Agora o “barbeta” já não para mais, doutores

É de dar risada na nota  da Folha, hoje, dizendo que o Supremo Tribunal Federal cogita em abrir uma ação contra o  procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, o guru “barbeta” da Lava Jato (a expressão é “roubada” da que Brizola usava sobre um cidadão de hábitos parecidos, o “Fonsequinha”).

Diz Mônica Bergamo:

Ministros da corte acreditam que ele passou dos limites com as reiteradas críticas que faz ao tribunal –elas se enquadrariam nos crimes de injúria e difamação, punidos com detenção e multa.

Os magistrados esperam que providências sejam tomadas pela própria PGR (Procuradoria-Geral da República) ou pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). Caso isso não ocorra, a corte abriria inquérito. Procurado, Santos Lima não se manifestou.

Não consigo deixar de lembrar de um professor dos tempos do Ginásio Luís de Camões, no Grajau, nas aulas de quem grassava uma guerra de bolinhas de papel daquelas de José Serra nenhum botar defeito. Quando já considerávamos instalar ogivas nucleares no papel amassado, o cidadão virava-se de frente e dizia: “se pegar em mim ponho para fora de sala”. É óbvio que o coitado já tinha sido atingido por vários dos nossos projéteis juvenis.

Na sala de aula ou no Judiciário, isso não vai parar mais, porque o professor e o Supremo deixaram a coisa ir longe demais.

Carlos Fernando, Deltan Dallagnol, Sérgio Moro e outros vão seguir nesta trilha, porque sabem que se formou uma ensandecida base midiática para que procedam desta maneira, que acaba por enquadrar qualquer um que, discordando deles, limite-se a advertências suaves, quando muito.

Mas é de duvidar que nossos valentes juízes supremos consigam ir além dos arroubos de Gilmar Mendes e do gaguejar dos demais.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (76)

  • Deram asas à cobra e agora não há como deter. Ou teriam coragem (eles do stf) de enfrentar o ódio irracional de uma mídia canalha?

  • será que os supremos vão ficar só nas ameaças?

    um dia a paciência se esgota
    eles estão sendo feitos de palhaços faz tempo
    um dia criam vergonha na cara e tomam providências

      • FACHIN E CELSO DE MELO VOTARAM CONTRA A RETIRADA DAS INVESTIGAÇÕES DE MORO, FICA DIFÍCIL...QUALQUER PESSOA QUE SE INFORMAR UM POUQUINHO VAI ENTENDER QUE MORO SOMENTE TRATA DE ASSUNTO RELATIVOS À PETROBRAS.

    • Eles apenas "cogitam". E o medo?
      Sabem que eles que causaram tudo isso, além da desgraça ao país.

      • eu ainda tenho esperança que alguns deles vão cair na real e fazer alguma coisa que preste

        • O histórico do "Supremo" na nossa história é de covardia mesmo, lembra o caso de Olga que foi entregue ao nazismo mesmo estando grávida? Duvido que façam alguma coisa.

        • eu me retorcia todo na cadeira assistindo o stf presidir o "julgamento" do impeachment e torceendo e aguardando a palavra do juiz levando uisq dizer: Senhores, preciso alertar que não está comprovado crime, não cumpre os requisitos para condenação, mas fiquei todo torto e nada.
          este é o stf brasileiro, não cabe esperança,infelizmente.

          • todos nós ficamos esperando ele se mexer
            foi angustiante

      • Canalhas covardes. Rabos presos devem ter. O que escondem para tanta COVARDIA?

    • Quem diria que um dia esperaríamos um ato heroico de Gilmar. Fundo do poço!

    • Comprar briga com os anões da moralidade é comprar briga com a rede golpe de justissa...
      Fora que não são unidos e estão se lixando para o "com supremo e tudo", cada qual defende o seu rabo... e o rabo na reta agora é do gilmar... Carminha tá nem aí... basta algumas pedaladas e faz a justissa obedecer a rede golpe...

    • A resposta para essa sua dúvida, Rita, será dada pelo STF na decisão que tomará a respeito da ordem dada por eles para que parte do processo do sítio de Atibaia saia das mãos do Moro e venha para sua comarca de direito, São Paulo, se eles mandarem e o Moro tirar as garras o STF continuará vivo, senão?, jã morreu e a ditadura vai campear.

    • Rita, esquece! Aquela turma lá so sabem falar palavres bonita!, mas ação! podem esquecer!!!

  • O STF por omissão, covardia ou cumplicidade tática deu corda ao Sérgio Moro e a turma do Dallagnol, como Carlos "Banestado pra Debaixo do Tapete" Fernando em toda a sorte de abusos e ilegalidades. Agora que o veneno das serpentinhas fascistas de Curitiba o atingiu, estrebucha?

    • nem estão estrebucahando. só fazendo como o professor do texto: fingindo que ainda são capazes de alguma coisa

  • O CARLOS FERNANDO DE SOUZA PEITA O STF PORQUE SABE QUE ELES DE CURITIBA TIVERAM APOIO AO GOLPE PATROCINADO PELO STF. A DILMA NÃO É MAIS PRESIDENTA , PORQUE TEVE APOIO DOS ONZE E MAIS OS JUSTICEIRO DE CURITIBA.

  • O judiciário da República de Curitiba não responde mais às autoridades brazileiras. Seus superiores são outros.

  • A suprema covardia e o medo da glogolpe não permite reação . Além da retaliação das empresas do mercado de palestras financiado pelo senhor mercado , "Adeus o por fora " . Eles vão ter que se sobreviver dos salários acima do teto e dos diversos auxílios e diárias . Que não dá para ir em Maiami comprar ternos e presentes para os netinhos .

  • O desastre já foi feito.
    Somente medidas duríssimas colocariam em ordem a casa, e estamos a mil quilômetros disso.
    Moro só existe por desrespeito total ao stf, que os aceitou, a ele e ao desrespeito,

  • Pois é. Criaram o monstro e agora tem dificuldade em embalá-lo. Se os togados do supremo tivessem aquilo roxo, colocariam um fim nestes desmandos. Moro já disse que não aceita a interferência do STF. Ou seja, juiz de piso (acima do teto) manda mais que um "Çupremo).

  • Rui Costa Pimenta cantou a pedra: fechar o supremo; Wadih Damous captou: tirar do supremo prerrogativa de “defender” a Constituição. Bom começo.

Related Post