Apareceu a “gambiarra” hídrica de Alckmin

gambiarra

Se o Cantareira fosse federal, a manchete da Folha seria assim:

“Bombeamento do Cantareira, atrasado, começa com apenas quatro das 14 bombas instaladas”.

Mas como o Cantareira é tucano, a Folha não se dá ao trabalho de contar, nas fotos que veicula, quantos “mangueirões” estão colocados e quantas bombas estão em seus lugares.

É por isso, e por mais ainda, que o ilustre leitor da Folha e de todos os outros jornais vinha sendo privado de ver, uma única vez sequer, imagens ou cobertura do andamento das obras emergenciais para salvar São Paulo – sabe-se lá até quando – São Paulo da seca.

Porque ninguém imagina que os chefes de reportagem da Folha e dos outros jornais não tenham feito, durante dois meses, a pauta óbvia de acompanhar as obras, que estão sendo mostradas pela primeira vez.

Obras que merecem o nome de “gambiarra”: por conta da pressa, são extremamente mal feitas e imprevidentes diante das necessidades futuras.

E não é porque nem todas as bombas estão instaladas, até porque o bombeamento vai começar em quantidades menores do que as que serão necessárias no “pico” do esvaziamento do reservatório.

Não foi aberto um canal de derivação e um “lago” para a instalação das tomadas d”água das bombas, de forma que se pudesse, quando chegarem as chuvas e o nível subir, manter íntegras as instalações para novo uso, em caso de necessidade.

E isso é mais do que adequado, uma vez que, com chuvas normais, o nível do reservatório subirá e não sobrará quase nada da estrutura que foi montada.

Portanto, com uma nova (e quase  inevitável, ao menos em 2015) necessidade de bombeamento, vai ter de se esperar a água baixar de novo a níveis dramáticos, porque tudo o que foi feito estará embaixo de água.

Apenas olhando as fotografias, a grosso modo, pois não se divulgaram dados técnicos: como a cota do reservatório ontem era a de 821,5 metros acima do nível do mar, dá para achar que a crista do canal (o topo da barragem de terra)que leva as águas ao túnel de captação está na cota 824 m, 824,5 m com muito boa vontade.

Se o Cantareira, com as chuvas do final do ano, chegasse aos mesmos 24% de volume que tinha em 31 de dezembro, a “obra do século” da Sabesp ficará abaixo de quatro metros de água, pois esse volume corresponde a uma cota de 828,5 metros acima do nível do mar.

Ou seja, se as preces forem atendidas e chover o suficiente encher o reservatório Jaguari-Jacareí com o equivalente a metade de seu volume útil normal,  teríamos pouco mais que 30%  de água no final das chuvas de verão ( 50% menos o volume rebaixado pelo bombeamento).

De qualquer forma, basta olhar as fotografias e ver que tudo está executado de maneira tosca e sem nenhuma preocupação com um fato evidente: que o bombeamento seja, na melhor das hipóteses, novamente utilizado em 2015.

Porque o horizonte otimista é de que, pelo menos durante um ou dois anos mais,  seja necessário usar a “gambiarra” alckimista.

Mas nada disso importa para a turma da “gestão”.

Tendo água até o dia da eleição, está bom demais.

PS: a balela de que não haverá problemas até março de 2015 foi desmontada por um diretor da própria Sabesp, hoje, que diz que “só haverá problemas se não chover até outubro”. Coincidentemente, até as eleições.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

50 respostas

  1. Olá Fernando,
    Aqui em BH MG nós não temos uma mídia imparcial!
    Eu fiquei sabendo que irão reajustar a tarifa de água, que por sua vez é gerenciada pela Copasa, que por sua vez é subserviente ao governo de MG!
    E que por sua vez tem rabo preso com Sr.Aécio!
    Fernando, quero aproveitar para lhe dizer que aqui em BH o prefeito Marcio Lacerda, amiguinho do DUDU está aprontando horrores, e a imprensa vendida, e velada não fala nada!

  2. Brito, você está dando um show com os posts sobre o problema das águas em São Paulo. O Tijolaço desmascara a hipocrisia da imprensa brasileira.

  3. Essa obra vai precisar de um funcionario de plantao com a raquete de matar mosquito. Fica ai minha sugestao.

  4. É importantíssimo que se informe se esta engenhoca foi feita com LICITAÇAO. Fernando, uma sugestao: Vê se dá para investigar isso.
    Como nós já sabemos quase todas as obras do PSDB em Sao Paulo sao SUPERFATURADAS…

  5. Fernando, entao, a única alternativa seria descobrirmos o custo total da obra. Nesse mato tem coelho!!!!

  6. se antes SP era conhecida como terra da garoa, agora virou terra da seca. e viva a política do psdbesta.

  7. O artigo tem excelente conteúdo. Até que enfim ficamos sabemos de alguma providência sendo tomada pelo Gov de SP, e também que se trata de mera gambiarra e,além de tudo, mal feita.
    Mas é preciso que o blog atente mais para a qualidade do texto. Além de claramente truncado em algumas passagens, há erros graves de concordância,o que compromete sua compreensão. Num blog do nível e importância do Tijolaço não se pode aceitar isso.
    Abraço.

    1. Zuleica, peço desculpas e agradeço o alerta, porque postei na correria, por conta de problemas pessoais complicados que estou enfrentando e que me impediram de postar até agora. Não tenho revisão, e embora isso não sirva de desculpas, serve para que os mais compreensivos compreendam. Avise e critique sempre que achar erros, não tenho nenhum problema em admitir e consertar, como já procurei fazer.

  8. Se o povo paulista continuar elegendo incompetentes para gerir o Estado… vai ser conhecido como o povo mais fedido do Brasil. KKKKKKK Brincadeira, pessoal! O povo paulista já está mudando o rumo: elegeram Haddad e a Prefeitura está indo bem. Agora só falta tirar o pilhadores do Estado… que estão grudados como carrapatos há uns 20 anos.

  9. Em época de eleição, asfalta-se as ruas para, só depois, pensar em saneamento, quando quebra-se asfalto.

  10. Caro Fernando Brito,

    Ao final da matéria da Folha, há um conjunto de seis fotos, sendo que a quinta mostra dois operários instalando uma placa de publicidade da obra.

    Não é possível ler todo o texto da placa, pois um dos operários está bem em frente, mas dá para ver claramente que o “volume morto” passou a ser classificado como “volume estratégico”.

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/05/1454055-sabesp-vai-comecar-a-usar-reserva-emergencial-a-partir-de-amanha.shtml

    Abraços.

  11. O bom. O bom mesmo de tudo isso que está aconteceu com a omissão da MÍDIA ANTIBRASIL em defender os políticos do PSDB é que por conta disso, em parte, vai perdendo audiência, diminuindo vendas dos seus produtos e caindo no descrédito total. Vai afundar juntamente com os tucanos que ela tanto defende. Vamos apostar?

  12. A gambiarra foi com licitação?
    Foi dispensa por emergencial?
    Se foi como foi justificada, se o governador até hoje diz que não haverá racionamento?
    Cada dia o nariz cresce mais!

  13. O problema da água não vai tirar o Bandeirantes do Alckmin. Somos o estado mais industrializado, rico, com a melhor infra-estrutura, com as melhores estradas (não tem um mísero buraco!), temos as melhores universidades, a maioria das grandes empresas está aqui. E o mais importante: ajudamos à Dilminha não ter um desempenho mais pífio na economia.

    1. Alo! E do hospicio? Tem um surtado no Tijolaco dizendo que e dono de Sao Paulo. O olho ta esbugalhado sim. E grave?

      1. A tomografia computadorizada do cérebro deste surtado vai revelar que ele é o verdadeiro volume morto da inteligência tucana.

    2. Luis Felipe, endoidou?O sistema Cantareira corre o risco de não funcionar nunca mais. As melhores estradas porque foram privatizadas.
      A Unicamp, USP e Unesp estão falidas, não tem um tostão para investir.
      A Cidade Universitária dá dó. O Museu do Ipiranga está fechado por falta de manutenção!O mais importante do País.
      A Educação e Saude públicas são um desastre.Na segurança, quem manda é o PCC.As grandes empresas estão fugindo daqui e abrindo nos mais variados Estados.S.Paulo já foi a locomotiva.
      Agora , uma coisa vc pode ter razão.Nem com esse desastre a população pode não tirar o Alckmin do Bandeirantes, onde ele e familia se acostumaram a uma vida de luxo e riqueza, tiradas de nós , Paulistas.

  14. Além de gambiarra, considerem quanto isto vai custar.
    O governo Alckmin paga a uma pequena empresa com sede em Votorantim, R$ 600 mil por mês para manter dois radares móveis na Via Anhaguera entre Porto Ferreira e Sta. Rita.
    Imagine quanto está pagando por estas bombas?

  15. Se Graciliano Ramos fosse vivo iria escrever Cantareira Seca,que seria a continuaçao de Vidas Secas e no lugar da cachorra Baleia cravaria um tucano de bico bem longo!!!!

  16. O Governo paulista é muito ruim e a Folha muito pior. O primeiro esconde da população o verdadeiro problema e o segundo é cumplice ao corroborar com a não informação. O prejuízo que a Folha e o resto do PIG causam à democracia brasileira é incalculável.

  17. estou pensando em alternativas a ficar em sao paulo nos meses (semestres?) seguintes a outubro e novembro.
    Questoes praticas.
    Pessoas idosas terao que pensar duas vezes por doenças via agua!
    O futuro dos investimentos na região periclitara sem duvida nenhuma.
    A herança para o novo governador – em sendo OUTRO …- será INESQUECIVEL.
    Se for o mesmo ele esquecerá.
    E a midia, na medida do exequivel, tambem.

  18. É essa gambiarra que está custando R$ 80.000.000,00 ??? Imagina se fosse a Sabesp a fazer a transposição do velho chico…..

  19. Fernando, faz dias, que do reservatorio Jacarei só sai 0,20 ou 0,30 ou até 0,10, acho que já esta perdendo a vasao, ou seja daquele 1,77 % já é volume morto, pois eles nao tirariam agua do Atibainha agora, mas estão tendo que tirar….

    Rodrigo

  20. Fernando, a propósito de revisão, a Zuleica tem um pouco de razão, você se justificou razoavelmente e todos nós compreendemos totalmente essas nano-falhas gramaticais.
    Em futuras situações emergenciais análogas, conte aqui com a colaboração gratuita de um veterano e modesto revisor, profundo admirador do seu texto, de sua biografia e da sua capacidde de combate.
    Em tempo: ocorreu-me que o Sertão vai virar São Paulo…

  21. O Jornal da Globo de hoje bateu recorde de proteção ao Alckmin.
    Conseguiu transformar o desastre que é a destruição do Sistema Cantareira,
    pelo Governo ,e a utilização do volume morto, em um feito tecnológico sensacional.
    Alckmin sabia da situação do Sistema Cantareira desde 2004, e sabia quais as obras que deveriam ser feitas.
    Especialistas dizem que a utilização do volume morto, ou reserva técnica, em Tucanês,pode destruir para sempre o Cantareira.12 milhões de pessoas envolvidas.
    Ainda afirma a Globo que o desastre foi provocado pela maior seca em 84 anos, em vez de dizer que foi provocado pelo pior governo em 84 anos.

    1. Então Antonio, eu tambem caí na gargalhada quando um tal de Rodrigo Bocardi noo mau dia Brasil vociferou por duas vezes “a obra está concluida” fiquei pasmo,como pode uma emissora de tv elogiar com tamanha eloquencia uma simples colocação de mangueiras e umas quatro bombas que irão sugar uma lama para distribuir a 9 milhões de paulistanos,isso lá é obra para ser comemorada,em se tratando do tamanho do problema que atinge o maior centro financeiro do País ? será que com governo federal o procedimento seria o mesmo ? não iriam falar em falta de planejamento ? falta de ação politica ? fico a pensar, será que essa dita grande imprensa pensa que o povo,os trabalhadores desse estado são idiotas ? será que eles pensam que não sabemos avaliar e ter uma concepção do problema que está ocorrendo ? mas é por essas e outras mentiras que a imprensa quer nos empurrar guela abaixo que a audiencia deles a cada dia despenca mais.

  22. A maior seca registrada na região do Cantareira (ainda não havia os reservatórios) tinha sido em 53/54, ano de el niño. No verão de 91/92 não houve chuva suficiente para reposição de água nas represas, ano de el niño. Em 2003/2004, menores níveis do cantareira até então, ano de el niño.
    No próximo verão de 2014/2015 a NOAA prevê 65% de chance de termos um el niño intenso.
    Concluam por vocês mesmo o colapso de água que enfrentaremos no ano que vem em razão dessa irresponsabilidade dos tucanos.
    Parodiando o gavião bueno, a situação já esteve melhor para os paulistanos… (http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/enso_advisory/ensodisc.html).

  23. VAMOS PARODIAR A BANDA TIMBALADA ….. BEBEU ÁGUA , NÃO , TÁ COM SEDE , TÔ … OLHA OLHA OLHA OLHA ÁGUA DO GERALDO , ÁGUA DO GERALDO ÁGUA DO GERALDO O QUÊ QUE ÁÁÁA VC VAI FICAR LEGAL PIRIPIPIRIPI KKKKKKKKKK

  24. SENHORES, O MOMENTO É DE APOIO E IDEIAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA RESOLVER O PROBLEMA… POR FAVOR… DE NADA ADIANTA AGORA FICAR RECLAMANDO DESSE OU DAQUELE PARTIDO… SE ISSO RESOLVE…. NÃO TERÍAMOS PROBLEMAS POIS BASTA QUE SEJA REALIZADO ALGUMAS RECLAMAÇÕES E ESTARIA TUDO RESOLVIDO… NÓS COMO POPULAÇÃO TAMBÉM TEMOS NOSSA PARCELA A CONTRIBUIR..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *