Arrecadação dá sinal de que economia não desaqueceu, inflação segue estável

O resultado -recorde para o mês de agosto – da arrecadação federal de impostos é o mais expressivo sinal de que a economia, ao menos no mês de julho, sobre o qual incide a tributação do mês seguinte, não teve o tão falado desaquecimento.

Ao contrário, o resultado – R$ 83,9 bi, com crescimento real (descontada a inflação) de 2,68% – indica crescimento da atividade econômica, ainda mais porque, este ano, as desonerações sobre folha de pagamentos e PIS/Cofins, foram maiores em R$ 2,5 bilhões que as que vigiam há um ano. Sem esta diferença de base, portanto, o crescimento real teria superado os 3%.

A previsão de inflação, como se anunciou aqui na sexta-feira, segue sendo reajustada para baixo. As instituições financeiras mais acreditadas já estimam em 5,75% – mais baixa que no ano passado – a taxa de expansão inflacionária para o final do ano.

Penso que pode ser ainda menor do que isso, porque a comparação com o último trimestre do ano de 2012, quando as taxas foram altas, é favorável a uma redução maior. O Índice de Preços semanal da Fundação Getúlio Vargas, divulgado hoje, manteve os mesmos 0,27% da semana passada, em linha com a prévia do IPCA divulgada sexta-feira.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. A Economia Brasileira melhorou nos governos do Pt, pelo simples fato de ter gente cuidando dos interesses nacionais. Ao contrario dos anteriores.

  2. Tarcísio Arruda , não estou a serviço de ninguém, se você recebe pra postar seus comentários, esse não é meu caso.

    e tenho minha opinião, que consiste em valorizar o Itamaraty e a política externa brasileira, o que não vem ocorrendo nesse governo, que cortou em 30% o orçamento do MRE.

    Sobre o discurso duro, talvez você devesse se informar melhor, foi uma opção do governo Dilma essa inflexão nas relações com os EUA, buscando maior aproximação com este país, vide a adesão da presidenta à crítica ao Irã por supostas violações de direitos humanos naquele país, invertendo a tradicional posição brasileira sobre não-intervenção em assuntos internos(e ao mesmo tempo, sem emitir um piu sobre os direitos humanos dos presos em Guantánamo).

    Se informe melhor, o governo Dilma ficou meses implorando por essa visita oficial aos EUA, seu cancelamento é prova do erro nas opções de política externa desse governo.

  3. COMENTARISTA POLITICO DE DIREITA E COMO COMENTARISTA DE GUERRA BRASILEIRO,UM PAIS QUE A MUITO VIVE EM PAZ COM OS VIZINHOS E EM GUERRA COM O POVO DA AREAS CARENTES,FALAR EM POLITICA SEM TER PARTICIPADO DE LUTAS DE CLASSE EM SINDICATO E PARTICIPADO DE GREVES E LUTAS POR MELHORIAS DE BAIRROS FICA MEIO ESQUESITO

  4. Fernando Britto, sou argentino, mas moro no Brasil faz 13 anos. Sou historiador e cientista político, acabei de fazer um ensaio sobre os protestos, está em espanhol, tem o pretensioso título de “A propósito de la revuelta brasileña: un diálogo cósmico con Clio en tránsito”; se gustar pode me enviar seu e-mail que envio o rascunho. Tem umas 120 páginas. Cósmico faz alusão a transdisciplinar e Clío en tránsito a uma história que está sendo feita no momento com métodos científicos. É uma visão holista e profunda do fenômeno, inclusive usei os blogs sujos como fontes, devidamente citadas, claro que também tive que mergulhar na mer.., por critérios de objetividade. Provavelmente seja publicado por uma editora espanhola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *