Agora não é mais só uma eleição. Agora é a História.

brasil

Não é difícil perceber que se formou, nestes dias finais da campanha eleitoral do primeiro turno (e talvez da própria campanha eleitoral), uma imensa e tresloucada aliança do conservadorismo brasileiro.

Um clima histérico que capturou, admita-se, parte da classe média e da mediocridade fútil que foi entronizada pela mídia como sendo a “inteligência” brasileira.

Chegamos aos píncaros de uma onda de pessimismo que não encontra base nos fatos profundos da economia – não há desemprego, não há queda violenta do poder de compra da população, não há uma crise social como tantas que vimos em nossa história – e muito menos nos da política, porque jamais vivemos numa democracia formal tão completa como hoje, embora os imbecis chamem a tudo de “perigo vermelho”, 50 anos atrasados em sua guerra-fria neurótica.

Mas os jornais publicam um país que arde: as bolsas despencam,  o “mercado” incorpóreo  prevê o desastre e embolsa lucros milionários.

Mas o outro mercado, o da esquina, faz tempo que não tira a plaquinha do “estamos contratando”.

O debate nacional se reduz à pobreza  mental do aparelho excretor de Levy Fidélix, como se Levy Fidélix e e a polivalência de aparelhos excretores fossem as causas nacionais e este não fosse um país que tenta se livrar de sua condição histórica de colônia.

Um Brasil que pode e vai assumir seu papel de um dos gigantes do mundo, já não só pela sua “própria natureza”, e não mais ser, me perdoem, o cu da Terra.

Mas é assim a alienação de nossas classes médias transformadas em diletantes do voto: o ator americano que faz o papel de Hulk ou a neurose  fanática do pecuniário pastor Malafaia  contam mais que o aumento do salário mínimo que alimenta melhor 40% dos 200 milhões de brasileiros.

Ou que os espelhinhos energéticos da Siemens (caríssimos, aliás) fossem nos prover da gigantesca energia de que precisamos e nos fizessem guardar para os espertos o petróleo do pré-sal. Ou se um país pudesse se desenvolver sem portos, ferrovias, gasodutos, estradas, transportes.

Assim é, em tudo, a manipulação que nos impõe, como se fôssemos,  um bando de tolos e superficiais.

O que teria ou não teria dito um safardana que foi demitido da Petrobras e ao qual se promete o perdão de anos de cadeia por todos os roubos se envolver neles  os que o demitiram de lá ( perdão que faria um desqualificado moral que, a esta altura, acusaria a própria mãe) flui, anonima e criminosamente, de meia dúzia de meganhas e promotores que podem dizer o que quiserem, na sombra do que seria, no mínimo, a violação dos seus deveres funcionais, mas os confessados e comprovados aeroportos privados e jatinhos de caixa-2, ah, estes repousam no silencioso limbo da conveniência.

Em tudo se tenta distrair o povo brasileiro do que está por trás da eleição.

É preciso que se deixe de olhar para a história deste país infelicitado por quase ininterruptos 512  anos de governos de elites coloniais, daqui e de fora, para que se atribua a quem nos tenta  tirar daí a culpa pelas carências e roubalheiras que nos marcaram por séculos.

É preciso transformar em tolos ou corruptos quem tem trajetória de luta, de honradez, de amor ao povo brasileiro e que não se serviu dele para exibir-se como um exotismo manso e servil aos senhores de nossa escravidão histórica.

O povo brasileiro a tudo vem resistindo, na sua sabedoria inconsciente, aquela que se forma apenas pela força irresistível da realidade, que é  o único componente da verdade que não se forma com fumaça e que, por isso, não se esfumaça com os dias.

Hoje não é dia mais de dados, de números, de “denúncias”.

Nada disso importa mais, porque nossa imprensa e nossas classes dominantes transformaram dados, números e “denúncias” em  panfletos imundos que se penduram nas bancas de jornal ou se exibem na tela das televisões. O nosso povão, na sabedoria que lhe vem da vida e da pele, na sua maioria, já o entendeu e o repele.

Hoje e os próximos três dias são de honradez, de altivez, de dignidade e, por isso, de absoluta tranquilidade.

Sabemos contra o que lutamos e pelo que lutamos.

A nossa causa é digna, é bonita, é humana, é generosa.

A deles, é feia, sombria, perversa e, por isso, precisa revestir-se de mil mentiras e das falsas juras de quem há muito entregou  sua fé, como Judas, pelos trinta dinheiros com que os novos (e eternos) romanos compram alguns de nossos filhos.

Os que representam a causa do povo brasileiro, nestes dias finais, devem se sublimar.

Banharem-se na  serenidade dos  que sabem que sentem a razão e o destino a seu lado.

Distantes do ódio, do nervosismo e dos medos, inseguranças próprias de cada um e de todos nós, seres humanos.

Há momentos em que as circunstâncias são o  senhor supremo nossos atos e decisões.

Porque  é a hora que faz os grandes e os que e aqueles que apenas planejam sê-lo declinam quando chega o momento da verdade.

Este é o instante em que já não somos apenas nós mesmos, mas somos o o passado mesclado ao futuro,  somos nossos pais e nossos filhos,  somos negros, pardos, brancos, índios, somos esta massa diversa, fervilhante e teimosa que é o povo brasileiro .

A História, esta  força imensa que habita em cada um de nós, nos absorve quanto mais a amamos.

E, quando  amamos agudamente, temos a confiança dos amantes e  deixamos que ela nos possua e fale por nossa boca.

E as palavras, então, tornam-se invencíveis.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

49 respostas

  1. Muito bom Brito.
    Tenho certeza que Getulio Vargas, Joao Goulart e Brizola estariam ao lado de Dilma Rousseff nessa luta por emancipação econômica do Brasil.

    1. Golbery não teria se esforçado tanto pela sua esquerda se não fosse para tornar todos esses anteriores ao Lula um bando de porcaria históirica

  2. Não há nada mais ridículo que um pobre (inclua-se classe média no termo), preocupado se a bolsa cai ou sobe, mesmo não detendo míseros centavos em ações e angustiado se o patrão perde ou ganha.
    Mas enfim, vamos na vitória!

    1. Mais ridículo que isso só esse mesmo pobre criticando o Bolsa Família, que tem salvo vidas, que tem matado a fome e a sede de muita gente, que tem ajudado a manter as crianças na escola e vacinadas, dizendo que é Bolsa Vagabundo… Se preocupam com a queda da bolsa e detonam o Bolsa Família mas não falam absolutamente nada sobre os juros pagos aos Bancos. Ou sejam, esses ‘pobres’ não passam de ridículos PAPAGAIOS DA GLOBO !!!

      “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  3. Que Dilma entre na Globo com esse espírito e trate mais de política sociológica do que de números.

  4. Parabéns Brito!!!!!!!
    Texto fantástico, apaixonado, enlouquecido de amor por esta terra maravilhosa e sua gente generosa.
    Terminei de ler emocionado. Espero que, como eu, muitos assim cheguem ao fim de seu texto incrível e cheguemos todos juntos no dia 5 próximo, construindo mais um capítulo importante de nossa História. Como cantou o Milton há muito tempo: “Hoje faço com meu braço meu viver”!!!!!
    A duras penas estamos fazendo um viver melhor para todos nós, e daí nascerá nosso sonhado Brasil livre, soberano e justo.
    Obrigado por expressar tão bem o sentimento deste momento.

    1. Marcelo, sou cardíaco, por tanto, não posso me emocionar! Com sua lembrança, na “Travessia” de Milton Nascimento, fui remetido a um passado de muita luta e esperança, em viver o que estamos vivendo hoje e com a perspectiva de ser muito melhor.
      O texto de Fernando Brito foi espetacular.Esta criança,fazendo da Bandeira do Brasil, o seu “manto”, ou o seu teto é de fazer sonhar acordado!!!
      É PT Neles.

  5. Irretocável e, sob cetos aspectos (que suponho entender),muito educado em tratar os canalhas antibrasileiros que ainda só conseguem enxergar a História através do próprio umbigo.
    Aos mais novos até se pode perdoar, pois deles foi retirado intencionalmente o conhecimento da história do país, bem como a possibilidade de uma conscientização mais efetiva dos nossos problemas, tarefa que a própria esquerda e seus partidos vem descuidando.
    Parabéns pelo artigo, Fernando Brito.
    Desejo sinceramente que a presidente Dilma, reeleita em primeiro ou segundo turno, tanto faz, faça um governo ainda mais positivo nas conquistas sociais e mais duro no ataque a seculares doenças que nos afligem.
    Que convoque a sociedade para o debate de mudanças urgentes como a Lei de Meios, o combate duro e eficaz à corrupção com leis exemplares,
    a reforma política e a eliminação de partidos de aluguel, a defesa de nossa riqueza sob o solo, com ampliação e modernização das forças armadas e sua democratização.
    Que no próximo domingo o Brasil escolha o caminho do progresso e de sua definitiva rendenção como país em desenvolvimento.
    Cordial abraço.

  6. Brito, quanta indignação! Indignação dos homens de brio, dos que amam e defendem este País, que como você bem disse não é mais o cu da Terra. É um País protagonista e isto não é bom para quem sempre nos quis ver como figurantes de terceira categoria. Há doze anos o mundo tem ouvidos voltados para o que o Brasil tem a dizer. Não mais necessitamos tirar os sapatos para entrarmos nos países desenvolvidos, muito pelo contrário, hoje podemos nos dar ao luxo de darmos uma “banana” para quem não quer conversar como um nosso igual. Precisamos dessa indignação dos bons, dos indignados que conseguem ver o progresso que fizemos nos últimos anos e que sem dúvida vamos continuar a fazer, para desespero daqueles que não nos escutam mais dizer: sim sinhô!

  7. Bravo Fernando! O texto traduz de maneira clara e objetiva os meus pensamentos e sentimentos. Oxalá nosso povo confirme as expectativas expostas nas suas palavras e, no domingo, opte pela continuidade desse projeto político que, em síntese, é o PROJETO BRASIL.

  8. Parabéns pelo lindo texto.

    Vamos à vitória, pois a verdade está conosco. Lutamos a boa luta e assim nos tornamos invenciveis.

  9. Fernando, obrigado pelo excelente artigo. Um alento em meio a tantas inacreditáveis bobagens circulando nesses últimos dias antes da eleição. E os atores da bolsa brincando de terrorismo financeiro e gritando que nem uma criança birrenta: não queremos a Dilma! NÃO QUEREMOS A DILMA!!! NÃO, NÃO, NÃO E NÃO!!!!!! É de dar ânsia de vômito.

    Só uma observação: foram 502 anos de governos coloniais, não 512.

  10. Mera curiosidade. Considerando que o caso dos aecioportos de Cláudio e de Montezuma em MG são de conhecimento público e notório, além de estar largamente documentado, que iniciativa tomou, quanto a isso, o Ministério Público de MG em defesa do erário público e denunciando um caso escabroso de corrupção?

  11. Eu quero saber quando a “Esquerda Coerente”, que possui o mesmo princípio ideológico que eu, vai agir com coerência e fazer oposição a mídia golpista também?

  12. Irretocável, Brito, PARABÉNS!!! Chegou a hora da dona Onça beber água e do nosso gogó fazer a diferença que falta a maior das nossas vitórias. Falta pouco.

  13. Vamos ganhar no primeiro turno!
    Todos trabalhando, ajudando, conversando com as pessoas. Vamos pedir votos para Dilma 13.

  14. Alô meu povo! Se você é eleitor no Rio de Janeiro, por favor, não vote no Eduardo Cunha(PMDB-RJ)! Agora é nossa vez de nós cidadãos irmos à forra contra esse CRETINO! Você que me lê, me ajude, divulgue e dissemine essa mensagem ao maior número de pessoas! Faço e farei campanha vigorosa nos próximos dias para que o Deputado Federal Eduardo Cunha do PMDB do Rio de Janeiro NÃO seja reeleito, embora saiba que a essa altura seja uma Missão Quase Impossível tal o volume de dinheiro injetado pelas empresas que estão por trás deste “Senhor das Trevas”. E que, por isso, dificilmente, terei sucesso(rsrsrs)! Mas não custa tentar. Não é mesmo? Afinal, a IMENSA MAIORIA do eleitorado define seu voto para deputado nos últimos dias que antecedem ao pleito. Não VOTE NELE porque, entre outras razões, ele é considerado o INIMIGO PÚBLICO NÚMERO UM da cidadania capaz de bloquear a aprovação de projetos importantes como a Reforma Política e muitos outros de vital importância para a sociedade, como foi o caso quando tentou derrubar o Princípio da Neutralidade da Rede e a aprovação do Marco Civil da Internet, que beneficiou a todos nós cidadãos. Ele é o líder da bancada do PMDB na câmara e vive de tentar “chantagear” a Presidente Dilma em diversos projetos importantes para o interesse do país, como a Lei dos Portos, introduzindo a chamada “Emenda Tio Patinhas” quando a Medida Provisória chegou a ser qualificada, vergonhosamente, como a “MP dos Porcos”. Mas também é um dos líderes da PODEROSA, OBSCURA e FISIOLÓGICA bancada evangélica que deu apoio e sustentação política ao Pastor Marco Feliciano, aquele da “cura gay”. Se o PMDB conquistar maioria na Câmara dos Deputados e levar o Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a Presidência daquele poder, então, “adeus” Reforma Política, Plebiscito Popular, muito menos Constituinte Exclusiva. Por favor, me ajudem e repassem a seus amigos, vizinhos e conhecidos seja por e-mail, ou redes sociais. Mais detalhes sobre esse “traste”, ou melhor, “Sabotar da República” em http://www.brasil247.com/pt/247/poder/133286/Isto%C3%A9-Eduardo-Cunha-%C3%A9-o-sabotador-da-Rep%C3%BAblica.htm . Vejam esse breve vídeo http://www.youtube.com/watch?v=6g9sUp9MOuo

  15. Brilhante e emocionante. Com o sentimento que nosso voto fará história caminhemos para as urnas no próximo domingo e até a vitória.

  16. Considero o post rasteiro. É como se os eleitores governistas fossem “do bem” e os eleitores oposicionistas “do mal”. O voto e as posições dos eleitores são muito mais complexas. Tem eleitor de Dilma que é conservador, tem eleitor de Marina ou Aécio que é progressista. Tolos e corruptos existem no campo governista e oposicionista. Causa digna, bonita e humana também existe nos dois campos políticos, segundo seus respectivos pontos de vista. Democracia é assim, embate de idéias…a maioria leva, sem que isso torne ilegítima a escolha da minoria. A proposta da candidatura Dilma não é a régua da verdade.

    1. João, não posso fazer nada se, para você, paixão é algo rasteiro. Rastejarei mil anos, então, com meu coração em chamas por meu país e meu povo.

  17. O PSDB perdeu o TU restou o CANO. O símbolo do PSDB agora é um CANO de pvc com o dinheiro do povo escorrendo para o lixo, que em final de campanha entope de tanta grana que rola. Vamos tirar o pobrezinho do pássaro das garras corruptas desse partido de cheirosos e devolvê-lo ao seu habitat.

  18. Perfeito, Brito. Parabéns. Você refletiu o pensamento de quem ama esse país e, principalmente, seu povo.

  19. Olha só que interessante, pesquisando significados de nomes, descubro:

    Luiz = Guerreiro Glorioso

    Inácio = Nascido

    da Silva = da Selva/Floresta

  20. PF detém em Congonhas assessor de ex-secretário tucano com R$ 102 mil em dinheiro vivo e 16 cheques de Bruno C

  21. O artigo do Brito sintetiza todos os espíritos libertários da América do Sul,da América Latina, da América Central e de todos os países e povos que almejam respirar por conta própria, idem em suas caminhadas. Como bem disse o Zé Ramalho em uma de suas músicas; “Desamarrem os laços, façam força pela liberdade”…Estamos no caminho certo, e a partir do próximo domingo consolidaremos este projeto redentor e libertário, a todos os povos irradiados e abraçados, pelo “Gigante pela própria natureza”…COM UM CORAÇÃO VALENTE!

  22. Texto belíssimo! Mas estou com receio de uma outra “Carta ao povo brasileiro”. Henrique Meirelles? não tinha outra sugestão a dar?

  23. Brito.
    Mais um belíssimo texto, farol luminoso em meio as trevas do PIG. Continuo falando, que falta faz um jornalista como você numa rede de televisão pública como a força que tem a RAI – Radio Audizioni Itália, mas chegamos lá, atrasados décadas, mas chegamos. Se assim o Partido tiver peito e encampar a Leio de Meios de Comunicação.
    Conheço diversos imbecis que reverberam seu ódio escravocrata contra o Bolsa Família e como papagaios de pirata estremecem com a queda dos índices da BOVESPA mesmo sem sequer compreenderem como funciona a engrenagem satânica que o move.
    Ouço discursos de ódio em profusão contra o PT, contra negros, contra cotas, enfim, contra o sentimento de solidariedade que deve mover uma Nação em relação, no mínimo, ao seu próprio povo.
    Vivo numa região de gente tosca, tacanha, reacionária, não sem motivos, no mais reacionário e tosco estado da federação brasileira- São Paulo, mas mesmo aqui, lutamos e vamos desconstruindo o ódio.
    Vamos vencer, apesar de nossos próprios erros, inclusive o maior deles, não termos enfrentado os motores do ódio e do preconceito – O PIG !

  24. A Globo planeja enganar os “indecisos” com o debate dos presidenciáveis. Vamos relembrar o que ele fez com o debate de Lula x Collor. Vamos invadir as ruas e as redes sociais, vamos trabalhar para faturar a reeleição no primeiro turno. Vote Dilma 13. Vamos boicotar o debate da Globo.

  25. Bem que o LULA disse que esta semana “SERIA A SEMANA DA MENTIRA DA IMPRENSA”. E tudo indica que até domingo ela será virulenta, jogando sujo para impedir a reeleição de Dilma no primeiro turno. A oposição está tentando até cassar a candidatura da presidenta. E o Gilmar Mendes, que foi indicado por Fernando Henrique para o STF, que soltou o ex-médico estuprador Roger Abdelmassih, soltou o banqueiro Daniel Dantas, tenta agora contra Dilma. É preciso permanecer vigilantes, atentos para desmentir os factoides. Vamos invadir as ruas, as rede sociais antes que os adversários do Brasil tente nos esmagar. Vamos ganhar esta eleição no primeiro turno votando 13.

  26. Lembrei do Taiguara com esse texto, aliás do texto e da música do Taiguara que você um dia postou aqui no blog. Podia colocar aquela música todos os dias até domingo, que tal? Levanta o ânimo da gente e o universo do nosso corpo social. Ilumina.
    Ps: Podia também intercalar com a música do Raul Seixa que fala em alugar o país ou algo assim. Essa serviria para os que querem entregar o país.Nós não vamos pagar nada, em compensação, também não vamos ganhar nada.Poderíamos até dizer que o raio de caracóis vai encaixotar o Brasil para enviar quase de graça para o exterior…Ficam eles e a baleia(de umas e outras) entalados na seca de Sum Paulo.

  27. Fernando, terminei a leitura com os olhos marejados. Tentei ler os últimos parágrafos para minha filha e não consegui, as lágrimas travaram minha voz. Em algumas frases tive a nítida impressão de ouvir a voz do velho Brizola a ditá-las.
    Como você bem diz: “Sabemos contra o que lutamos e pelo que lutamos. A nossa causa é digna, é bonita, é humana, é generosa.”
    A nossa causa é a que afirma como maior projeto humano o direito a igualdade de oportunidades e de desenvolvimento àqueles que sempre foram esquecidos no limbo da história. Por isso, lutamos! Sempre! Essa é uma quadra decisiva e estamos à postos. Vamos buscar cada voto dos indecisos e mostrar-lhes que eles só tem a ganhar com nosso projeto.
    Parabéns pela sua brilhante inteligência, sempre a serviço das causas dos esquecidos e dos excluídos.

  28. Ontem fui à barbearia e enquanto era “tosquiado” adentrou-a um típico representante da classe média local. De cara o sujeito começa a falar de que faltam poucos dias para “tirar o PT” do governo. Ele disse só aguardar a última pesquisa para decidir se votava no Aécio ou na Marina. Disse esperar que o Armínio Fraga venha a “consertar” a economia brasileira. Virei-me e olhei o tipo sem dizer uma palavra. Afinal, seria inútil qualquer discussão. A barriga pronunciada de cinquentão e a cara idiota denunciavam ser ele um típico consumidor de factoides e mentiras. Um leitor da Veja, no mínimo! Permaneci em silêncio apenas ouvindo o boçal regurgitando sua idiossincrasia burguesote pré-fabricada. Infelizmente, todos na barbearia incluindo os barbeiros, que são pardos e nordestinos, concordavam com ele. Quando os regurgitos finalmente cessaram fez-se um silêncio algo constrangedor. Pois percebi que eles esperavam que eu dissesse alguma coisa. Permaneci mudo e uma vez terminado o corte de cabelo apenas levantei-me, agradeci e paguei pelo serviço. Mas antes de sair eu disse apenas: “boa tarde, cavalheiros, e até mais”. E fui para casa refletindo que o ódio ao PT e à esquerda em geral instilado e estimulado pela mídia passou de todos os limites aceitáveis numa democracia. O que a mídia vem fazendo é simplesmente um crime que só é cometido em estados ditatoriais. Pois naquela barbearia eu era um judeu entre nazistas. Basta! Lei de Mídia, já!

  29. É muito chato esse discurso do “nós” contra “eles”. Porque ele parte de uma lógica que apenas o PT é patrono de programas sociais e apenas a chamada direita (que nem é direita de verdade) é a “entreguista”. No Brasil não existe esquerda de verdade nem direita de verdade. Oras bolas, o que foi a Carta ao Povo Brasileiro em 2003? o que foi a SELIC em 26% no governo Lula? Depois de ler esse texto todo, pude ter a certeza que domingo eu voto na MARINA SILVA e mesmo que ela perca, o PT vitorioso sabe que poderá ter o mandato mais difícil de todos, que nem Duda Mendonça nem João Santana vão conseguir resolver depois.

    1. Claro, o Brasil não mudou nada nestes 12 anos. Os pobres continuam pobres, sem poder de compra, sem acesso à moradia, esquecidos e tristes. Os jovens pobres também seguem sem acesso à universidade. Antes havia mil programas sociais para população de baixa renda, era o foco dos governos tucanos e dos que os antecederam, não é Daniela? Dizer que não existe esquerda nem direita no Brasil, e mais, a parte final do teu discursinho de meia-tigela com tom ameaçador prometendo o mandato mais difícil de todos para o PT dá o tom desesperado, alienado e cheio de ódio da oposição: O importante é derrotar o PT. Projeto para o país fica em segundo plano. Ou último. Ou nem está nos planos em verdade. Lamento a pequenez de cegos como você que torcem contra o próprio país ao prometer um mandato difícil para o PT (que estará governando o Brasil e não os seus militantes ou apenas quem tiver votado nela). Mesmo que acontecesse para o que para mim seria um retrocesso, isto é, o Aécio ganhar ou então a Marina levar, o que seria entregar o país para uma pessoa sem pulso e um verdadeiro tiro no escuro, ainda assim eu estaria torcendo para estar errado, estaria torcendo a cada dia pelo Brasil acima de tudo. E voto, sempre votei e continuarei votando no PT simplesmente porque acho (e as realizações de 12 anos de governo o comprovam), o melhor para o país, o melhor para ele continuar avançando e diminuindo a desigualdade que separa a casa-grande da senzala.O melhor para aqueles a quem Vargas e Jango tentaram ajudar, mas que a elite odiosa e alienada sempre tentou impedir. Por isso meus amigos, DOMINGO É 13, É 13, É 13, É DILMA É DILMA É DILMA e tenho dito! DILMA 13, não esqueçam!

    2. Cara Daniela. Não fui e não sou petista. Mas sou nós, não sou “eles”. Somos diferentes, temos nuances, especificidades. Mas na hora de decidir, temos lado.Eu estou ao lado da afirmação do povo brasileiro, da afirmação do Brasil como nação livre e solidária aos povos pobres e de um governo que assegure todas as liberdades sociais, o que não se faz com relativismos e muito menos com as elites que, lamentavelmente, formam o mundo de Marina, de tempos para cá.

  30. Fernando, grande artigo. Parabéns pois você soube expressar o sentimento que passa por todos que abraçam a causa por um país justo e harmônico. Você retratou o momento ímpar que vivemos no Brasil: nunca tão bem, jamais tão combatido. As viúvas do poder são ruidosas e possuem uma máquina, um rolo compressor que patrolam governos, partidos e pessoas que obstacularem seu caminho. Uma nova ordem mundial está se definindo e corremos o risco de realinharmos com nossa velha “Casa Grande”, EUA e Zona do Euro. É desta “sabedoria inconsciente” e da “força irresistível da realidade” que vem a esperança de continuarmos a saga de um país que, vez ou outra, tenta se desatrelar das amarras daqueles que sorvem suas riquezas. Um abraço.

  31. “A causa é digna, bonita, humana e generosa.”
    No passado recente, teve glamour e aprovação quase que unânime, mas, forças “ocultas” se encarregaram de enlamear símbolos, militâncias e governos, além de disseminarem um ódio insuportável. Não é de todo o mal que os “umbigos do mundo se manifestem”, também os preconceituosos de raça, classe social, gênero e etc. Que mostrem ao que vieram e que sejam rechaçados pelos bons ventos que andam soprando por essas bandas. Fica também uma lição de casa para os futuros governantes progressista . Que encontrem mecanismos democráticos para regular os meios de comunicação e estimular a população ao engajamento político e ao empoderamento dos rumos do Brasil. As vísceras estão abertas. Agora é a hora!

  32. Parabéns Fernando Brito, a lucidez e a sabedoria do seu texto resume o sentimento do verdadeiro Povo Brasileiro.Domingo vamos ao encontro da URNA para REELEGER DILMA ROUSSEF PRESIDENTA DO BRASIL!!!

  33. Clap! Clap! Clap!

    No final do texto o amigo foi levado pela inspiração. Que beleza! Só consegue entender estas palavras quem aprendeu a se comunicar pela linguagem da alma, pela sublime expressão do amor à vida, a todas as pessoas, à natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *