Arrochar os pobres. A única coisa em que Temer é sincero

danent

Meu colega Fernando Molica mostra-se espantado, no Facebook, com a quantidade de pessoas que se assustam com a notícia de que Temer vai reduzir o reajuste do salário mínimo e desvincular dele – para baixo, é óbvio – os proventos de aposentadoria, como publicou hoje o jornal O Dia:

A equipe que prepara medidas para um eventual governo de Michel Temer estudaproposta para desvincular benefícios — incluindo os da Previdência — dos reajustes concedidos ao salário mínimo. Hoje, a maior parte das aposentadorias tem o aumento vinculado ao do mínimo. A ideia é reduzir as despesas com esses pagamentos e evitar a elevação de impostos. Os conselheiros de Temer reconhecem que a medida é impopular, porém necessária, e afirmam que o melhor momento para executá-la é no início da gestão, quando o apoio ao governo tende a ser maior. Outro projeto estudado é eliminar as vinculações constitucionais, como gastos obrigatórios com saúde e educação, que engessam o Orçamento federal.

É que, neste caso, embora esteja sendo desumano, perverso, insensível, cruel e sádico com os mais pobres ee com os mais velhos, Michel Temer está falando o que pensa e quer fazer de verdade.  É um momento de rasgada sinceridade de alguém que é falso, dissimulado e vil.

“Verba volant, scripta manent”, como diz ele, e está escritinho.

Quem está sendo omissiva e mentirosa é a imprensa que, a fim de que a população só o descubra quando a temerária camarilha já esteja no poder, não dá a este fato o destaque e a explicitude que merece.

Explicitude, porque explícito está no documento que, preparado por Moreira Franco – que nós, aqui no Rio, sabemos bem quem é, tanto que o escorraçamos eleitoralmente – serviu como planfleto para Temer lançar sua “candidatura” ao empresariado e ao capital financeiro.

Literal, na página dez do “convite ao golpe” oficial, publicado em letra de forma:

Outro elemento para o novo orçamento tem que ser o fim de todas as indexações, seja para salários, benefícios previdenciários e tudo o mais. A cada ano o Congresso, na votação do orçamento, decidirá, em conjunto com o Executivo, os reajustes que serão concedidos. A indexação dos gastos públicos agrava o ajuste em caso de alta inflação. Nunca devemos perder de vista que a maioria da sociedade não tem suas rendas indexadas, dependendo sempre do nível de atividade econômica para preservar seu poder de consumo. A indexação das rendas pagas pelo Estado realiza uma injusta transferência de renda, na maioria das vezes prejudicando as camadas mais pobres da sociedade. Quando a indexação é pelo salário mínimo, como é o caso dos benefícios sociais, a distorção se torna mais grave, pois assegura a eles um aumento real, com prejuízo para todos os demais itens do orçamento público, que terão necessariamente que ceder espaço para este aumento. 

Está claro? Aumentar salário-mínimo e aposentadoria é uma distorção.

Mais: ganhar menos e trabalhar mais. Está na página 14, sobre a aposentadoria:  “é preciso introduzir, mesmo que progressivamente, uma idade mínima que não seja inferior a 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres, com previsão de nova escalada futura dependendo dos dados demográficos.”

E não pense que os serviços públicos vão suprir, ao menos em saúde e educação, as perdas de renda dos mais pobres. Porque das patas destes animais sai um promessa que vai contra tudo o que a sociedade brasileira deseja: mais verbas para escolas e hospitais. De novo, é literal, na página 9:

“(…)é necessário em primeiro lugar acabar com as vinculações constitucionais estabelecidas, como no caso dos gastos com saúde e com educação, em razão do receio de que o Executivo pudesse contingenciar, ou mesmo cortar esses gastos em caso de necessidade(…)”

Ora, se fosse para dar mais não seria necessário acabar com o mínimo obrigatório, é óbvio. Até a D. Marcela entende isso.

Agora você imagine Temer candidato a Presidente dizendo na TV que ia reduzir o reajuste do mínimo, deixar se desvalorizarem (mais) as aposentadorias, obrigas as pessoas a trabalhar mais tempo e cortar o dinheiro das escolas e hospitais. Nem os 2% do Datafolha um candidato cruel destes teria…

Mas não é preciso tanto. Cinco ou seis dias de manchetes nos jornais sobre isso já o fariam subir a rampa debaixo de tomates e ovos podres.

E porque não as temos?

O tema não merece?

É porque não temos imprensa, temos um partido único nos jornais e na TV.

E um partido, como Temer, inveteradamente golpista.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. Ah se a Dilma tivesse o espirito forte e nacionalista do saudoso Chavez.
    Pena que ela nao tem e que é tão fascinada pela republicanismo, sim, esse mesmo que está a enforcá-la em dó.

  2. Estupefaciente.Aterrorizante.

    Se hoje ha moradores de rua jovens. No futuro a rua será o asilo de idosos.

    E ouço rojões da parte do ladrões já espoucando aqui perto.

  3. Bem feito, povo mau caráter tem que se fuder mesmo, Reclama com seus pastores com a Globo, cambada de idiotas.

  4. Viva Michel Cornélius Temer Primeiro, o novo reizinho da Republiqueta das Bananas recém criada,que terá como vice a figura sombria do nefasto “The Thief”, e que está sendo chamada no exterior de RFL (República Federativa dos Ladrões).
    Quem estava com sanha de tirar a Dilma e o Lula, até com o retorno da Ditadura,a qual uma grande parte da população não viu, terá a chance agora de viver as delícias de uma, mais vil e vagabunda que a de 64.

  5. Nesta luta de classes que os ricos movem contra os pobres no Brasil, os ricos lograram roubar os votos dos pobres! Na sequência, vão querer roubar outras “cositas mas”… (Pré-Sal, etc.). Afinal, as contas na Suíça já devem estar abertas, esperando gordas propinas para os vendilhões da Pátria.

    1. Ninguém mais fala em Zelotes.
      Nem nas 8.000 contas nos paraísos.
      Nem na lista HSBC
      Merenda
      Trensalao

      Nota: será mesmo que o Procurador Carlos Fernando dos S Lima quer continuar a investigar? Ou é mais uma combinação e um teatro?
      Veja, ele não foi tao diligente no Banestado a ponto de indicar uma extrema diligencia hoje, até enfrentando Moro. Moro já deu o recado de relaxar a Lava Jato.
      Pra que criar moinho de vento que vá impedir investigação? E só da Lava Jato?

  6. Bueno…Só resta uma Saída…LITERALMENTE QUEBRAR O PAU…O STF fechou acordo com o Bandido Cú…nha pelo AUMMMMMENTO PARA O JUDI$$$$$IÁRIO E SUAS MAJESTADES TOGADAS, QUE GANHAM POUCO E TRABALHAM MUITO, COITADINHAS! No Congresso o GOLPE É FATO CONSUMADO! O Executivo é a Primeira Vítima, sim porquê a Segunda, como comprova o post é o Próprio Povo, principalmente os mais desprotegidos! Apelar pra quem??? Pras Forças Armadas…Não vão sujar as Mãos com os Golpistas. Preferem assistir e fazer depois como fez a Gang da Toga…apresentam a conta da PROTEÇÃO AO GOLPE em troca de reajuste ! Restou quem…Só o Povão e suas Organizações Sociais, MTST, MST, UNE, CUT etc…E esta MASSA tem o quê? Só a FORÇA DA UNIÃO…

  7. Muito Interessante

    Em Marcelo Auler ha um post de leitor (?) questionando se Temer pode mudar Ministros durante o Afastamento Temporário de Dilma.

    Isso seria a oficialização do Golpe antes do julgamento, fazendo mudanças definitivas no quadro.

    É para compartilhar por favor.

  8. Temer, além de ladrão dos votos de 54 milhões de pessoas, também vai roubar o slogan da Era Lula e transformá-lo em “BRASIL PAÍS DE POUCOS”

  9. quando a ficha cair pro povão será tarde demais, então a grande onde que irá se formar levará de roldão toda esta CANALHA que tomou conta do país : rede globo, aecim, cunha, serra, alckmin, temer, pastores et caterva !

  10. No dia em que italianos descobrirem essa Bérgamo golpista ela leva um esculacho.
    O nivel de educação italiano não permite esse acinte. É uma quadrada que talvez nem saiba disso e escreve para brasileiros imbecis provavelmente como diversão, pois não sabe consumir a maravilhosa arte universal depositada nesse país. Não merece resposta.

  11. Cortar a indexação da tarifas públicas não né? O funcionalismo público voltará a perder salário, menos os juízes é claro, pois este tem pacto com a corrupção dos amigos.
    Este governo vai precisar de muita ajuda da mídia para ficar em pé. A corrupção sumirá das manchetes, cunha será anistiado, a quadrilha continuará delapidando o patrimônio público.
    Conseguiram roubar a carteira e gritar pega ladrão. Os coxinhas agora podem parar de bater panelas, juntar as trouxas e desarmar o barraco.

  12. Um governo ilegítimo pode fazer o que bem entende. Que compromissos teria o dito cujo com a população. Entrando pela porta dos fundos e sendo apoiado por moleques de toda ordem, o povo que se exploda. É nisso que dá uma Democracia de fundo de quintal como a
    nossa. Para os coxinhas, tá tranquilo, tá favorável. Com governo ou sem governo eles estarão sempre bem. O maior prazer deles e ver o pobre morrer a míngua.

    1. O mais gozado é ver os coxinhas debochando de nos por ter eleito a Dilma enquanto os mesmo apoiam o vice presidente.

      Depois dessa fica a pergunta Que moral tem de nos criticar se os mesmo apoiam aquele imundice do Temer?

      E pra quem faz tanta questão de derrubala pra botar o Temer não poderão reclamar das medidas que ele tomar e sim terão que engolir sem choro.

      Já estou até imaginando eles gaguejando ao tentar se explicar porque é bom sabendo que ninguém vai engolir. E duvide nada que vão jogar a culpa na Dilma.

      Mas não vai colar já que as tais medidas que o Temer quer empurrar a goela abaixo partiu dele. Nem a Dilma ousou mexer nesse vespeiro.

      Não mexeu por causa das convicções dela. Mas no caso do Temer estará sendo por ideologia pura.

      Sendo assim toda a culpa dessa ca*ada que ele vai fazer será toda responsabilidade dele o Temer e dos seus apoiadores e de mais ninguém.

  13. Lava jato amornou de vez. Agora é só homenagens. Colher os frutos da grande semeadura. Objetivo alcançado. PT saudações.

  14. Enquanto isso, o STF não esperou nem o senado molhar o bico para afastar a presidenta e já apresentou a fatura de 53 a 70 por cento de aumento para o judiciário que a presidenta havia corajosamente barrado
    Eis ai a provável explicacao para as atuais omissões do STF. Enfim, 70,00 reais de bolsa família não pode
    70 por cento de aumento para o judiciário dentro de uma baita de uma crise pode
    Tô entendendo

  15. O que mais me impressiona é ver coxinha classe “C” e “D” chamar Lula e Dilma de ladrões. O pior, é que eles não querem nem ouvir argumentos. Sob alguns aspectos, a atual situação está sendo até boa, pois passamos a conhecer o caráter de muita gente que nos rodeia. Se este golpe se concretizar, quando algum destes vier reclamar, vou mandá-los a PQP.

    1. Verdade. São os que mais reclamam. Mal sabem que no eventual governo Temer são os que mais perderão benefícios. Nem a classe média escapa. Os únicos beneficiados serão os ricos e os milionários.

  16. É óbvio que ganhar eleição, mesmo com uma ajuda monstruosa dos grandes grupos de mídia seria difícil para a oposição e PMDB. Como iriam apresentar o seu programa de governo à população, ou fazendo muito enrolação ou escondendo, ou não apresentando programa nenhum, como fez o PSDB na última eleição, escondeu até o último segundo do segundo turno. Como não é possível ganhar eleição o jeito é aplicar um golpe parlamentar. Para isso a mídia manipula a população a apoiar medidas contra si. A direita, quando na oposição, não poderia abraçar as bandeiras da esquerda para fazer oposição, não poderia falar sobre moradia, educação, saúde, aumento de salário, direitos etc. Isso não é pauta da direita. Então, vamos falar de corrupção, dos outros, claro, mesmo sabendo que a direita está atolada em corrupção. Porém, isso não é problema para os políticos de direita, pois eles tem a proteção do judiciário e da mídia. Estão aí os representantes da direita livre e soltos a desfilar pelo congresso, Malufs e cia. Roberto Jefferson está por aí sendo prestigiado por essa mídia corrupta. Desde a presidência de Lula essa mídia queria calar o Lula, e os canalhas remunerados foram crescendo pela internet para espalhar mentiras na rede, quando ainda não tínhamos Whatsapp e facebook. Recebia diversos spams sobre as fazendas do Lula, como aquela foto da Esalq/USP, mentiras sobre o MST etc. Com o advento do whatsapp essas mentiras ganharam repercussão enorme e novas mentiras com a Friboi. O problema do governo foi não rebater essas mentiras para corta-los na raiz. Creio que muitos policiais federais e muitos procuradores ainda eram jovens quando essas mentiras ainda se espalhavam por e-mails, creio que muitos acreditaram nisso e carregaram consigo essas ideias no seu subconsciente. Acreditaram a tal ponto que eles já tem o criminoso, Lula, mas falta ainda achar o fato criminoso, uma fazenda, uma mansão, mas aqueles do spam não serviam mais, já estava batido. Então, acharam um sítio e um apartamento. Veja como é importante manter uma mentira, mesmo sendo uma coisa absurda, você mantem um certo enigma ou desconfiança sobre quem está o boato. Eu imaginei que com a esquerda no poder nos teríamos durante um bom tempo um equilíbrio de ideias, e aquela direita retrógrada iria evoluir, sairíamos de um pensamento mesquinho, mas não, parece que isso tudo, ascensão dos pobres, diminuição da desigualdade, aumento da universidades públicas federais, escolas técnicas etc. Essa diminuição da desigualdade provocou um desconforto numa classe média que pensa que é elite e acha que poderá ser, que não quer se parecer com pobres e não dividir o mesmo espaço, tanto faz se público ou privado . Isso provocou um efeito reação e realinhamento da direita de que o poder é um direito seu, isso aqui é nosso. Em vez de se aliar aos militares para dar um golpe por meio de armas ela se aliou a justiça, mídia(sempre) e PF e MP. O PT conseguiu o poder sem tê-lo por completo, pois não dominava e não tinha representantes na casta do judiciário, que tem em sua composição pessoas vindas das classes abastadas da sociedade, com toda a sua cultura e pensamento voltado em defesa dos seus. A monarquia absolutista caiu Brasil, mas ela permanece no judiciário, pois muitos juízes pensam que são reis absolutistas a ordenar a perseguição e prisão de cidadãos. E o que ousou fazer alguma coisa pelo pobre tem que ser caçado. Sei que será difícil um contrarreação pois, certamente, haverá repressão contra quem não aceitar esse golpe. Falta pouco para nós entrarmos em uma ditadura do judiciário adaptado aos novos tempos.

  17. Se a economia estiver boa, ninguém precisará tanto assim do Estado. Temer não é populista! O Brasil rumo ao capitalismo pleno!

    1. Um gestor responsável tem que tomar decisões independente de agradar A ou B. Será que algum dia o PT irá entender e aceitar isso?

  18. Laura Bérgamo você não passa de uma típica coxinha de classe média que adora falar mal do PT, mas idolatra os ladrões golpistas. Quando a ficha cair, será tarde demais midiota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *