O Tijolaço transmite ao vivo, com imagens da TV Senado, o depoimento da presidenta da Petrobras, Graça Foster, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Vai ser um momento decisivo para um enfrentamento político que, pouco a pouco, começa a revelar seus objetivos.
Hoje, Aécio Neves diz a empresários da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que quer restabelecer, para o pré-sal, o modelo de concessões criado por Fernando Henrique Cardoso.
São as tais “medidas impopulares” que ele não conta ao pessoal que “vota com o estômago” e tem a estranha mania de amar o Brasil.
É isso que os dirigentes da Petrobras têm de ter em mente.
A boa gestão é necessária, mas não é suficiente, se não foi compreendido que, além de um grande empresa, ela é uma imensa causa.
A causa de um Brasil soberano e escravo, apenas, do seu povo.
Enquanto não se inicia a transmissão, assista o trecho da fala de ontem de Dilma Sobre a Petrobras.
Obs: a transmissão do depoimento foi suspensa para a transmissão da sessão plenária do Senado.Onde o panorama de silência da bancada do Governo continua sendo ensurdecedor.
17 respostas
Todas as manhãs tiro meia hora para saber, nos blogs sujos, o que o W.Bonner mentiu no Jornal Nacional, da noite anterior……para saber da verdade o que se passa em nosso país………..Dilmei de vez….
Eu faço a mesma coisa… me recuso assistir ao JN
Idem… Agradeço ao Fernando a possibilidade de rever minhas idéias, melhor dizendo jogar luz sobre a névoa criado pela “baixa grande mídia”.
… Há muito tempo, eu só assisto ao ‘Repórter Brasil’ [TV Brasil, 21h00]. Jornalismo de qualidade, criatividade, interatividade… E nada de ‘chapa-branquismo’, o que é fundamental!… No resto do meu tempo, informo-me pelos blhogs ‘sujos’!…
BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós enquanto ações e reações!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
errata: blogues ‘sujos’!…
Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,
BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós enquanto ações e reações!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
Que ela tenha boa sorte. E não esqueça que a melhor estratégia de defesa é o ataque.
o que será que os empresarios das industrias ligadas a cadeia da construção naval acham do modelo de concessão que significa comprar navios em singapura e na coreia ?
Boa Fabio, grande sacada. Cadê a cadeia produtiva do pré-sal, que sem a PETROBRAS BRASILEIRA, não existiriam, ou quando muito seriam serviçais de multinacionais estrangeiras. Porque estes “empresários” ou “empreiteiros” não põe a cara pra bater. Deixam só o governo e a Petrobrás expostos, como se eles não estivessem lucrando no negócio do pré-sal. Ou são covardes, ou fazem o jogo duplo igual a mídia mofada!
[No íntimo] A oPÓsição ao Brasil está torcendo para a Graça Foster esclarecer tudo, e enterrar a CPI AMPLA! CPI ampla que levaria os DEMoTUCANOS p/ a PAPUDA! AH CANALHAS COVARDES da eterna oPÓsição ao Brasil!…
A TV senado Interrompeu para falar sobre a campanha da fraternidade….aff
Do jeito que vai o rumo dessa audiencia com dona graça foster o dilma saira impichimada nesta primeira oitiva imaginem na CPI! Vergonha , mar de incompetencia como diz us mano temus fudido……
Esse sem rumo das Gerais não sabe o que fala. Se esse Sr. chegar a primeiro mandatário não sobrará nada para a Petrobrás explorar. Primeiro ele muda o nome da Petrobras, depois o objetivo (retira exploração) e, por último, entrega o patrimônio para empresas estrangeiras. Essa é a marca registrada do PSDBêsta. Eles têm tradição nisso.
2014 seriam para nos brasileiros um ano de avanços. Pessoas diferenciadas e preparadas nos informariam de seus planos para educação, saúde, crédito, avanços sociais, energia, moradia, trabalho, etc.
Não haveria embates em torno de CPI, instrumento já gasto e não mais convincente. O embate seria de idéias. Isto também na midias. Não seriam palavrões, racismo, preconceitos e ódios. Seriam discussões que nos levassem a escolher o que nos pareceria melhor. Quem conhece os planos para mudança do modelo adotado. Pode alguem dizer que existe. Mas quai são?
Chegou o momento. E o que se vê? Tudo de novo. CPI.
Será que não perceberam ainda que este negócio de CPI para ganhar eleição é tiro no pé. Todo o brasil joga futebol. Quem joga futebol sabe o que é fita. Não gostamos de quem faz fita. A CPI é fita. Mas qual é afinal de contas? Não querem CPI lá mas querem CPI acolá. Isto não interfere pois já sabemos como funciona.
Uma matéria da Reuters, assinada por Jeb Blount, com base em opiniões de especialistas em petróleo de Nova York, Chicago e São Paulo, corrobora a argumentação
de que a compra da refinaria de Pasadena foi um ótimo negócio.
Diz o repórter: ”a refinaria de Pasadena pode ter sido o melhor negócio com refinaria que a empresa já fez em três décadas”. Logo em seguida, o repórter explica que, na verdade, a Petrobrás não pagou um preço excessivo.
A matéria não é “chapa branca”. É feita por um repórter americano ou inglês com gana de falar mal da Petrobrás. Só que, após entrevistar especialistas em pelo menos três praças comerciais importantes, ele conclui que a Petrobrás pode ter mil outros problemas, mas não é Pasadena.
O nosso dia a dia nos dá a clara dimensão do pró e do contra. Veja o caso recente do deputado André Vargas(PT). SE é culpado que pague exemplarmente pelo erro. Compare a estridência deste caso com, por exemplo, o de Robson Marinho, o fundador do PSDB sobre o qual chovem torrencialmente provas de recebimento de propinas no metrô de SP. Mas este episódio não comove a mídia, assim como o escândalo do helicóptero da cocaína e tantos outras histórias que não cabem no “interesse público” das companhias de mídia. Marinho – que não se perca pelo sobrenome – ainda hoje é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de SP, atividade pela qual recebe 20 000 reais por mês.
Sabemos que não só os candidatos são responsáveis por isto. Mas seriam tão incompetentes a ponto de não perceber que isto não funciona. E querem ser presidentes. Presidentes ingênuos, sem planejamento estratégico.
Logo não é uma CPI que vai mudar e provocar os nossos desejados avanços. A única chance é jogar limpo e daí ganhar com convicção. Todos ainda podem.
Mas não adianta. Eles vem de novo em cadeia nacional. Nos fazem de bobo na manchete do jornal e nos chamam de louco na coluna social.
Corremos então para a internete. queremos pesquisar sobre a opinião de brasileiros. Um fator a mais na decisão. O que nós nos deparamos: uma agressividade incrível. Definimos com certa fácilidade o tom mais agressivo pelos palavrões, racismo, preconceitos e ódios. É tiro no pé. Eu não vou votar em gente agressiva.
Se nos pedem então que nos deem o exemplo e nos prove. Pedimos aos políticos que leiam o que está aqui escrito e parem de nos enrrolar. Nós já sabemos quando é enrrolação. O tempo já passou. Queremos idéias progressitas. “A gente não quer só comida a gente quer comida, diversão e arte”.
http://www.youtube.com/watch?v=oWVL2GqkYfQ (vale a pena)
Na cobertura pelo Jornal Hoje, da Globo, deu pane no sinal e enquadramento negativo nas palavras da Graça foster com o do ancora da globo, uma vergonha jornalística que dá nojo de vê, imagino o cara passar por tudo aquilo.
Edson Arantes fazendo escola.
Como eu temia, Dona Graça é fraquíssima.
Ninguém dá importância a isso, mas ainda bem que temos uma presidenta que afirma defender a Petrobras, esse país em mão de pessoas erradas pode ir ao abismo num intervalo curto e repentino.