Arrecadação dá sinal de que economia não desaqueceu, inflação segue estável

O resultado -recorde para o mês de agosto – da arrecadação federal de impostos é o mais expressivo sinal de que a economia, ao menos no mês de julho, sobre o qual incide a tributação do mês seguinte, não teve o tão falado desaquecimento.

Ao contrário, o resultado – R$ 83,9 bi, com crescimento real (descontada a inflação) de 2,68% – indica crescimento da atividade econômica, ainda mais porque, este ano, as desonerações sobre folha de pagamentos e PIS/Cofins, foram maiores em R$ 2,5 bilhões que as que vigiam há um ano. Sem esta diferença de base, portanto, o crescimento real teria superado os 3%.

A previsão de inflação, como se anunciou aqui na sexta-feira, segue sendo reajustada para baixo. As instituições financeiras mais acreditadas já estimam em 5,75% – mais baixa que no ano passado – a taxa de expansão inflacionária para o final do ano.

Penso que pode ser ainda menor do que isso, porque a comparação com o último trimestre do ano de 2012, quando as taxas foram altas, é favorável a uma redução maior. O Índice de Preços semanal da Fundação Getúlio Vargas, divulgado hoje, manteve os mesmos 0,27% da semana passada, em linha com a prévia do IPCA divulgada sexta-feira.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • A Economia Brasileira melhorou nos governos do Pt, pelo simples fato de ter gente cuidando dos interesses nacionais. Ao contrario dos anteriores.

  • Tarcísio Arruda , não estou a serviço de ninguém, se você recebe pra postar seus comentários, esse não é meu caso.

    e tenho minha opinião, que consiste em valorizar o Itamaraty e a política externa brasileira, o que não vem ocorrendo nesse governo, que cortou em 30% o orçamento do MRE.

    Sobre o discurso duro, talvez você devesse se informar melhor, foi uma opção do governo Dilma essa inflexão nas relações com os EUA, buscando maior aproximação com este país, vide a adesão da presidenta à crítica ao Irã por supostas violações de direitos humanos naquele país, invertendo a tradicional posição brasileira sobre não-intervenção em assuntos internos(e ao mesmo tempo, sem emitir um piu sobre os direitos humanos dos presos em Guantánamo).

    Se informe melhor, o governo Dilma ficou meses implorando por essa visita oficial aos EUA, seu cancelamento é prova do erro nas opções de política externa desse governo.

  • gostei do otimismo...o Brasil vai se sair muito bem deste embrulho...tem se saído né? o povo é que vai mal!

  • gostei do otimismo...o Brasil vai se sair muito bem deste embrulho...tem se saído né? o povo é que vai mal!

  • COMENTARISTA POLITICO DE DIREITA E COMO COMENTARISTA DE GUERRA BRASILEIRO,UM PAIS QUE A MUITO VIVE EM PAZ COM OS VIZINHOS E EM GUERRA COM O POVO DA AREAS CARENTES,FALAR EM POLITICA SEM TER PARTICIPADO DE LUTAS DE CLASSE EM SINDICATO E PARTICIPADO DE GREVES E LUTAS POR MELHORIAS DE BAIRROS FICA MEIO ESQUESITO

  • JA ERA DE SAIR NÃO DA PARA CONVIVER COM PETISTAS ENVOLVIDOS EM CORRUPÇÃO, MENSALÃO,ETC.

  • JA ERA DE SAIR NÃO DA PARA CONVIVER COM PETISTAS ENVOLVIDOS EM CORRUPÇÃO, MENSALÃO,ETC.