Armadilha para Lula no STF: nada é limpo numa “Justiça com Partido”

Não fique surpreso com a notícia que é, neste momento, manchete do site do Estadão, afirmando que “Fachin quer julgar pedido de liberdade de Lula ainda em agosto“.

O assunto acaba de virar manchete também no site da Folha., que reproduzo acima.

Não, não há nisso qualquer intenção de reexaminar, como será inevitável que se faça, a questão da execução da pena antes do trânsito em julgado da sentença do ex-presidente.

Se fosse assim, não haveria porque empurrar com a barriga, como se faz, a definição geral sobre o tema, com os julgamento das ações que discutem a constitucionalidade da questão.

É apenas uma armadilha, aproveitando-se do que, em Direito, chama-se “pré-questionamento” que, num escorregão – a meu ver – da defesa de Lula, menciona a questão da elegibilidade do ex-presidente num recurso ao STF.

Colocar a questão em pauta, agora, abre espaço para que, com uma decisão negativa, não seja reconhecido um recurso à Corte Suprema contra uma eventual – e provável – decisão do TSE de negar registro à candidatura Lula. Ou, ao menos, negar efeito suspensivo a tal recurso.

Não se iludam que isso venha a ser uma fórmula para que as eleições transcorram com liberdade e sem exclusões.

Tudo é caviloso e nada é sincero no exame judicial do caso de Lula.

Trata-se de uma “Justiça com Partido”, em sua porção dominante. E de uma Justiça sem coragem, na minoria que não se insurge contra o arbítrio, presa a  laços corporativos que falam mais alto do que consciências frágeis.

 

Fernando Brito:

View Comments (61)

  • Triste do País que tem uma Suprema Corte rasteira, que foge do Império das Leis, como Conde Drácula da estaca. O(a)s Supremo(a)s Togas Pretas fazem política partidária sem recorrer às urnas para conquistar tal representatividade popular e ainda têm o mandato garantido até a Suprema e Faustosa aposentadoria, que lógico não será atingida nem de raspão pela Reforma da Previdência que hibernou, mas não morreu. Que País é esse? Perguntaria Renato Russo. Eu respondo: "Terra Brasilis".

    • E se ocorrer o óbito ? Um acidente aéreo, por exemplo ? Não seria a primeira vez...

  • A Defesa de Lula deveria retirar esse Recurso. Entrar com outro pedindo o julgamento da “definição geral sobre o tema”. Pra Lula ter o mesmo Direito de todos os Brasileiros.
    Os canalha de merda que rebolem pra fraudar Eleições.

  • Não é justiça. É um bando de corruptos que um dia vão encontrar em qualquer esquina a justiça de fato, a das ruas.

    • Ela está demorando a acontecer ,mas é a única que mete medo naqueles que debocham da lei.
      Somos todos mortais ,...até eles.

    • Melhor que eles encontrem a justiça não em uma esquina qualquer, mas em um tribunal renovado. Que julgue todos esses juízes, promotores e policiais federais desviantes que traíram as atribuições do cargo do qual foram investidos e também o país que lhes paga os salários, quando substituiriam a Constituição e as Leis pelo arbítrio das próprias razões.

  • Na entrevista do Kifuri com o Haddad a bergamo abre o jogo, que é o mesmo do merval: querem que o LULA desista da campanha porque só isto impedirá que o stf fuja da lei de da constituição ao impedi-lo.
    Brilhante, o LULA desiste para que eles não tenham que contrariar a lei.
    Se o LULA fosse muito bonzinho faria a eles este favor. Estão pedindo um favorzinho ao LULA. Para depois poder dizer que as instituições estão funcionando.
    Que gracinha!
    INCRÍVEL!

  • É uma Justiça e Ministério Público que fazem chicanas jurídicas contra o direito de um cidadão, coisa que é até tolerada e aceitável para a defesa, mas inaceitável para quem julga e acusa, pois estes devem procurar se aproximar e buscarem a verdade e não a condenação a qualquer custo.

  • Carmen Beto Carneiro, Fred Mercury Barroso, Rosa Literatura Weber, Luiz Moradia da Filha Fux, Edson Fraquim. Este o Quinteto Anêmico do STF. Na Marvel seria um fracasso de bilheteria. Já no Brasil, os Marinho garantem o jeton. E que jeton...

  • Carmen Beto Carneiro, Fred Mercury Barroso, Rosa Literatura Weber, Luiz Moradia da Filha Fux, Edson Fraquim. Este o Quinteto Anêmico do STF. Na Marvel seria um fracasso de bilheteria. Já no Brasil, os Marinho garantem o jeton. E que jeton...

  • Nessa história meu medo é que a parte do PT que quer lançar o "plano B" leve adiante essa ação desastrada. Para, depois que o resultado for desfavorável a Lula, terem a desculpa para as bases: "Ah, que pena, tentamos libertar o Lula, mas não deu..."

    • A militância tem de formar posição...não haverá recuo...a decisão foi e sempre será de LULA e de ninguém mais.....

    • Se levarem isso adiante será o fim do PT. A militância jamais perdoará.

      • Também acho, cousinelizabeth. Mas tenho a impressão de que parte do PT não se importa mais com a própria militância. Triste, pois cavam a própria cova com essa atitude.

  • Resumindo, é a finalização do golpe "com Supremo com tudo". #LulaLivre! ????

Related Post