Após o recado de Francisco a Lula, vai uma autocrítica dos “checadores”?

Todos se lembram que, um mês e meio atrás, os pretensiosos “checadores de notícia” disseram que era “falsa” a informação de que o Papa Francisco teria enviado um terço para o ex-presidente Lula, preso na Polícia Federal.

Não era falsa e o próprio Vaticano fez uma corrigenda ao responsável pelo seu serviço de notícias em português, mas mesmo assim insistiram e nunca pediram desculpas públicas por terem levado, até, o Facebook a bloquear uma publicação do jornalista Renato Rovai.

Agora, Francisco foi além disso e enviou um manuscrito a Lula, por intermédio do ex-chanceler Celso Amorim, que o visitou ontem, aliás na folha de rosto de outro exemplar do livro que recebeu: “Lula – A verdade vencerá”.

Recebeu-o numa visita pessoal, porque o Papa tem, mais que ninguém, consciência das liturgias do cargo e o Brassil tem uma representaão diplomática que se relaciona com o Francisco que é chefe de Estado, no Vaticano.

O significado do gesto, porém, é inequívoco, evidente.

“A Luiz Inácio Lula da Silva com a minha bênção, pedindo-lhe para orar por mim, Francisco”, diz o texto, que inteligentemente registrou a recíproca do  que desejava dizer.

Aliás, Francisco maneja muito bem as entrelinhas do que comunica. A duração do encontro – uma hora – e permitir-se fotografar segurando o livro foram atitudes com significado, não acasos.

Infelizmente, a grande mídia brasileira – exceção à Folha, que registrou o encontro – preferiu jogar o fato na sombra do silêncio.

Perto dela, os guris do MBL são aprendizes de “fake news”.

Fernando Brito:

View Comments (14)

  • A Globofakenews vai checar se esse da foto é o Papa realmente ou algum cover que o PT contratou.

  • Chegará um dia em que a ira divina cairá sobre as cabeças destes fariseus do golpe. Que seja justa a medida em que agiram contra o presidente Lula e tantos outro humilhados em praça pública para satisfazer o deseja sádico e macabro dos verdadeiros donos deste pátria de gente sem amor.

    • JÁ CAIU CELSO! JÁ CAIU!
      AS PESQUISAS SÃO A DIAGNOSE DA SITUAÇÃO DE CAOS SOCIAL CRIADA PELO GOLPE DO PARTIDO NAZI-JUSTICIALISTA MAÇÔNICO DO BRAZIL...
      JÁ CAIU ATÉ A FICHA... TEM JORNALÃO TENTANDO SE AFASTAR RÁPIDO DO CENÁRIO DO CRIME QUE AJUDOU A PERPETRAR!
      LULA 2018!

  • Agora os checadores da Pátria (não confundir com os achacadores da Patria) irão provar, com algum escolado da USP, que se trata apenas de uma fotomontagem: o Celso Amorim é um boneco inflável, o Papa é uma cópia do museu de cera de Madame Thousseau, a grafologia não corresponde ao dono e o livro,, bem, o livro, nem é do LULA, porque foram os entrevistadores que tiveram que escrever por ele, porque é doutor sim, mas não se formou na Sorbonne.

  • Eu tentei comentar na página da Folha, mas infelizmente só é permitido aos assinantes... Isto explica o nível dos comentários.

  • Como a ex-aluna interna de um colégio de freiras (Sacré-Coeur de Jésus) está vendo a solidadriedade do Papa Francisco com Lula? Responde, Carminha.

  • Fodam-se os "checadores" de notícias !
    São todos uns canalhas a serviço dos GOLPISTAS DESGRAÇADOS !

  • O mantra do velho Roberto: "A Globo é o que é não pelo que deu, mas pelo que não deu"

  • Rapaz..
    é ship instalado no cérebro destes pelegos, salgadinhos de frango, nao é
    possivel. Para eles, este ato do Papa de solidariedade a Lula, apenas prova que
    o Papa é um desonesto também, nao que as
    ideias deles sobre Lula estejam distorcidas. Fica muito dificil, assim.

Related Post