Política é, também, saber observar de onde vem o vento.
A súbita re-união Jair Bolsonaro-Sergio Moro, ao ponto de o primeiro ter exibido o segundo como troféu na ONU é sinal de que, ao menos por enquanto, tocou reunir na tropa da extrema direita e isso só ocorre, sabem os militares, quando é necessário entrar em posição defensiva, mesmo que seja para contra-atacar.
A derrota dos vetos presidenciais à lei de abuso de autoridade, ontem, embora previsível, assumiu ares de confrontação com Moro explícitos.
Tanto que, neste momento, a turba bolsomorista fala em “ucranizar” o Congresso, numa referência ao comediante Volodymyr Zelenskiy, eleito presidente do país quase sem partido e que dissolveu o Parlamento, para eleger outro que lhe fosse caninamente fiel.
Hoje à tarde, o STF analisa pedido semelhante ao que a 2ª Turma acolheu, há quase um mês, anulando uma sentença do então juiz Moro e poucos esperam um resultado diferente daquele 3 a 1.
À exceção de Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin, não há sinais de que outros ministros vão fazer enfrentamento mais forte e o próprio Luiz Fux, o “we trust”, dependerá do que o seu senso de oportunidade lhe ditar.
A decisão de hoje tem mais importância do que a tomada há um mês. Se confirmar-se a decisão, será a primeira derrota de Moro no plenário do Supremo.
Não esperem reação civilizada da matilha.
O processo político volta se radicalizar, em escala muitíssimo maior do que a registrada até agora, período em que, exceto por escaramuças pontuais, o centro e a direita formaram com Bolsonaro.
View Comments (16)
Concordo com sua decisão mas vejo outros detalhes também. Vamos imaginar as reações mundo afora da evacuação oral do des-presidente do brasil, na Onu. O mundo viu agora o que nós, brasileiros sensatos, já sabíamos há tempos. A imagem para um Brasil que arde com sua Amazônia, que radicaliza contra minorias, que destrói benefícios sociais dos trabalhadores e que mantem, há mais de 1 ano um PRESO POLÍTICO, pode dar ao Supremo o "feeling ideal" de fazer voltar ao Brasil a CIVILIDADE. Os ratos bolsominions vão enlouquecer? Claro que vão. Mas não esqueçamos que grande parte desses bolsominions são robôs idiotizados. É hora do Brasil começar a voltar ao normal.
LAMENTO TER SIDO NECESSÁRIO ARDER EM CHAMAS AMAZÔNIA PARA O MUNDO CRITICAR O NAZISMO A BRASILEIRA E NÃO UM GOLPE DE ESTADO E VIOLAÇÕES DE DIREITOS.
FICA CLARO E VERDADEIRO QUE O QUE OCORRE AQUI É PROBLEMA NOSSO,SOMENTE UMA REAÇÃO ACIMA DO AGRAVO NOS SALVARÁ A TOD@S.
COMO DISSE MINO CARTA:
"FALTA SANGUE NA CALÇADA"
Isso ficou claríssimo, o mundo só está preocupado com o Brasil no que diz respeito à Amazônia.
Quanto ao resto (nazismo, fascismo, destruição da nossa fraca democracia, violação de direitos humanos, escravização do trabalhador, entreguismo, preconceito e perseguição contra todos - minorias ou maiorias - que não se submetem aos valores dos brancos e ricos cristãos reacionários conservadores de direita) não estão nem ai.
E eles não estão errados, pois devem pensar: se o próprio povo brasileiro não está nem ai para tudo isso que está acontecendo com eles, por que deveríamos nós intervir?
E o fato é que a maioria do povo não está mesmo nem ai para tudo que está acontecendo. Nós, que somos mais esclarecidos e estamos sofrendo com as tragédias que se abatem diariamente sobre o Brasil, somos minoria. E é por isso que não temos forças para reagir. A grosso modo, um terço da população ainda apoia Bolsonaro, outro terço da população não apoia Bolsonaro, mas tampouco participa ou sequer apoia movimentos para estancar essa sangria. O último terço é representado por nós, que não conseguimos sequer convencer nossos amigos e parentes próximos da gravidade da situação. Nessas condições, o que podemos fazer? Ir à luta nos transformando em mártires vai ajudar em alguma coisa a curto ou médio prazo? Se ajudasse, eu toparia.
Sim. O "mundo civilizado", os países do Norte Global, só são "contra" o Bolsonaro até a página dois. É jogo de cena: odeiam a forma abjeta e grosseira, mas adoram o conteúdo neoliberal e entreguista. Estão, na verdade, adorando a derrota das esquerdas no Brasil, os ganhos do capital sobre o trabalho, a redução do território brasileiro a um gigantesco plantation neocolonial. Lembrando que o "mundo civilizado" tolerou - e até elogiou - Hitler enquanto ele massacrava os comunistas e destruía o movimento operário na Alemanha nos anos 30. É dureza reconhecer, mas o velho barbudo tinha razão: "uma vez como tragédia, outra vez como farsa". O parlamento europeu acabou de passar uma resolução criminalizando o comunismo. Dou 5 anos para a "civilizada" Europa ser completamente dominada pelo nazismo tout court. Nos anos 30 eram os comunistas, os ciganos e os judeus, agora são qualquer coisa à esquerda da Rainha da Inglaterra, os refugiados de guerra e os imigrantes.
sua análise é verdadeira e sombria. imprerialismo, racismo, opressão de classe. a brutalidade dos verdadeiros donos do poder é ilimitada. e há hordas de descerebrados vociferando a favor de seus próprios algozes.
Não acredito que o mundo está preocupado com as queimadas na Amazônia ou na Floresta Amazônica. As populações do mundo todo podem estar. Mas os dirigentes dos países desenvolvidos, não!! Vão é tentar tirar proveito econômico da situação.
Parece contraditório o que eu disse, mas está baseado no fato de que a opinião do "mundo" é o que a imprensa mundial fala. E esta esta ajoelhada para o grande capital, que controla os governos.
Se o STF não recolocar o Estado de Direito nos eixos imediatamente, as coisas podem ficar muitíssimo piores.
Quanto mais tempo levar, mais a extrema-direita e o fascismo se organizam para tomar de vez o poder e transformar o Brasil em uma ditadura teocrática.
Não tenho a mesma visão otimista externada pelo editor deste Tijolaço. Considero praticamente nulas as chances de alguma sentença absurda contra o Presidente Lula ser anulada por esse STF partícipe do golpe de Estado.
Acontece que a moral do çupreminho está no chão.É agora, ou faz alguma coisa agora ou fecha isto "ai" de vez,
Como é possível a Corte mais alta da Justiça possa (com tem feito) gindo como uns borra botas??????
STF não tem coragem de enfrentar o quadrilhão do Moro, pois o proprio STF está contaminado.
"Não esperem reação civilizada da matilha"
Ontem percorri algumas caixas de comentários (UOL, Correio Brasiliense, Notícias Agrícolas, etc). À primeira impressão, é como se Deus finalmente tivesse se manifestado. "Este (Bolsonaro) é meu filho a(r)mado". A reação inversa não será menor, caso o Moro perca no STF
Uma das afirmações bolsonarianas que mais repercutiu pelo mundo afora foi aquela em ele afirmou que era falsa a constatação dos cientistas de que "a Amazônia é o pulmão do mundo". Tal afirmação foi tida como ridícula e até inacreditável, ainda mais porque ele falou que os cientistas fizeram uma constatação, ou seja, uma constatação científica.
O termo “ucranizar” tem uma definição clássica mais precisa: Oclocrassia, que vem a ser exatamente o poder descontrolado da turba, da agitação e pressão física direta sobre pessoas e instituições públicas. Foram oclocrassias os camicie nere, as sturmabteilung, como são as hordas que ocuparam Maidan, onde foram nutridas com as 'rosquinhas' ofertadas por Victoria "“fuck the EU"" Nuland, e agora os bolsominions das redes sociais.
valeu a aula! obrigado!
Oclocrassia... eis mais uma pro meu vocabulário.
O jovem nao vai comer hamburguer na lanchonete q vende carne brasileira
Supermercados nao vao vender nada
Quem sabe aluados do Bozo comprem como Chia Russia e Venezuela
Argentina Canada Australia agradecem o boicote