Lula, o telepata. Ou incrível capacidade de acreditarem em bobagens da mídia

A Folha publica uma mediúnica matéria – nenhuma fonte direta é citada – dizendo que “Da cadeia, Lula articulou ações que resultaram no isolamento de Ciro“. É claro que Lula orienta o PT, mas daí a dizer que ele “articulou”  tudo vai uma distância que, francamente, beira a comédia.

Seria uma “capacidade” sobrenatural: alguém isolado numa cela, com direito a apenas uma visita semanal (tem outra, mas  é de natureza religiosa), sem telefone, sem internet ou whatsap conseguiu manipular três partidos, além do seu próprio: o PCdoB, oferecendo uma vice a Manuela D’Ávila; o PR, evitando a candidatura de Josué Alencar, e o PSB, levando o partido para a neutralidade na disputa presidencial. E tudo com recados e bilhetinhos!

Uau! Gente que pensa assim deveria encaminhar ao Vaticano um processo de canonização de Lula, porque o milagre já  está aí: o homem é telepata!

“nesta quarta-feira (1º), Lula teve participação direta na negociação que neutralizou o PSB na eleição nacional, afastando-o definitivamente de Ciro Gomes.”

Participação direta? Como, a menos que ele esteja usando o rádio da Polícia Federal – esse Lula é danado, né? – para passar “instruções”. Porque a visita que tem é na quinta, hoje, e os visitantes serão Chico Buarque e Martinho da Vila!

Não espero que gente com um mínimo de inteligência possa dar um pingo de crédito a isso. Lula, claro, orientou Gleisi Hoffman e outros dirigentes do seu partido a conduzirem assim ou assado os contatos com outros partidos ou lideranças, mas daí a ter sido o “articulador” de tudo, francamente…

São os mesmos “gênios” que dizem que a articulação visava essencialmente atingir Ciro Gomes, como se o que ocupasse a cabeça de Lula fosse Ciro – que, aliás, é o maior “desarticulador” de sua própria candidatura, infelizmente. Só faltou dizer que foi Lula quem fez o “centrão”, depois de cortejado pelo ex-ministro, cair nos braços de Alckmin.

Seria o mesmo que dizer que Ciro buscava o apoio do PSB – e este ele buscava, pessoalmente, com inúmeras reuniões – para “isolar o Lula”.

O raciocínio de Lula é bem mais simples e qualquer um pode fazê-lo. Suas melhores fichas estão no Nordeste, onde o ex-presidente, na última pesquisa Vox Populi, tem 58% das intenções de votos. É, portanto, ali que precisa conservar seus votos à prova de riscos e evitar, á todo custo, que se confunda a cabeça do eleitor.

E é lá que o PSB é mais forte politicamente, com os governos de Pernambuco e da Paraíba. É a mesma razão que o leva em não de meter em hostilidades com Renan Calheiros e Eunício de Oliveira. E é por isso que os quatro querem apoiá-lo, porque Lula é mais forte que todos eles.

Ah, mas Lula está tirando o governo do Estado da vereadora Marília Arraes, virtualmente vencedora da eleição local…

Menos, menos…

Primeiro, porque o cacife de Marília, além de suas próprias virtudes, vem do fato de ter migrado para o PT há dois anos com intenso apoio público do próprio Lula, que foi pessoalmente filiá-la.

Depois, porque ela está em ótima posição, mas longe de ter uma vitória assegurada: as pesquisas no estado revelam um tríplice empate, com Paulo Câmara (PSB) na liderança com 25%, seguido de Marília (21%) e de Armando Monteiro (PTB, 17%). E não pensem que só ela levantaria o nome de Lula: Monteiro, aliás, até foi visitar o ex-presidente em sua cela em Curitiba e, por isso, foi obrigado pelo PSDB local a soltar uma nota dizendo que seu palanque “está aberto” a Geraldo Alckmin.

Mas está bem, acredite quem quiser acreditar que, depois de um golpe, vivendo um estado de deformação judicial em que o presidente do TSE “emenda” uma decisão para incluir a “inelegibilidade chapada” do favorito do pleito, onde se viola a toda hora os dispositivos da Constituição para mantê-lo preso nós devemos, sim, nos guiar pelo “coitadismo” de um candidato que teve tudo para crescer e não cresceu ou por uma questão paroquial do governo de um estado, por mais respeitável que seja, como é Pernambuco.

Enquanto isso, Geraldo Alckmin monta à vontade a salada que o rodeia em São Paulo: o seu ex-preferido Márcio França, o esfarinhado João Dória, o tal do “Vem Pra Rua” e o Pato Skaf, oficialmente com o candidato “de brinquedo” Henrique Meirelles.

O povão não cai nessa, não…

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

73 respostas

  1. ——–Ciro – que, aliás, é o maior “desarticulador” de sua própria candidatura, infelizmente—–por que isto é tão difícil de ver ,até pelo próprio Ciro ?????.
    Enquanto os BANDIDOS GOLPISTAS tentam minar os movimentos dos petistas , acabarão canonizando o Lula, “o cara é sobrenatural e conserva todo seu poder ,pior ! a cada dia fica mais poderoso !!!” piadistas.

  2. O PSB deu 23 votos pela cassação de DILMA na Câmara e três no senado,como esquecer disso?

    1. E o PDT também deu alguns votos a favor do golpe. O PDT governa o RS com Sartori que literalmente esquartejou o serviço público do estado gaúcho. Acabou com secretarias, acabou com a TV educativa e FM cultura, acabou com a FEE órgão equivalente ao IBGE. Vários servidores ‘afastados’ tentaram suicídio, tem jornalista trabalhando como porteiro noves fora o parcelamento de salários que liquidou o comércio e a indústria local dentre outras maldades. Resumindo não há a mínima diferença entre PSB e PDT.

      1. e por incrível parte que possa parecer Sartori está , inexplicavelmente , a frente dos demais candidatos e poderá ser reeleito.

      2. Mortadela, pergunte ao Google a qual partido Sartori é filiado, antes de escrever asneira! MDB foi o único partido a que ele se filiou, está lá desde 1974.

    2. Ué? Renan Calheiros votou pelo impeachment de Dilma e há uns meses atrás tava saindo em fotos abraçado com o lula.

  3. … Bastaria o Ciro Gomes ter tido postura semelhante a do Roberto Requião, e as coisas estariam um pouco menos difícies!…

        1. … Eu não apoio os golpistas canalhas do PSB!
          No entanto, o meu objetivo ao divulgar o vídeo acima é compartilhar o depoimento do eminente advogado argentino Raúl Zaffaroni, um grande pensador e integrante da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
          Sei também que o Renato Rovai é confiável!

  4. Só eu desconfio da coincidência entre a nota da Folha e os comentários que rondam este Tijolaço e outros blogs, há dias, sustentando essa maluquice de que “Lula e o PT isolaram Ciro Gomes”?

    Sobre a coligação com o PSB, penso que temos de olhar com cautela. Afinal, Requião continua no mesmo PMDB de Temer e Cunha…

  5. A história nos apresenta alguns paralelos na eterna briga dos pobres (maiorias) e a elite.Uma delas muito cercana a nós ,Argentina.
    Expulso Perón con un golpe em 1955.refugio-se na Espanha (sempre achei que não se entregar era a melhor opção para Lula) e na década seguinte Argentina era “governada”por dois governos paralelos ,os militares e de longe por Perón.
    Marcadas as eleições pelos regime ,colocaram cláusulas que impediram a participação de Perón (Lula preso) e este marcou um poste chamado Câmpora.Obviamente este ganhou as eleições ,permitindo a soltura dos presos políticos do regime e, marcadas novas eleições ,a vitória de Perón.
    Torço pro poste que Lula indicará ,seja o Câmpora dos peronistas e nos permita recuperar o nosso Brasil.

  6. A história nos apresenta alguns paralelos na eterna briga dos pobres (maiorias) e a elite.Uma delas muito cercana a nós ,Argentina.
    Expulso Perón con un golpe em 1955.refugio-se na Espanha (sempre achei que não se entregar era a melhor opção para Lula) e na década seguinte Argentina era “governada”por dois governos paralelos ,os militares e de longe por Perón.
    Marcadas as eleições pelos regime ,colocaram cláusulas que impediram a participação de Perón (Lula preso) e este marcou um poste chamado Câmpora.Obviamente este ganhou as eleições ,permitindo a soltura dos presos políticos do regime e, marcadas novas eleições ,a vitória de Perón.
    Torço pro poste que Lula indicará ,seja o Câmpora dos peronistas e nos permita recuperar o nosso Brasil.

  7. Brito, sou assíduo e voraz leitor do blog. E nestes anos, te acompanhando, tive a prova do quão seu faro, sua leitura de contexto e conjuntura são precisas. Muitas vezes peguei o não dito – aquilo que segundo Foucault, berrava muito mais alto do que o dito – através de seus textos, que, firmes e cortantes, não deixavam margem para acanhamentos interpretativos. Porém, tenho muito me assustado com sua leitura dos movimentos do Lula. Percebo que você, fatalmente, crê na mitologia política que se construiu ao redor dele, sem lhe ceder o benefício da crítica. As deidades são imprescindíveis para a vida humana, isto a história nos prova. Porém, as grandes conquistas da humanidade foram produzidas a partir do questionamento do inquestionavel Divino. Desde Sócrates, pelo menos.

    Sem dúvida, Lula é o maior líder político do Brasil desde Getúlio. Me arrisco a dizer que é a maior liderança política da América Latina (principalmente devido as virtudes de seus governos). Nada haverá de apagar isso! Porém, apesar das lideranças políticas deste quilate se despirem, via de regra, da pessoalidade dos outros homens e mulheres e encarnarem a representação de anseios e necessidades de um povo sofrido, elas erram, equivocam-se, traçam estratégias errôneas e se encantam, por vezes, com sua própria agência social e política.

    Lula achou que poderia tutelar aquilo que ele mesmo admite que não se encerra nele próprio: uma ideia de que o Brasil pode ser mais do que é para seu sofrido povo. E ele deverá ser aquele quem carimbará o surgimento de novas lideranças e projetos progressistas. Por isso, sua escolha foi Dilma, quando os melhores quadros do PT foram escanteados. Deu no que deu. Existe um messianismo nesta figura que você destaca(talvez pelas origens católicas do PT e do Lula), que me soa preocupante.

    Gostaria muito de ler um texto seu sobre a relação das opções e estratégias de Lula e PT nos últimos 12 anos com o nosso atual cenário. Gostaria de ver o Brito crítico e analítico sobre os movimentos do Partido. Concordo plenamente quando você diz que Lula tem os votos, não é ele que precisa fazer as aproximações e afastamentos próprios do político e da política. Porém, ter 40% de votos de uma população que é caçada e morta nas favelas, que recobre-se de papelões ao dormir nos grandes centros urbanos, que amargam o fel da fome ao meio dia, é um gigantesco ônus. É uma responsabilidade gigantesca! Que necessita não de um homem, mas de uma ideia. Ideia que ele é, sem ainda conseguir, de fato, ser. Enfim, sigo acompanhando. Apesar de ainda não ter me acostumado a sentir gosto de proselitismo ao terminar de ler um texto do Tijolaço. Talvez me acostume, né? Somos seres de hábitos.

    ps: é bom lembrar, na história da humanidade, o fascismo só foi vencida por uma frente amplíssima e muito sangue. Espero que, em nosso caso, o sangue não tenha de vir antes. Brito, sou assíduo e voraz leitor do blog. E nestes anos, te acompanhando, tive a prova do quão seu faro, sua leitura de contexto e conjuntura são precisas. Muitas vezes peguei o não dito – aquilo que segundo Foucault, berrava muito mais alto do que o dito – através de seus textos, que, firmes e cortantes, não deixavam margem para acanhamentos interpretativos. Porém, tenho muito me assustado com sua leitura dos movimentos do Lula. Percebo que você, fatalmente, crê na mitologia política que se construiu ao redor dele, sem lhe ceder o benefício da crítica. As deidades são imprescindíveis para a vida humana, isto a história nos prova. Porém, as grandes conquistas da humanidade foram produzidas a partir do questionamento do inquestionavel Divino. Desde Sócrates, pelo menos.

    Sem dúvida, Lula é o maior líder político do Brasil desde Getúlio. Me arrisco a dizer que é a maior liderança política da América Latina (principalmente devido as virtudes de seus governos). Nada haverá de apagar isso! Porém, apesar das lideranças políticas deste quilate se despirem, via de regra, da pessoalidade dos outros homens e mulheres e encarnarem a representação de anseios e necessidades de um povo sofrido, elas erram, equivocam-se, traçam estratégias errôneas e se encantam, por vezes, com sua própria agência social e política.

    Lula achou que poderia tutelar aquilo que ele mesmo admite que não se encerra nele próprio: uma ideia de que o Brasil pode ser mais do que é para seu sofrido povo. E ele deverá ser aquele quem carimbará o surgimento de novas lideranças e projetos progressistas. Por isso, sua escolha foi Dilma, quando os melhores quadros do PT foram escanteados. Deu no que deu. Existe um messianismo nesta figura que você destaca(talvez pelas origens católicas do PT e do Lula), que me soa preocupante.

    Gostaria muito de ler um texto seu sobre a relação das opções e estratégias de Lula e PT nos últimos 12 anos com o nosso atual cenário. Gostaria de ver o Brito crítico e analítico sobre os movimentos do Partido. Concordo plenamente quando você diz que Lula tem os votos, não é ele que precisa fazer as aproximações e afastamentos próprios do político e da política. Porém, ter 40% de votos de uma população que é caçada e morta nas favelas, que recobre-se de papelões ao dormir nos grandes centros urbanos, que amargam o fel da fome ao meio dia, é um gigantesco ônus. É uma responsabilidade gigantesca! Que necessita não de um homem, mas de uma ideia. Ideia que ele é, sem ainda conseguir, de fato, ser. Enfim, sigo acompanhando. Apesar de ainda não ter me acostumado a sentir gosto de proselitismo ao terminar de ler um texto do Tijolaço. Talvez me acostume, né? Somos seres de hábitos.

    ps: é bom lembrar, na história da humanidade, o fascismo só foi vencida por uma frente amplíssima e muito sangue. Espero que, em nosso caso, o sangue não tenha de vir antes.

  8. Eu sempre disse aqui e repito: Ciro é um oportunista e não é confiável. Se não tivesse essas características e não fosse tão impulsivo, poderia estar compondo uma chapa com LULA. Pensou que os votos do PT iriam para ele. Errou na leitura dos fatos.

  9. Isso é tão patético quanto quando a direita diz que algo é “fake news” pra difamar o Bolsonaro.

    Que nojo que dá dessa velha esquerda, piores até que o próprio Bolsonaro e seus seguidores.

  10. Que não é Lula o articulador disso tudo, sabemos. O que não é tão aceitável assim é fazer acordo com um partido que, entre outros, não honra seus acordos, como é o PSB, cujos deputados votaram majoritariamente (menos 2 ou 3, sei lá) pela cassação de Dilma. Tanto pragmatismo e realpoliticismo já nos trouxeram péssimas consequências. O que mudou?

    1. Você se engana. Lula com certeza deu aval e instruções para as alianças. Ou vc acha mesmo q Lula é um boneco controlado pelas ditos “traíras” do PT. Lula conhece as sujeiras e as possibilidades políticas. Está optando pelas possibilidades políticas q é o q sabe fazer de melhor. Deixa o Homi trabalhar.

      1. Aval sim, e alguma orientação, mas é da direção do PT também a avaliação de que é preciso ocupar o campo da esquerda, logo escantear Ciro. Lula não é O responsável, mas partilha de opiniões afins a outras figuras do partido.

  11. NÃO ADIANTA DIGNIDADE NÃO TEM PREÇO A ELEIÇÃO DE MARÍLIA É SIM UMA IMENSA POSSIBILIDADE,RETIRAR CANDIDATURAS PARA BENEFICIAR CID?BENEFICIAR EUNÍCIO RENAN? PELOAMOR O GOLPE FOI A DOIS ANOS E SE ESQUECERAM COMO FOI EM QUEM FOI E PORQUE FOI? ESSE PRAGMATISMO DESGRAÇADO NOS TRÁS UM GOLPE ATRÁS DO OUTRO.ALIAR-SE A GOLPISTAS CAUSA ENGULHOS EM MINHA MILITÂNCIA POLÍTICA,FORAM 11 ANOS LÁ DENTRO LUTANDO CONTRA ISSO SÃO 38 ANOS DE LUTA CONTRA ESSES ACORDOS.QUERO VER QUANTAS FAIXAS DO PSB ESTARÃO EM BRASÍLIA PEDINDO LULA LIVRE. VERGONHA!!!! OS MESMOS QUE HOJE DEFENDEM ISSO CRITICARAM ANTES,UM POUCO MAIS DE COERÊNCIA POR FAVOR!

  12. Isso q eu vi.
    Há uma necessidade constante de tornar o pt vilão.
    Principalmente dos q dizem de esquerda. Parece um antipetismo arraigado e mal disfarçado.
    O pt fez um movimento q pode resultar na formacao da tão clamada frente progressista ao sacrifício de uma candidatura regional q poderia ser desastrosa para a nacional: q tempo Câmara e Arraes teriam de defender Lula enquanto se engalfinhassem pelo campo das princesas?
    Em troca, também evita o confronto em minas e tem tempo de desmontar anastasia.

    1. Camarada! Surgiram agora um monte de ESQUERDISTAS JURAMENTADOS, dos quais tenho sérias dúvidas quanto a ORIGEM. A URSS teve de compor até com os EUA, na segunda guerra. Acho que veio um pessoal do BOLSA esculhambar. Por sinal, o BOLSA tem uma ótima proposta para o controle de natalidade: castração dos POBRES!! Cuidado pois os muito certinhos, Podem cair na malha fina e ficarem com a voz fina,

  13. O Paulo Henrique Amorim anda dizendo que Lula destruiu o Ciro! Acho que endoidou o cabeção. A Globogolpista o tirou do sério. Ciro destruiu a si mesmo. É um natural desagregador. Não passa do Sertão do Cariri. PHAmorim está se prestando, em relação a Lula, o mesmo que fazem os sabujos Noblat e Josias de Souza. Lamentável!

  14. Negar que o Lula não participou ou minimamente sugeriu esta negociação, isto sim é querer ser Mãe Diná. Assim como acreditar que será candidato, contrariando a própria lei que o Cardoso foi relator e homologada pelo mesmo Lula. Essa é e sempre erá a incoerência do PT, só vale para os outros, dependendo do que seja. Usar dados de um determinado instituto de pesquisa para reduzir o apoio a neta de Arraes outro sintoma de petista, colocar alguém para disputar o senado em Minas, demonstra que a Dilma está num barco furado, que a deixou naufragar desde 2013. O PT pode não ter insuflado o impeachment, mas demorou o suficiente a se mover porque tinha (ou tem) como aliado o PMDB, e achava que saindo a Dilma, o Temer iria junto e novas eleições seriam convocadas, este foi o motivo da campanha Diretas Já, mesmo com o processo do golpe em andamento. Será que ainda há quem ache que existe alguma santidade no PT?
    Brizola deve estar se revirando no tumulo.

  15. Fernando, vc conheceu de perto a vocação do Lula e do PT na pretensão de serem hegemônicos e únicos protagonistas no campo popular.

    Lembra da porradaria em cima dos CIEPs ?

    O lançamento do Gabeira ajudando toda a direita unida em torno do Moreira para derrotar o Darcy ?

    É óbvio que não é uma Gleisi ou Rui Falcão que vai decidir uma coisa dessas. Claro que comando vem do Lula.

    Dá uma lida no blog do Ricardo Kotscho, que esteve para o Lula como vc esteve para o Brizola.

    Vale a pena.

    Ele conhece o PT é o Lula muito melhor que eu e a maioria de nós aqui.

  16. Os advogados não têm limitação em visitas a Lula. Entre eles, estão o deputado Wadih Damous e o coordenador do programa de governo do pt, Fernando Haddad, tido como substituto de Lula, em caso de seu impedimento. A presidente nacional do pt, senadora Gleisi, é do Paraná. Portanto, comunicação e logística não são obstáculo para Lula comandar estratégia e ação do pt. Assim como seu estreito relacionamento de confianca com Valdemar Costa Neto, presidente do PR, e com Paulo Câmara, governador de Pernambuco, são facilitadores.
    Além desses fatores, a trajetória do pt, desde sempre sob a liderança de Lula, apresenta eventos semelhantes aos citados. Vladimir Palmeira e Luiziane Lins são alguns.
    Importante, mesmo, é perceber que estamos andando em círculos, repetindo a história e colecionando crises e fracassos. E sempre atribuindo ao outro ou ao sobrenatural de almeida, nunca a nossas ações e omissões.
    Nossa dificuldade em conviver com o futuro nos mantém reféns do passado.

  17. O Ciro foi “morto” pela boca, pela soberba e pela covardia. É um direitista disfarçado de esquerda. Nele, não voto nem que o Lula implore. #CiroNunca

  18. Com essa aliança do PT com o PSB Ciro irá perceber que ele só tem a ganhar procurando o PT. Ciro se imaginou um gigante, como LULA, e que, em virtude do PRESIDENTE LULA estar sendo covardemente alijado da candidatura, o PT iria implorar que Ciro aceitasse o apoio do PT. Não, novamente Ciro se considerou muito maior do que é! Agora, se vendo isolado, a única alternativa para Ciro é se aproximar do PT e defender LULA incondicionalmente! Quem sabe o PT não considera ter Ciro como VICE DE LULA, seria um ganho GIGANTESCO PARA Ciro Gomes!!!

    1. Negativo! A sociedade nada ganha com Ciro servindo ao pt. Ciro tem luz e ideias próprias e terá outras eleições pela frente, se não se eleger na próxima.

  19. Entendo que a crítica de o PT ir atrás do PSB procede. Esse partido golpista não merecia essa atenção toda.
    Mas discordo completamente que o fracasso das alianças do PDT e do Ciro sejam responsabilidade do “malvado” PT.
    Eles que assumam os próprios erros, como concentrar mais esforços na tentativa de aliar-se com o Centrão do que com o PSB.

    1. É porque o Ciro pensa que ele é o centro de tudo, bastaria lançar o seu nome, e toda a esquerda correria para ele…mas, eleição se ganha com votos… é preciso ter votos, o PT e Lula tem votos porque fizeram um governo voltado para o povão, tudo Para Todos… #LulaPresidente!!!
      É 13 ! É Lula !!! Por Lula, Com Lula !!!

    2. Quanto mais Ciro cresce, mais ataca Lula e o PT. Quanto mais Ciro cai, mais puxa o saco de Lula. Não se pode deixar Ciro crescer enquanto for anti-Lula e anti-PT.

      Ciro é bastante perigoso nesse sentido. Se permitirmos ataques a Lula vindos da “esquerda”, esses ataques se harmonizam e se multiplicam. Era muito melhor que o PSB apoiasse o PSDB do que apoiasse Ciro. Quando Ciro ganha apoio, a esquerda perde. Quando Alkmin ganha apoio, a esquerda não perde nada… quem perde é quem apoiou…

      Se tem alguém que é responsável pela não aliança da esquerda é o Ciro.

  20. Não dar para esquecer as traições que sofremos no impedimento de Dilma, mas temos que ter cuidado para nossa justa revolta com alguns partidos e setores que apoiaram o golpe se transformar em ódio e acabar por nos cegar.
    Olhos abertos sempre acima de tudo, mas braços abertos, também. Ao final, se as regras ainda valerem, vence quem tem a maioria!

  21. Sinceramente, uma decisão tosca, esdrúxula do PT. Marília é a renovação, única liderança jovem do PT no nordeste, sendo rifada em troca de apoio velado a um almofadinha incompetente e golpista como o Câmara.

    Ininteligível, totalmente desconectada com a realidade da militância.

    Tal decisão rifa o futuro do partido, não apenas em Pernambuco, onde já se tem que aturar Humberto Costa, mas no Brasil inteiro.

  22. O setor de comentáros do blog ficou cheio de muita “gente nova” estranho né ?,onde estiveram os últimos dois anos ? estranho…muito estranho.

  23. Brito, no post anterior você mesmo enalteceu na manchete o fato do Lula ter “fechado o nordeste”, apesar de não ter contido nesse arranjo o apoio do PSB.

    Agora, como pegou extremamente mal essa rasteira dada na militância do PT de Pernambuco e a repercussão de modo geral foi ruim – arranhando muito a imagem de vítima que o sebastianismo está tentando colocar o Lula (que não colocou o Temer na linha sucessória, não indicou 13 ministros para o STF, não empodereu o corporativismo do MP, etc, etc) está querendo tirar de novo ele do desgaste de uma decisão truculenta e que por óbvio está sendo comemorada pela direita ???

    Por isso essa tentativa do telepata ???

    Volto a sugerir a leitura do blog do Ricardo Kotscho, que era uma espécie de Fernando Brito do Lula.

  24. melhor do que isto. LULA, o gênio do mal, arquitetou um plano para colocarem a LAVAJATO nas mão do compulsivo (generosidade minha) moro(assim mesmo, pequeno como ele é) para ele tramar com o todo o sistema judiciário a farsa da prisão do LULA, para ele, só por implicância e algum pequeno revanchismo, dar um troco pela piadinha cirense sobre a tomada de 3 pinos.Aí, cooptou o PSB para rejeitar o casamento com ciro (pequeníssimo, também).
    LULA é acima de tudo, um piadista, não é mesmo??!!!

  25. A história nos apresenta alguns paralelos na eterna briga dos pobres (maiorias) e a elite.Uma delas muito cercana a nós ,Argentina.
    Expulso Perón con un golpe em 1955.refugio-se na Espanha (sempre achei que não se entregar era a melhor opção para Lula) e na década seguinte Argentina era “governada”por dois governos paralelos ,os militares e de longe por Perón.
    Marcadas as eleições pelos regime ,colocaram cláusulas que impediram a participação de Perón (Lula preso) e este marcou um poste chamado Câmpora.Obviamente este ganhou as eleições ,permitindo a soltura dos presos políticos do regime e, marcadas novas eleições ,a vitória de Perón.
    Torço pro poste que Lula indicará ,seja o Câmpora dos peronistas e nos permita recuperar o nosso Brasil.

  26. “Lula golpeia Ciro articulando de dentro de sua vigiadíssima cela em Curitiba” Denuncio a Folha para o Disk-denuncia de fake news da Rede Goebbels?

  27. O Humberto Costa agora no encontro do PT de Pernambuco disse que NADA é decidido no PT sem aval do Lula.

    Para quem quiser ver tá no site do Diário de Pernambuco.

    E ele não falou nada de transmissão telepática.

  28. Engraçado é ver os jornalistas do PIG batendo em Lula por suas decisões eleitorais.

    Como eles não estão gostando e porque Lula deve estar fazendo o certo.

  29. Brito, com tristeza no coração de quem acompanha o Tijolaço desde 2005, de quem acreditava ver em ti um verdadeiro brizolista, um varguista, despeço-me do teu sítio. Que tenhas luz para continuar as análises conforme tua consciência. Até um dia, quem sabe, quando voltar a normalidade aos nossos corações.

    1. Cezar, crítica política nada tem a vez com crítica pessoal. Não há ódio no que digo sobre Ciro, mas a constatação – para minha tristeza – de que ele vem errando em análises e ações. Os fatos têm provado isso, lamentavelmente. E isso não me provoca nenhuma “vitória”. Eu entendo ser “brizolista” ou “varguista” como algo muito próximo de sentir o pulso do povo trabalhador, muito mais do que me curvar ao que mídia ou Justiça – e ainda os homens do bom-senso – digam que “pode ser”. Espero que reflita e, mesmo discordando, saiba que tenho em altíssima conta o ditado gaúcho qwue diz que “a luta não quita a fidalguia”, Grande abraço e não desapareça.

  30. Lula não foi capaz de somente essas proezas todas. Foi ele que indicou a Amélia para vice de Alckmin. Ela vai somar muito…na derrota do chuchu. Lula é terrível!

  31. A esquerda está cheia de gente ingênua que acredita nas Fake News da grande mídia. Não é só a direita que a mídia manipula, a esquerda também. Muitos acreditam cegamente nas Fake News da ,mídia quando é contra o PT.

  32. Eu, que tenho só um pingo de inteligência (o desespero faz as pessoas partirem para a apelação e o descontrole moral, verbal e lógico) sei que se jogar uma bola na parede ela volta. Toda ação tem sua consequência e negar que Lula não está metido nesta tramoia para higieniza-lo de um comportamento que é reiterado nele e no pt é que insulta a inteligência dos outros.
    Os lulistas estão orgulhosos do grande golpe, da manobra golpista, do surto de inteligência estratégica que o pt foi capaz de dar para eliminar as possibilidades do Ciro (é esperar para ver) festejando com muita barulho e insultos e, ato contínuo, esfregando o sorvete de casquinha na testa.

  33. A verdade é que Ciro está isolado e se isolando cada vez mais por culpa única e exclusiva dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *