Agosto será em setembro. Se não for em agosto, também

moscazul

Agosto começou com a mosca azul do Temer 2018, que ainda é uma larva.

Tanto e tão disseminado nojo ela deu que  ficará em torpor e é mesmo em setembro que se começará a mostrar.

“Pedágio” na aposentadoria, aumento de impostos – como admitiu ontem Henrique Meilrelles – e outras “maldades” ficam para setembro, pela simples razão de que, ao que se prevê – contam completar a deposição golpista de Dilma Rousseff nos dois primeiros dias do mês que vem.

Diz o ministro da Fazenda que é preciso esperar o comportamento da arrecadação  de agosto, que será conhecido no final do mês.

É óbvio que os sistemas online, a esta altura, já permitem estimar essa arrecadação, com o fechamento diário de recolhimentos e sua comparação em períodos curtos (dia ou semanas) com idênticos dos meses anteriores. Como é também evidente que, com a ânsia de afirmar que “há sinais de retomada”, sinais positivos estariam sendo alardeados aos quatro ventos.

Aumento de impostos e de tempo para a aposentadoria, postos claramente em lugar do “pode ser” de até agora são fatores que acertam em cheio a capacidade de flutuação deste Governo, que se alimenta de  vagas –  mas insistentemente apregoadas – “expectativas”.

Mas, antes de chegar-se a setembro, há agosto, cujas tradições dispensam memórias.

E a primeira questão de agosto é que se desenha uma aceleração espetaculosa de iniciativas da Justiça em sintonia com o projeto de usurpação de poder ao qual ela se associou.

Como boa parte dos juízes – e parte maior ainda dos promotores – atrai-se mais pelos holofotes da mídia farta que pela letra da lei, não se descarte a possibilidade de medidas “falando do Brasil para o mundo”, aproveitando-se do evento olímpico, como já indica a volta das “fases” da lava Jato ocorrida hoje.

É, certamente, esta possibilidade que pesou na decisão da defesa de Lula de apresentar reclamação contra as arbitrariedades de Sérgio Moro ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, na semana passada.

Se houver uma aventura “olímpica”, haverá o registro prévio de que se pretendia agir assim.

Mas  o jogo dos Jogos não para aí.

Dão-se num momento delicadíssimo no mundo e nossas autoridades têm muito pouco equilíbrio para guardar a prudência que se recomenda nestas quadras.

A ânsia de Temer em “ser popular” aqui  – e também lá fora, porque o fiasco de presenças de líderes estrangeiros na abertura dos Jogos –  certamente não deixará quieto “marqueteiramente” um homem que se presta até a montar cenas de amor paternal produzida especialmente para as câmaras de fotografia e de TV.

Quando se é ilegítimo, quando sua sustentação vem de uma fraude, cada dia é um perigo.

Antes de setembro vem agosto e, depois, outubro. O que seria a passagem normal dos dias é uma frágil pinguela do tempo na qual  Temer terá de se equilibrar, como uma farsa tem de ser o tempo todo mantida contra a realidade que teima em se impor.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Os Senadores decidirão qual o destino do Brasil;PAZ ou GUERRA Civil pois nossa geração não aceitará passiva e covardemente mais um golpe é por demais humilhante expor ao mundo nossa sina e nos chamarem de covarde.Não nos incomoda em nada sermos chamados pela porca elite de terroristas o que nos incomoda é ter que respirar o mesmo ar.andar pela mesma calçada que estes demônios.ou nós ou eles,ocupar o mesmo espaço? MIL VEZES A MORTE!

    1. Luiz Matos!
      Olhe o que está acontecendo no mundo!! Estamos nos aproximando daquela guerra, que o Einstein disse: A terceira guerra não sei quais serão as armas!! Mas a quarta, posso dizer que será com PAUS E PEDRAS. Olhe as possibilidades apresentadas em janeiro deste ano, em DAVOS!!
      Em 2020, 5 milhões de desempregados a mais (e eles estão se referindo à Europa). Em 50 anos, 60% a 70% da população da terra será descartável. Logo, miseráveis que só atrapalham a visão da NOBREZA ECONÔMICA. E, as comparações do atual panorama com aquele de 1929, que resultou no NAZISMO, FASCISMO e … a segunda guerra.

  2. A situação brasileira é de CAOS político e econômico. Resultado de um golpe de estado de uma parte da classe política golpista e fascista.
    A direita golpista no poder e não demorou muito e O FLAGELO esta de volta.

  3. Esse verme-vampiro vai cair em Agosto de 2016 !! Alias, ja esta morto mas ainda não sabe. Sera um mês dificil com as armações da midia, do STF, do MPF, da PF, do juizinho de quinta categoria e todos esses trouxinhas abestalhados que gritam e babam em nome do vento e do vazio de seus odios de si mesmos. Tenho certeza que milhões de brasileiros dignos, trabalhadores, inteligentes e civilizados não permitirão que o Sindicato dos Ladrões assalte a 7a. economia do mundo com tranquilidade. Se afastarem a Dilma a guerra sera declarada e, como Dilma mesmo disse, o que vira é o imprevisivel. Eu acho que vira muita violência e anos terriveis de chumbo na cabeça de todos. O Brasil se tranformara na Siria II e nunca mais conseguira se recuperar ja que a terra brasilis sera totalmente vendida e destruida. Outro pais podera nascer dessas cinzas mas não sera jamais o Brasil insolente, rico e criativo, sera somente aquele antigo pais vilipendiado nas mãos da oligarquia de sempre que continua segurando o osso.

  4. O pior, para quem convive com estrangeiros no Brasil, é vê -los com aquele sorrisinho disfarçado a gozar com a nossa cara silenciosamente, tendo com base na ideia de que somos um gigantesco bananal.

  5. A culpa do desmando na PF e responsabilidade única do Zé Cardoso, que de Zé não tem nada. E a incompetência de Dilma não percebeu esta realidade e ainda continua acreditando no Zé. Realmente para ser presidente de uma país não basta ser apenas honesta e preciso ter consciência e inteligência na escolha do ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *