Armadilha para Lula no STF: nada é limpo numa “Justiça com Partido”

Não fique surpreso com a notícia que é, neste momento, manchete do site do Estadão, afirmando que “Fachin quer julgar pedido de liberdade de Lula ainda em agosto“.

O assunto acaba de virar manchete também no site da Folha., que reproduzo acima.

Não, não há nisso qualquer intenção de reexaminar, como será inevitável que se faça, a questão da execução da pena antes do trânsito em julgado da sentença do ex-presidente.

Se fosse assim, não haveria porque empurrar com a barriga, como se faz, a definição geral sobre o tema, com os julgamento das ações que discutem a constitucionalidade da questão.

É apenas uma armadilha, aproveitando-se do que, em Direito, chama-se “pré-questionamento” que, num escorregão – a meu ver – da defesa de Lula, menciona a questão da elegibilidade do ex-presidente num recurso ao STF.

Colocar a questão em pauta, agora, abre espaço para que, com uma decisão negativa, não seja reconhecido um recurso à Corte Suprema contra uma eventual – e provável – decisão do TSE de negar registro à candidatura Lula. Ou, ao menos, negar efeito suspensivo a tal recurso.

Não se iludam que isso venha a ser uma fórmula para que as eleições transcorram com liberdade e sem exclusões.

Tudo é caviloso e nada é sincero no exame judicial do caso de Lula.

Trata-se de uma “Justiça com Partido”, em sua porção dominante. E de uma Justiça sem coragem, na minoria que não se insurge contra o arbítrio, presa a  laços corporativos que falam mais alto do que consciências frágeis.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

61 respostas

  1. Triste do País que tem uma Suprema Corte rasteira, que foge do Império das Leis, como Conde Drácula da estaca. O(a)s Supremo(a)s Togas Pretas fazem política partidária sem recorrer às urnas para conquistar tal representatividade popular e ainda têm o mandato garantido até a Suprema e Faustosa aposentadoria, que lógico não será atingida nem de raspão pela Reforma da Previdência que hibernou, mas não morreu. Que País é esse? Perguntaria Renato Russo. Eu respondo: “Terra Brasilis”.

    1. E se ocorrer o óbito ? Um acidente aéreo, por exemplo ? Não seria a primeira vez…

  2. A Defesa de Lula deveria retirar esse Recurso. Entrar com outro pedindo o julgamento da “definição geral sobre o tema”. Pra Lula ter o mesmo Direito de todos os Brasileiros.
    Os canalha de merda que rebolem pra fraudar Eleições.

  3. Não é justiça. É um bando de corruptos que um dia vão encontrar em qualquer esquina a justiça de fato, a das ruas.

    1. Ela está demorando a acontecer ,mas é a única que mete medo naqueles que debocham da lei.
      Somos todos mortais ,…até eles.

    2. Melhor que eles encontrem a justiça não em uma esquina qualquer, mas em um tribunal renovado. Que julgue todos esses juízes, promotores e policiais federais desviantes que traíram as atribuições do cargo do qual foram investidos e também o país que lhes paga os salários, quando substituiriam a Constituição e as Leis pelo arbítrio das próprias razões.

  4. Na entrevista do Kifuri com o Haddad a bergamo abre o jogo, que é o mesmo do merval: querem que o LULA desista da campanha porque só isto impedirá que o stf fuja da lei de da constituição ao impedi-lo.
    Brilhante, o LULA desiste para que eles não tenham que contrariar a lei.
    Se o LULA fosse muito bonzinho faria a eles este favor. Estão pedindo um favorzinho ao LULA. Para depois poder dizer que as instituições estão funcionando.
    Que gracinha!
    INCRÍVEL!

  5. É uma Justiça e Ministério Público que fazem chicanas jurídicas contra o direito de um cidadão, coisa que é até tolerada e aceitável para a defesa, mas inaceitável para quem julga e acusa, pois estes devem procurar se aproximar e buscarem a verdade e não a condenação a qualquer custo.

  6. Carmen Beto Carneiro, Fred Mercury Barroso, Rosa Literatura Weber, Luiz Moradia da Filha Fux, Edson Fraquim. Este o Quinteto Anêmico do STF. Na Marvel seria um fracasso de bilheteria. Já no Brasil, os Marinho garantem o jeton. E que jeton…

  7. Carmen Beto Carneiro, Fred Mercury Barroso, Rosa Literatura Weber, Luiz Moradia da Filha Fux, Edson Fraquim. Este o Quinteto Anêmico do STF. Na Marvel seria um fracasso de bilheteria. Já no Brasil, os Marinho garantem o jeton. E que jeton…

  8. Nessa história meu medo é que a parte do PT que quer lançar o “plano B” leve adiante essa ação desastrada. Para, depois que o resultado for desfavorável a Lula, terem a desculpa para as bases: “Ah, que pena, tentamos libertar o Lula, mas não deu…”

    1. A militância tem de formar posição…não haverá recuo…a decisão foi e sempre será de LULA e de ninguém mais…..

      1. Também acho, cousinelizabeth. Mas tenho a impressão de que parte do PT não se importa mais com a própria militância. Triste, pois cavam a própria cova com essa atitude.

  9. Infelizmente Fachin é a maior decepção do STF. Faz política o tempo todo. Deveria se preocupar em cumprir a CF, e não com sua violação. Contra o posicionamento político do STF, o povo gritando Lula Livre!

    1. Nós e as torcidas conjuntas do Flamengo e do Corinthians estamos convencidos de que o Fachin e a Carmen Lúcia estão sendo vítimas de uma chantagem da qual não podem fugir de nenhuma maneira. Eles não são mais donos de si mesmos. É uma ameaça tão forte que os faz se voltarem contra seu próprio país e seu povo.

  10. Em terra de papulação BANANA todo tipo de canalha se arvora no direito de fazer o que é oportuno aos insteresse da CIA e marinhos.

  11. Qualquer criança sabe que, em direito penal, enquanto é somente acusado, o tempo fala em favor do réu, sempre. Todas as vezes que um juiz deseja acelerar o resultado de um julgamento, é sempre com o fim de chegar a um resultado prejudicial ao acusado. Uma prova do que aqui foi dito é justamente a condenação de Lula pelos 3 “honestos” desembargadores do TRF-4. A manobra feita por Fachin, recentemente, exatamente contra Lula, comprova isso.

  12. O golpe não vai aliviar.

    A única chance que teríamos seria investigar estrategicamente a vida pessoal dos juízes do TSE que irão julgar a candidatura de Lula.

    E fazer igual nos filmes: ameaçar jogar na rede as sujeiras que foram encontradas.

    Fora isso….

    Esses FDP não têm um um pingo de escrúpulos.

    E se o candidato indicado pelo PT para substituir Lula estiver na ponta, vão aprontar também…

  13. Farshin:

    – Pelo amor de Deus, reflitam! As centrais sindicais dos Estados Unidos estão pedindo a liberdade do Lula! A imprensa do mundo inteiro já está falando que os julgamentos do Lula são uma farsa e uma imposição golpista! Vejam bem, vinte congressistas americanos, inclusive o possível futuro presidente dos EUA, está pedindo a liberdade de Lula e a oficialização de sua candidatura a presidente! Oitenta mil pessoas foram ao festival histórico da Lapa onde compareceram Gilberto Gil e Chico Buarque, para pedirem a libertação de Lula e a aceitação da legalidade de sua candidatura! O que vocês estão me pedindo é desumano, é impossível para um ser humano normal fazer!

    Mídia da direitona:

    – Não interessa quem está fazendo o quê! O mundo não nos interessa, só nos interessamos pelo que se passa aqui, entre nós. Você vai ter que proibir a candidatura do homem e é agora, ou você sabe muito bem o que vai acontecer a você!

  14. Na entrevista do Kifuri com o Haddad a bergamo abre o jogo, que é o mesmo do merval: querem que o LULA desista da campanha porque só isto impedirá que o stf fuja da lei de da constituição ao impedi-lo.
    Brilhante, o LULA desiste para que eles não tenham que contrariar a lei.
    Se o LULA fosse muito bonzinho faria a eles este favor. Estão pedindo um favorzinho ao LULA. Para depois poder dizer que as instituições estão funcionando.
    Que gracinha!
    INCRÍVEL!

    1. Não querem o onus (de repercussão internacional) de tornar Lula inelegível, não querem colar esse estigma histórico em suas testas, mas pelo visto não vão escapar desse julgamento que será mais da instituição do que de Lula.

    2. Vi esta coisa que você mencionou. Impressionante a cara de pau e o sadismo desta galera dos quintos do supremo. Batem no cara, no caso o Lula, até não quererem mais. Não conseguem derrubar o adversário e ainda querem que ele faça o favor de não revidar e desistir da luta. perdendo por wo. A coisa mais boa que aconteceu neste golpe foi o desmacaramento deste nosso judiciário elitista, anti-povo e subalterno aos interesses internacionais. eu sempre desconfiei desta gente limpinha dos tribunais. Pagamos horrores pra estes sabotadores da pátria e da constituiçao pra eles trabalharem pra globo. Haja asco !!!

    3. Pelo contrário, se Lula se candidatar será a oportunidade do TSE impugnar a chapa inteira do PT. Eu não confio na ideia de por Lula na cabeça para o voto ir pro vice, não com esse STF!

  15. Esse velho carcaça Fachin, é apenas mais um canalha no tribunalzinho dos Supremos Canalhas, num país de juízes ladrões,propineiros,corruptos,subornados e vendedores de sentenças. Valem menos que um cucaracha assassino de aluguel do Cartel de Sinaloa.

  16. A chefona dona rede globo quer LULA preso, calado, inelegível e sem poder indicar o próximo presidente. Os vassalos do judiciário e grande mídia correm para servir a toda poderosa globo. Os coxinhas assustados, percebem que Alckmin pode perder para o bolso-capeta e os pobres de direita, coitados, repetem as asneiras que recebem por whatsapp, sem saber direito que porra estão fazendo neste mundo. Enquanto isso, o país vai sendo fatiado, vendido e vamos nos tornando cada vez mais irrelevantes no cenário internacional, sem direitos, sem empregos e sem esperança.

  17. Pois é, a justiça só deveria agir se provocada, com tantos processos esperando anos para andarem um milimetro dentro desses gabinetes (como o do malfadado auxilio moradia) qual a razão e interesse desse pessoal em acelerar o julgamento de Lula? O interesse da justiça no jogo politico deveria ser zero.

  18. Resulta claro que a BANDIDAGEM TOGADA,junto a toda a corja organizada e dirigida por usa NÃO ENTREGARÁ O PODER DE MÃO BEIJADA.
    A SUA AÇÃO CRIMINOSA (dos bandidos togados)JÁ FOI TÃO LONGE ,QUE A PRESERVAÇÃO DO GOLPE É A SUA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA.
    Lula deverá continuar com a sua denuncia,-a censurada cadeia sem provas imposta pela bandidagem-,porque ela garantirá a não legalização de toda a sujeira em que fomos jogados.
    Não se construirá um país na base dos conchavos políticos ( como alguns blogueiros sugerem),tão comprovadamente nefastos,NÃO CAÍMOS TÃO BAIXO COMO PARA ACEITARMOS AS ESMOLAS QUE OS BANDIDOS ESTÃO A NÓS OFERTAR.

  19. e pensar que lula e dilma são responsáveis pela maioria dessa corja. realmente as nomeações para o simulacro de tribunal federal são um atestado de formação de quadrilha.

  20. O golpe foi dado para retirar o PT do poder. É inocência pensar que os golpistas irão permitir que, justamente, o PT retorne ao poder. Se não conseguirem eliminar a candidatura do Lula eles vão eliminar a eleição.

  21. Até Kim Jong Un (o ditador da Coréia do Norte) deve ter inveja dos tucanos quanto a um judiciário tão servil e leal.

    1. “Ditador” por “ditador”, você prefere o (ditador) ianque ? . . . Ou não é (também) ? …

      1. Trump bem que tenta aparelhar as instituições – o mais contundente exemplo é a agência ambiental dos EUA, em que colocou um fantoche que nega o aquecimento global.

        Porém, ainda não conseguiu chegar ao nível do monarca comunista (!?) da Coreia do Norte.

        Mas nada supera os tucanos, notadamente os do Tucanistão e Minas da Fantasia do Aécio.

  22. O golpe foi dado para tirar o PT do poder. É ingenuidade pensar que os golpistas irão permitir o retorno, do PT ao poder. Se não conseguirem eliminar o Lula das eleições eles vão eliminar a eleição.

  23. Ninguem mais me convence de que o avião em que estava o Teori Zavaski caiu assim, assim, simplesmente caindo. Em outras palavras, acredito que tenha sido derrubado.
    Então, concluo, pelo golpe, os golpkstas mataram.
    Se mataram, o que mais não estariam dispostos, ou determinados, a fazer?

  24. Sou um misto de Poliana e Velhinha de Taubaté com pitadas de masoquista. Não creio que Fachin esteja fazendo isso para ferrar o Lula e como não entendo nada de Direito (nem de Torto) admito que esteja sendo técnico, só “nos autos”, como dizem os entendidos. Agora, se vier a ser comprovado que não é assim, que ele está só fazendo o golpe andar, penso que ninguém mais deve chamá-lo de verme para não ferir a dignidade daqueles bichinhos tão bonitinhos, tão branquinhos, tão fofinhos. Por que ? Porque depois da luta de Dilma e do PT para guindá-lo ao STF, enfrentando a sanha fascista de seus opositores, sem demérito de seu, dele, currículo exemplar até a época, um verme seria de maior respeitabilidade a aqueles que nele confiaram. Um verme não trairia tão vilmente dessa maneira. Estaríamos diante de um misto de judas e joaquim silverio com pitadas de tartufo. O futuro esclarecerá.

  25. A cada nova notícia o desanimo aumentar. A inclusão solução possível não acontecerá, porque só uma rebelião do povo e a desobediência civil podem mudar este estado de coisas

  26. Alguém falou que a casta dos togados está fazendo política. Antes fosse!
    Na verdade, o que eles fazem é a mais porca politicagem misturada com o mais despudorado fascismo.
    São golpistas a rasgar a Constituição e deletar o Estado Democrático de Direito.
    Enquanto o Soberano não se manifestar, a bandalheira vai continuar.
    Soberano é o povo que acordará a qualquer momento e fará valer a sua vontade. E ai daqueles que o traíram, porque não merecem perdão.

  27. Longe de acreditar que, ainda existam muitos cidadãos que pensam que as autoridades são seres superiores ou intocáveis, como se isso, apesar de parecer, ele não seja como parece, maior do que qualquer cidadão comum, conforme dispõe a CF e, sua autoridade outorgada pelo povo, nos termos dessa mesma CF, tem uma finalidade constitucional específica, ser um servidor confiável, justo e correto do povo, fato que, fora isso, por exemplo, o cidadão-ministro ou o cidadão-Juiz, como qualquer outro cidadão, excluído, pobre, miserável, marginalizado, coxinha, mortadela, milionário, empresário, religioso, mulher, branco, negro, índio, nordestino, gaúcho, etc, cada um deles, têm apenas, um voto, porque, conforme o que dispõe o Caput do Art. 5º da CF que diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, etc” e, associado ao Inciso LVII do mesmo Artigo 5º da CF, que assim se expressa: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;” . Esses editos constitucionais, importantes, fecham de forma clara, dentre outros, o enunciado jurídico constitucional, para o fácil entendimento de especialistas a leigos nos assuntos jurídicos, referentes aos Direitos e à Liberdade dos cidadãos brasileiros.
    Esse enunciado, é reforçado pelo §Único do Artigo 1º da CF, que assim se expressa, sobre a origem de onde vem o Poder constitucional da República Federativa do Brasil: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos diretamente ou nomeados, nos termos desta Constituição”.
    À luz do acima exposto, o poder natural do Ministro/Juiz, como cidadão, é UM VOTO. Agora, a sua autoridade delegada, quando investido na função jurídica, a bem do interesse e vontade do povo, não é mérito seu mas, da confiança, do respeito e da consideração desse povo que, lhe é outorgada a ele, para ser árbitro de conflito de direitos e outros, para ele ser guardião da Constituição e das Leis; para ele ser guardião dos direitos dos cidadãos e da justiça imparcial; para ele ser guardião da paz social, etc, para serem justos, corretos, éticos e humanos, para o bem da sociedade.
    Deve ser lembrado, no entanto, que, quando um cidadão-juiz desrespeita a Constituição, desrespeita a ética e as boas práticas jurídicas, desrespeita as leis e sua condição de árbitro imparcial, desrespeita os direitos dos cidadãos, desrespeita a justiça imparcial e igual para todos, que não promove a paz social, etc, esse cidadão e juiz, não merece mais, a dignidade da função sagrada de juiz de direito do povo e deve ser responsabilizado constitucionalmente, por esses crimes.
    O cidadão errou, prejudicou alguém, se tornou autor de quaisquer tipo de crimes nos termos da CF e das leis em vigor, seja juiz ou cidadão comum, não há o que esconder-se, como criminoso, ele tem que ser investigado, indiciado, julgado com todos os direitos a ampla defesa e, se culpado, responsabilizado por crime constitucional, na mesma velocidade com que a Lava-Jato julga seus acusados, ou seja, ele terá que experimentar o rigor da justiça.imparcial, que ele negou aos outros.

  28. Enquanto isso Toffoli, Lewandoviski, Marco Aurélio, se acovardam, lavam as mãos e fingem que não tem o que fazer. Que falta nos faz um Gilmar Mendes progressista que defendesse a democracia e a CF88.

  29. Na verdade não é o pedido de LULA que vai ser julgado. O que vai ser julgado é a justiça brasileira, partidária, antinacionalista, entreguista e golpista. Então, fica claro que essa justiça, mesmo transgredindo as leis e ferindo de morte a Constituição Federal, será absolvida, pois estarão julgando a si próprios. O condenado continuará sendo LULA. Aliás, os condenados continuarão sendo LULA, o Brasil e seu Povo. Portanto, há que se corrigir essa covardia judiciária com o VOTO. Mesmo que depois, essa mesma “justissa” ajude, novamente, a cassar 45 milhões de votos. Nossa “justissa” não sobrevive em ambiente democrático. Ela é dependente e subserviente aos GOLPES e aos GOLPISTAS. É só ler a história do Brasil.

  30. Resta saber se os juízes legalistas – Lewandowski, Toffoli, Marco Aurélio, Celso de Mello, o próprio Gilmar Mendes e até a Rosa Weber – irão aceitar participar do golpe. Se eles aprovarem isso, nunca mais terão paz na vida. Carmem Lúcia, se fosse minimamente inteligente (coisa que já provou que não é) deixaria essa batata quente pro TSE resolver, e lá eles estão se borrando todos com medo da reação do povo caso impeçam Lula de se candidatar.

  31. O PT deveria agir com inteligencia agora. Uma chapa com Lula corre o risco de ser impugnada, e o PT ficaria sem chapa alguma. O STF e o TSE são capazes de fazer isso, pois não obedecem lei alguma. O mais importante é oferecer um candidado de Lula, alguém do PT que tenha uma imagem boa, como Jaques Wagner. O cenário melhorou muito. Alckimin se aliou a todos os vermes que afundaram o governo Lula, e o povo sabe disso. Bolsonaro continua a falar bobagens e não vai ultrapassar a barreira dos radicais, tende a perder votos. Horrível sua entrevista no roda viva. Ciro veio com um discurso radical de enfrentamento desnecessário. Há espaço para um candidato digno, confiável, que traga paz ao cenário conflagrado. A maioria da população não aguenta mais este cenário de conflagração e radicalismo. E Wagner pode libertar Lula. Ciro jamais faria isso, pois Lula preso é garantia de seu futuro!

  32. Um comentário “gozado” com relação ao STF e todo o seu “poder”. Está com os dias contados. Esta eleição será radical, e será Bolsonaro ou alguém da esquerda a ganhar. Seja quem for, vai convocar o congresso a cortar as asinhas desta camarilha de juizes. Eles serão os próximos a terem os filmes queimados e expostos… e olha que eles tem MUITO podre para ser revelado. Um congresso renovado, e um presidente nos primeiros 100 dias… vcs vão ver um ou dois ministros serem derrubados. Se for o Bolsonaro, ele mesmo já disse que vai confrontar o STF. Se for o PT, é óbvio que é a solução!

  33. Fernando Brito não deixou espaço nem para debate. É exatamente isso, um truque para deixar a defesa de Lula sem opções.
    Não se iludam mesmo. São muitas cabeças preparadas juridicamente dando idéias, simulando as possíveis reações da defesa e já preparando a solução que eles confortavelmente tomarão em seguida.
    É muito simples. Existem no Brasil hoje dois sistemas Judiciários: um é o de rotina, que julga tudo conforme a a Constituição ou o mais perto possível disso.
    O outro é o Judiciário que julga Lula, onde vale todo tipo de rasteirisse, tipo Juiz em férias se intrometer em decisão de Juiz trabalhando, toda sorte de arranjos e conchavos entre Juizes de 1ª Instância, Ministros do STF de caráter duvidoso e Desembargadores vaidosos que só pensam em manter seus privilégios em poses decadentes.
    Neste Judiciário, Lula é um alvo a ser abatido. Não tem qualquer chance.

  34. A atitude de alguns togados do STF tem algo a ver com “eu sei o que você fez no verão passado”? Só se ameaça quem tem o rabo preso.

  35. O Partido do judiciário é uma vergonha para nós brasileiros, já os de lá de dentro do Partido do judiciário, perderam totalmente a vergonha. Lá acabou o envergonhamento com determinadas atitudes. Não temos Judiciário, só palhaçadas em todos os níveis lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *