Apolo, suposto dono do jato de Campos, tem processo de contrabando e negócios no Caribe

aviaosemdono

Apolo Vieira Santana.

Este homem misterioso, apontado como dono do Cessna PR-AFA cedido ilegalmente a Eduardo Campos e que o mataria no acidente ocorrido em Campos é um personagem misterioso, ao ponto de quase não existir nada sobre ele na internet; tudo que há sobre ele é relativo ao que foi publicado pela imprensa recentemente, onde o advogado da empresa AF Andrade diz ter feito contrato de cessão do aparelho com duas empresas “controladas pelo sr. Apolo Santana Vieira”.

Ele é ausente da internet apenas, não nos tribunais; nestes, ele é, pessoalmente, alvo de uma ação criminal por contrabando, ao lado do italiano Matteo Bologna e outras pessoas. Não é uma ação fiscal contra suas empresas, é uma ação criminal contra ele próprio, no Tribunal Regional Federal da 5a. Região, por contrabando e formação de quadrilha.

“Processo 2003.81.00.007408-9 Protocolado 26/02/2003 Distribuído 20/05/2010 15:31 Classe 240 – AÇÃO PENAL Objeto 05.22.10 – Contrabando ou Descaminho (art. 334) – Crimes praticados por particular contra a Administração em geral – Penal 05.17.01 – Quadrilha ou Bando (art. 288) – Crimes contra a Paz Pública – Penal Partes MINISTERIO PUBLICO FEDERAL (Adv. SAMUEL MIRANDA ARRUDA) x APOLO SANTANA VIEIRA x MATTEO BOLOGNA E OUTROS”.

Está, estranhamente, sob segredo de Justiça, embora seja difícil compreender a razão, porque depois de tanto tempo, não é possível que a natureza pública do processo pudesse atrapalhar as investigações.

No entanto, como Apolo entrou na Justiça contra os auditores-fiscais da Receita (e perdeu), é possível saber do que ele está sendo acusado, pela descrição do Desembargado Federal Ricardo Mandarino:

“No mérito, percebe-se dos autos que Auditores Fiscais da Receita Federal, no uso de suas atribuições legais, procederam a uma auditoria na empresa D’Marcas Comércio Ltda, apurando que havia uma atuação coordenada com outras empresas a ela ligadas, resultando em diversos ilícitos penais e tributários. No robusto relatório anexo ao auto de infração lavrado contra a mencionada empresa, concluíram os ora querelados que “uma mesma parte atua nas duas pontas da transação comercial, ou seja, o exportador e o importador se confundem. Não realizam operações comerciais, apenas as simulam, declarando valores para as mercadorias importadas, bastante inferiores aos realmente praticados no mercado internacional, utilizando-se para isso de documentos necessários ao seu desembaraço (faturas comerciais) ideologicamente falsos, emitidos aqui mesmo no país com a vontade livre e consciente de fraudar o Fisco, reduzindo o pagamento dos direitos aduaneiros incidentes sobre tais mercadorias.”

A D’Marcas pertence a Apolo e Matteo. E também a uma empresa chamada Freeway Capitals (sic) Corp, em tese situada nas Ilhas Virgens Britânicas, como consta dos registros da Junta Comercial de São Paulo, onde a D’Marcas tinha assentamentos por que  tem filial em Santana de Parnaíba, munícipio da Grande São Paulo.

Nos registros, Apolo representa a empresa caribenha.

A D’Marcas foi aberta por duas pernambucanas em maio de 1999 e, dois meses depois, passou a ser controlada pelo italiano Matteo. Em 2001, entram Apolo e a Freeway, que passam a ser majoritários, embora Matteo ainda tenha boa parte da sociedade.

Todos estes dados são públicos e oficiais, com as fontes devidamente citadas e linkadas aqui.

O “jornalismo investigativo” vai aceitar que exista um avião sem dono e donos sem rosto?

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

23 respostas

  1. Fernando Brito, sou leitora do seu blog há tempos e tenho que te cumprimentar pelo seu excelente trabalho investigativo.

  2. Meu amigo, não caia nesse denuncismo oportunista levantada pela UDN, deixe os udenistas descascarem o próprio abacaxi marinista… pode ter certeza que assim que conseguirem derrubar a Marina nas pesquisas, vão culpar sites (os blogs sujos) como o seu por ter apenas repercutido eles. Não vamos sair da nossa linha de desmentir as mentiras e mostrar o que foi feito… deixe esse udenismo para os profissionais pseudo-moralistas.

    1. Meu caro, eu não estou fazendo udenismo, mas jornalismo. Um avião caiu, morreram pessoas, o avião pode não ter dono e o dono não ter rosto? Isso seria encobrimento e encobrir fatos não é jornalismo. Se os jornais não dão – e ressalvo que o Estadão deu – é isso o que é deformação política, porque é notícia.

  3. Se fosse um PERNILONGO SEM ORIGEM DO PT, a globo diria que foi o responsável pelo surto de Dengue que dizimará os pobres do Brasil. E a Blablá…como é Fada…fará campanha voando com as “próprias” asas…mas o vento ascendente é do Itaú…

  4. Hoje tem Marina Silva no JN com William Bonner Simpson e Patricinha Poeta. Será que eles irão perguntar sobre a origem deste avião “fantasma” utilizado pela candidata? Quem é o dono? Quem pagou? Quantas vezes ela o utilizou? O PSB/Rede pagarão pelos danos sofridos pelos moradores/comerciantes atingidos pelo avião do(s) partido(s)? Será que eles serão tão incisivos e ríspidos quanto foram com Dilma? Vai ter dedinho na cara? Irão interrompê-la 16 vezes tal foi feito com a Dilma? D-u-v-i-d-e-o-d-ó! Vivemos num Estado laico e a Marina defende o criacionismo, ou seja, não acredita na clássica Teoria da Evolução das Espécies do cientista Charles Darwin. E certamente, como integrante da Assembleia de Deus possui restrições, ou no mínimo posições ambíguas quanto ao reconhecimento dos direitos civis de casais homoafetivos e/ou pesquisas com células tronco. Obscurantismo à vista? Isso será objeto de questionamento? Quem paga as contas da Marina? De que ela vive? Isso é sustentável? É isso que se chama “nova política”? Então, tô fora! Sou mais Dilma para o Brasil seguir mudando!

    1. Quem paga as contas de Marina Onda Vermelha? Com certeza dinheiro é o que não lhe falta ainda mais agora candidata a presidente. Ela é ongueira, tem infinidades de ongs que pagariam muito dinheiro para verem cada vez mais o atraso no Brasil e em especial na região norte. Marina só tem cara de inocente, mas isto é mais esperta do que voce possa imaginar. Não confio nela desde que foi ministra do meio ambiente.

  5. Caro Brito, O jornalismo investigativo aceita até que exista Cocaína sem dono e helicóptero com vontade própria… Aeroporto então, brota por aí sem neninguém saber como nem porque.

    1. Fiquei sabendo que o “Avião” é ECOLÓGICO, pois foi todo concebido ou conseguido com PNEUS RECICLADOS. Haja “PNEUS”!

  6. OS AVIÕS DE PROPRIEDADE FANTASMA PERTENCE A MESMA QUADRILHA E MARINA SABE DFE TUDO, POR QUE NÃO OUVI-LA?

  7. Não nem como nem quem, mas que a queda desse avião é estranha, isso sem sombra de duvidas. O avião não só caiu e incendiou, ele desintegrou-se.
    Só idiota para não ver isso.

  8. vcs acham q esse problema do avião pode atrapalhar a marina? pois tenho visto, eleitores se dizendo q ia votar nela desanimado com ela!

  9. Grande trabalho, Brito. Agora, aguardamos explicações da Sra. Marina na entrevista da Globo (rsrsrsr).

  10. Ouvindo “A Voz do Brasil” e postando. ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  11. Outra maneira de amarrar essas “pontas” soltas (e encobertas) dessa história é descobrir quem pagava o salário do piloto.

  12. A quem interessar possa: já que o avião não tem dono, posso ficar com a sucata pra vender no ferro velho?

  13. Creio que o clima da entrevista da Marina no Jor”mal” Nacional dependerá da pressão do PSDB (Lê-se Aócio) sobre a Groubo. Certamente ele irá pressionar para que perguntas delicadas sejam feitas de forma a prejudicar a Marina alterando o jogo em favor dele. Caso isto não ocorra, será um chá da tarde para a candidata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *