelzinho vergonhoso já estará no fundo da lata de lixo da história...

      • Já comentei em vários blogs como sinto traída por Erundina.
        Quando era candidata a prefeita de SP, eu morava na capital.
        Fiz campanha para Erundina nos sábados, pois trabalhava durante a semana toda. Ia para a periferia amassar barro em busca de votos para a candidata, quando näo dava ia para a Avenida Paulista eu e uma amiga que era do PDT mas militava para o PT para eleger Erundina.
        Na reparticäo onde eu trabalhava, só tinha malufistas de carteirinhas e eles fazia piadas de mim por militar para a candidata, até zombava e eu alí fiel à Erundina. E hoje ? eu aqui tentando elegir Dilma, com medo que essa Marina possa ser eleita para ferrar todo mundo e Marina com apoio de Erundina.Tem
        políticos mesmos sem vergonha na cara, eles costumam trair seus militantes para sair bem. Chegou a hora de Erundina se aposentar, näo vale apena ter uma deputada com esse carater no Congresso.

    • Que semelhanças existem entre gente como Marina, Eduardo Campos, Erundina, Gabeira, Cristóvão Buarque? Quantos dissidentes do PT, como Ciro Gomes, foram capazes de manter a dignidade e o respeito que merecem Lula e Dilma?

  • QUEM ESTA COM DO QUE LEVA PARA CASA COM ESSE CHORO DE CROCODILO
    MARINA VAI ENGANAR OUTRO O POVO NÃO É MAIS BOBO

    • Se não houve não haveria quem não votasse em que não é petista. O único povo livre disto é o cubano que só votam em quem a turma do Fidel pedir. Oposição nem perde tempo se candidatando

  • Fernando,

    Essa eleição de 2014 está sendo uma verdadeira aula pública e coletiva sobre caráter.

    Quer aprender o que é um mau caráter? Quer saber se alguém é bom caráter? Quer entender como funcionam as nuances do caráter das pessoas? As fraquezas de caráter?

    Basta observar os candidatos. Sobretudo Marina.

  • O curioso é que Marina não tem uma foto onde deveria chorar que era o enterro de Campos, pelo contrário... Marina usa a Bíblia na pior condição... para fazer marketing politico, uso de versículo para retórica, não aguentaria "nem um dos lados das faces... que dira a "outra face".

    • As fotos da Marina sorrindo, debruçada sobre o caixão de Eduardo Campos, mais do que a revelação do seu caráter oportunista e da sua personalidade esquizofrênica, além de ser o tiro de canhão que deu nos próprios pés, deveria suscitar o repúdio, muito maior que o nosso, entre os companheiros do falecido, da sua viúva e dos seus filhos.

  • Por mais de 30 anos a ex-seringueira fez política no PT.
    Há exatos 5 anos deixou o PT.
    Perdeu a parada no PT, para DILMA. Claro, esse fato dispensa qualquer comentário!!!
    Há exatos 5 anos se filiou ao PV, em nome da “sustentabilidade”. Vamos rir nesse caso!!!
    Disse que era forte, tinha coragem para mudar, tinha luz própria, blá, blá, blá etc….
    E agora virou vítima, chora, vai dar a outra face, blá, blá, blá…
    É para RIR e muito, da candidata “sustentável”
    Parece que está difícil para o Itaú e seguidores, “SUSTENTAR” a ex-seringueira e candidata “Sustentável”.
    Haja REDE para sustentar essa sustentabilidade!!!
    Só um pequeno detalhe: os destinos de nossos POVO e de nosso Brasil não pode ficar atrelado a esse balaio de palavras VAZIAS!

    • Haja rede para sustentar esta sustentabilidade sustentável. Estou ainda tentando entender esta linda frase da Blá-blá-rina. É tão bonito esta frase que será colocada nos meus alfarrábios

  • Só duas observações:
    - Lula a manteve ministra durante seis anos mesmo apesar de suas interferências e sabotagens, também foi péssima administrativamente no ministério.
    - Marina chorou no velório do Campos?

  • Não seria mais interessante, nesse momento em que adotam a estratégia da vitimização da candidata adotada, não citar-se mais o nome da dita cuja e apenas criticar "suas ideias", evitando assim transformar a eleição em Big Brother Brasília, como estão pretendendo?

Related Post