Amiga de Reinaldo Azevedo não precisa explicar, é só negar ter conta na Suíça

reimoona

Mona Dorf, que faz “tabelinha” com Reinaldo Azevedo nas furiosas transmissões da Jovem Pan, foi apontada, sábado, como uma das jornalistas que detinha contas no HSBC suíço.

Mesmo dispondo de um site, do Facebook (que tirou “do ar”) e do Twitter, onde passou o dia a vibrar com manifestações anti-Dilma, Mona não deu uma palavra sobre o assunto senão pelo blog do colega, na Veja.

E ontem, mais de um dia depois da reportagem de O Globo, certamente por precisar de tempo para redigir uma nota tão “longa e esclarecedora”.

Diz a tal nota: Diante das  notícias veiculadas na imprensa, neste final de semana, envolvendo meu nome,  manifesto a minha surpresa e indignação.Desconheço as razões pelas quais o meu nome foi relacionado e esclareço que não tenho conta no HSBC na Suíça ou em qualquer outro país do mundo.Já tomei as providências necessárias para elucidar os fatos e eliminar todos e quaisquer equívocos.”

E em seguida, Reinaldo Azevedo, conclui: “Mona Dorf não tem conta na Suíça”!

E ponto, fica assim. Disse que não tem, não tem, embora os documentos vazados do HSBC digam que tem. E que tipo de providências D. Mona tomou, não seria notícia a reação, se foi notícia a acusação?

Mona Dorf tem o direito à presunção de inocência, como qualquer pessoa. Mas, para o seu colega, ela tem, enquanto quem for do governo, a favor dele ou simplesmente de esquerda, não tem. Por muito menos, é grosseiramente enxovalhado em sua coluna.

Mas se o Tio Rei é, assim, desequilibrado em seus critérios, bobo não é. Deixa uma “segunda engatada” para o caso de não ter sido um acidente do destino o aparecimento da conta:

(…)não é proibido ter conta na Suíça desde que a origem do dinheiro seja lícita e que a Receita saiba disso. Se a origem for lícita e se a Receita não souber, paga-se uma multa. Se a origem for ILÍCITA, mas a Receita souber, aí a acusação é de lavagem de dinheiro. Sem multa. Se for ilícita e a Receita não souber, a conclusão é óbvia.

Atenção! Tivesse Mona conta na Suíça, com dinheiro de origem lícita, o assunto só diria respeito a ela própria e ao Fisco. Ainda que tivesse, Mona não lida com dinheiro público, não é fornecedora de matéria-prima para o governo ou algum de seus entes, não presta serviço para o estado, não financia políticos.

Pô, Reinaldo, quer dizer que “não interessa”? O “porforamente” só é imoral quando é público. Corrupção, só privatizada?

No fim da nota, sentindo o “clima”, ele alivia:

“Só que a conta, assegura a nota, não existe. “

Então tá…Até aquele “la garantía sou yo” tem mais firmeza…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

    1. Desista, no que depende do PT e da Dilma os golpistas vão fazer o que quiser.
      O PT não existe mais e a Dilma está acuada, medrosa e sem reação alguma.
      Infelizmente.

    2. Caro Fábio, quando a militância vai reagir de verdade, com um plano decente de esclarecimento e comunicação? Chega de choramingar e faça alguma coisa você, eu, todos nós. Sejamos sutis. Vamos usar a inteligência.

    3. Mona Dorf que feio. Eu Era assidu ouvinte dos Pingos nos Is. Agora sabendo que Dona Mona Dorf esta envolvida até o pescoço, quero ve-la na CPI.

  1. As canalhices destes dois são conhecidas por todos. Se fosse alguém do outro lado falariam um mês sem parar. Triste a vida de jornalista mercenário. Mas afinal é daí que vem o dindim da Suíça. Esperamos ação do MP e da Receita Federal.

  2. Poisé, não recebe dinheiro público, mas, se receber “por fora”, faz com que a fonte pagadora deixe de pagar tributos como FGTS, INSS, IR e outros que são, notadamente, verbas públicas!

  3. Faltou ele completar só se for meus “desafeto” aí sim têm importância ter conta nas…. p.q.p.

  4. E a Sheherazade, a vida não está fácil para ninguém, né não!?
    De um lado ela tem o Ratinho (SBT), do outro a Mona Dorf (Jovem Pan) Fico só imaginando como a Rainha da Ética deve estar indignada. Será que ela vai pedir demissão do SBT e da Jovem Pan.

    1. Boa. Será que a Musa do Golpe Sra. Raquel Sheherazade, vai, criticar o Ratinho e Mona Dorf, alem de outros coleguinhas envolvido na Lista suja do HSBC?

  5. Ficou pior a emenda do que o soneto, O nome dele é Reinaldo Azevedo, mas pode chamá-lo de Rolando Lero.

  6. Atenção ladrões, traficantes de armas, de drogas, de pessoas, atenção estelionatários. Reinaldo Azevedo disse que caso tenham contas na Suíça, o assunto é de interesses de vocês próprios e do Fisco. Esqueçam a polícia. Com os golpistas no poder ficará bem mais fácil a vida dos homens de bens.

  7. O “querido homem de bem”, com sua, SEMPRE, ética seletiva, ainda engana os zumbis que lêem seus escritos com uma desfasçatez que seria de corar até mesmos essas pobres almas que são seus leitores cativos pois, se esses não tivessem se tornando tão vis quanto o próprio, não deixariam de notar o imenso sofisma da “conclusão” do “intelectual” quando ele diz: “Atenção! Tivesse Mona conta na Suíça, com dinheiro de origem lícita, o assunto só diria respeito a ela própria e ao Fisco”…

    Vejam que ele usa de um sofisma não coloca o que deveria ter colocado na frase para ludibriar o leitor. Ele não coloca que, SE o dinheiro Lícito tiver sido enviado para fora SEM ter sido declarado, passa a ser crime de evasão de divisas e de sonegação (sonegação é dinheiro púbico que deveria estar indo para saúde, educação, etc, é tão nefasta a prática como a de corrupção ou até pior, porque para o crime de sonegação ainda aparece gente tentando minimizar…).

    Sutil, mas só engana seus pobres leitores… Ela tem sim que explicar e provar não apenas que o dinheiro tem origem lícita, TEM QUE PROVAR QUE O DINHEIRO FOI ENVIADO POR MEIOS LEGAIS INFORMANDO AO FISCO, CASO CONTRÁRIO É CRIME!.

    Esse Reinaldo pode enganar seus pobres leitores, mas felizmente não dá para enganar a todos, apesar do esforço do referido “homem de bem”…

    Tal afirmação abusurda deve

  8. KKKKKkkkk! Dinheiro sujo proveniente de propina de empresa privada não é ilegal?

    Enganar o fisco por si só não é ilegal! Ah entendi. Só ilegal quando se descobre e não se paga a multa.

    Mesmo sendo ilegal, quando descoberto, paga-se a multa e Bingo! vira legal num passe de mágicas!

    As pessoas citadas pelo banco que dizem não ter conta lá então estão abdicando desse dinheiro. Nesse caso, as quantias que forem de brasileiros que dizem não ter conta, tem que ser repatriada pro Tesouro Nacional!

  9. Os mafiosos com dinheiro no HSBC da Suíça transformaram Reinaldo Azevedo no “Inocentador Geral da República”. Felizmente ele não é jurista!

  10. Esta canalha,goza da IMPUNIBILIDADE.Outra coisa ao respeito,do tal Gentille,contam ter, quando criança,sido abusado por um Afro Descendente com a camisa do PT.Razão de tanto ódio.Acho que é mentira,mas…

  11. Reinaldo piorou as coisas. Pela sua explicação estranha, enviesada, defensiva, ficamos com a impressão que a Mana dele tem realmente culpa no cartório e vai ter que sentar na jiripoca.

  12. Brito,

    o crime de evasão de divisas, por exemplo, não exige que o dinheiro seja ilícito.

    Veja o que diz a Lei 7492/86 no Art. 22, principalmente o parágrafo único: “Efetuar operação de câmbio não autorizada, com o fim de promover evasão de divisas do País: Pena – Reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.
    Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem, a qualquer título, promove, sem autorização legal, a saída de moeda ou divisa para o exterior, ou nele mantiver depósitos não declarados à repartição federal competente.”

    Assim, o simples fato de manter dinheiros depositados em conta no exterior sem declarar a receita, mesmo que o dinheiro seja lícito, pode configurar crime.

  13. A Globo golpista mudou ate a hora do jogo do campeonato brasileirinho manhã de domingo , para que turbinar o golpe na democracia!
    Ou acabamos com a Globo ou a globo acaba com o Brasil , o povo e a democracia!
    Quando vamos levar um milhão na porta Globogolpista e ameaça-los?

  14. Maluf fazendo escola: “eu não tenho conta na Suíça”.

    É verdade, ninguém tem conta na Suíça. Acho que nem os suíços têm … hehehe

    Mas eu gostaria de perguntar à Mona: Se eu achar o dinheiro na sua conta na Suíça que você diz que não é sua, a exemplo do Maluf, posso ficar com a grana?

  15. TÔ esperando dar 22 horas, para ver ser o Ratinho fala algo da conta dele que o globo divulgou com 12 milhões e meio de dolares. Grna ele tem muito pode ser até legal, mas quero ouvir o que tem a dizer.

  16. E o outro pitbull José Roberto guzzo também da editora abril, que vomita ódio contra o PT, o inocente também tem conta na suíça, será que ainda tem moral pra falar de corrupção ? Bando de hipócritas

  17. A casa caiu bando de corruptos. Sonegar imposto é crime. Ter conta na Suíça sem declarar à Receita Federal chama-se SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS!
    Será que esses malandros da direita não sabem disso ou querem nos fazer de otários.
    Gostaria muito que vocês fizessem uma visita com duração longa a um presídio brasileiro.

  18. http://brasil29.com.br/swissleaks-cinco-auditores-fiscais-da-receita-estao-na-lista-de-contas-secretas/
    SwissLeaks: Cinco auditores fiscais da Receita estão na lista de contas secretas
    Na relação dos brasileiros que em 2006 e 2007 mantinham contas numeradas no HSBC da Suíça aparecem pelo menos cinco auditores fiscais, quatro da Receita Federal e uma da Receita Estadual do Rio de Janeiro.

    Lilian Nigri, ex-superintendente de Fiscalização da Secretaria de Fazenda fluminense, está na lista. Há 12 anos, ela foi um dos personagens do escândalo do propinoduto, como ficou conhecido na época o esquema montado por um grupo de fiscais do Rio para extorquir grandes contribuintes.

    Na segunda-feira, ao tomar conhecimento da presença de colegas nas contas numeradas do HSBC, o coordenador-geral de Pesquisa e Investigação da Receita, Gerson Schaan, que cuida do caso SwissLeaks desde fevereiro, não mostrou surpresa.

    — A gente não pode esconder problemas porque eles existiram e existem, mas, daí a dizer que instituição e os fiscais são corruptos, são coisas totalmente diferentes — destacou. — Para mim, a revelação desses casos não enfraquece nem a instituição nem o cargo. Temos uma corregedoria ativa, firme e independente. E ela não precisa esperar ordem alguma para atuar.

    Ter uma conta bancária na Suíça ou em qualquer outro país não é ilegal, desde que seja declarada à Receita Federal. São os auditores do órgão que têm a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento desta obrigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *