Lula “fecha” o Nordeste com acordo com o PSB

O episódio da adesão do PSB – especialmente de sua porção nordestina, a mais expressiva – à candidatura Lula é a prova mais evidente que se poderia ter de que são improcedentes as análises políticas que apontam um “isolamento suicida” do PT ao manter a candidatura Lula.

Os “caciques” do PSB não são “bobinhos”, não são “sonháticos”, não são “festivos”. Estão cuidando é de garantir sua eleição e, ao menos no Nordeste, não tem eleição para quem não tiver/der apoio a Lula.

Ou a quem ele indicar, se impedido de disputar a eleição, como desejam a Justiça, a mídia, o “mercado” e analistas de política valentes ao ponto de não verberarem contra o afastamento do líder das preferências populares do direito de estar na urna.

O que Lula fez, portanto, foi “fechar” o Nordeste, parte vital de sua estratégia.

Ter metade dos votos no Nordeste é o equivalente a pouco mais de 13% dos votos nacionais.

Míseros 15% de votação no resto do país ( para ficar num número que nem mesmo os antilula se atreveriam a contestar) ainda assim, dariam mais 11% e, portanto 24% do Brasil inteiro.

Mais do que tem hoje qualquer outro concorrente e suficiente, com sobras, para levar alguém ao segundo turno e, portanto, a “outra história”.

É uma bobagem esta história de que o PT “isolou” Ciro.

Quem isolou Ciro foi ele mesmo, ao dar ênfase exagerada às suas legítimas diferenças com PT e achar que bastaram os anos em que esteve com Lula e Dilma para credenciá-lo a absorver os votos do ex-presidente.

Com todo o respeito a ele e também aos pré-candidatos do PT que tiverem de remanejar suas ambições pessoais por tal ou qual cargo local, o que está em jogo é o Brasil.

E o Brasil está se movendo por conta de Lula, que é o centro de gravidade desta eleição, mesmo preso em Curitiba.

A “ideia Lula”, que não é contida por grades, espalhou-se e dá a eleição ares de um estranho plebiscito.

Os a favor do ex-presidente, na prática, estão coesos, como mostram as pesquisas e não mostram as candidaturas.

O antilulismo, porém, é um saco de gatos a se engalfinharem.

A realidade da eleição vai se encaminhando para um só “Lula” e vários “antilula”.

Dos quais, teme a direita, sairá um talvez tão horrendo que não consiga liderar os outros.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

94 respostas

  1. POR COERÊNCIA E VERGONHA NA CARA CANCELAMOS NOSSO COMBOIO A BRASÌLIA DIA 15,LULA E O PT NÃO PRECISAM DA GENTE ELES PRECISAM DO APOIO DO PSB QUE DERRUBOU DILMA.

    1. Essas letras maiúsculas são coisa de coxinha disfarçado.
      Vocês sabem o que é democracia ?
      QUEM é Ciro Gomes no processo eleitoral ? Com 5% ?
      Ciro tem que brigar é com Bolsonaro que está toneladas de votos na sua frente.
      Projetos PESSOAIS não podem se impor ao interesse do partido e do país. Isto é BÁSICO na democracia. O contrário já vimos com Martha, Marina, Cristovam, etc.

      1. Tomara que você tenha razão sobre o coxinha disfarçado. Mas a indignação por enquanto é mesmo muito grande. Vamos ao debate. É melhor esfriar a cabeça para contar o prejuízo e a vantagem.

      2. PRIMEIRO SEU ***** TENHO ANOS DE MILITÂNCIA NA INTERNET AQUI É **** *****,SEGUNDO VA A *** E SE ACHAR **************

        Comentário editado pela moderação

        Por favor, ao autor do comentário e à pessoa que o respondeu: Vamos evitar as ofensas pessoais, estamos todos do lado da democracia, mas chamar de “coxinha disfarçado” e responder isso com palavrões não agregam nada, em absoluto. obrigado.

      3. vc desdenha 5 % dos votos ?? ..Vc sabe quanto foi a diferença entre a Dilma e o Aécio mesmo contando com a unidade da esquerda e Lula livre para andar o País ??….foi só 3 %…agora a maioria do PMDB e o centrao do lado de lá e vc ainda ataca os antigos aliados …vc deve ser um coxinha tentando se passar por petista…..não há como racionar diferente…

    2. É incrível. A nosso ver, os golpistas conseguiram acabar com o PT no Nordeste, onde era mais forte. Estava com o estado de Pernambuco na palma da mão, e agora não tem mais moral para falar do apoio ao Eunício no Ceará. Você não tem ideia do que significa perder o governo do estado de Pernambuco e deixá-lo nas mãos dos golpistas traiçoeiros do Nordeste, os reacionários mais retrógrados do país. Mas como é o Brito que está falando o contrário, ainda resta um fio de esperança de que não tenhamos razão.

