Ambientalista que não aceita “peixe vivo” acaba com muito peixe morto

salto

Decida você o que é mais feio.

A cachoeira de água preta do Rio Tietê na sexta-feira virou uma capa branca de peixes mortos na cidade de Salto, 100 km rio abaixo.

Lodo de esgoto acumulado no fundo do rio que tinha pouquíssima água e recebeu, de repente, a enxurrada de um temporal.

Uma vergonha para São Paulo, o estado mais rico do país, com uma companhia de saneamento que negocia suas ações até na Bolsa de Nova York.

Que tinha, até pouco antes da eleição, o Partido Verde, de Eduardo Jorge, comandando a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado.

Toda a imprensa noticiou que o sistema do Alto Tietê, nas nascentes do Rio, foi “reforçado” para suprir as carências do Cantareira.

Só que ninguém noticiou o quanto este “reforço” representou de água a menos na vazão do rio, porque reteve-se mais água nas represas e liberou-se menos para a calha do Tietê.

Nem o quanto as retificações e aprofundamento da calha do Tietê, sempre apresentadas como solução para as enchentes, acelerou a velocidade das águas (de e 600 m /s para 1080 m /s)  e facilitou o arrancamento do lodo de fundo.

Com muitas e elogiáveis exceções, o Brasil anda cheio de ambientalistas “de gogó”, que não querem geração de energia, mas ligam o ar condicionado e o microondas todo dia.

Se não tivermos a coragem de prover o país de estruturas de geração de energia e abastecimento de água de grande capacidade, o que acontecerá são estas crises que levam a desastres humanos e ambientais.

O Brasil precisa de coragem na administração de seus recursos hídricos, em lugar de ficar patinando por anos em impasses burros.

Se JK, o do “peixe vivo”, não tivesse arrancado o Brasil do atraso energético, não teríamos desenvolvimento.

E é obvio que não se quer, nem se poderia querer, coisas feitas “no tranco” como na ditadura, porque não há uma ditadura.

Temos leis, instituições e mecanismos, além de um sistema de pressões e contra-pressões legítimas, próprio da democracia, para equilibrar a intervenção humana e a preservação do ambiente nas obras públicas, que são menos danosas que a histórica omissão dos governos liberais nessa área, que virou um dos “filés” da privatização nos lucros, embora dependam do dinheiro público no investimento.

Quem prega a inércia só constrói o desastre.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Essa turma só presta para “AMBIENTAR” A LISTA de Corruptos que esta por trás desse MAR DE LAMA. Essa mortalidade de peixes será esquecida daqui a alguns dias, pois isso não vai significar nada diante da CATÁSTROFE que esta para ocorrer. Se continuar essa estiagem daqui a 30 dias o Cantareira só terá LAMA e como consequência vai começar a morrer GENTE!!!; São Paulo vai parar. CADÊ A CPI DA SABESP? CADÊ O MPE E MPF? CADÊ O PT E OS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO? CADÊ A IMPRENSA PODRE? CADÊ O “GOVERNADOR” ALCKMIN E SEUS CUMPLICES QUE NÃO SÃO PROCESSADOS? CADÊÊÊ..!!! CADÊ O POVO PAULISTANO QUE NÃO REAGE; SERÁ QUE SÃO PEIXES?.

    1. Não são peixes, não meu TRUTA, eles são é ‘Cabeças de Bagre’, mesmo …

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  2. Morei em Salto por 4 anos. Conheço bem esta parte rio Tietê que aliás é uma das mais poluídas, muito em função dos resíduos industriais da Excatex do Sr. Paulo Maluf…

    A mortandade dos peixes do Tietê levanta outra questão importante. Se tivermos chuvas fortes no Cantareira pode ocorrer movimentação excessiva do lodo do fundo da represa. Se não tivermos chuvas será necessário utilizar a água muito próxima ao lodo, com níveis elevados de contaminação. Será que alguém já avaliou o impacto disso na saúde das pessoas?

    1. André

      O capitalismo só pensa em lucros. Vender água é mais importante que a preservação ambiental.

      Nunca fiquei surpreso com isto, com esta sede do capitalismo em lucrar, a qualquer custo. E nem ficarei surpreso com a sua hipótese, ou seja, se houver um desastre ecológico, onde os peixes sejam humanos!

  3. Sempre tive pra mim que, com poucas excessões o tal empresariado paulista é um monte de picatetas. A industria que funciona la são as multinacionais. A industria da oligarquia rural paulista reconvertida sempre viveu às custas do estado. Veja o caso da produção de alcool. Sempre vi a paulistalha execrar os usineiros nordestinos e o que eles fizeram? Sempre prejuízo pro país. Agora querem que o governo livre a cara deles que segundo dizem estão quebrados ( na realidade a grana deles foi parar nos paraisos fiscais). Outro exemplo é o grupo vicunha falido que recebeu a vale do rio doce de presente do canalha FHC. Depois essa canalha vem dizer que sustenta o pais. Bando de picaretas. Enquanto a classe media do resto do pais achar que essa canalha vale alguma coisa estaremos mal!!!

  4. O pior problema é que os coxinhas de São Paulo, todos estudados nas melhores escolas, só estão preocupados em fazer palhaçadas na Av. Paulista. São um bando de imbecis comandados por um imbecil maior chamado Lobão. O que foi colocado acima tem muito sentido. Estamos, literalmente, a beira do esgoto. Não tem mais de onde tirar água. Portanto, vamos ter sérios problemas de saúde muito em breve…..

  5. A Marinalha vagabunda não vai falar nada sobre isso?
    Ah! Não são bagres e não estavam transando…tudo bem.

  6. Realmente, estamos esperando a ambientalista – não a candidata Marina – falar alguma coisa sobre esse crime ambiental.

  7. Eu não consigo entender o paulista. Reeleger um cara como o Alkhmin, ainda com mais de 60% dos votos, é inacreditável!!! Só um masoquismo doentio explica isto.

  8. Bebem bosta…respiram chumbo e fuligem…rodam a 5 km por hora…vivem de favor do Governo Federal…são metidos por quê???

  9. Aonde anda o Sr. Lobão e suas velhuscas nesse momento? Por que não protestam contra o (des) governo paulista e os seus crimes ambientais? Bando de hipócritas. Eita povinho atrasado e marionete.

  10. Cadê aquela ambientalista que ficou famosa como “Fadinha da Floresta”?
    Não vai se pronunciar sobre isso?

  11. A SABESP não trata nem 40% do esgoto doméstico de São Paulo, mas cobra taxa de esgoto de todos. Não seria o caso de se processar a SABESP por cobrança indevida ?!? Sem mencionar o bilhões recebidos de ongs e governos estrangeiros a décadas, para despoluir o Tietê que até hoje permanece um escoador de bosta a céu aberto. Que vergonha SÂO PAUO !!!!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  12. Que falta de Estudo dos Ambientalistas deste Estado.
    Eles são responsáveis por todo meio ambiente do Estado.
    Ou será que calaram os ambientalistas também.(DITADURA)
    O FUNCIONALISMO PUBLICO DO BRASIL deixa muito a desejar.
    Não sei se anda por conta.
    Funcionários Publicos, se querem o respeito, se deem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *