Arrecadação federal caiu, “apesar da retomada”… Surpresa para quem?

queda

A Folha e o Valor antecipam que a arrecadação de tributos federais caiu fortemente em agosto.

Dizem que foi uma surpresa.

Surpresa nenhuma, porque até este blog modestíssimo, que neste momento se divide em empacotar e despachar livros e pensar um pouquinho dizia ontem que havia uma queda generalizada na arrecadação.

Os especialistas em contas públicas José Roberto Afonso e Vilma da Conceição Pinto, da Fundação Getulio Vargas, estimam, hoje, na Folha, um queda de 9%, em valores reais, ante os 5,8% de redução do mês de julho.

Nem a ausência de R$ 10 bi de arrecadação extraordinária de IR dos bancos, no mês passado, explica isso.

Ah, e no médio prazo, o bolo murcho ainda vai ganhar uma cerejinha: queda nas arrecadações previdenciárias e o aumento nas suas despesas, por conta da corrida às aposentadorias, “enquanto a reforma não vem”.

A única, óbvia e evidente explicação é dada pelos professores, com exemplo nas arrecadações estaduais: a economia em contínuo resfriamento (desaquecimento é pouco para descrever).

Só existe “retomada da economia” nos jornais (embora cada vez menos, agora) e nos discursos de Temer e seu “dream team” econômico.

Porque só existem três maneiras de resolver – e ainda assim lentamente – uma crise fiscal: ou aumenta-se o imposto seletivamente (onde isso não reduza o consumo), ou reduzem-se os juros para estimular a produção ou se parte para um programa de investimentos públicos (com a consequente elevação de gastos, mas gastos que se reproduzem em receita, pela ampliação da atividade econômica. E muito mais efetiva mente se trocarmos o “ou” por “e”, agindo em todas as frentes.

Os nossos “amputadores econômicos”, em ação desde a era Levy, creem firmemente que cortando pedaços dele recuperaçao o organismo, fingindo que ignoram que ele está sendo drenado por uma taxa de juros estúpida, a qual confiam vá atrair uma “transfusão de capitais” que revivificará o corpo em agonia.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. … E HAJA PATIFARIAS…

    NA CALADA DA NOITE, CÂMARA TENTOU ANISTIAR O CAIXA DOIS

    Na noite de ontem, o deputado Beto Mansur (PRB-SP) tentou colocar em votação um projeto que anistia os parlamentares pelo crime de caixa dois cometido no passado; a votação foi suspensa depois de protestos da minoria; “Queremos a votação nominal para que fique no painel quem quer anistiar o caixa 2. Querem jogar daqui para a frente a criminalização e esquecer o passado”, disse o deputado Ivan Valente (Psol-SP)

    20 DE SETEMBRO DE 2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/256115/Na-calada-da-noite-C%C3%A2mara-tentou-anistiar-o-caixa-dois.htm

    … E no estilo ‘Moitta do Cape(z)ta’ da dupla DEMoTucana ‘(S)erra-Picolé de chuchu’…
    Os(as) mesmo(as) dePUTAdos(as) nazigolpistas &$, por óbvio, [mega]CORRUPTOS(AS)!
    ‘MALLOQUEIROS(AS)’!
    “Canalhas, canalhas, canalhas!”

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    DIRETAS JÁ passou da hora!
    A derradeira chance ao Brasil!
    Em nome do [verdadeiro] honesto, generoso, leal, sapiente, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro!

  2. [Logo logo o ‘TEMERário/TEMERo$$$o do CU(nha)’ nazigolpista baterá o recorde do primeiro mais odiado do universo!
    Entenda]

    Mais sinais das convicções do “milagre econômico” da era da TEMERidade &$ da ‘merdiocridade’!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

  3. DIRETAS JÁ passou da hora!
    A derradeira chance ao Brasil!
    Em nome do [verdadeiro] honesto, generoso, leal, sapiente, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro!

  4. E, entre temer do bem e Dilma do mal, entre tríplex do bem e tríplex do mal, entre Aécio, FHC & Serra do bem e Dirceu, Lula & Genoíno do mal, entre apartamento na Foch do bem e sítio em Atibaia do mal, entre verde-amarelos do bem e vermelhos do mal, entre a República de Curitiba do bem (para os States?) e as Comunidades Canudos do mal, entre a Casa Grande vai bem e a Senzala vai mal, entre a globo do bem e o Tijolaço e Cia de “Sujos” do mal, assim caminha o o governo desinterino, golpista paraguaio, jogando ao mar treze anos de sonhos, para retornar ao passado da mediocridade, da mesquinhez, da intolerância, da incompetência, da falta de democracia, da desigualdade e do atraso, como futuro.

  5. Quebram o País para a volta redentora dos militares… E seguindo a receita americana das “primaveras” seremos um “Egito Tropical”!

  6. Ihhh, Brito. Não seja inocente. Os macacos dotados da tesoura “mágica” sabem muito bem que a falência continuada do Estado vai significar, no curto prazo, muito mais lucro para os seus reais patrões: os bancos. Eles não estão interessados em equilíbrio fiscal, isso é só cortina de fumaça que engana os trouxinhas que vêm encher o saco aqui no blog.

  7. “’amputadores econômicos’, em ação desde a era Levy”. Perfeito Brito. Às vezes até nós nos esquecemos de como essa “ideologia de quinta vendida como ciência boa” ainda encontrou hostes em pleno governo trabalhista. E é isso, e tão somente isso o motivo de toda essa guerra política no Brasil. Estamos experimentando isso agora no Brasil, sabemos que na Argentina a “coisa” não tá essas maravilhas, mas deve ser mesmo só por causa dessa herança maldita do populismo latino, afinal, que mania essa de o Estado prover cidadania para todo mundo! Deixa que o “mercado” depure os que merecem cidadania daqueles que sequer deveriam ter nascido. Afinal, o sol nasce para todos, mas a sombra é para poucos.

  8. “reduzem-se os juros para estimular a produção ”

    Poisé, já tem um tempo que o juros reduzidos são para o consumo, inflando bolhas de todos os tipos….

  9. Com esta economia que está posta ai só nos resta TEMER e esperar por dias TEMEROSOS. Nem adianta chamar o Mantega e o Barbosa que eles não voltam. Só voltarão se for pelo voto popular e com o Lula no comando. Por enquanto vão curtindo os economistas preferidos da Globo, dos banqueiros, da FIESP, dos grandes empresários, dos bons políticos, da direita, dos americanos,dos tucanos e de todos que golpearam a Democracia. Chupem esta fruta amarga que ajudaram a plantar. O gosto é todo de vocês, só de vocês. Otários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *