O Paulo Henrique Amorim publicou e eu confirmo, porque ouvi, boquiaberto, na Globonews:
Na coletiva em Curitiba, o Procurador Santos Vertical Lima excedeu-se.
Disse que há indícios gravíssimos contra Lula que apareceram na imprensa antes que a Lava Jato soubesse.
E deu exemplo devastador: o pedalinho !
O Procurador também deu interessante declaração: prendeu Lula para protegê-lo.
Fez num outro endereço e bem cedo para evitar tumulto.
Ele é muito bonzinho.
Também comovente foi saber que empreiteiras que financiam o iFHC são santas.
Mas quando contratam o Lula são pecadores.
Em tempo: Vertical suspeita que Lula roubou patrimônio do Palácio!
Em tempo2: Procurador informa que houve pedido de prisão, mas Moro não topou. Ou seja, Lula deve muito ao Moro.
PS do Tijolaço: Este mesmo procurador, num laivo de inteligência descomunal, acaba de apontar na mesma Globonews como “indício de irregularidade” o fato de que as palestras de Lula eram pagas com valores superiores “aos pagos pelas palestras do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”. Ah, doutor, doutor, por que será, hein?
59 respostas
Fernando,
Estou percebendo que diversos sites progressistas estão com problema de acesso neste momento.
Acho que está havendo uma ataque de hackers.
Também percebi isso José Carlos.
Não estou tendo problemas em acessar Conversa Afiada, DCM, tijolaço rede brasil atual ou jornal ggn. Talvez seja seu provedor? Sua localidade?
Tem razão, eu tive dificuldades. Salve o grande Lula, estou com ele e não abro.
Eu observei a estranha “coincidência” de que os comentários do FB estão mais povoados por coxinhas do que os comentários enviados diretamente ao site neste formulário. Como já ouvi de amigos, queixando-se que andam censurados ao enviar comentários pelo navegador do google, desconfio que o FB esteja fazendo a mesma coisa, participando do golpe segundo instruções da CIA.
Fernando,
Essa declaração do procurador sobre o valor pago às palestras de Lula e do FHHC é totalmente reveladora e merece maior destaque: revela preconceito, burrice, incompetência, inveja, despeito.
A justiça transformando o Brasil numa republica das bananas
Bom dia,
como o MP pode fazer esse jogo de meia dúzia da direita ou o MP é mais bandido que a direita? Esse pessoal pode pagar caro por uma ação dessa, pois o povo não é bobo!
Vamos dar a resposta na Rua e nas Urnas.
Vamos as ruas tocar fogo na Rede Globo e na Guantánamo do Moro! Essa banda podre do MPF e do judiciário vai pagar caro não aceitamos esse golpismo essa Farsa que visa incriminar o Presidente Lula, Dilma o PT a esquerda e o povo brasileiro! Não vamos aceitar que a Globo e a direita mandem no judiciário e no Brasil!
Dilma covardona vai fazer o que?ah esqueci, ela é republicana.
Se alguem tinha dúvidas que o zé mané está enterrado no golpe, já não há mais dúvidas. Ele e o Janot, por quem o zé mané deve ter feito muioto lobby para mantê-lo na PGR. E a republicana de bananas se orgullhando disso.
A argumentação ridícula de sempre, querendo limitar tudo ao barquinho, o pedalinho, a visitinha, etc. Por acaso, eu ouvi a entrevista em questão e o procurador estava dando os motivos para a detenção (e eram milhões de motivos) quando uma repórter perguntou se os pedalinhos com os nomes dos netos também foram considerados. E, obviamente, eles foram um pequeno detalhe adicional. Mas, de modo algum, como volta a insinuar o blog, um fator decisivo.
Ernesto, concretamente, o promotor apresentou alguma prova concreta ou somente ilações? Se foram apresentadas provas, perfeito, mas se foram apresentadas apenas ilações, você me perdoe, mas não podemos tolerar isso, principalmente quando o conduzido nunca se negou a prestar esclarecimentos. Vai virar moda no Brasil, ser humilhado, avacalhado e preso por que um déspota togado e um membro do MP (Mero Palpiteiro) ACHAM que você é criminoso. Por favor, dá um tempo!!!!
Eu não deixo de achar curioso que você sempre cita esses trilhões de motivos mas nunca falam quais são. Por favor, ilumine-nos. Se há mais do que os pedalinhos, por que é só nisso que fala a mídia?
Esse procurador vai para a lata de lixo da história. E esse é o problema.
Seria bom que não.
Seria ótimo que ele tivesse bem mais do que os quinze minutos de fama pelo qual luta aguerridamente.
Seria maravilhoso vê-lo nos livros de história.
Ver as pessoas fazendo ares de “inacreditável”; balançando a cabeça com as bobagens que ele proferiu em 2016.
Infelizmente nada disso vai acontecer.
No próximo verão, alguém vai falar o nome dele e as pessoas vão perguntar: quem?
Toda a operação Mani Puttane de Curitiba não produziram nada de importante em termos de investigação, o que é mostra de incompetência. Mas isto não vem ao caso já que estão empenhados em construir uma narrativa para o golpe comandado pela CIA.
Tudo o que produziram foram delações muito bem premiadas (que reforçam o sentimento de que para setores da justiça brasileira o crime compensa), factóides da propaganda midiática de preparação para o golpe. Elementos de prova: NADA. Os poucos elementos de prova resultantes de processo investigativo vieram da Suiça, mesmo porque não tem interesse nenhum em investigar fatos, apenas criar a narrativa.
Onde está o STF? Existe uma corregedoria para os juízes e procuradores? Eles não têm demonstrado isenção e vestiram a camisa de seu time de forma descarada. A Justiça deveria ser isenta mas pelas declarações ouvidas do procurador e seu indisfarçado júbilo por ter coagido Lula estamos conforme se diz na gíria “na mão de calango”. O STF tem que se manifestar como instância máxima da Justiça; não dá mais para se esconder. Idem o MJ com o novo Ministro. Estão plantando a semente do caos e não pensando no país e na tranquilidade da população. Chega!!!
Engraçado. Os neoliberais falam tanto em meritocracia, mas empregam parentes e amigos para trabalharem ou até para apenas para assinar o ponto. Agora dizem que o Lula cometeu crime por receber mais por palestra do que o FHC. E a tal meritocracia ? A globo será também acusada por ter contratado o Lula para dar uma palestra? Querem comparar o Lula a FHC? A única coisa que os empresários podem aprender com o FHC é como falir a sua empresa e entregá-la a preço de banana para a concorrência. Vc pagaria por tal palestra? KKKKK!!!
Agora estou preocupado. Sou funcionário público e tenho permitido que a bicicleta do filho de um amigo fique em minha casa. Será que a PF dirá que a minha casa é do meu amigo?
Essa história dos pedalinhos é digna do “Jardim Urgente”, quadro do programa humorístico “Tá no ar: a TV na TV”, da Globo.
É simples pessoal…o idiota é “procurador” da CIA/CHEVRO…simples pinto à espera de migalhas transgênicas !
Vamo pra rua, mostrar pros golpistas que nao vai ter GOLPE!! LULA 2018 PRESIDENTE DO BRASIL.
Culpa do STF, que se caga de medo da Globo.
Tem que externar ao mundo esta arbitrariedade que a Lavajato e a mídia estão patrocinando, com a omissão do STF.
Mídias internacionais.
Pronto, o Brahma já foi liberado e agora pode descansar no fim de semana. Talvez no Guarujá, talvez no sítio, a escolher.
Assisti a entrevista do promotor da Lava Jato e não há NADA, ABSOLUTAMENTE NADA que justificasse a condução coercitiva abusiva que a Lava Jato fez.
A fala do promotor foi um desastre, dizer que se baseou em noticias de jornais, (inclusive disse que a imprensa sabia dos fatos antes das investigações da Lava Jato, o que é praticamente um reconhecimento de incompetência) que um dos indícios é que as empresas pagavam mais pelas palestras do Lula do que pelas palestras do FHC (hahahaha), assim como pagam mais para determinado artista e menos para outro em suas peças publicitárias (que argumento ridículo) e ainda citou os “pedalinhos”.
O promotor disse, ainda, que o conduziu coercitivamente para protegê-lo. Seria cômico se não fosse trágico. Aliás, o que ele acha dos demais presidentes que levaram os pertences PESSOAIS que ganharam durante seus anos de governo e também puderam levá-los, como fez o FHC, bem se ele está “nervosinho”, porque as palestras do FHC eram menos valorizadas, dá para imaginar o nível de politização dessa operação. E tudo, ABSOLUTAMENTE TUDO, do que ele falou foi na base do “pode ser”, “talvez”, nada, ABSOLUTAMENTE NADA DE CONCRETO.
Tem que ser muito acéfalo e partidário para não ver que tudo foi feito para criar um enorme circo para ver se ajudam nas manifestações do dia 13 que estavam sem adesão.
Aliás, é legal é obrigatório que os presidentes levem os presentes pessoais que ganharam durante seus mandados. A própria Globo reconheceu isso através da Revista época que lhe pertence: (isso está previsto na Lei nº 8.394/91).
“Uma lei criada pelo ex-presidente José Sarney determina que, embora os acervos de presentes e cartas do presidente sejam privados, eles são de interesse público. É obrigação do ex-presidente encontrar formas de abri-los à visitação. Para criar a lei, Sarney se inspirou nas bibliotecas presidenciais americanas, depositárias dos presentes, cartas e documentos recebidos pelos mandatários americanos desde que o republicano Herbert Hoover governou o país, entre 1929 e 1933. “Essas bibliotecas americanas permitem reconstituir a história de todos os períodos de governo”, diz o ex-presidente José Sarney. “Foi nisso que me inspirei para criar as leis brasileiras. Então, se você quiser falar mal de mim, não precisa sair procurando em museus. A Fundação José Sarney tem toda a documentação.” (embora a entrevista, se referia a uma Lei na época do Sarney, a que está em vigor é uma que foi aprovada no governo Collor). Aliás, em 2015 o MP tentou investigar apenas o Lula a respeito do acervo pessoal dele como ex-presidente, mas teve que estender também para os demais presidentes e, aí, tudo caiu no esquecimento.
E ainda na mesma edição eles explicam que FHC levou NOVE CAMINHÕES de presentes, que fazem parte do seu acervo particular, mas claro o IMPARCIAL promotor da LAVA JATO, deve achar que no caso do FHC, pode…, veja a parte da mesma reportagem que cita A QUANTIDADE DE CAMINHÕES QUE FHC LEVOU QUANDO DEIXOU O PLANALTO (claro os coxinhas só querem falar do que o Lula levou, fazer o que se Lula sempre foi muito mais respeitado no mundo todo que o FHC e que por isso ganhou mais presentes que o FHC, não muda o fato é legal e obrigatório que eles levem esses pertences para desocupar o planalto quando deixam o mandado para deixar a área livre para o presidente que foi eleito possa usar)
Prezado, consciente e impávido jornalista Fernando Brito, diletos(as) comentaristas,
Messias Franca de Macedo 04/03/2016 às 11:05
AS COORDENADAS GOLPISTAS VÊM DO “IMPÉRIO DO NORTE’ V
“Na falta de provas documentais, os pedalinhos dos netos do presidente Lula são prova praticamente irrefutável de que o sítio de Atibaia é mesmo do senhor Luiz Inácio”
[E ponto final.]
Por “procurador” nazifascista Luis Fernando Lima da ‘PORCA-tarefa’ em criminosa entrevista coletiva golpista da ‘PORCA-tarefa’!
http://tijolaco.com.br/blog/meca-moro-e-encontrara-um-delegado-da-roca-dos-anos-50/
E MAIS:
[Messias Franca de Macedo 04/03/2016 às 11:35
http://tijolaco.com.br/blog/meca-moro-e-encontrara-um-delegado-da-roca-dos-anos-50/ ]
AS COORDENADAS GOLPISTAS VÊM DO “IMPÉRIO DO NORTE’ VI
O tal “procurador” já deu o habeas corpus preventivo ao FHC do Instituto!
Ufa! o “procurador” livrou os beiços do cão do “supremo” Gilmar!
Da Corte ÍNFIMA!
O “procurador” nazifascista Luis Fernando Lima da ‘PORCA-tarefa’ vomitou: “os valores pelas palestras pagas ao ex-presidente Lula, ao que se sabe, eram bem superiores aos destinados pelas palestras proferidas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardozo”.
Condução coercitiva do FHC?
“Nananinanão!”
Mesmo porque, como é sobejamente sabido, “aí, não vem ao caso”!
E MAIS II:
[Messias Franca de Macedo 04/03/2016 às 11:35
http://tijolaco.com.br/blog/meca-moro-e-encontrara-um-delegado-da-roca-dos-anos-50/ ]
AS COORDENADAS GOLPISTAS VÊM DO “IMPÉRIO DO NORTE’ VI
O tal “procurador” já deu o habeas corpus preventivo ao FHC do Instituto!
Ufa! o “procurador” livrou os beiços do cão do “supremo” Gilmar!
Da Corte ÍNFIMA!
O “procurador” nazifascista Luis Fernando Lima da ‘PORCA-tarefa’ vomitou: “os valores pelas palestras pagas ao ex-presidente Lula, ao que se sabe, eram bem superiores aos destinados pelas palestras proferidas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardozo”.
Condução coercitiva do FHC?
“Náninanão!”
Mesmo porque, como é sobejamente sabido, “aí, não vem ao caso”!
… E o sorrisinho malandro &$ maroto, regozijado e infame da múmia procurador nazifascista Luis Fernando Lima ao ser perguntado se havia a possibilidade de o presidente Lula ser preso ainda hoje pelo Moro…
GOLPISTAS SEM VERGONHA!
Ah canalhas sacripantas IMUNDOS!
[Messias Franca de Macedo 04/03/2016 às 10:41
http://tijolaco.com.br/blog/meca-moro-e-encontrara-um-delegado-da-roca-dos-anos-50/ ]
AS COORDENADAS GOLPISTAS VÊM DO “IMPÉRIO DO NORTE’
… Em dado momento da vigarista entrevista coletiva da ‘PORCA-tarefa’, a múmia “procurador” nazifascista Luis Fernando Lima afirmou: “temos que saber se essas doações para o Instituto Lula foram…” Aí o canalha citou um termo em inglês, e vomitou: “como dizem os americanos”!
AS COORDENADAS GOLPISTAS VÊM DO “IMPÉRIO DO NORTE’ II
[ Messias Franca de Macedo 04/03/2016 às 10:53
http://tijolaco.com.br/blog/meca-moro-e-encontrara-um-delegado-da-roca-dos-anos-50/ ]
… A múmia cínica procurador nazifascista Luis Fernando Lima afirmou que agora “os vazamentos que ocorreram durante os dois anos da Operação Lava Jato serão investigados. Esta investigação se faz necessária para provar que os vazamentos somente servem/riam para os acusados destruírem provas”!
AS PERGUNTAS-CHAVE FORMULADAS PELO BRASIL DO BEM – E UM VATICÍNIO!
… Quem vai quebrar o sigilo telefônico do Moro e do Luis Fernando?
E daquele “cheiroso” auditor fiscal da entrevista coletiva da criminosa ‘PORCA-tarefa’?
E do delegado Igor Romário de Paula da PF?
Sim, ou um delegado da Polícia Federal está acima de qualquer suspeição?…
A *PTF já ouviu a delação (sic) da jornalista da IstoÉ?
*PTF (Polícia Tucana Federal) – e até ‘ontem’ sob os auspícios do “republicanismo absoluto” do TRAIDOR ‘Zé DEMoTucano da Justiça da [IMUNDA] Casa Grande’!
RESCALDO:
os golpistas perderam totalmente a noção do ridículo e da sem-vergonhice!
EM TEMPO, A PROFECIA:
o [eterno] presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sendo transformado no mais novo mártir da história do Brasil e da América Latina!
Já encomendaram uma camisa de força para esses aloprados do MPFSDB???
LUIZ C BRITO É UM ROBÔ ele postou este mesmo texto com o nome Rodrigo Leme no VIOMUNDO: Rodrigo Leme
04/03/2016 – 10:55
mimimi, chora mais que está pouco. Não se esconde atrás do povo, do chapeiro ao despachante no Detran todo mundo que vi na rua estava satisfeito com isso. O único povo contra isso é o que recebe sanduíche de mortadela. Aqui se faz, aqui se paga, e hoje a fatura chegou.
Se o povo não tomar as ruas e LOGO o golpe será consumado. Um duplo golpe pois vão impedir a candidatura de Lula em 2018 e irão arrancar a fragílíssima e republicana Dilma e seu cáozinho de estimação, o Cardoso, do Palácio do Planalto.
A ‘desMOROlização’ final dos Golpistas Nazifasciterroristas!
Art. 260 do Código Processo Penal – Decreto Lei 3689/41
CPP – Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941
Art. 260. Se o acusado não atender à intimação para o interrogatório, reconhecimento ou qualquer outro ato que, sem ele, não possa ser realizado, a autoridade poderá mandar conduzi-lo à sua presença.
Parágrafo único. O mandado conterá, além da ordem de condução, os requisitos mencionados no art. 352, no que Ihe for aplicável.
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10657560/artigo-260-do-decreto-lei-n-3689-de-03-de-outubro-de-1941
CPP – Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941
Art. 352. O mandado de citação indicará:
I – o nome do juiz;
II – o nome do querelante nas ações iniciadas por queixa;
III – o nome do réu, ou, se for desconhecido, os seus sinais característicos;
IV – a residência do réu, se for conhecida;
V – o fim para que é feita a citação;
VI – o juízo e o lugar, o dia e a hora em que o réu deverá comparecer;
VII – a subscrição do escrivão e a rubrica do juiz.
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10647485/artigo-352-do-decreto-lei-n-3689-de-03-de-outubro-de-1941
Tramar contra o Estado Democrático Brasilleiro é crime previsto na Cosntituição.
Ninguém vai atentar para isso?
O juiz Moro e ssua equipe deveriam estar na cadeia.
Basta.
Como um juiz de primeira instancia do judiciario brasileiro pode prender e manter presos, poderosos dirigentes de empreiteiras nacionais? Isso e anormal. Quem, alem do pig e alguns politicos de direita esta dando tanto poder a esse juiz e seus colaboradores. A quem interessa adestruicao dessa alternativa de projeto popular que aflorou na america latina com os kirchner, lula, mujica, lugo, morales, marques e a venezuela? Tudo indica que ha algo orquestrado e muito poderoso acima disso tudo. Algo que sempre usou a globo como quis. Algo que esta transformando o sistema juridico nacional em seus marionetes. Talvez queiram transformar nosso pais em uma siria latina e vender suas armas. Quica queiram se apoderar de nossa flresta. Ou estariam as sete irmas interessadas no pre sal. Quem descobrir avise. Caso o projeto de governo popular seja destruido no Brasil nao votarei jamais, pois os poderosos tem outros meios de impor sua vontade.
Moa,
as coordenadas nazifasciterroristas &$ golpistas procedem das ‘mãos invisíveis’ da CIA &$ do Pentágono!…
Os integrantes da ‘PORCA-tarefa Golpista’ são, apenas, reles títeres dos interesses do DEMoníaco do ‘Império do Norte’!
Este juizeco e Cia (PIG, pf, mpf) faz isso porque tem conivência de orgãos superiores, dentro da magistratura. Ele descobriu a fórmula, onde a mídia (Rede BoBo, Óia, Foia, e Estadão) são fatores dominantes na sua empreitada (ser o herói brazuca), mesmo que encendeie o País. Acordemos !
Por favor, alguém sabe me informar se o PT e as demais forças da esquerda nacional já programaram a mobilização aqui em Feira de Santana, Bahia?
Sugiro uma vigília na porta da Câmara dos Vereadores!
“PS do Tijolaço: Este mesmo procurador, num laivo de inteligência descomunal, acaba de apontar como “indício de irregularidade” o fato de que as palestras de Lula eram pagas com valores superiores “aos pagos pelas palestras do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”. Ah, doutor, doutor, por que será, hein?”
É sério que esse PULHA disse isso???? Meu pai do céu, a que ponto chegou!! Já nem disfarçam a inveja, o despeito! Claro, ele deve pensar: Imaginem, um ex-metalúrgico de 9 dedos, retirante nordestino, ganhar mais por palestra do que o sociólogo afrancesado!! Assim não pode, assim não dá!
Agora, sem ironia, e cá entre nós: o FHC ganha até muito pelas merdas que fala! Quem em sã consciência, e que não faça parte dessa elite nojenta e dessa mídia igualmente nojenta , iria PAGAR uma fortuna pra ouvir que “QUANTO PIOR, MELHOR”?
Os procuradores não servem ao país embora sejamos nós os pagadores dessa infâmia, e acabam constrangendo os mandatários de lá do Norte. Parece que a CIA está providenciando a pílula da inteligência para ver se eles dão uma melhorada no raciocínio. O plano B é esvaziar de vez o cérebro dos bostas secas e colocar um ship potente. Robô e IA é mais eficiente na republiqueta do Paraná.
AFINAL,
‘O [tíbio] PT da Governança da presidente Dilma Rousseff’ vai tombar sem enfrentar os golpistas?
Ou irá conclamar a nação para resistir ao vagabundinho (sic) golpe de Estado?
O governo federal irá, oficialmente, emitir nota à toda comunidade internacional e as agências noticiosas do mundo denunciando o golpe de Estado?
E outras providências imediatas!
… Já que liberou geral para esse “procuradorzinho de merda cheirosa”, que tal nós convocarmos o MST para invadir terras improdutivas, a começar pela Paraty House dos [mega]criminosos Marín(ho) em nome de ‘laranjas podres incluindo a Brasif do DEMoTucano FHC Príncipe da Privataria’!…
Este procurador, o mais véio dos procuradores da Vaza-Jato, é o lider dos outros garotões procuradores.
MAIS UM CRIME DENTRO DO CRIME GOLPISTA HEDIONDO
Pasme, dileto(a) leitor,
em absoluto êxtase, um [suposto] professor de economia vomitou na BandNews – para um âncora papudo e com cara de debiloide:
Sim, sim, sim, a partir desta nova conjuntura política ocorrerá, sim, sim, sim, um refazimento [a palavra ‘refazimento’ usada adredemente para dar um ar de tecnicismo à fala do tal “professor”! Adendo nosso!]. A mudança do cenário político combatendo o viés ideológico incrustado neste governo, inclusive, na área da Saúde, permitindo que os investidores retomem uma expectativa favorável em relação à nossa Economia…”
E o tal âncora festejou: “professor, estamos sendo informados que as pessoas que pretendem viajar para o exterior estão vibrando de alegria!”
E “o professor todo sorriso”!
Ah canalhas &$ IMUNDOS sacripantas!…
NOTA FÚNEBRE:
a patifaria na BandNews transcorreu por volta das 13h30 – 14h40!
… Em outro momento o mesmo âncora papudo e com cara de beócio militante da BandNews estava entrevistando um advogado criminalista, que desnudava o crime perpetrado mediante a condução coercitiva do [eterno] presidente Lula…
E aí o bacana âncora “todo aveixadinho”: “Doutor, nós temos que encerrar a entrevista! O senhor sabe, ‘né, hoje o tempo está muito corrido! Tchau, doutor!”
O *PIMG é ou não uma máfia hedionda altamente organizada?
*PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)
… O tal “procuradorzinho de meda cheirosa” vomitou também:
“… O Instituto Lula é uma EMPRESA… Não, não, o Instituto Lula é uma…”
Dizer mais o quê?!
Raposa no galinheiro
Procurador Santos Lima, casado com ex-funcionária do Banestado, tentou barrar quebra de sigilo de contas suspeitas
Osmar Freitas Jr. ? Nova York
A proverbial raposa volta a tentar tomar conta do galinheiro. Desta vez aconteceu nos EUA. No sábado 23 de agosto, uma comissão de autoridades brasileiras embarcou para um périplo por cidades americanas. A missão era verificar in loco investigações feitas pelos procuradores daquele país, que poderiam ser ampliadas nos casos de remessas monetárias ilegais e lavagem de dinheiro feitas por brasileiros. Estavam na turma os senadores Antero Paes de Barros (PSDB-MT) e Magno Malta (PL-ES) e os deputados Dr. Hélio (PDT-SP) e José Mentor (PT-SP), todos da CPI do Banestado, dois procuradores da República, uma delegada, um perito da Polícia Federal e consultores da Câmara dos Deputados. A viagem seria um sucesso, mas o trem quase descarrilou por causa de uma disputa insólita, cujos motivos até então ocultos se revelaram, no mínimo, de má-fé. É que entre os procuradores estava Carlos Fernando dos Santos Lima. Santos Lima, quando servia em Curitiba, foi quem recebeu e manteve engavetado, desde 1998, o dossiê detalhadíssimo sobre o caso Banestado e uma lista de 107 pessoas que figuram na queixa-crime sobre remessa de dólares via agência em Nova York. No episódio houve aquilo que em termos jurídicos se chama de “instituto da suspeição”, já que o procurador é parte interessada no caso. Sua esposa, Vera Lúcia dos Santos Lima, trabalhava no Departamento de Abertura de Contas da filial do Banestado, em Foz do Iguaçu. Agora, na Big Apple, Santos Lima fez um tour de force para que a documentação da quebra de sigilo de várias contas, realizada pelo escritório da Procuradoria Distrital de Manhattan, também não viesse à luz, enveredando por um labirinto burocrático que, como sempre, tem seu final em pizza.
ISTOÉ recebeu informações de autoridades americanas de que
os procuradores Santos Lima e Vladimir Aras, do Paraná, tentaram amarrar a entrega dos preciosos documentos. Alegaram que os quatro membros da CPI não tinham autoridade para processar o caso e só
ao Ministério Público caberia a tomada de medidas legais. Insistiram também que só aceitariam os resultados da quebra de sigilo bancário
se a Promotoria Distrital nova-iorquina remetesse a papelada para
o Departamento de Justiça americano e este colocasse o crivo do
MLAT – o acordo de cooperação entre os ministérios da Justiça dos
dois países. O impasse causou constrangimento não apenas a quem forneceria a papelada como também aos parlamentares presentes.
“Foi insólito”, disse um dos americanos.
O impasse só seria resolvido através de uma manobra que frustrou Santos Lima. Os promotores distritais nova-iorquinos enviariam os documentos da quebra de sigilo para a filial do Banco Itaú em Nova York – instituição que comprou o Banestado na privatização, herdando o imbróglio – e o banco daria tudo aos senadores e procuradores. Com essa posse, os papéis seriam “consularizados”, ou seja: o Consulado do Brasil na cidade atestaria a autenticidade da documentação. De funcionários do Itaú ISTOÉ recebeu informações que houve nova investida de Santos Lima para que os membros da CPI não recebessem o que esperavam. A jogada, porém, não deu certo, e as provas obtidas pelo escritório do promotor Robert Morgenthal já estão nas mãos de quem promete dar continuidade ao caso. O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), que encabeçava a missão parlamentar, disse: “No final da reunião com o District Attorney, a história do Brasil começou a mudar. Dou minha palavra de que esta CPI não vai acabar em pizza.” Mas, se depender do procurador Santos Lima, pode-se esperar uma mezzo-a-mezzo.
Vera Lúcia, esposa de Santos Lima, trabalhava no Banestado quando, em 1998, o procurador recebeu em Curitiba o dossiê sobre as atividades ilegais do banco. No dia 17 de setembro daquele ano, ele tomou o depoimento de Heraldo Ferreira – ex-gerente de câmbio da agência do banco em Foz do Iguaçu –, em que fazia denúncias sobre as atividades da instituição financeira. O caso Banestado saiu da gaveta do procurador somente depois que ISTOÉ investiu nas apurações do escândalo. Apenas em 21 de março de 2003 é que o procurador Santos Lima enviou esse depoimento à PF, sendo que na Assembléia do Paraná havia sido instaurada uma CPI sobre o assunto quatro dias antes.
A invasão ao galinheiro não seria feita apenas por uma única raposa. Junto a Santos Lima estava nos EUA Neide de Alvarenga – ex-chefe-geral da Divisão de Repressão ao Crime Organizado da PF (DCOIE). Era ela quem insistia para que a primeira equipe de agentes da PF – mergulhada nas investigações em Nova York, em fevereiro deste ano – voltasse ao Brasil. Isso a despeito de o chefe do grupo, o delegado José Castilho, insistir que as investigações avançavam e que o grupo tinha ganhado importante aliado no escritório do promotor distrital de Manhattan. Os faxes que Neide mandava para o Consulado do Brasil em Nova York, onde os agentes se reuniam, eram de conhecimento público, já que não vinham protegidos pela confidencialidade. Batia-se sempre na mesma tecla: a da interrupção dos trabalhos e a volta da equipe, o que acabou acontecendo em abril. Não foi por falta de convites que a delegada deixou de verificar no local os progressos – que hoje são provados pelas 270 caixas de documentos que o District Attorney pôs à disposição das autoridades brasileiras. Mas ela só decidiu viajar em companhia do procurador Santos Lima.
Nem tudo, porém, foi refrega na viagem desta comissão de parlamentares e procuradores. A primeira escala do grupo foi Washington. Na capital americana, a visita rendeu frutos inesperados: o adido da Receita Federal na Embaixada do Brasil entregou à comissão uma lista com 170 nomes
de pessoas que possuem imóveis em território americano, não declarados ao Fisco brasileiro. Da lista, fazem parte artistas, empresários e políticos. No total, existem 660 nomes de pessoas com imóveis, mas apenas 170
o fazem de modo criminoso. Destes, o preço mínimo de imóvel é de
US$ 800 mil – o que vale um apartamento de um dormitório em Manhattan, mas é soma suficiente para se adquirir um condomínio de
luxo em partes da Flórida e de outros Estados americanos. Entre os nomes –que estão sendo mantidos em sigilo pela CPI e pela Receita –
está o de Fábio de Oliveira Catão.
Rastros de Catão
Em setembro de 1994, o megalaranja pernambucano Fábio de Oliveira Catão, 39 anos, saiu do anonimato ao denunciar ao MP e à PF dois caciques de peso da política nordestina: o então vice-presidente da República, Marco Maciel, e o ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco. Catão trabalhara no setor de transportes do comitê de campanha que, em 1990, elegeu Maciel para o Senado e João Francisco para o governo do Estado. Em depoimento à PF, ele disse que parte dos recursos do comitê de campanha foi doada por “fantasmas” ligados ao esquema de PC Farias. Segundo Catão, ele mesmo ia buscar o dinheiro na agência do Itaú de Boa Viagem. As denúncias nunca chegaram a ser provadas. Catão, que namorou a filha de Maciel, Maria Cristina, havia se apossado do cartão 24 horas da namorada para fazer saques sem autorização. Depois, sumiu de Pernambuco. De acordo com sua irmã, Alexandra, viajou para os EUA e para a Europa. Há sete anos, ele não dá notícias. Seu sumiço está com os dias contados.
Documentos da Promotoria do distrito de Nova York acusam Catão de lavar dinheiro de corrupção nos EUA. De acordo com as investigações, ele seria o administrador de uma conta de US$ 1,5 bilhão no Merrill Lynch, de Dallas, movimentada por políticos e empresários brasileiros. Ele deixou recentemente rastros na cidade de Calgary, no Canadá, onde morou por seis meses com a namorada Viviane Sperb. O casal saiu do país no dia 8 de agosto rumo a São Paulo num vôo de classe executiva. Catão comprou por US$ 5.855 as passagens na agência Atlas. Foi atendido pela brasileira Patrícia Lefebre, a quem pagou a fatura com um cheque de uma conta encerrada do Nationsbank de Dallas. “Como éramos brasileiros, tínhamos uma boa convivência, e ele me disse que administrava uma conta de políticos em Dallas”, contou ela a ISTOÉ. Após se hospedar em agosto no hotel Best Western Regent, em São Paulo, mudou-se para Santa Catarina, onde estaria trabalhando para políticos locais. Viviane retornou para a casa da família em Gramado (RS).“Ele me disse que trabalhava para os bancos e que o nome do chefe dele era Gabriel Halaban”, contou ela, que garante ter rompido o namoro com Catão. Essas são as digitais do vagabundo que é procurador de estado.
Amaury Ribeiro Jr. e Osmar de Freitas Jr.
Esse cara é um tirador de sarro… sabe que poucos ouvem as abobrinhas que ele fala na entrevista, poucos fazem uma análise e reflexão desses absurdos. Os midiotas não estão nem aí para o conteúdo, para eles basta a denúncia e saem julgando como culpado… ladrão, cadeia, esfola, prende arrebenta. É o espetáculo jurídico-midiático instalado por essa porca-rato.
OS GOLPISTAS CADA VEZ MAIS ‘desMOROlizados’!
$$$$$$$$$$$$$$$$$
Lava Jato promete investigar vazamento que ela mesma fez.
Postado por Eduardo Guimarães 04/03/16
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.blogdacidadania.com.br/2016/03/lava-jato-promete-investigar-vazamento-que-ela-mesma-fez/
Esse procurador pilantra e tucano seria um integrante de uma quadrilha criminosa que se infiltrou na Força Tarefa da Operação Lava Jato?
As declarações desse procuradorzinho de M… revela o nível de insanidade desses “justos” de Curitiba. Quanto absurdo!!!!
A PF segue ordens da globo. O MP segue ordens da Congregação.
Perdão!
Eu pensava que o nome do estropício militante era Luís Fernando!
Na verdade o nome do DEMoTucano é Carlos Fernando!