Hoje eu acordei me sentindo um velhinho…
Daqueles que dizem: ih, como as coisas estão mudadas…
Quem vê a troca de críticas, com espaços imensos, artigos para cá, editoriais para lá, entre Caetano Veloso, Marcelo Freixo e o império Globo, descuidadamente, fica pensando que finalmente vivemos a democracia na mídia…
Caetano acusando O Globo de parcialidade, Freixo descobrindo que o cogumelo global apoiou a ditadura…Meu Deus, quantas revelações!
O Globo defende-se hoje, num novo editorial: apoiamos sim, mas já fizemos autocrítica. Agora, somos democratas radicais…
Eu devo estar mesmo velho…
Não vi Caetano nem Freixo se recordarem antes da postura autoritária do império Globo.
Só agora, que experimentou na pele o que é ser vítima do Império é que Freixo descobriu que “a Globo é sócia de um projeto autoritário de cidade”.
O senhor tem toda razão, Deputado Freixo, damo-lhes as boas vindas nesta sua tardia adesão aos que sempre o disseram.
Quando a Globo sabotou Leonel Brizola de todas as formas, só conseguimos espaço para responder às acusações que fazia no Judiciário – e depois de dois anos! – que acabou gerando o antológico Direito de Resposta do governador no Jornal Nacional, história que um dia será contada em seus bastidores, aqui.
Artigo de Leonel Brizola n’O Globo? Só pagando, e caro, como publicidade.
Mas Caetano, este muito mais, e Freixo sempre frequentaram as páginas globais. nada de errado, só que, como disse ontem aqui, o diabo não compra só um pedaço da alma, leva o lote.
Claro que Caetano e Freixo têm razão ao dizer que O Globo é faccioso com eles, mas sua fraqueza é nunca terem dito que era faccioso com outros.
As blaquibloquices de Caê e e Freixo, enquanto eram úteis para desgastar o governo federal, sempre foram bem-vindas.
Agora, que a tolerância oportunista com grupos de irresponsáveis “deu merda” – desculpem a expressão – eles fazem carga contra vocês como se fossem o que para eles são: lixo.
O Deputado Freixo e Caetano Veloso deveriam se mirar no exemplo de Fernando Gabeira.
De tão moderno, libertário, outsider, descolado, pós-moderno, relativista ; de tantos espaços, colunas, artigos, entrevistas e participações na Globo, foi indo, indo, indo e virou um notável expoente da direita conservadora nos quadros da emissora.
Agora, se quiserem mesmo continuar esse casamento, vão ter de se comportar. Nada de gracinhas, porque senão, vale aquela coisa horrível do Nélson Rodrigues sobre gostar de apanhar.
Mas é melhor virem para o lado de cá, onde vocês nasceram e cresceram, antes de se apaixonarem, como mariposas,, pelo brilho das luzes.
44 respostas
SENSACIONAL.
Nessa Brito se superou e honrou, como sempre fez, Brizola.
Mais Brizola, o mestre, impossível.
Perfeito!
Depois que eles lerem essa matéria sensacional, que pegou na veia, será que vão se emendar (como dizia minha mãe)?
Caro Fernando, a cada dia que passa vc está cada vez melhor. Pegou direto na veia (dos baratas citados no texto).
Raramente li texto tão brilhante! Parabéns mil vezes Fernando Brito.
Essa foi certeira. São vagabundo,estão mamando na teta da globo, vai continuar juntinho.
Pô BRITO.
Matou a pau:
“Mas é melhor virem para o lado de cá, onde vocês nasceram e cresceram, antes de se apaixonarem, como mariposas,, pelo brilho das luzes.”
Mais um texto brilhante do Fernando Brito. Só uma ressalva. Aproveitando a deixa do parágrafo, ao dizer que “eles fazem carga contra vocês”, existe uma letra a mais na palavra carga.
Tem não. “carga” é objeto direto e não tem obrigatoriamente de concordar com o verto transitivo. Como você quer seria: “Eles fazem forças contra vocês?”.
Sou fã do tijolaço! Parabéns Brito!
Nem Caetano nem Freixo são virgens perdendo a inocência. Eles sabiam onde pisavam mas foram em frente porque o demônio só mostrava as garras pros outros. Era como achar que o vampiro, sendo seu amigo, não ia te dentar o pescoço. Mas dentou. Porque a Globo apoiou a ditadura, fez um ‘mea culpa’ meia boca, mas era tudo jogo de marketing. Tudo certo, ops, erramos, agora vamos em frente destruir nosso velha inimiga, a igualdade social. Vampiro quer sangue. A Globo quer poder e grana. E vai te dentar sempre que puder.
Espero que o deputado Freixo não tenha recaídas de amores pela famiglia Marinho. Quanto ao Caê, este ainda vai voltar várias vezes ao colo da famiglia Marinho (espero estar enganado).
Me desculpa Fernando, mas acho que forçaste a barra. Caê do lado cá onde nasceu ???? Ele diz num versinho :-“política é o fim”…
Política não é o começo de tudo, desde que o mundo é mundo ? Caê que faça sua “política mediática comercial” no Altas horas e nas novelas, do lado de cá, nós fazemos o contra-ponto.
” Uma meta existe para ser o alvo
mas quando o poeta diz…meta
pode estar querendo dizer
o inatingível !
(Gilberto Gil)
Meta é política, é estratégia, é logística, é paixão, é caminho…mesmo que seja inatingível … andamos…crescemos…aprendemos…ficamos mais fortes !
Alguma coisa acontece… ou não. Caetando já é gabeira faz tempo. Tá apenas se ‘istribuchando’, infelizmente.
Fernando,
Já estou no segundo tempo da vida e não posso mais me dar ao luxo de crer em contos de fadas. Infelizmente a história nos dá fartos exemplos de onde chegaram pessoas e grupos como Freixo e o PSOL. Infelizmente tornaram-se ídolos da “revolução coxinesca”, e por sua própria vontade. Sabiam e sabem o que estão fazendo. Obviamente que o assassinato de reputações deve ser repudiado sob qualquer forma. Creio até que Nota emitida pelo PT-RJ veio em boa hora. Demonstrou grandeza. Há questões que perpassam Freixo e o PSOL que são o direito à Justiça,à Liberdade e à Paz. E, qualquer um que seja vilipendiado nesses direitos universais deve contar com a solidariedade do mundo. Mas ambos continuarão a perfilar-se sempre ao lado dos que têm se perfilado há muito. Quem viver verá!Paciência!
“A tartaruga (Freixo) carregou o escorpião (Globo) no casco para cruzar o rio e, mesmo assim, o escorpião seguiu a sua índole…
Não será novidade ver num editorial Caetano Veloso voltar atrás ou dizer que foi um mal entendido na sua defesa a Marcelo Freixo. Eu não confio nesse Caetano.
Dá tempo Caetano, minha filha adora suas musicas e você, mas assim que começar a formar seus conhecimentos politicos e o que isto significa, você perde o que de mais sagrado tem, O DOM.
Quanto ao Freixo, cuidado você já é politico,só perde o nada, e quem tem NADA, com nada ficará.Vem para cá enquanto nós somos democratas..
e mantemos algumas coisas em suspensão.
De minha parte, prefiro que fiquem do lado de lá.
“Amigos” como esses é melhor manter à distância.
Isto´da globo dar direito de resposta é tudo combinado. Estão fazendo jogo de cena prá dar uma mãozinha na candidatura do Freixó(candidato da Globo), que anda mal das pernas!
Meu caro Fernando Brito, você disse tudo sobre tudo!
“triste Caetano o quão dessemelhante”
Caetano já era. Bom músico e criativo na mocidade lá atrás. Freixo, não conheço. Prefiro que fiquem ambos do lado que escolheram. Lá mesmo.
Sinceramente , prefiro que a globo fique com esse lixo não reciclavel do freixo e caetano , fiquem onde sempre estiveram e nos deixe em paz , se agora descobriram que são marionetes da emissora , azar o de voces , aviso não faltou.
Muito bom o texto, e assino em baixo!
É bem interessante entender os mecanismos por trás dessas conversões. O livro da Frances Stonor Saunders, “The Cultural Cold War: The CIA and the world of arts and letters”, cuja tradução para o português se encontra também disponível, nos traz um panorama detalhado a respeito dessa questão. A ação da Companhia é compartimentalizada, como é sabido, e possui componentes muito fortes tanto no plano da cultura e das artes, como no plano sindical. Para sermos corretos é preciso reconhecer que nem o neoconservador estreguista FHC, nem o autêntico social-democrata Lula, teriam chegado onde chegaram, e seus partidos teriam se transformado nas forças políticas poderosas em que se transformaram, se não fosse a forte alavancagem recebida generosamente da Companhia. O primeiro se transformou no príncipe da sociologia, antes de se tornar o príncipe da privataria, a partir dos generosos recursos recebidos da USAID para criar o CEBRAP. O segundo jamais se transformaria no grandioso líder sindical e de partido em que se transformou se não fosse o apoio financeiro e de formação política que recebeu da AFL-CIO, assim como de outras similares europeias pertencentes à mesa rede. Assim, há um berço comum aos líderes políticos brasileiros contemporâneos e isso é igualmente verdadeiro em quase todos os outros países do mundo que não pertenceram ao bloco soviético. Portanto, não vejo que exista algo desabonador nisso, é apenas Realpolitik.
A partir dessa perspectiva fica mais fácil entender porque certas figuras do PT com evidentes características tucanas são prestigiadas por Lula e Dilma, ocupando altos cargos e importantes ministérios, por exemplo, já que essa é uma indagação que volta e meia ressurge. Também é possível entender como certo artista, parceiro igualmente talentoso e muito ligado ao artista que protagoniza o artigo, foi convidado para o ministério de Lula com tanta insistência. Tudo indica que há vozes ocultas que sopram simpatias…Da mesma forma, porque certos políticos de partidos radicais de esquerda como o PSOL sempre tiveram generosa cobertura de órgão reacionário da mídia corporativa como o Globo, mesmo antes do referido partido sequer sonhar em existir? Por que outros, do mesmo time, são retratados como heróis, paladinos da justiça, em filmes com orçamento milionário tão ao gosto de Hollywood? Será que tudo é fruto de competência política e charme irresistível para furar barreiras que tantos outros, inegavelmente brilhantes, não conseguiram penetrar?
Realmente, você se superou, Fernando! Assino embaixo e nota 10 com louvor pra você.
Um texto sem salamaleques e sem medo de dizer o que precisa ser dito.
Gosto do Freixo, mas acho que não só ele mas uma grande parte do PSOL deveria ouvir o também parlamentar deste partido, o vereador Paulo Eduardo Gomes. Além de ter sido o mais votado em Niteroi, Paulo, que trabalhou na Embratel durante mais de 30 anos, além de ético e muito combativo, conhece como poucos a importância da democratização dos meios de comunicação. Paulo pode ensinar-lhe, por exemplo, como a globo sempre manipulou, manipula e como sempre faz e continuará fazendo para manipular, alienar pessoas e destruir com o quase monopólio que tem, reputações, governos e movimentos sociais.
A globo e todo o sistema de comunicação serve a um propósito totalmente contrário aos programas de PT, PSTU, PSOL, PC do B e toda a esquerda e movimentos sociais.
Portanto, Freixo, converse com o Paulo e vê se o PSOL em vez de ser mais um inocente útil, entenda que antes de discutirmos sobre Lênin e Trotsky, temos uma batalha para termos ao menos uma sociedade mais igual e com menos famintos e mais empregos e soberania.
Mas não! Parte da nossa Esquerda, viu na mídia golpista e que lhes detesta a possibilidade de aparecer. A questão é que se o PSOL e PSTU fizerem passeata pela reforma agrária e democratização dos meios de comunicação serão demonizados, mas ganharão amplos espaços e capas da Veja se for para bater nos governos Lula e Dilma.
Procure o Paulo, Freixo. Ah! E leia (e entenda) o que Brizola disse e escreveu sobre a Globo.
Brito, texto maravilhoso….visito seu blog diversas vezes por dia para me manter bem informado….fiquei muito curioso sobre os bastidores do direito de resposta do Brizola…Desejo a você saúde, força, despreendimento e recursos financeiros para tocar esse maravilhoso blog….abraços
Fernando, meus parabéns!
Este texto poderia ser dedicado às memórias de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro que sempre lutaram para um Brasil maior, melhor…
José Emílio Guedes Lages-Belo Horizonte
O Fernando Brito se superou.
E só para lembrar, em algumas votações no Senado e na Câmara, eu vi fotos e vídeos de pessoal do PSOL de braços dados com deputados e senadores do PFL/DEM/PSDB cantando o hino nacional simplesmente porque tinham derrotado o PT na votação.
josé maria
Fernando, ontem no blog de Nassif eu fiz um comentário sobre o Freixo e Psol nesses termos: O Psol andou se banhando em águas turvas e agora colhe os dissabores de ter virado suco..que acompanhou a atuação do Senador Randolfe do Psol ano passado no Senado, não pode ser ingênuo em aceitar que o Freixo não sabia da atuação de seu Partido..sofren da velha doença bem explicitada por Lenin: ” esquerdismo, doença infantil do Comunismo”..
Na mosca!!!!!
Nada como a pimenta ardendo nos olhos hehe.
Fernando, o texto é direto e irrepreensível, acertou na pleura dos dois. Parece que estou vendo o tio Briza dizendo para o Arraes: “Eu sabia que este guri ia dar bom, não é como a porcaria do teu neto, que tu vivia fazendo propaganda, dizendo que tinha personalidade e coisa e tal”.
Senhores,
Desculpem-me, por não ser deste tema, este assunto, mas, cá estou!
Por acaso você já viram o que está circulando na internet, facebook, em respeito a um “diploma” do Exmo. Ministro da Saúde Alexandre Padilha?
Está dando NOJO entrar na internet.
Eles estão usando a internet para da o “golpe”
Só pode…
Mas tem uma nota, no site da Maria Fro, onde o órgão explica tim’tim por tim’tim que nosso Ministro concluiu o programa de residencia, etc etc etc…
Saudações
Alguns mostram na cara como eles são. Este debate na Bobonews é uma amostra:
Uma aula de Venezuela e um pito na Globo, em plena Globo(http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2014/02/uma-aula-de-venezuela-e-um-pito-na-globo-em-plena-globo-9326.html)
deixa eles se engalfinharem à vontade, é divertido de ver
Perfeito!
Muito, muito bom! Tenho lido cada vez mais o Tijolaço e tenho, lentamente, com bons textos como esse, me permitido escrever também.
Parabéns.
Grande Fernando, Cae e Freixo estavam naquele grupo que “come xuxu e arrota peru” da mídia nacional. Cae, bem querido, complacente com todas malvadezas desse grupo de mídia para com o Rio de Janeiro e o Brasil. Como se diz em terra de enchente “quando a água bate na bunda” começamos a nos preocupar, para eles, antes água na canela não incomodava, mas agora, mexeram no meu queijo. Leonel de Moura Brizola sempre detestou, desprezou este grupo de mídia, o qual teve no cortejo fúnebre de Getúlio Vargas dois carros queimados, eles incomodam há muito tempo. Será que Cae e Freixo não sabiam disso? Imaginem uma coisa. Se os CIEPS tivessem sido implantados de uma forma geral no Brasil, vcs acham que existiria Xuxa? Claro que não, em escola integral não tem televisão, muito menos televisão manipuladora. Cada dia que passa, acredito que conseguiremos mostrar para este império o seu lugar…..
Nota 10!!!! Adoro o Tijolaço!!!
Adorei!
Esse texto não faz justiça ao Freixo. Não sou freixete, uma moda aqui do Rio de Janeiro desde a última eleição para prefeito, mas ele nunca foi deslumbrado com a Globo. Em relação ao Caetano, é isso mesmo.