Só há uma frase sensata no artigo de Aécio Neves, hoje, na Folha, sobre a diplomacia brasileira.
A que diz que há “a tradição centenária do Itamaraty, pautada no respeito aos direitos humanos, à defesa da liberdade e da democracia”.
No resto, o artigo inteiro é a negação desta tradição por um homem que pretende ser Presidente da República.
Aécio sugere que o Brasil tenha uma postura agressiva e invasiva da política interna dos países latino-americanos, defendendo que nos intrometamos nas situações internas da Argentina e da Venezuela, o que é um absurdo que nem Fernando Henrique Cardoso fez.
A linguagem de Aécio é totalmente incondizente com a prudência que um aspirante à Chefia de estado de um país como o Brasil tem a obrigação de ter, e é mais adequada aos tipos como Reinaldo Azevedo:
“Soma-se à vocação autoritária do chavismo uma grave instabilidade econômica, com a maior inflação da América Latina (57%) e a menor taxa de crescimento (1,1%). Arruinado pela má gestão, o país expõe seus cidadãos a uma rotina de escassez de alimentos e de energia.”
Senador, o senhor se recorda que a Venezuela teve eleições livres para a escolha de seu presidente, há apenas dez meses?
E que há dois meses teve novas eleições, municipais, onde o partido de Maduro teve mais votos que seus opositores?
É assim a sua noção de democracia: todo o povo escolhe pelo voto e uma parte dele vai para a rua e derruba o governo eleito?
O senador invoca a “cláusula democrática” do Mercosul, que estaria sendo desrespeitada. O que diz ela? Que os Estados membros do Mercosul atuarão quando de uma “ruptura da ordem democrática em algum deles”.
Há uma crise política, sim, mas onde a ruptura da ordem? O congresso foi fechado? O exército interveio? A Justiça foi bloqueada em sua ação?
Ou ruptura da ordem democrática é qualquer coisa que ocorra contra um governo eleito que não agrade à direita?
O Governo brasileiro está fazendo o que lhe compete, que é assumir uma postura de defesa do diálogo dentro dos marcos da legalidade.
Há 12 anos atrás, até seu mentor Fernando Henrique, rejeitou apoiar o golpe venezuelano, que se serviu das mesmas acusações – que depois se comprovaram falsas – de que milícias chavistas estavam disparando contra marchas de oposição.
Aécio, insano, parece ter feito da histeria sua – péssima – tática de campanha.
Isso fica bem num pateta udenista, não num candidato a Presidente, mesmo de natureza conservadora.
Se, amanhã, viesse a ser eleito, como se relacionaria com o governo da Venezuela? O que faria de nossos interesses políticos e comerciais naquele país, ou na Argentina?
Eu sugiro que, na política do “vamos conversar”, que O Itamaraty mandasse um de seus diplomatas explicar ao senador que a diplomacia brasileira não tira mais os sapatos aos EUA e também não calça ferraduras ao lidar com nossos vizinhos.
Alguém precisa avisar a ele que não rola mais ne nos EUA a política do “big stick”, tristemente famosa.
Francamente, quando alguém faz José Serra parecer um moderado é que a coisa vai mal…
17 respostas
Brasileiros,
A mídia que comanda os partidos de oposição e os ministros do S T F , acha que pode nos dobrar utilizando-se dos recursos de marketing.
Não vai conseguir.
Ela pode vender qualquer coisa menos o neoliberalismo entreguista.
“AÉCIO NEVES”= neoliberalismo entreguista.
Ele aspira faz tempo?
aecim, aecim!!
o problema de aécio é o pó roial
Toda vez que Aécio visita o Nordeste ele fica assim. Acho que ele não se dá bem com “cocadabranca”.
ELE DIZ QUALQUER COISA…………………..AH É SIM…AH É SIM…………..
Menino mimado, Senador coxinha!
“Isso fica bem num pateta udenista…”
Uai! Então tá tudo certo!
Ou acha que o T. Roosevelt das Alterosas é algo diferente disso?
O famoso vira-latas.
Segundo Maquiavel há três tipos de homens: o que compreende por si mesmo, o que aprecia o que os outros compreendem e o que não compreende por ele mesmo nem aprecia o que os outros mostram. O primeiro é o melhor, o segundo é bom e o terceiro é um inútil.
Para conhecer melhor a histórica política de intervenção dos EUA no mundo, recomendo a leitura do livro ‘Sonhando a Guerra’, de subtítulo ‘Sangue por petróleo e a Junta Cheney-Bush’, de autoria do escritor estadunidense GORE VIDAL,DE 2002.
Ele tá treinando para ser presidente do Brasil….
Escrevendo nestes jornais…é pra acabá…
Quando eu vejo uma peça de queijo Suíço, logo me vem a lembrança o Lobão, isso mesmo, o Cantor, Interprete e Compositor.
Quando eu vejo o Lobão, logo me vem a lembrança o Aécio, isso mesmo, o do Bafômetro, o amigo dos Perrellas, donos do helicóptero do pó, o nero do Tancredo Neves, aquele que dizia ” DIANTE DE PROVAS IRREFUTÁVEIS ALEGUE QUE SÃO FALSAS “.
Queijo Suíço, Lobão, Aécio, Bafômetro, Helicóptero do Pó … tudo falso.
As declarações, e artigos de final de semana, do presidenciável Aécio Neves, segue um padrão: São sandices ditas, e/ou publicadas sob o efeito de álcool, associado à cocaína. Uma retrospectiva comprovará o que afirmo.
Embrulha o estômago ver o STF fazer o que faz e o Senado Federal não soltar, sequer, uma nota de repúdio ao arbítrio de alguns ministros que se julgam onipotentes, superiores à soberania do povo brasileiro. Quanto a essa figura desprezível, triste, lembro-me do Centrão, aquele bando de parlamentares reacionários que teve atuação decisiva para limitar o alcance da Constituição de 88 no balizamento da igualdade aos brasileiros.
Bom dia,
esse AÉRCIO é uma piada! Sou do NORTE DE MINAS e aqui ninguém tá satisfeito com ele, porque o mesmo destruiu a EDUCAÇÃO DE MG, A LIBERDADE, A DIGNIDADE MG E ETC!.. Ele é o fracasso em MG, um exemplo é que o próximo governo aqui terá que pagar um divida de 5 bi devido a empréstimos tomados no exterior para asfaltar cidade. Nós mineiros estamos no ô de zé esteves.
Mas Minas e São Paulo podem se dar as mãos e sair mundo afora. Você diz que ninguém está satisfeito com o Aécio, mas na hora H ele entra em ação e muda o resultado das eleições em Minas. Em São Paulo o PSDB vem destruindo o Estado, roubando milhões, mas o Alckmin, com aquela cara de picolé de chuchu, ganha outra vez e muito provavelmente no primeiro turno. Conservadorismo ou desinformação política são coisas difíceis de se mudar. Mas enfim, estamos numa democracia e cada povo tem o governo que merece!
“Francamente, quando alguém faz José Serra parecer um moderado é que a coisa vai mal…”
Esta frase diz tudo sobre Aécio.
Eu não vejo ninguém do PT enfrentar no Congresso os imbecis do demotucanato essa do Aécio do pó sobre o Itamarati merece uma resposta a altura mais o PT não tem ninguém a altura de responder.