Poderia colocar as cenas da multidão que se reuniu a noite passada em Santiago de Cuba, para o adeus a Fidel Castro, cujas cinzas estão sendo depositadas hoje na terra, na sua terra.
Mas mas é melhor colocar a música que tocou ao final da cerimônia, uma das preferidas de Fidel e uma espécie de canto de recuerdo dos mortos de Playa Girón – que aqui chamamos de Baía dos Porcos, copiando o nome dado pelos norte-americanos – , uma homenagem aos que morreram para impedir a invasão de seu país.
Foicomposta por Eduardo Ramos – a cuja memória peço desculpas pela tradução – e ganha imensa vida voz da cantora e compositora cubana Sara González, morta em 2012,
A morte
com sua impecável função
de artesã do sol,
que faz heróis, que faz história
e nos dá um lugar
para morrer,
nesta terra,
pelo futuro.
Que exemplo
se converteu em punhal,
se converteu em fuzil,
se converteu em trincheira
da vontade,
da palavra amar,
da consciência
e da morte.
Não há nomes
dos que caem nas praias,
dos que caem nos montes,
do que caiu com a machete
no mesmo lugar
em que tempos atrás
caíram outros,
outros sem nome.
Aos heróis,
os recordamos sem pranto,
os recordamos nos braços,
os recordamos na terra;
e isso me faz pensar
que afinal não morreram,
e que vivem ali
onde houver um homem pronto a lutar,
a continuar.
8 respostas
Lá está Lula, um gigante que foi convidado para homenagear o maior líder do século 20. Homens como Fidel fazem a humanidade ser um pouco melhor.
Que pena existam pessoas incapazes de entender a dimensão de um Fidel Castro. “Hasta la victoria” esquerda brasileira. Muito bonita a sua homenagem. Obrigada.
Esses que tanto criticam Fidel e falam de Cuba sem nem saberem aonde se localiza, acho que o ideal deles seria que Cuba fosse um Haiti, com seus recordes negativos com relação a tudo que se relaciona ao social dos habitantes de uma nação. hipócritas e saláfrarios só sabem puxar o saco da corja de banqueiros e os financistas de Wall Street.
Grandioso!
Sim, a humanidade da familia Castro !!!
Um comunista com um fortuna de 900 milhoes de dólares !!
Um comunista que figura na lista Forbes ,entre os 10 líderes mais ricos do mundo !!
Revista de burguês não vale. Quero fontes fidedignas e sérias, não estas di nipe da Rede Globo de Destruição e da Veja a mentirada que a gente edita.
O capitalismo constrói muros, separa pobres dos ricos, cria a obsessão pelo lucro , o desprezo pelos valores humanos, promove guerras e agora derruba até aviões. Tudo pelo santo e apaixonante doutor lucro, a grande barreira entre os que possuem ou não possuem o maldito dim dim. Felizmente homens como Fidel Castro nos ensinaram uma lógica diferente. O capitalismo ainda destruirá a humanidade. Somente a distribuição justa das riquezas poderá salvar a humanidade. O fim está próximo.
Será que esses trolls acreditam no que escrevem?Para mim só há duas opções: ou são muito burros e acreditam em tudo o que a imprensa venal escreve ou são simplesmente meliantes pago$ para provocar diversionismo em nossos blogs. Certamente se encaixam em ambos os casos. Não merecem resposta.