Alô, imprensa de SP, vamos trabalhar? Ou Jaguari-Jacareí secou ou a Sabesp mudou de planos…

cantareira2

Como a imprensa paulistana custa uma eternidade a perceber o que se passa com a água da sua cidade, vai a dica “grátis” para os chefes de reportagem.

Houve uma súbita mudança ontem  no padrão de aproveitamento das águas dos reservatórios do Sistema Cantareira.

Pode ter sido uma determinação no novo secretário de Recursos Hídricos, Mauro Arce  (que viveu e escreveu sobre a crise de 2004) ou, pior, pode ter sido o fim operacional, na prática, do maior dos reservatórios do Sistema, o Jaguari-Jacareí, que concentra mais de 80% da capacidade do Cantareira.

Este reservatório, que sempre – inclusive nos últimos dias – vinha fornecendo ente 18 e 22 metros cúbicos por segundo, só liberou ontem 5 mil metros cúbicos por segundo.

E não foi por ter havido maior volume de água entrando nos outros reservatórios e, com isso, seu nível de água – o mais crítico de todos, com 4,6% do volume útil, apenas – ser “economizado”.

Ao contrário, o deficit registrado ontem no sistema foi de 14,5 m³ por segundo, altíssimo e correspondente a 1,25 bilhão de litros por dia.

Pode ter sido uma decisão para manter o maior reservatório operando, pode ter sido um problema técnico e pode ter sido o que o próprio Arce escreveu em 2004, quando a fixação do nível operacional mínimo do Jaguari-Jacareí foi rebaixada para 820,8 metros acima do nível do mar.

A ligação do Jaguari-Jacareí com o Cachoeira é feita através do túnel 7. Na cota 829,00 metros sobre o nível do mar (s.n.m.), o referido túnel permite o escoamento de até 29 m3/s. Em cotas inferiores a 829,00 metros s.n.m., a capacidade de escoamento do túnel vai sendo reduzida em função do que em hidráulica se chama perda de carga. Até a definição da nova outorga considerava-se o zero operacional (nível mínimo operacional) a cota de 829,00 metros s.n.m., ou seja, escoamento pelo túnel 7 de 29 m3/s. Abaixo da cota 829,00 metros sempre existiu o volume de 212 milhões de metros cúbicos. No ano passado, parte desse volume foi usada quando os reservatórios Jaguari-Jacareí operaram na cota 827,53 metros s.n.m.

A cota do reservatório, ontem, era de 822,54 metros, cinco metros abaixo daquele mínimo experimentado em 2004 e seis metros e meio abaixo do ponto onde o próprio Arce diz que começa a haver a perda da pressão hidráulica.

Há ainda uma outra possibilidade que não pode ser descartada: a de ter sido feito um teste do sistema de bombeamento instalado no reservatório Atibainha, de onde a Sabesp pretende tirar a água que já não virá por gravidade para o sistema. 80% da água de Sao Paulo veio deste reservatório, que estava sendo mantido intacto.

A presidente da Sabesp, Dilma Pena, disse ontem que as críticas ao comportamento da empresa e do Governo paulista partem de quem não estuda. 

Será que isso foi para a imprensa paulista, que só publica o que dizem as autoridades? Querendo, os dados estão todos aqui, é só olhar.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Quando pegar fogo em São Paulo e não tiver água para apagar!!
    Daí vai cair a ficha para o POVO..
    Mesmo assim vão dizer que foi o PT que pos fogo…

  2. Isto é para que o PIG e a direita reacionária pague o que fizeram com o mensalão do PT. Antes das eleições, carta marcada e aí Barbosão, vai para Miami?

  3. Cuidado, muito cuidado, Brito! Daqui a pouco a imprensa paulista vai dar em manchete que a culpa é da da presidenta Dilma. E só lá na última linha da matéria fica-se sabendo que a tal presidenta Dilma é a da Sabesp, não a nossa Rousseff. Hoje, com essa imprensa que temos, nem se pode ter homônimos. Parece piada, mas é a dura tragédia que o PIG nos impõe.

    1. rsrs, eu pensei a mesma coisa ao ler que a presidente da Sabesp é homônima da Presidente do Brasil.

  4. Ontem no jornal nacional mostrou o sistema canteira e etc mas a reportagem foi tão a favor do Alckmin que foi patética, mostraram famílias que estão economizando água atrelada a campanha do governo que pede para população economizar água como algo maravilhoso. A repórter chegava sorrir como o governo está sendo eficiente. Depois mostrou Alckmin e secretários se colocando sobre o assunto de forma que estão tomando as melhores providencias…

  5. Gnete, sera que o que esta acontecendo com SP não é destino divino.
    SP sempre significou para o Brasil ao contrario do que diziam um atraso. Qualquer movimento, que pugnasse por um país desenvolvido, menos desigual, sofria a conspiração vinda de SP, da elite paulista. Getúlio, Juscelino, Jango, Lula, Dilma, todos que não governaram ou governassem para SP sofria terrorismo midiático promovido pela grande mídia que não por acaso tem sede em SP. Golpes foram engendrados naquele Estado, manifestações em prol da ditadura e a favor do golpe. Os tucanos conseguiram enfim destruir SP em todas as areas, incluindo a Educação quando USP deixou de ser ranqueada entre as 100 melhores universidades do mundo. Para o bem do Brasil a SP golpista dos tucanos e famílias quatrocentonas tem que morrer.

  6. SP com toda a grana,mídia, universidades, pujança, até hoje sofre com inundações e agora racionamento de água. Lembro do Nabil Bonduck certa vez dizendo que se cada casa se SP tivesse um sistema de captação de água de chuva para reuso, SP não teria tanta inundação, e ainda pouparia água. Mas o Brasil infelizmente não é muito chegado a essas boas práticas, seja por questões culturais e o pior, políticas. Esses imbecis que governam essas cidades realmente mostram que não tem a menor capacidade e o menor preparo para cuidar de uma cidade, de um estado…. O Alkimin e sua gestão são um atestado dessa incompetência. Eu tenho vergonha de SP pertencer ao Brasil,e promover um vexame desse para o mundo….

  7. Estou inteieamente de acordo com o sr. Portugal em seu comentario. O PT deveria sair fora do governo de sao paulo. E fria. Va que o Padilha ganhe, vao fazer uma carga pesada em cima dele como fazem com o Haddad para impedi- lo de governar e colar a pecha de incapaz. De cara vao dizer depois de 6 meses que todas as merdas feitas pelo psdb sao culpa do PT que, como sempre ficara caladinho acovardado pela violencia brutal das quadrilhas psdb, mpsp e pfsp. Cai fora PT larga essa merda na mao de quem fez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *