A Folha registra e a economista Laura Carvalho chama a atenção, em seu Facebook, para o fato de que “a queda na arrecadação federal em 2016 teria sido de 5,95%” caso sejam descontadas as receitas extraordinárias obtidas com a repatriação de capitais no exterior”, (entre eles, aliás, as simpáticas barrinhas de outro de dupla Sérgio Cabral-Eike Batista). E, assim, ainda maior do que a queda de 5,6% em 2015.
Esta é a comparação que deve ser feita se quisermos considerar a arrecadação de tributos como indicador da atividade econômica.
Porque repatriação de recursos não apenas não se repete como não é produzida por fatos econômicos relativos à produção, ao crédito ou ao consumo.
A rigor, dois outros pequenos ajustes se deveria fazer: os R$ 14 bilhões de desonerações tributárias a menos deste ano em relação a 2015 e as receitas extraordinárias de daquele ano, mas como uma compensa a outra em valor, não é relevante.
A questão é: as quedas menores na comparação ano a ano estão indicando melhoria arrecadatória que indique aquecimento da economia?
A resposta, infelizmente, é não.
As quedas são menores porque usam como comparação a base do período em que desabou o plano (plano?) Levy e porque o fator de correção inflacionária da receita passada ser mais baixo, algo em torno de 2%.
O fato objetivo é que estamos estagnados – hoje o SPC indica uma queda na demanda por crédito de 11,6% em dezembro sobre novembro – e o que poucos alertam: em patamares extremamente instáveis em indicadores como bolsa e câmbio, ambos extremamente sobrevalorizados.
Reproduzo, lá em cima, o gráfico comparativo de câmbio (versus dólar) do Euro (azul), do Yuan chinês, do Peso argentino (vermelho) e do Real (laranja). É óbvio que o fortalecimento em 23% do Real em um ano frente ao dólar não vem de nossa saúde econômica e que nosso saldo comercial recorde se deve a uma brutal queda das importação (-20% em 2016) provocada pela retração interna.
Isso não é fundamento econômico sólido em parte alguma do universo.
11 respostas
Será que estão incluídos os 100 bi do BNDS nesta conta?
Muita coisa ruim falta nessa conta. Mas a sobrevalorização do câmbio é indício seguro de um desastre terrível em futuro próximo, tão mais terrível quanto mais o tempo passe. Os alegres repórteres de televisão que falam em recuperação e volta do crescimento já visível, mesmo que pequeno, não têm a menor ideia de que essa inocente opinião não é mais que propaganda política superficial e que os fazem, como bobos, enxergar com óculos do voltairiano Pangloss a crua realidade.
Os EUA viram a aproximação do Brasil com a China com muito maus olhos e resolveram atacar. Acharam meia dúzia de vaidosos inescrupulosos vendidos e estão acabando com o país. Alguém ainda acredita que a farsa jato faria o estrago que está fazendo sem o apoio dos EUA?
Quero insistir no assunto Eike Batista e gostaria que o cabo eleitoral de Aécio Neves nas redes sociais o delegado Igor Sergay Romário de Paula,pudesse dizer qual é o timing para prender ELLEN GRACE que cuidava dos assuntos jurídicos de Eike Batista,Paulo Skaf,Aécio Neves,José Serra,Romero Jucá,Michel Temer que logo logo irá cair,Padilha,Moreira Franco,Renan Calheiros?
Esse é o X de fato da questão no momento.
No mais,dúvido que o indice de inflação do IBGE ficou somente em 6,56%,se não me engano, no ano de 2016.
Como é que pode?
O golpista subiu gasolina onde chegou a 3.99 onde moro as vezes,20% de aumento nas tarifas telefônicas,22% de aumento na energia elétrica(na minha região de novembro para dezembro subiu de 0.59 para 0.72 reais o kwh) um crime para que precisa obrigatoriamente a usar ar condicionado para dormir pelo menos,subiu o gás de cozinha,tudo isso praticamente no final do ano.
Pesquisem aí melhor vocês blogueiros de oposição,partidos políticos de oposição,se a sinprofaz puder ajudar melhor ainda,UERJ puder ajudar ótimo também,mas acho que o IBGE errou na suas medições.
Se isso foi por pressão que denunciem os golpistas,agora que a inflação fechou 2016 bem acima de 7% ou 8% fechou e tá na cara.
Ellen Grace,Paulo Skaf e Claúdia Cruz não tem foro privilegiado.
Então quando sai a cana deles?
Nunca.
O MP investiga quem bem entende.
O ex-governador Garotinho entregou um dossiê ao JANOT de 1000 páginas e está engavetado.
O jornal da Band desta noite fez uma matéria paga pela CNI a respeito da flexibilização da CLT.
Nojentos.
Jornalistas de bosta. Do âncora aos jornalistas, todos desprezíveis.
E o mais revoltante é dizer que o tal Ricardo Boechat é um dos jornalistas de maior credibilidade do Brasil.
Ele é a cara do Brasil de Temer.
Quem fala o que pensa no Brasil só encontra espaço no máximo no Youtube e tem as portas fechadas em todos os veículos de mídia,inclusive na gloriosa Rádio Bradesco onde muitos clínicos da Bandeirantes pregam suas bravatas.
Como eu não assisto esse canal nefasto, vou ver se acho no Youtube essa matéria comprada pela CNI pra mim ver.
e ainda tem gente que não só leva a sério esse mal caráter desse boechato como toda a imprensa. brasileiro é um bicho MIDIOTA.
O país foi arrasado pelos golpistas. Quanto prejuízo não foi dado à economia pela notória Lava Jato? Quanto dinheiro passou a não circular, quanto desemprego foi cavando a falta de poder de compra em todos os setores? O Brasil tende a ficar bem menor do que era em 2014. E devemos considerar o ano de 2015 como um ano já governado por golpistas, um ano em que o PT não governou nada de nada. Um ano inteiramente preenchido já com o governo parlamentar do “quanto pior melhor” e com pautas bombas, enquanto preparavam o golpe de estado legislativo na Câmara e no Senado, com a liderança do grande herói da direita corrupta e entreguista, Eduardo Cunha. Que hoje está fingindo que está preso, em mais um lance cinematográfico e heroico seu, em favor dos grandes ideais golpistas de destruição do país.
COXINHAS DESLUMBRADOS: mas a economia não iria ficar uma beleza apenas UM DIA depois de derrubarem a Dilma? Não foi o prometido para vocês? Já se passaram OITO MESES e a economia só piora. Até quando vocês vão permanecer cegos, acreditando na urubóloga (ah, hoje ela é futuróloga) que acha que tudo vai bem? Nem ela mais acredita nas suas previsões de melhora mas, como todo coxinha, precisa manter o otimismo – antes era pessimista – pois reconhecer que estamos de mal a pior pode soterrar todo aquele discurso de que a culpa era do PT. Vocês mesmos já não tem mais argumentos. Cadê aquela conversa fiada de que os juros baixaram? Hoje sabemos que SUBIRAM. Cadê o papo furado de que a gasolina baixou de preço? Onde está a falácia de que a enerfia iria baixar? Os economistas mais otimistas prevêem que a mesma deverá ter alta de 25% este ano. E vocês vão dizer o que? Que o PT não construiu hidrelétricas? Essa mentira não vai colar, pois podemos enunerar una a uma as usinas construídas pelo PT. Só estou lhe respondendo para que vejas o quanto estás enganado apoiando essa corja. Tudo bem que não gostes do PT, mas daí a apoiar quem está destruindo nossa economia é de uma imbecikidade sem tamanho. Abra os olhos cara, liberte-se destes grilhões que a mídia e os golpistas te impuseram. Ainda dá tempo de salvar o Brasil das mãos desses ladrões.