A coluna Painel, da Folha, confirma o que já vem sendo sentido há dias.
Aécio Neves caiu para um impensável terceiro lugar isolado nas intenções de voto e precisa apostar, agora, todas as suas fichas contra Marina Silva.
A direita brasileira, é claro, não confia na ex-senadora. Ou melhor, tem mesmo certeza de sua incapacidade de articular forças políticas capazes de dar – ironia, a palavra é esta – sustentabilidade a um eventual governo.
Mas, como deixa claro hoje a mais nova marinista do pedaço, a colunista da Folha Eliane Cantanhêde, importante é vencer, o problema é depois.
Mas, se não confia em Marina, o dilema da direita é que não crê em Aécio para o “antes”, que é vencer.
É disso que Aécio precisa se mostrar capaz, se não quiser “sumir” do mapa eleitoral.
E se, com a mídia para si, estava empacado, agora é que são elas.
À medida em que Marina se torna a alternativa a adotar contra Dilma, vem o paradoxo: também Dilma se torna o voto de quem rejeita Marina por motivos de A a Z ou alguns deles.
E Dilma, concordam até as pesquisas, está a poucos pontos de decidir a eleição no primeiro turno. O que torna “perigosíssimo” não apenas para a candidatura tucana, mas para todo o “stablishment” que lhe migre qualquer parcela do eleitorado.
O programa de televisão, já ficou claro, vai entrar com alguns pontos de contribuição para Dilma. Outro tanto, sobretudo no Nordeste e entre os mais pobres virá do engajamento de Lula.
Aécio está numa sinuca, por mais que diga estar pedindo calma a seus apoiadores.
Ou enfrenta Marina ou acaba de desaparecer.
View Comments (37)
precisamos acompanhar o movimento dos governadores e politicos com votos que apoiavam Eduardo Campos e que podem não acompanhar marina. o momento é de espera...
Não vejo um eventual governo Marina agradando os conservadores, os muitíssimo bem representados pela mídia. Eduardo Campos tinha ideias mais claras sobre administração pública, a chapa de Marina acabou se tornando uma corrente ecológica anti-agronegócio com anti-ecológica pró-agronegócio, isso na parte mais substancial. Não vejo Marina chegando a lugar algum.
Parece ser o novo fio desencapado, como Collor em 89, ao qual a mídia está disposta a se agarrar se for quem pode derrotar a Dilma.
Onde vai parar a "máquina de vencer PT"? Na disputa da medalha de bronze com o pastor, e com séria ameaça de perder também em Minas! Na verdade, hoje a única preocupação do PT é vencer o opus dei Alckimin, o resto tá no papo!
Prezados:
Entendo a preocupação em bater o PSDB. Mas o grupo que Marina representa é muito mais à direita que o próprio PSDB. Só o PSB que não percebeu isso. Lamento, mas Aécio não irá para o segundo turno, pois já foi rifado e não tem forçar para crescer. E lamento, mas teremos um desafio hercúleo para a Dilma vencer no segundo turno. Esse é o estado das coisas. Vivemos um dos momentos mais delicados para a nossa soberania. Desta vez o golpe de 64 terá sido fichinha.
Que delícia ver o PSDB reduzido à um DEM. Isso não tem preço!
Não tem mesmo
Concordo com você mas, ver esse tubarão-lixa travestida de bagre se juntando a DEUS e o Diabo, também é muito bom, caiu a máscara, o xale, a empáfia de ecologista, no final só vai sobrar o nada absoluto que, na realidade ela é.
Verdade Yule. Quero ver a SMIGOL DA FLORESTA nos debates televisivos.
LULA é o CARA. Esta na reta final para acabar com a direita no BRASIL.O PSDB que o diga.
Vamos que vamos.
Fernando que pesquisa é essa que Dilma subiu um pouco e Marina tirou 5 pts de Aécio? É em off?
Essa pesquisa foi feita no enterro de Eduardo, em Pernambuco,e agora publicada.
Com a estabilidade política a partir de 1986 e a volta plena da democracia eleitoral, os partidos de direita passaram a minguar, porque seus valores estão dissociados das necessidades reais de um país desigual e com potencial como o Brasil... precisamos de ações sociais e desenvolvimento, coisas que o neoliberalismo não atende.
Na política, os caras seguiram sobrevivendo no nome, mas foram incapazes de renovarem-se porque a nova geração de políticos de direito nasceu com ainda maior extremismo ideológico e, emprestando conceito de em outro post, doses marcantes de tautismo, tornando-se simplesmente intragáveis para uma população cada vez mais antenada... o desafio para os partidos mais democráticos é vencer a pecha de exclusivamente progressistas, pois ser progressista não é suficiente para gerar justiça social e desenvolvimento, ser progressista é limitar-se e deixar espaço para os reacionários... a questão não é ser progressista, é ser democrático, trabalhar para atender a todos e trabalhar muito, coisa que os neocons tupiniquins simplesmente não querem fazer... eles querem é uma boquinha para manter suas pavonices e seus sorrisos fáceis, seu estilo bon vivant e seu desapego ao povo.
Acontece que Marina não mandará no governo Marina. Vcs não viram Neca Setubal já dando entrevistas de governo?A batalha vai ser DURA.Eles vao lutar com TUDO. TUDO MESMO.Nós temos que lutar com TUDO daqui também.
A Fada das florestas e Arroco Neves vão morrer abraçados.
O Presidente Lula em analise profetica escolheu Dilma para sucede lo...Marina queimou o bico em 2010 em 2014 a midia a lança.Vi rancor em suas falas ontem no programa dela so a midia a sustenta...... da lhes Lula*