      1. E o apoio ao golpista Renan Calheiros em Alagoas?!?!
        Aliás, lá é mais que apoio é coligação!
        Com esses acordos deixamos de eleger deputados e senadores do pt para eleger desses outros grupos que se unem, na Câmara e no Senado, contra o pt e o povo.

      2. E o apoio ao golpista Renan Calheiros em Alagoas?!?!
        Aliás, lá é mais que apoio é coligação!
        Com esses acordos deixamos de eleger deputados e senadores do pt para eleger desses outros grupos que se unem, na Câmara e no Senado, contra o pt e o povo.

    3. Não sabemos a que “passarinho” tu te referes, a ave, ou algum “passarinho” dos tempos da ditadura mas de antemão, a ave te garanto sou contra. Espero que tenhamos inteligência e juízos suficientes, para não cairmos na armadilhas da direita, justo no raiar da eleições, mesmo porque sem a nossa máxima união. Não podemos subestimar a direita com suas artimanhas, por todo o Brasil, pois podemos por tudo a perder, inclusive nos Estados onde a Esquerda poderá ter um grande resultado, e Minas Gerais de DILMA-CORAÇÃO VALENTE, é um desses Estados. Vamos com calma, muita garra, e perseverança, e também com muita criatividade, com certeza venceremos as manipulações e manobras da Mídia Conservadora e entreguista, que tudo farão, para destruir LULA, “A Maior Liderança Popular do Brasil”, em todos os tempos, bem como o PT, o partido que tem a maior preferência Nacional, e é o partido que mais fez pela Inclusão Social do Povo Brasileiro, em toda história. Muita calma, para não cairmos nas armadilhas da direita e de seus militantes infiltrados, e deixemos bem claro que à petista Marília Arraes, com sua sabedoria e experiência, com certeza, estará reservado um futuro brilhante na política brasileira. NÃO TEM ARREGO ! NÃO VAMOS NOS DISPERSAR NUNCA MAIS ! LIBERDADE PARA LULA JÁ ! LULA PRESIDENTE, OU QUEM LULA INDICAR DO PT, COM A FÔRÇA DO POVO !

    4. Tem gente embarcando na onda sem sequer questionar os motivos do partido. A direita, através da blogosfera comercial, manipula militância contra decisões pragmáticas do PT. Está em jogo uma questão maior que é a governabilidade e tempo de TV na esfera federal. Lula é conciliador único capaz de tirar o Brasil da miséria em q se http://encontra.Se fosse ele jamais teria sido deposto justamente por sua capacidade de costurar alianças e tirar vantagens delas. Por isso está preso.É preciso acabar c essa desunião que só ajuda a direita…

    5. DUVIDO que quem esteja disposto a seguir para Brasília dia 15 desista por causa desse acordo com o PSB. Concordo que isso é coisa de coxinha disfarçado. Aliás quase a totalidade da indignação que eu ví propalada mensagens nas redes sociais vem de pefis com nomes fictício como esse tal de “caçador de passarinhos”. Os perfis que eu sei serem de pessoas reais não estão se colocando contra o PT, muito menos contra o Lula por conta desse acordo. Tem sim muita gente discordando, mas não nesses termos e sim como uma divergência democrática de visão estratégica.
      Não vamos cair nesse golpe recorrente do ‘petista arrependido” ou do “petista revoltado”, isso são mentiras da direita usadas há bastante tempo.

  2. Perfeito fbm sobre o cirandeiro: ele mesmo sempre conseguiu se autodestruir dando vários tiros nos pés; não sobrou dedos pelo jeito… rsrsrs

  3. Lula é exímio e refinado no manejo do tabuleiro político. Mesmo injustamente encarcerado a mais de 115 dias, conduz o jogo eleitoral ao seu compasso e ritmo. Mesmo que seja impedido de disputar as eleições, face um golpe judicial que desrespeitará a Constituição, a Lei Eleitoral e o Código Penal, já garantiu a ida pra o 2º turno ao seu possível indicado, cuja a minha preferência pessoal é Gleisi Hoffmann. Lula é gigante na história de Vida e na arte de fazer Política. Caso seja impedido de se candidatar vai produzir a maior transferência de votos já vista numa eleição em todo o mundo, com a Força e o Voto do Povo. Lula preso é tão ou mais político que #LulaLivre

    1. Caso o judiciário não continue seu quase diário estupro da constituição, não tenho dúvidas de que o PT será o grande vencedor

  4. Oportuníssima a obra “A divina comédia”, de Dante, quando se vê o que acontece hoje no Brasil. Lá o mais baixo inferno, o sétimo círculo, é reservado aos piores criminosos: os traidores. Esta história de “fechar” o nordeste em torno do nome de Lula ou quem ele indicar não encontra correspondência com a realidade, pois em Pernambuco e em Minas foi onde o tiro saiu pela culatra. Veremos o desenrolar desta comédia de muitíssimo mal (não mau) gosto protagonizada pelo agônico pt, que aliás é useiro e vezeiro em traições na sua história. A propósito, quem o pt vai arrumar para ser o substituo do Lula? Quem vai ter a deteriorada personalidade política para aceitar ser um pau-mandado do cárcere? Já ia votar no Ciro e agora mais do que nunca. O que será que a Manuela e o Boulos estão pensando desse vergonhoso movimento “essssperto, você me entende?” do pt?

    1. Compartilho de seu pensamento.
      Esse “acordo” é o mais do mesmo entre pt e psdb. Lei de Gerson!

    2. Agônico PT ? não sou petista, um partido de centro esquerda quase centro ,( a extrema direita no Brasil denomina a si própria como centrão) ,mas dizer que o PT é um partido agônico é repetir o erro dos GOLPISTAS após as eleições municipais de 2016.
      Se vc é cirista ,um político com projeto PESSOAL DE PODER antes que um projeto para o Brasil,assuma-se,não coloque nas eventuais “fraquezas” dos pts ,a sua predileção por ciro..

  5. PERFEITO ! PARABÉNS ! Coerência e lucidez. Projetos pessoais não são maiores do que o interesse dos partidos e do país. Isto é algo que muitos brasileiros, inclusive da esquerda, não compreendem.

    1. O que prevaleceu foi o interesse do partido? Ganhar o governo de Pernambuco seria mero interesse pessoal? E o que o Ciro ganharia com o valoroso apoio do PSB, um ponto a mais nas pesquisas? O que está a parecer é que o PT fez um péssimo negócio político. E não ter o Márcio Lacerda na disputa (parece que ele vai disputar de qualquer jeito), em que ajudaria o PT em Minas? Mas pode ser que eles (eles!) lá, repletos do alto astral conferido pelo Lula, estejam vendo coisas que o comum dos mortais não está vendo. Contanto que não sejam as mesmas coisas que via o imbatível advogado José Eduardo Cardoso.

  6. Os ciristas que estão cuspindo fogo nos comentários ,quem sabe se acalmariam se por um instante pensassem que as coisas poderiam ser diferentes se o ciro tivesse assumido uma outra postura.
    Após a terrível experiência do golpe com a consequência real da inviabilidade do Lula ,ele deveria ter assumido uma posição REAL,CONCRETA E VALENTE NA CRITICA CLARA E PRECISA DA PRISÃO ILEGAL DO LULA.
    Falto-lhe CORAGEM E LHE SOBROU EGO como para faze-lo,terrível erro político,fosse VALENTE sua postura,seria com certeza o candidato que as massas petistas aceitariam.Requião foi infinitamente mais claro e enfático na defesa do lula.

    1. não são os ciristas que estão cuspindo fogo. São os petistas que estão vendo nessa aliança a ruína de seu partido, no momento mais delicado de sua existência.

    2. não são os ciristas que estão cuspindo fogo. São os petistas que estão vendo nessa aliança a ruína de seu partido, no momento mais delicado de sua existência.

      1. curioso que a opção desses “petistas” é ciro .Se a crítica é o “pragmatismo” utilizado em alianças ,esquecendo o passado,a opção ciro e o “centrão” é um belo exemplo.
        Petista desiludido,provavelmente anularia seu voto.

    3. Label Vargas, nem todo socialista assim como nem todo eleitor de esquerda é, necessariamente, petista…..por que teria que ser ??
      não sei como é difícil entender isso…a não ser que a pessoa queira a vitória da direita….

  7. QUANDO DIGO SER PRECISO NAS ELEIÇÕES DO PARTIDO APERTAREM OS DELEGADOS PARA QUE VOTEM MAIS A ESQUERDA ME ATACAM.POUCO ME IMPORTA SE LULA GLEISI, LINDBERG SÃO DA CORRENTE CNB,INTERESSA A MIM E NOSSOS IDEAIS NUNCA MAIS VER O QUE OCORRE EM PERNAMBUCO,CEARÁ E ALAGOAS,VAMOS COBRAR QUEREMOS CANDIDATOS AO SENADO EM TODOS OS ESTADOS E MARÍLIA ARRAES AO GOVERNO DE PERNAMBUCO. O PARTIDO? O PARTIDO SOMOS NÓS,O PARTIDO É ESSA MILITÂNCIA QUE SE MANIFESTA,QUE ANDA MILHAS E MILHAS NA DEFESA DO PARTIDO,QUE APANHA,QUE VAI EM CANA E QUE FAZ DAS TRIPAS CORAÇÃO PARA MANTER VIVA A CHAMA DA ESPERANÇA.QUEREMOS CANDIDATOS EM TODOS OS ESTADOS,QUEREMOS MARÍLIA GOVERNADORA EM PERNAMBUCO. O PARTIDO SOMOS NÓS!! OS VOTOS E A LUTA PARA OBTÊ-LOS É NOSSA!!!!!!!!

    1. Concordo plenamente! É uma vergonha esse acordo com golpistas do PSB! Marília Arraes para governadora de Pernambuco e fim!!

    2. Meu se tu não é coxinha, volta pra falar argumentos de militante. O partido somos nós e não vai ser usurpado por qq um.
      PT saudações!!!!

  8. DISCORDO VEEMENTEMENTE!!
    Aqui em PE, está sendo vergonhosa a adesão ao p$b, o qual se vendeu ao golpe, votando contra Dilma em abril e agosto de 2016 (câmara e senado), bem como, retroagindo mais no tempo, ao aderir ao canalha aético deves no segundo turno de 2014.
    Para quem não sabe, A CANDIDATURA DE MARÍLIA ARRAES, neta do Saudoso Miguel Arraes, continua firme.
    Estão maculados os líderes do PT em PE, principalmente Humberto Costa e João Paulo, os quais se bandearam para os lados do psb que faz um governo medíocre aqui em PE.
    SOU MARÍLIA E LULA LIVRE!!!!!!
    FORA O CANALHA TEMER!!!!!!
    CADEIA PARA MORO!!!!!!
    TODO APOIO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS E POPULARES!!!!!!

  9. Rsss. Votei no PT, agora não voto mais e os ptistas reclamavam das alianças de Ciro. O pt mostra que não quer união de esquerdas/progressistas, querem é mesmo a perpetuação do poder.. Voto em Ciro, ganhe ou perca

    1. Fique com ciro,meu caro ,quem procurou aliança com os golpista direitistas do “centrão” não pode estar do lado dos que querem o bem do Brasil.As pegadas do ciro ficarão marcadas como o “tudo vale”para realizar um projeto PESSOAL.

      1. O PSB de Pernambuco votou contra o impeachment ???
        Cadê a coerência do pt nessa coisa de golpista ???
        E Renan ???
        Eunício ???
        E o supra sumo: Valdemar Costa Neto ???

      2. Não sou alienado, penso por vontade própria e o PSB ? Renan Calheiros (sou alagoano) ………..Não critique, pois fazem o mesmo. Todos eles

        1. Não use argumentos dos reacionários ,não diga que quem não aceita as posturas do ciro,seu candidato ,são vacas de presépio.Respeito seu direito a optar por ciro ,por que vcnnão respeita os que não votam no ciro? isso é FASCISMO.

        2. Pois, com paulista, sabems como é difícil fazer política para o povo, no meio de tantos “bandidos”, tanto corruptos, por isso somos LULA, Guilherme Boulos e Daniela D’Ávila, nas lutas das periferias sofridas da Capital e pelo interior de meu Estado, periferias, repletas de nordestinos, que para cá vieram e não podem ser abandonados. VIVA O POVO BRASILEIRO ! LULA PRESIDENTE, OU QUEM LULA INDICAR DO PT, COM A FÔRÇA DO POVO !

    2. Calma rapaz, menos, o PDT de Ciro também colaborou com 2 votos para o GOLPE contra DILMA-CORAÇÃO VALENTE,…menos, tá ?

  10. No jogo de xadrez, às vezes se sacrifica um bispo ou até uma rainha para dar o xeque mate. Então o PT deveria trocar uma aliança favorável em diversos estados do nordeste apenas por conta da eleição em um estado? Quem embarca nesta conversinha mole está é fazendo o jogo da direita.

  11. Nada contra acordos.

    Tudo contra acordos ruins.

    Esse não é ruim, é péssimo.

    O PT entrega filé mignon, o PSB migalhas de pão que catou na mesa.

    Ah, o PSB ia se coligar com Ciro?

    Deixa! Na melhor das hipóteses ganha força outra candidatura nacionalista. Na pior, ele morre pela boca.

    1. Pimentel, em Minas, já estava com dificuldades por sua gestão deixar a desejar e pendências com a PF/MPF.
      Agora, Anastasia, do psdb, ganha um reforço inesperado do pt, pois a intenção de votos em Márcio Lacerda é pessoal e não do psb, cujo eleitor compartilha com os de Anastasia a aversão/rejeição ao pt.

      1. As dificuldades de Pimentel são todas geradas deliberadamente pelo governo Temer. Além do auxílio dos terroristas de direita que estão incendiando cidades mineiras para que o povo se aterrorize e não vote em quem quer votar. Lutar contra isso e se sobrepor a esta chantagem eleitoral da direitona do Aécio, é dever de todo mineiro que se preze.

      2. As dificuldades de Pimentel são todas geradas deliberadamente pelo governo Temer. Além do auxílio dos terroristas de direita que estão incendiando cidades mineiras para que o povo se aterrorize e não vote em quem quer votar. Lutar contra isso e se sobrepor a esta chantagem eleitoral da direitona do Aécio, é dever de todo mineiro que se preze.

        1. Temer que fez acordo com Lula em 2010, quando este tinha 87% de ótimo/bom e poderia escolher quem quisesse para vice e pedir votos para deputados e senadores do pt, mas preferiu eleger, em seu palanque, corruptos notórios e notáveis, conhecidos e denunciados, que em 2016 concluíram a parceria.

    2. Essa hipótese de ganhar força outra candidatura nacionalista foi exatamente o que o Lula priorizou impedir.

  12. Fernando, já percebeu que seus textos sobre essa polêmica Ciro x PT sempre são fundamentados numa espécie de sebastianismo, com a figura do Lula ocupando um lugar de candidato por “direito divino” – quando o debate sobre a injustiça de sua prisão não se confunde com a necessidade de que ele seja ungido a caminho único da esquerda – e a sugestão de que Ciro tenha que se penitenciar por ser um recalcitrante?
    Não adiantam as escusas do “com todo respeito”, quando os argumentos pro-Lula estão imbuídos dessa cegueira proto-religiosa, esse “destino manifesto” que os petistas hasteiam e que é capaz de justificar qualquer coisa, até mesmo o fogo amigo.
    Amém, né?

    1. Desculpe sim senhor ! Pura bobagem, pois, para o Brasil, nunca foi tão necessária, e vital a garra do PT e de sua militância. VIVA O PROGRAMA DE MAIOR INCLUSÃO SOCIAL DO MUNDO ! VIVA O POVO BRASILEIRO !

  13. O PSB se uniu à Lula para se eleger, não em torno de um programa, nada mais do que isso. Ao povo resta votar numa imagem que insistem em manter viva e acreditam que possa ser transferida para outro, o saco de gatos vai eleger o Chuchu.

  14. Discordo! Foi clara a intenção de isolar o Ciro, buscando a sobrevida nas eleições estaduais. Esse grande erro irá levar o Alckmin e o Bolsonaro ao segundo turno, não nos dando opção alguma mais a esquerda. Lula não é e nem será candidato e da sua cela, municiou os piores candidatos para o segundo turno, por egoísmo e uma visão regionalista.

    1. Chiiiiii,…sabe nada o inocente ! É LULA PRESIDENTE, OU QUEM LULA INICAR DO PT, COM A FÔRÇA DO POVO !

  15. Onde está a “adesão” do PSB ???
    Na verdade essa estratégia do Lula foi voltada única e exclusivamente para tirar a possibilidade de apoio formal do PSB ao Ciro.
    Todo mundo consegue enxergar isso, Fernando.
    Tirou do campo popular a possibilidade de contar com o tempo de tv do PSB que vai ser diluído no bolo geral com os candidatos da direita.
    Para impedir a possibilidade de uma alternativa no campo popular sem o PT encabeçando vale tudo.
    Você acompanhou de perto essa lógica egoísta e hegemonista do PT. Sabe bem disso.
    Depois de receber o apoio do Brizola no segundo turno em 89 na maior transferência de votos da nossa história, dando ao Lula vitórias acachapantes no RJ e no RS o que o PT fez no RJ na eleição para governador em 90 ???
    Retribuiu apoio (que era o mínimo que a gratidão e postura digna recomenda) ??
    Ainda bem que o Brizola ali deu uma goleada e ganhou no primeiro turno.
    Infelizmente o Lula voltou a cumprir estritamente o script traçado para ele e para o PT pelo Golbery lá atras.
    Servir de impeditivo pelo campo popular para a construção de um projeto nacional independente.
    Para isso vale qualquer coisa.
    Até mesmo rifar a candidatura da Marília Arraes – insuflada por ele mesmo para criar o ambiente necessário para negociar com o PSB de Pernambuco. Que votou inteiro no golpe e já tinha apoiado Aécio no segundo turno em 2014.
    Triste.

    1. Exatamente. Que deixasse a aliança do PSB formal com Ciro e, apontasse para uma coalizão mais densa e menos traíra com o PCdoB, garantindo a formalização do apoio nacional, pelo menos.

      Sem precisar rifar sua candidata mais competitiva no Nordeste, se queimar diante da própria militância ou, afundar com outro candidato do próprio campo progressista, querendo ou não (Ciro).

  16. Excelente análise, além de maior líder político do país, Lula tb tem que ser um mestre em articular as negociações com outros partidos, buscando uma composição que satisfaça a ambos.

  17. Brito, você está deixando se levar pelo espírito caudilhesco do PT. Acorde, antes que seja tarde e acordemos com Alckmin x Bolsonaro no 2º turno

  18. Fernando, concordo plenamente com o pensamento do prof Wanderley G dos Santos. Mas vejo na exposição, agora, do mesmo um erro tão Crasso quanto o republicanismo imbecil praticado pelo PT no período em que comandou o poder central. O professor tem todo o direito de, sem a difusão, colocar na mesa seu posicionamento, até de maneira mais contundente. Mas jamais poderia, acredito, levar água para o moinho dos entreguistas. A situação não permite tamanha ingenuidade. Né não?

  19. Absurdo. A esquerda verá um segundo turno entre um fascista louco e um lesa-pátria por culpa de quem? A história já está contando.

  20. Não se vence uma guerra sem alianças . O PSB não se opôs ao Golpe , então faze-los apoiar lula, e não votarem nos golpista, é um caminho para Vitória .

      1. “caminho” não está no sentindo de ” lugar para andar”, más sim no sentido de ” vencer uma eleição” .

  21. É isso aí, caro Fernando Brito, continue pensando assim. Nesse ponto você acertou: o que está em jogo de fato é o Brasil.
    Nos veremos aqui mesmo, nessa caixa de comentários após o resultado das eleições, quando as pessoas mostrarão nas urnas o que pensam dessa “estratégia” de seu partido, o PT. Abraços.

  22. Grande jogada do Lula, perdeu Pernambuco, não ganhou Minas, não conseguiu apoio nacional e tirou a única outra opção da esquerda. Grande estrategista! Estrategista dos tucanos, é claro!

  23. OK Brito, mas entregar para o psb golpista PE, em troca de derrotas em MG, e sem aliança formal a nível nacional, não bate! isso é irracional, a militância já aguentou calada a retirada do senador Pimentel no ceará. Lula vai morrer preso com esse PT nacional.

  24. Esses deputados petistas/paulistas afundam o partido, basta ver o que se passou lá atrás com o golpe, toda militância alertando que iam derrubar Dilma e prenderem Lula, mas uns porra deputados fingiam que não com o surrada republicanismo, pqpppppppp!!!!!!!

  25. Lendo os diferentes pontos de vista aqui apresentados e com meus poucos cinquenta anos tenho a seguinte impressão:

    Lula é uma estrela, de força gravitacional inimaginável para o nosso país, e ele, preso, injustiçado consegue ser maior e melhor que todos os outros. A briga que vejo é entre esta estrela e as forças que por mais de quinhentos anos apequenam a nossa nação, que nos apenumbram e querem nos deixar no passado. Com algum tristeza vejo forças ditas de esquerda se rebelando contra essa briga, estão achando que é pessoal. Se o Lula vencer (ele ou o candidato dele – espero que ele) o país poderá, se não repetirem os erros do passado, passar para uma nova ordem, a de combate as classes dominantes, do contrário só vejo a eterna servidão.

  26. O povo é Lula mas a elite não é.

    Aqui nessas bandas a história mostra que a elite é quem muda de cabeça.

  27. Concordo contigo, Brito! Quem quer ver Lula presidente ou quem ele indicar pela liderança que ele é, deveria apostar (mesmo a contragosto) no tino dele. Eu confio, mesmo sentindo certo gosto amargo.

  28. Fernando Brito,
    Fiquei, desde quando começaram sair as primeiras noticias sobre o acordo, aguardando esta sua análise. Primeiro, por ser de esquerda, mas consegue enxergar alem das brumas que se formam diante dos tolos; segundo, por saber que não perde a coragem de se posicionar, mesmo quando a manada segue outro rumo.
    Concordo com você na sua análise lucida e certeira! só queria dizer que:
    1. Recebo com tristeza a noticia do isolamento de Marília Arraes (a se confirmar), aqui da Bahia tenho a impressão de se tratar de um promissor quadro e temo que este baque comprometa seu futuro de líder. Sinto muito pelos companheiros do PT do Pernambuco, não deve ser fácil ver se sacrificar as expectativas locais em nome do projeto maior, especialmente por que acredito que os conflitos com o Paulo Câmara devem superar a barrreiira do insustentável. Espero que no momento certo a serenidade lhes aponte o caminho mais equilibrado para os rumos do partido no estado e para a nossa grande vitória no Brasil.
    2. Quanto ao Ciro, ele escolheu uma forma de jogar que apontava para o tudo ou o nada. Apesar da complexidade do seu jogo, poderia, pela ousadia, ter dado certo e ele está agora com o maior arco de aliança entre os candidatos. No seu melhor momento até ameaçar o PT, ele e o Lupi se atreveram. Quem se lembra do “Adere agora ou mais tarde será sobre nossas condições”.
    Perdeu a aposta e vai ter que jogar com as poucas fichas que lhe sobrou as mãos!
    Alguns falam que perdemos minutos preciosos do PSB que o Ciro usaria para atacar o golpe. Será mesmo? o Ciro vai disputar voto é na esquerda e sabendo disto a muito vem batendo mais firme no PT e no Lula do que em qualquer outro candidato. Vai pousar de coitadinho agora… deveria engolir o choro!
    Vamos seguindo com o desejo de Lula Livre, Lula Presidente!

  29. Mais, Fernando, mais..

    Os governadores do PSB do NE já estavam “fechados” com Lula. Portanto, sem aliança formal, o PSB vendeu caro algo que já daria de graça.

    1. Esse então, ainda acredita que existe algo, “de graça”,…tá maluco ? Calma, sigamos em frente, que atrás vem gente ! NÃO TEM ARREGO ! É LULA PRESIDENTE, OU QUEM LULA INDICAR, INCLUSIVE GOVERNADORES E PARLAMENTARES DA ESQUERDA, COM A FÔRÇA DO POVO !

  30. O que está em jogo nas eleições 2018?
    02/08/2018
    Há momentos na vida em que é preciso unir forças para não perder o que conquistamos. Na política também é assim. Os graves equívocos cometidos pelos governos do PT, sobretudo o Dilma II, que impôs a legislação que criminaliza as manifestações de rua e entregou o comando da economia a um representante dos banqueiros, levou à sua fragilização e abriu as portas para o golpe de 2016.

    O golpe não foi propriamente contra Dilma e o PT, mas essencialmente pelo aprofundamento das medidas antipopulares, contidas no documento “Uma Ponte para o Futuro”. Entre outras medidas estão a terceirização generalizada, a reforma trabalhista, a entrega da Petrobras e a Emenda Constitucional que determinou um teto de investimentos públicos por 20 anos. A Reforma da Previdência encontra-se na fila do Congresso Nacional para ser aprovada.

    O divisor de águas do processo político eleitoral de 2018, portanto, está inevitavelmente entre os que concordam com as medidas adotadas pelo governo golpista, a serviço do grande capital, e os que não aceitam o golpe e suas consequências para a sociedade brasileira.

    Só pode haver um objetivo para as forças de esquerda e centro-esquerda nestas eleições: derrotar os golpistas e revogar todas as medidas adotadas pelo governo Temer, através de um referendo, nas urnas. Todo o mais neste momento torna-se secundário, diante da ameaça do triunfo eleitoral da direita, com Alckmin/Centrão, ou até da extrema direita, via Bolsonaro.

    Assim, cabe a essas forças políticas uma atitude responsável e construtiva no sentido de buscar a unidade deste bloco. É evidente que se trata de uma engenharia política complicada, porque as eleições para Presidente estão casadas com eleições para governadores, deputados e senadores, o que faz crescer a importância das disputas estaduais.

    Infelizmente, os movimentos que assistimos até aqui vão no sentido contrário. Em nome de uma hegemonia no campo do centro-esquerda, a cúpula do PT acertou um acordo com o PSB, no qual este partido não apresentará candidato à Presidência e, em troca, receberá o apoio do PT para seus candidatos a governador nos estados do Nordeste.

    Foi uma forma de enfraquecer Ciro Gomes (PDT), que ficará sem alianças e com pouco tempo de campanha na TV. Ocorre que essa medida pode empurrar Ciro Gomes a uma aliança com Marina Silva (Rede), que também vive um momento de isolamento político, consolidando um campo de centro, cujo eleitorado parece órfão até aqui.

    Ao mesmo tempo, o PT insiste com a proposta de inscrever Lula como candidato à Presidência, com um vice de sua confiança. É evidente que a Justiça Eleitoral vai impugnar a candidatura e o vice ungido por Lula ocupará sua vaga, transformando-se numa espécie de seu porta-voz. Assim, espera a cúpula petista, será mais fácil transferir os votos de Lula para seu indicado.

    Trata-se de um cálculo arriscado, por alguns motivos: 1) O eleitorado de Lula não é petista, é lulista, portanto, a transferência de votos não é certa e nem automática; 2) Haverá uma chuva de “denúncias” contra qualquer candidato do PT, por parte da grande mídia e pouco tempo para esclarecê-las e neutralizá-las; 3) Há uma grande quantidade de candidatos e uma provável pulverização de votos, o que faz com que qualquer candidatura que obtenha mais de 15% tenha chances reais de ir ao segundo turno; 4) O candidato Bolsonaro (extrema-direita) tem eleitorado cativo e consolidado, o que pode conduzi-lo ao segundo turno, como indicam as pesquisas até aqui; 5) O candidato Alckmin (direita) tratou de cercar-se do Centrão e do DEM, o que lhe assegura muito mais tempo de campanha, mais recursos e mais candidatos proporcionais em sua campanha, devendo crescer.

    Dessa forma, o pior cenário para o povo brasileiro é o bloco de esquerda e centro-esquerda nessas eleições se apresentar dividido. A falta de iniciativa do PT no sentido de construir um acordo deste bloco, em torno de uma única candidatura, levará o PDT e o PSOL a manter suas candidaturas, por uma questão de sobrevivência eleitoral. Mesmo que o candidato do PT passe ao segundo turno, sofrerá resistência por parte desses partidos e do eleitorado que os cercam.

    Algumas iniciativas tímidas e de última hora estão surgindo, advertindo a todos os partidos da esquerda e centro-esquerda sobre a necessidade de unir forças, já no primeiro turno, em torno de uma candidatura única à Presidência. São importantes, mas precisariam ser impulsionadas com mais força, convocando encontros e difundindo manifestos.

    Seria um desastre para o povo brasileiro ter que optar entre um candidato da extrema direita e outro da direita no segundo turno destas eleições. Pior ainda seria aturar um governo neoliberal por mais quatro anos. Isso teria consequências gravíssimas para a grande massa dos brasileiros.

  31. Sinceramente, em PE o cara fez campanha em 2014 para Aécio, apoio o golpe contra Dilma, oientou voto contra os interesses dos trabalhadores, fez um governo ruim e o que ele ganhou? O apoio do PT para reeleição! Sem votei no PT e no PCdoB, mas essa vaidade do PT em ser o protagonista da centro-esquerda está acabando com a militância. Agora vai aparecer um monte falando que sou coxinha, direita etc. Vcs acham mesmo isso coerente? Vamos fazer tudo errado novamente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.